F1 Formula 1 Formula 1 - 1996 Fotos História Ligier

Especial Ligier : Temporada de 1996

Após um belo ano de 1995 a Ligier novamente passa por mudanças o escocês  Tom Walkinshaw que fazia parte da sociedade com Flavio Briatore e Guy Ligier vende 35% das suas ações para um grupo de empresas francesas que pretendia nacionalizar a escuderia com a ajuda do governo Francês o que seria difícil com Flavio Briatore entre os sócios da equipe, Mas poderia ser uma salvação para a Ligier que tinha como um dos donos com caráter mais que duvidoso (Para não dizer um canalha) Após 20 temporadas com a Marca Ligier no seu carro a SEITA (Service Exploitation Industrielles des Tabacs) acabou colocando no lugar da Gitanes uma outra marca de Cigarros, A Gauloises.

A Gauloises substituindo a Gitanes como patrocinadora principal da Ligier.

A Gauloises substituindo a Gitanes como patrocinadora principal da Ligier.

Os pilotos seriam Olivier Panis que partia para a 3ªtemporada na Formula 1 sendo visto com bons olhos por todos na categoria e que tentaria de vez a consolidação que poderia dar um lugar entre as grandes equipes, já a segunda vaga como o caixa da Ligier não era pouposo dai viram a opção do Brasileiro Pedro Paulo Diniz que trazia não um talento que saltava os olhos (Ele tinha algum talento, Mas ele começou a evoluir no decorrer dos anos na Formula 1) Mas a carga de Patrocinadores tornava ele uma grande contratação e foi isso que aconteceu, O fato é que essa contratação teria um efeito colateral: O time teria de contar muito com Panis para ter uma boa temporada com os motores Mugen-Honda em sua nova versão com mais potência e com o Chassi JS43 desenvolvido por André Cortanze (Dir. Técnica), Frank Dernie (projeto) e Loic Bigeois (aerodinâmica).

Mal sabia que essa seria a última temporada da Ligier que começou na Austrália com Panis largando do 11ºlugar e completando a corrida em 7ºlugar, O brasileiro Pedro Paulo Diniz largou em 20ºlugar com menos talento que Panis acabou levando o seu carro para um Razoável 10ºlugar. Indo para o Brasil em Interlagos o Treino foi ruim para a Ligier Panis largando em 15º e Diniz largando em último atrás até das Forti Corsi que eram o pior carro do ano por que não respeitou um item no regulamento, Mas seu tempo iria deixar ele em 18º no grid sem a punição, No domingo muita chuva na corrida inteira, Uma prova de fogo para todos os pilotos, Mesmo assim os dois pilotos da Ligier se mostraram eficientes, Panis foi levando o seu carro e aproveitando os erros dos outros adversários levando o Ligier-Mugen Honda para o 6ºLugar e com isso conquistar o primeiro ponto no campeonato, Diniz largando do último lugar acabou surpreendentemente andando bem na chuva chegando a estar em uma volta da corrida no 7ºlugar. Também levou o carro ao final da prova em uma boa 8ºposição. Encerrando a temporada na América do Sul na Argentina a prova ficou marcada pelo incêndio do carro de Pedro Paulo Diniz que na 30ªVolta acabou rodando e com o seu carro pegando fogo, Diniz saiu rápido de seu carro e deixou a corrida, Panis levou o carro até o final chegando em 8ºlugar.

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Indo para Nurburging prova que marcou o começo da temporada europeia o Grid foi ruim para Panis e Diniz largando em 15º e 17ºlugar, Na corrida somente Diniz levou o carro até o final da prova ficando em 10ºlugar, Panis acabou batendo na 7ªVolta. Em San Marino Diniz bateu na trave para marcar pontos ficando em 7ºlugar após largar da 17ªPosição e fazendo uma boa corrida, Panis em 13º no Grid de largada acabou deixando a prova com problemas de Câmbio nas voltas finais.

Em 5 etapas a Ligier tinha apenas 1 ponto ganho em Interlagos e estava em 7ºlugar no mundial de construtores empatado com a Footwork-Hart.

Mas chegou o dia 19 de Maio, dia do GP de Mônaco, Uma corrida em que a Ligier não esperava muito já que o carro da equipe não era competitivo o Bastante para fazer frente com as melhores equipes do campeonato, Panis largava do 14ºlugar e Diniz largava do 17ºlugar. Só que o GP de Mônaco se tornaria histórica para a Ligier, Na largada sobre chuva já ficavam 5 pilotos (Fisichella, Lamy, Verstappen, Schumacher e Barrichello) todos envolvidos em rodadas e acidentes, Nisso tudo Panis estava em 12º e Diniz em 16º, O piloto Brasileiro subiu duas posições devido aos abandonos de Rosset e Katayama. Mas na 6ªVolta Diniz deixaria a corrida com problemas na Transmissão.

Panisganhandoposiçoes

Panis aos pouco com os erros dos outros adversários começava a subir na classificação, Mas também conseguia ultrapassagem por conta própria, no Braço passando Hakkinen e Herbert. Na 30ªVolta Panis já estava em 4ºlugar e a partir dai a sorte sorriu para o piloto Francês. Irvine perdeu muito tempo nos boxes na 36ªVolta e isso colocou o Francês no pódio, Se não bastasse isso a sorte sorriu outra vez a Panis quando na 41ªvolta o Líder Damon Hill teve problemas de Motor e deixou a liderança com Alesi e com Panis na segunda posição. Se nada mais acontecesse seria um grande resultado para o time azul.


Vídeo: TVS088

A corrida vinha se desenvolvendo e tudo indicava a vitória de Alesi até a volta 61 quando o piloto Francês com problemas de suspensão abandonou a corrida e com isso Panis era o líder da corrida, Quem imaginava a Ligier podendo vencer de novo uma corrida. Foi uma agonia e uma tensão para toda a equipe francesa durante as últimas 14 voltas, Ainda mais com o acidente entre Irvine, Salo e Hakkinen. Mas o dia era mesmo do piloto Francês que não sentiu a pressão levou o carro número  até o final da corrida e venceu encerrando o jejum de quase 15 anos sem vitória da Ligier (A última foi no GP do Canadá de 1981 com Jacques Laffite) uma festa para a Equipe de Guy Ligier que conquistava a 9ªVitória na sua história (Que também seria a última da equipe na Formula 1). O time iria a 11 pontos no campeonato passando para o 5ºlugar nos construtores na frente de Jordan e de Sauber.

Na Espanha Panis largou em 8ºlugar e Diniz em 17ºlugar na corrida em dia chuvoso Panis sofreu um acidente na segunda volta e deixou a corrida, Já Diniz sobreviveu ao diluvio de Barcelona e levou o carro para a 6ªposição marcando seu primeiro ponto na Formula 1 e ajudando a Ligier a manter o 5ºlugar nos construtores com 12 pontos contra 10 de Sauber e 8 da Jordan.

No Canadá Tanto Panis que largou em 11º como Diniz que largou em 18ºlugar acabaram abandonado com problemas em seus carros Panis com problemas Elétricos e Diniz com problemas de Motor, Na França na casa da Ligier Olivier Panis largou em 9ºlugar e Diniz largou em 11ºlugar, Na corrida Diniz foi melhor do que Panis até quebrar o motor até a 29ªVolta, Panis ficou em 7ºlugar ficando perto de marcar pontos em sua casa. Em Silverstone na Etapa Inglesa foi terrível para Panis e Diniz que largaram lá atrás e Panis com Rodada e Diniz com problemas de motor deixaram a corrida.

Panis no GP da Alemanha

Panis no GP da Alemanha

Na Alemanha ficou comprovado a evolução do Diniz em relação ao seu desempenho no começo do ano, Pela primeira vez no ano largando na frente de Panis que dividiu a 6ªfila que o piloto Francês, Diniz estava na frente de Panis até deixar a corrida com problemas em seu carro, Panis continuou até o final da prova terminando a corrida em boa 7ªposição.

Na Hungria a Ligier voltou a marcar pontos com Panis que largou em 11ºlugar levou o fraco Ligier a ficar em 5ºlugar apenas atrás de Villeneuve – Hill – Alesi – Hakkinen, Diniz bateu na segunda volta após largar em 15ºlugar, Na Bélgica em Spa-Francorchamps Panis largou em 14º e se envolveu em um acidente com os pilotos da Sauber Frentzen e Herbert e abandonou a corrida, Diniz largando uma posição atrás correu na parte de trás até quebrar o motor na 23ªVolta.

GP da Itália em Monza foi histórico, pois ficou a cargo de Pedro Paulo Diniz o autor do último ponto marcado pela Ligier na história da equipe na Formula 1, Largando do 14ºlugar e fazendo uma bela corrida chegando em 6ºlugar na frente de Jacques Villeneuve com a Williams. Panis em 11ºlugar se acidentou na 3ªVolta e deixou a prova, Na última etapa na Europa em Solo Português em Estoril Panis largou em 15ºlugar e terminou a corrida em 10ºlugar, Diniz largou em 18ºlugar e rodou deixando a prova na 47ªVolta. Encerrando a temporada no Japão o que seria a última prova da história da equipe francesa na Formula 1. Olivier Panis largou do 12ºlugar e terminou a corrida em 7ºlugar, Diniz largou em 16º e rodando na 14ªVolta.

Com isso a Ligier fechava em 6ºlugar o mundial de construtores com 15 pontos ganhos, 1 Vitória conquistada em Mônaco depois de 15 anos sem vitória, Sendo 13 pontos de Olivier Panis e 2 pontos de Pedro Paulo Diniz. No dia 13 de Fevereiro de 1997 o Francês Tetracampeão do mundo Alain Marie Pascal Prost comprou de Flávio Briatore a Ligier e Rebatizou o time de Prost Grand Prix.

Dessa Forma se encerrava 20 anos de história de uma das equipes mais marcantes da História da Formula 1 com 613 corridas, 9 Vitórias, 9 poles, 9 melhores voltas, 50 pódios, 388 pontos e como seus melhores resultados um Vice-Campeonato dos construtores em 1980, o terceiro lugar em 1979 e o 4ºlugar em 1981.

Curiosidade: O JS em todos os Chassis da Ligier era homenagem ao Amigo de Guy Ligier Jo Schlesser que foi companheiro do piloto na Formula 2 na sua própria equipe, o piloto Francês acabou morrendo no GP da França. Com isso em Forma e Homenagem Guy Batizou todos os seus carros feitos com o JS não só nos carros de Formula 1 como em outros carros já que ele é construtor de carros hoje com 85 anos de idade ainda vivo.

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Números da Ligier em 1996:

Gps: 32
Vitórias: 1
Poles: 0
Pódios: 1
Pontos: 15
Motor: Mugen Honda MF301HA V10
10 Cilindros em v
2998 cm³
Potência: 690 Cavalos – 13700 RPM
Pilotos:
9. Olivier Panis
10. Pedro Paulo Diniz
Pneus: Goodyear
Número de Voltas completadas: 1.336

 

Chassi: Ligier JS43
Projetistas: André Cortanze (Dir. Técnica)
Frank Dernie (projeto)
Loic Bigeois (aerodinâmica)
Chassis: Monocoque de Carbono e Kevlar
Peso: 595 kg
Transmissão: Ligier sequencial semi-automática T – 6 Marchas
combustível e óleo: Elf
Tank: 150 Litros
Freios: Freios a disco de carbono – Brembo
Distância entre eixos: 2.935 milímetros
Eixo Dianteiro: 1.693 milímetros
Eixo traseira: 1.608 milímetros

Fotos:

 

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Dados da Ligier na Formula 1:

GPs: 613
Vitórias: 9
Pódios: 50
Melhores Voltas: 9
Poles: 9
Pontos: 388
Número de Voltas completadas: 26.265
Voltas Lideradas: 565
Motores:

Ford Cosworth
Matra
Renault
Megatron
Judd
Lamborghini
Mugen-Honda
Alfa Romeo

Chassis:

JS5 – 1976
JS7 – 1977
JS9 – 1978
JS11 – 1979
JS11/15 – 1980
JS17 – 1981/1982
JS17B – 1982
JS19 – 1982
JS21 – 1983
JS23 – 1984
JS23B – 1984
JS25 – 1985
JS27 – 1986
JS29 – 1987
JS29B – 1987
JS29C – 1987
JS31 – 1988
JS33 – 1989
JS33B – 1990
JS35 – 1991
JS35B – 1991
JS37 – 1992
JS39 – 1993
JS39B – 1994
JS41 – 1995
JS43 – 1996

Pilotos da Ligier:

Jacques Laffite (França) 206 Pontos – 6 Vitórias, 7 Poles, 6 Melhores Voltas, 31 Pódios (197619771978197919801981198219851986)
Jean-Pierre Jarier (França) (19771981)
Patrick Depailler (França) 22 Pontos – 1 Vitória, 1 melhor volta, 2 Pódios (1979)
Jacky Ickx (Bélgica) 3 Pontos (1979)
Didier Pironi (França) 32 Pontos – 1 Vitória, 2 poles, 2 Melhores Voltas, 5 Pódios (1980)
Jean P. Jabouille (França) (1981)
Patrick Tambay (França) (1981)
Eddie Cheever (Estados Unidos) 15 Pontos, 3 Pódios (1982)
Raul Boesel (Brasil) (1983)
François Hesnault (França) (1984)
Andrea De Cesaris (Itália) 6 Pontos (19841985)
Philippe Streiff (França) 4 Pontos, 1 Pódio (1985)
René Arnoux (França) 17 Pontos (1986-198719881989)
Philippe Alliot (França) 1 Ponto (19861990)
Piercarlo Ghinzani (Itália) (1987)
Stefan Johansson (Suécia) (1988)
Olivier Grouillard (França) (1989)
Nicola Larini (Itália) (1990)
Thierry Boutsen (Bélgica) 2 Pontos (19911992)
Érik Comas (França) 4 Pontos (19911992)
Martin Brundle (Inglaterra) 20 Pontos, 2 Pódios (19931995)
Mark Blundell (Inglaterra) 10 Pontos, 2 pódios (1993)
Olivier Panis (França) 39 Pontos – 1 Vitória, 3 Pódios (199419951996)
Franck Lagorce (França) (1994)
Éric Bernard (França) 4 Pontos, 1 Pódio (1994)
Johnny Herbert (Inglaterra) (1994)
Aguri Suzuki (Japão) 1 Ponto (1995)
Pedro Paulo Diniz (Brasil) 2 Pontos (1996)

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Bestlap/Formel1mic

Especial Ligier: 19761977197819791980198119821983 –19841985 –1986 –1987 – 19881989 – 1990 – 1991 – 199219931994 – 1995

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