Formula Indy 2015 – Primeira corrida de Detroit: Sorte e Habilidade faz Muñoz conquista primeira vitória na IndyCar

Grid de Largada:

1 Will Power (Dallara Chevrolet Penske) 111.178 Milhas
2 Hélio Castroneves (Dallara Chevrolet Penske) 111.140 Milhas
3 Juan Pablo Montoya (Dallara Chevrolet Penske) 110.671 Milhas
4 Takuma Sato (Dallara Honda Foyt) 110.536 Milhas
5 Simon Pagenaud (Dallara Chevrolet Penske) 110.349 Milhas
6 Sébastien Bourdais (Dallara Chevrolet KV) 109.812 Milhas
7 Scott Dixon (Dallara Chevrolet Ganassi) 109.903 Milhas
8 Stefano Coletti (Dallara Chevrolet KV) 109.353 Milhas
9 Marco Andretti (Dallara Honda Andretti) 109.333 Milhas
10 James Jakes (Dallara Honda Schmidt) 109.139 Milhas
11 Tristan Vautier (Dallara Honda Coyne) 108.721 Milhas
12 Sage Karam (Dallara Chevrolet Ganassi) 108.594 Milhas
13 Graham Rahal (Dallara Honda Rahal) 108.151 Milhas
14 Jack Hawksworth (Dallara Honda Foyt) 107.428 Milhas
15 Tony Kanaan (Dallara Chevrolet Ganassi) 108.026 Milhas
16 Ryan Hunter-Reay (Dallara Honda Andretti) 106.598 Milhas
17 Charlie Kimball (Dallara Chevrolet Ganassi) 108.004 Milhas
18 Josef Newgarden (Dallara Chevrolet CFH) 103.851 Milhas
19 Luca Filippi (Dallara Chevrolet CFH) 107.853 Milhas
20 Carlos Muñoz (Dallara Honda Andretti) 103.830 Milhas
21 Conor Daly (Dallara Honda Schmidt) 107.779 Milhas
22 Rodolfo González (Dallara Honda Coyne) 103.397 Milhas
23 Gabby Chaves (Dallara Honda Herta) 106.777 Milhas

Depois das emocionantes 500 milhas de Indianápolis tivemos o final de semana de Rodada Dupla em Detroit, Um final de semana de duas corrida sob chuva o  que testou a capacidade dos pilotos e a estratégia das equipes. Em condições normais provavelmente iríamos ter o domínio da Penske que estava no grid de largada com seus 4 pilotos nas 5 primeiras posições com Will Power fazendo a pole position com Hélio Castroneves em 2º, Juan Palbo Montoya o líder do campeonato e vencedor das 500 milhas de Indianápolis em 3º e Simon Pagenaud em 5ºlugar sendo superado pelo Japonês Takuma Sato da A.J.Foyt.

Na Largada sob chuva quem se destacou foi o Japonês Sato que em menos de duas voltas pulou da sua quarta posição para a liderança da corrida com um desempenho estupendo de seu carro e de sua coragem em ter superado os pilotos da Penske na pista molhada. No Começo da Terceira volta foi acionada a primeira bandeira amarela que foi provocada pelo piloto Venezuelano Rodolfo González que rodou.

Oiarpvyk o

Com isso a bandeira amarela ficou por algumas voltas até que a bandeira verde foi dada na 6ªVolta recomeçando a corrida, Stefano Coletti (Sem querer) acabou fazendo com que James Jakes, Tony Kannan e Graham Rahal baterem e com isso uma nova bandeira amarela foi acionada. Tony Kannan voltou para os boxes, Mas o carro precisava de mais reparos e o piloto foi para a garagem consertar seu carro, Isso tirava qualquer chance para o piloto Brasileiro. Nessa bandeira amarela pilotos como Marco Andretti acabaram arriscando um pneu de pista seca percebendo que a pista estava em processo de secagem.

Nisso outros pilotos foram para a parada como Jack Hawksworth, Luca Filippi, Charlie Kimball entre outros, Os pilotos da Parte da Frente (Sato, Castroneves, Power, Montoya, Bourdais …) Não arriscaram fazer a parada, Dada a bandeira verde na 13ªVolta ficou evidente que os pneus de pista seca começavam a render mais do que os de chuva. Marco Andretti e Luca Filippi começavam a avançar na classificação, Mas eis que surge uma nova bandeira amarela provocada por Charlie Kimball que não segurou o carro e acabou no muro (Ainda era uma pista com partes molhadas).

Destroços ficaram na pista, O Safety Car entrou pela terceira vez na corrida, Aproveitando isso os líderes foram para os boxes trocarem de pneus já que eles não iriam durar muito com pneus de chuva em pista seca, Com os líderes fazendo a troca a liderança passou para Marco Andretti com Luca Filippi em 2º e Jack Hawksworth em 3º.

Na Relargada o pelotão da Frente que tinha feito a parada na bandeira amarela 3 estava tentando recuperar a liderança da corrida, Na volta 20 Takuma Sato tenta uma ultrapassagem sobre Josef Newgarden, Mas acaba acertando o pneu traseiro com sua asa dianteira que foi danificada no incidente enquanto que o piloto da CFH com o pneu furado acabou perdendo a sua posição na corrida, Sato perdeu rendimento, A Bandeira amarela foi acionada por causa de um pedaço da Asa dianteira do piloto da A.J.Foyt, Newgarden e Sato foram aos boxes assim como outros pilotos foram para os boxes completarem o tanque de combustível.

Mais uma vez tivermos a relargada e algumas voltas depois tivemos mais uma bandeira amarela, de novo  com o piloto Rodolfo González que dessa vez foi para os boxes e abandonou a corrida. O carro dele deixou uma peça de carro na reta dos boxes de Forma perigosa demais.

Ginpbgwk o

Com a Retirada dessa peça do carro novamente foi dada a bandeira verde, E Dai podemos dizer que Carlos Muñoz piloto que largou da 20ªposição acabou decidindo a corrida a favor dele no  momento que ele teve a capacidade de saber o momento certo de trocar seus pneus de pista seca para os pneus de chuva.

A Chuva voltou a cair de Detroit e todo mundo foi para os boxes, Mas o piloto Colombiano da Andretti arriscou ficar na pista por mais 2 vezes e foram essas voltas que deram a Muñoz uma vantagem de 33 segundos sobre o vice-líder Marco Andretti. Ao voltar dos boxes já com os pneus de pista molhada Muñoz continuou na liderança da prova e aparentemente bem e aumentando a vantagem sobre Andretti.

A Corrida finalmente começava a ter um bom ritmo de voltas até que uma bandeira amarela na volta 47 é dada após um acidente com o piloto Luca Filippi da CFH Racing, Mas daí a corrida é interrompida e depois disso não é mais reiniciada por causa dos raios que caíram sobre a ilha bela.

Alyjukq7 o

Aos 23 anos Carlos Muñoz conquista sua primeira vitória na Formula Indy, Após Brilhar nas 500 milhas de 2013 onde ele terminou a prova em segundo lugar o piloto Colombiano mostra cada dia mais potencial para ser um futuro campeão da categoria. A sorte existiu, Mas foi competente para fazer a parada na hora certa  e vencer com certa folga sobre o seu companheiro de equipe Marco Andretti que fez uma corrida arrojada ficando em 2ºlugar. A Penske salvou pelo menos o pódio em 3ºlugar com Simon Pagenaud.

Will Power que foi o pole position ficou em uma boa 4ªPosição. Scott Dixon em 5º com a melhor Chip Ganassi ou melhor a única que conseguiu colher um bom resultado. Hélio Castroneves levando o melhor resultado do Brasil nessa corrida em 6ºlugar depois vieram Jack Hawksworth da A.J.Foyt e Josef Newgarden da CFH Racing levando seus carros a boas colocações. Luca Filippi ainda que batendo computou o 9ºlugar e Montoya com o  10ºlugar segue o líder do campeonato da Formula Indy.

Já o Arrojado Japonês Takuma Sato acabou ficando em 11ºlugar. Tony Kannan só conseguiu chegar até a 20ªposição a 14 voltas do Vencedor.

Zwjxigoa o

Mas as Aventuras de Detroit não terminaram por aqui, No dia seguinte teria a segunda corrida que vai ser comentada aqui num próximo post aqui no Portalsportszone.

Resultado Final da 7ªEtapa do Campeonato Mundial de Formula Indy:

1 Carlos Muñoz (Dallara Honda Andretti) 1:30.59.4501 em 48 Voltas
2 Marco Andretti (Dallara Honda Andretti) a 14.8831
3 Simon Pagenaud (Dallara Chevrolet Penske) a 18.6963
4 Will Power (Dallara Chevrolet Penske) a 29.9813
5 Scott Dixon (Dallara Chevrolet Ganassi) a 32.8336
6 Hélio Castroneves (Dallara Chevrolet Penske) a 36.4851
7 Jack Hawksworth (Dallara Honda Foyt) a 38.8878
8 Josef Newgarden (Dallara Chevrolet CFH) a 42.3010
9 Luca Filippi (Dallara Chevrolet CFH) a 1 Volta
10 Juan Pablo Montoya (Dallara Chevrolet Penske) a 1 Volta
11 Takuma Sato (Dallara Honda Foyt) a 1 Volta
12 James Jakes (Dallara Honda Schmidt) a 1 Volta
13 Ryan Hunter-Reay (Dallara Honda Andretti) a 1 Volta
14 Sébastien Bourdais (Dallara Chevrolet KV) a 1 Volta
15 Stefano Coletti (Dallara Chevrolet KV) a 1 Volta
16 Sage Karam (Dallara Chevrolet Ganassi) a 1 Volta
17 Tristan Vautier (Dallara Honda Coyne) a 1 Volta
18 Gabby Chaves (Dallara Honda Herta) a 1 Volta
19 Conor Daly (Dallara Honda Schmidt) a 1 Volta
20 Tony Kanaan (Dallara Chevrolet Ganassi) a 14 Voltas
21 Rodolfo González (Dallara Honda Coyne) a 23 Voltas – Mecânico
22 Charlie Kimball (Dallara Chevrolet Ganassi) a 35 Voltas – Acidente
23 Graham Rahal (Dallara Honda Rahal) a 43 Voltas – Acidente

Fotos da Corrida:

 

View post on imgur.com

Vídeo do GP de Detroit – Corrida 1

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport
Vídeo: IndyCar

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *