Especial F1 Formula 1 Formula 1 - 1990 Fotos História Ligier

Especial Ligier : Temporada de 1990

1990 e a Ligier chega a década de 90 diferente do começo da década passada, Uma equipe pequena e sem qualquer destaque na categoria a não ser a sua história construida principalmente nos primeiros anos na Formula 1.

Para a Temporada Saíram Grouillard que foi para a Osella e Arnoux que aposentou e entraram o francês Phillipe Alliot que vinha da Larrousse e de Nicola Larini que veio da Osella, Os Motores seriam os Ford Cosworth DFR que teriam os motores melhorados em potência, Mas não a ponto de lutar com os melhores motores aspirados que eram os Honda, Ferrari e Renault além do melhor motor da Ford que seria utilizado somente pela Benetton.

Ligier1990 (35)

Se esperava que a equipe tivesse uma melhora de classificação no mundial de Construtores.
Na Largada no GP dos Estados Unidos em Phoenix durou pouco para o time Azul, Phillipe Alliot foi desclassificado da corrida por conta de utilizar de Ajuda interna o que é proibido pela FIA naquela época, Nicola Larini classificou até bem em 13ºlugar na classificação, Mas durou apenas 4 voltas a corrida do piloto Italiano, Um problema no acelerador acabou com a prova do jovem piloto.

A Segunda etapa no Brasil dessa vez já no circuito de Interlagos que desde de 1980 estava fora da Formula 1 Phillipe Aliiot levou o JS33B-Ford Cosworth DFR para um respeitável 10ºlugar no Grid de largada ficando na Frente de pilotos como Nelson Piquet, Alessandro Nannini e Derek Warwick, Mas na corrida Alliot não rendeu o mesmo e ficou colocado em 12ºlugar que foi uma posição pior que o seu companheiro de equipe Nicola Larini que largou do 20ºlugar e chegou em uma honesta 11ªposição; Logo após mais de um mês começava a temporada europeia da Formula 1 com a etapa de San Marino em Imola com um desempenho razoável de Alliot e Larini na classificação (16º para o Alliot e 20ºlugar para Larini) e na corrida levando seus carros ao Final em 9º e 10º respectivamente.

Alliot poderia marcar pontos pela Ligier em 1990 o câmbio não quebrasse.

Alliot poderia marcar pontos pela Ligier em 1990 o câmbio não quebrasse.

Em Mônaco a Ligier via a chance de conseguir marcar os primeiros pontos na temporada, Os dois pilotos passam tranquilamente na 9ªFila com Larini na frente de Alliot, Na corrida ocorreram vários abandonos, Nicola Larini abandonou na 12ºVolta com problemas no diferencial. Já Alliot até a metade da corrida estava em 8ºlugar, passou para o 7º com o abandono de Patrese e estava na frente de Alex Caffi quando o câmbio quebra na 48ªVolta deixando o Francês na mão, Com isso a Ligier que poderia sair em 5ºlugar marcando 2 importantes acabou saindo sem nada para o Canadá em Montreal de onde Ambos os pilotos Alliot 17º e Larini em 20º não terminaram a corrida, Larini que poderia fazer uma prova promissora acabou levando um toque de Thierry Boutsen quando ele rodou tentando passar Prost e teve de deixar a corrida na 19ºvolta e Alliot teve problemas de Motor na 35ªVolta.

Completando a fase na América do Norte no México um desempenho fraco da Ligier com Alliot em 22º e Larini em 24º no grid de largada, Pelo menos ambos terminaram a corrida, Larini ficou em 16º e Alliot em 18º muito longe de marcar algum ponto.

Voltando para a Europa na corrida em Casa no GP da França em Paul Ricard se destacou o desempenho de Phillipe Alliot que teve uma bela classificação nos treinos largando em 12º 7 posições na frente de Nicola Larini, Na corrida teve um bom 9ºlugar na classificação final, Larini ficou longe chegando em uma modesta 14ªposição. Ainda com 0 ponto no campeonato em Silverstone na Inglaterra onde o motor conta muito a Ligier não teve um desempenho brilhante, Mas não foi vexatório, Larini largou em 21º e completou a prova em 10ºlugar e Alliot largando do 22º levou seu carro ao 13º.

Com os circuitos rápidos a seguir ficava mais dificil para o time de Guy Ligier marcar ponto no campeonato, Na Alemanha, Sem chances Larini largou em 22º e chegou em 10ºlugar, Mas acabou sendo o último colocado praticamente a 2 voltas do vencedor, Alliot em 24º foi desclassificado por ajuda interna pela segunda vez seguida, Em meio a todas as pistas rápidas tivemos o GP da Hungria aonde poderia a Ligier compensar o motor com pouca potência para chegar nos pontos.

Ligier1990 (22)
Mas o que se revela nos Treinos é que a Ligier não tinha um chassi muito bom para disputar pontuação na Hungria: Alliot larga em 21º e Larini em 25º. Na corrida Larini corre relativamente bem e chega em 11º a 1 volta do líder, Alliot acabou atrás ficando apenas em 14ºlugar a 3 Voltas do vencedor.

Em Spa-Francorchamps na Bélgica mais uma pista em que nada poderia ser feito para melhora do desempenho, Ainda mais quando Phillipe Alliot se quer conseguiu classificar o Ligier-Ford Cosworth DFR para os 26 lugares no Grid de largada, Pelo menos Larini conseguiu não só classificar para a corrida como completou em 14º a 2 Voltas de Ayrton Senna que venceu na etapa Belga, Na Itália o desempenho continuou pífio nas retas e curvas de Monza, Pelo menos o frágil carro com a fraca potência do seu Ford DFR classificou os dois carros (Grid de Largada: Alliot em 20º e Larini em 26º) e os dois chegaram ao final da corrida com Larini em 11º e Alliot em 13º mostrando pelo menos que o Ligier desse ano era um carro mais confiavél do que dos anos anteriores.

Depois de 12 corridas a Ligier estava com 0 ponto e restavam poucas chances além de poucas esperanças disso se reverter com o JS33B, A solução foi tirar da aposentadoria o seu antecessor o JS33 e dessa forma renomear para JS33C que era um carro melhor do que o carro da temporada de 1990.

Melhor corrida da Ligier na Temporada de 1990

Melhor corrida da Ligier na Temporada de 1990

Na primeira corrida desse Chassi antigo Em Estoril (Portugal) a classificação nos treinos continuava a mesma, Ou seja lá nas últimas posições (Alliot em 20º e Larini em 22º) e na corrida acabou Alliot se envolvendo em um acidente quando ele tomava uma volta no GP de Portugal, Larini levou seu carro para um honroso 10ºlugar. Em Jerez de la Fronteira por muito pouco mesmo a Ligier não marcava seu primeiro ponto na temporada Alliot largou em 13º e vinha bem subindo de posição a cada volta até que na volta 23 acaba tendo problemas de Rotação quando vinha em 8ºlugar, Nicola Larini que largou do 20ºlugar evoluiu na corrida e fez uma bela corrida de recuperação chegando em 7ºlugar ficando perto de marcar um ponto mostrando que o carro velho era melhor que o novo e que o carro feito para 90 era ruim.

Indo para o Japão motivada pelo 7ºlugar na Espanha o Italiano Nicola Larini largou em 17º e Alliot em 20ºlugar, Na corrida Larini de novo fez uma bela corrida mas ficou de novo em 7ºlugar a 1 posição de marcar pontos também muito ajudado pela batida de Senna e Prost, pela rodada de Berger na primeira curva e pela quebra de câmbio do Mansell, Alliot concluiu a corrida em 10ºlugar deixando para a Ligier resolver a sua história em 1990 na Austrália, O Grid foi animador com Larini largando em 12ºlugar enquanto Alliot largava em 19º, Mas na corrida o carro não teve rendimento para pontuar, terminando em 10ºlugar para o piloto italiano e o 11ºlugar para o Francês.

Ao Final da temporada a Ligier fechou a temporada sem marcar nenhum ponto e com a utilização do novo carro ele se mostrou ruim quando foi usado o carro do ano de 1989 que se saiu melhor, Mas não foi o bastante para evitar pela terceira vez da Ligier passando a temporada em Branco. Apesar dos problemas Nicola Larini se mostrou um dos melhores pilotos da Temporada sendo o 7º piloto com maior número de voltas completadas e Alliot ficou com sendo o nono piloto com maior número de voltas completadas. A Equipe ao Final dessa temporada iria buscar ajuda do Governo Francês para que a situação melhorasse já por que a Grana da equipe estava escassa, Se vai vim a ajuda vocês verão quando falamos da temporada de 1991 aonde a Ligier iria investir em novos pilotos para buscar sua recuperação na Formula 1.

Número da Ligier em 1990:

Ligier

Gps: 32 (Largou em 30 Gps)
Vitórias: 0
Poles: 0
Pódios: 0
Pontos: 0
Motor: Ford Cosworth DFR
Potência: 620 Cavalos – 11.250 RPM
Pilotos:
Nicola Larini
Phillipe Alliot
Chassi: JS33B/ JS33C
Desenhista : Michel Beaujon (Diretor Técnico)
Claude Gallopin (Design)
Chassi : Monocoque de Carbono com Kelvar
Transmissão : Ligier com 6 Marchas
Combustível / Lubrificante : Elf
Amortecedores : Koni
Freios : freios de disco a carbono Brembo / Carbon Ind.
Comprimento :
2820 mm entre eixos
1790 mm Dianteira
1662 mm Traseira

Fotos:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Bestlap/Formel1mic

Especial Ligier: 19761977197819791980198119821983 – 19841985 – 1986 – 1987 – 19881989

2 comments

  1. Pingback: Especial Ligier : Temporada de 1994 | Portal Sportszone

  2. Pingback: Especial Ligier : Temporada de 1996 | Portal Sportszone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.