Formula Indy 2015 – Segunda Etapa – Louisiana

Grid de largada:

Como ocorreram fortes chuvas no dia de classificação o Grid de largada foi determinado pela Classificação do campeonato.

1 Juan Pablo Montoya (Dallara Chevrolet Penske)
2 Will Power (Dallara Chevrolet Penske)
3 Tony Kanaan (Dallara Chevrolet Ganassi)
4 Hélio Castroneves (Dallara Chevrolet Penske)
5 Simon Pagenaud (Dallara Chevrolet Penske)
6 Sébastien Bourdais (Dallara Chevrolet KV)
7 Ryan Hunter-Reay (Dallara Honda Andretti)
8 Jack Hawksworth (Dallara Honda Foyt)
9 Luca Filippi (Dallara Chevrolet CFH)
10 Marco Andretti (Dallara Honda Andretti)
11 Graham Rahal (Dallara Honda Rahal)
12 Josef Newgarden (Dallara Chevrolet CFH)
13 Takuma Sato (Dallara Honda Foyt)
14 Carlos Muñoz (Dallara Honda Andretti)
15 Scott Dixon (Dallara Chevrolet Ganassi)
16 James Hinchcliffe (Dallara Honda Schmidt)
17 Gabby Chaves (Dallara Honda Herta)
18 Simona de Silvestro (Dallara Honda Andretti)
19 Sage Karam (Dallara Chevrolet Ganassi)
20 Stefano Coletti (Dallara Chevrolet KV)
21 Charlie Kimball (Dallara Chevrolet Ganassi)
22 James Jakes (Dallara Honda Schmidt)
23 Francesco Dracone (Dallara Honda Coyne)
24 Carlos Huertas (Dallara Honda Coyne)

B3rc8vbe o

Em uma corrida muito confusa e que teve vários SafetyCars devido aos problemas de drenagem da chuva da Pista de Louisiana em Nova Orelans Montoya largou na pole position devido a classificação do campeonato, Em vias normais a prova seria dominada pelos pilotos da Penske, No começo da corrida Montoya manteve a liderança com Power atrás seguindo a Montoya, Depois Hélio Castroneves, Simon Pagenaud e Sebastian Bourdais que passaram Tony Kannan que teve uma largada ruim.

Já na Volta 11 Tony Kannan e Ryan Hunter Reay decidiu parar suas paradas antes do tempo e numa situação dessas poderia colocar eles na corrida dependendo do que acontecesse daqui para frente na corrida, Na volta seguinte foi para os boxes Josef Newgarden e Simona de Silverstro. Aos poucos os pilotos da parte de trás anteciparam suas paradas nos boxes. Na volta 16 Hélio Castroneves partiu para a tática de parar mais cedo nos boxes.

Vqqddlwg o

A primeira Bandeira amarela ocorreu por causa de uma rodada do Campeão da Indy Lights Gabby Chaves da equipe de Bryan Herta, Uma rodada de um piloto inexperiente que fazia a segunda corrida de sua carreira.

A partir dai foi um festival de Bandeiras amarelas. Na nova bandeira verde o Piloto James Jakes aprontou das suas e rodando na relargada e tirando da corrida o piloto Jack Hawksworth na 20ªVolta. Nova Bandeira amarela e Safety Car na pista, Graças ao piloto Italiano Francesco Dracone acabou rodando na volta da Bandeira verde e depois atropela um Mecânico nos boxes. Ele é sem dúvida pior que o Hiro Matsushita ou Alex Yoong! Claro que marca pontos porque na Indycar hoje todo mundo pontua, Mas se fosse na pontuação antiga nem não chegaria perto de marcar algum ponto.

Bvyfhhh3 o

Na Relargada na volta 28 o piloto Stefano Coletti acabou Escapando em plena reta e bateu forte de Traseira e por incrível que pareça ele voltou a corrida apenas com asa traseira com danos. Novamente o SafetyCar entrou na pista, Tony Kannan, Hélio Castroneves, James Jakes foram para os boxes para a segunda parada deles na prova. Como a corrida estava se desenvolvendo de forma bem lenta em número de voltas a corrida passou a contar pelo tempo que restava.

Bandeira verde com 32 Voltas completadas e 38 minutos para o final com Montoya, Power e Pagenaud nas 3 primeiras posições, Mas bastou meia volta para voltar a Bandeira Amarela e o Safety Car na corrida, Sage Karam acabou rodando e mesmo numa área grande de escape a Organização da prova colocou o Safety Car na pista por precaução.

Aproveitando-se disso Montoya, Power, Pagenaud, Hunte-Reay e vários outros foram para uma parada nos boxes. Eles estavam em uma tática mais normal e que poderia funcionar, Mas se continuasse a ter bandeiras amarelas poderia dar bem errado a estratégia. Com isso Hinchcliffe seria o líder com Huertas em 2º, Helinho em 3º, Jakes em 4º (sim o mesmo que rodou e tirou Hawksworth da corrida) e Tony Kannan em 5ºlugar, Montoya voltou em 7ºlugar e era o primeiro dos pilotos que tinham feito parada nesse momento da prova.

Durante a bandeira amarela os Fiscais de pistas buscavam tirar um pouco da Água que se acumulava em plena pista mostrando uma péssima drenagem do Circuito de Louisiana. Para uma prova que se prometia tanto e pelo investimento no autódromo o espetáculo que se foi dado foi um verdadeiro fiasco. Acredite essa pousa que estava cheia de água na entrada da Reta dos Boxes acabou destruindo a corrida de Carlos Huertas que vinha em 2ºlugar com a pequena Dale Coyne que rodou e bateu no muro o que resultou em mais uma Bandeira amarela por mais tempo ainda.

A Tática de Montoya e dos demais estava indo por água abaixo. Já para Hinchcliffe, Hélinho, Tony, Jakes e Simona a Tática estava funcionando muito bem.

Finalmente a 17 minutos do Final a corrida recomeça com 39 Voltas completadas, Finalmente conseguimos ver alguma corrida pelo menos por 1 volta e meia. Hinchcliffe na liderança. Jakes pressionou Castroneves pelo 2ºlugar e conseguindo a ultrapassagem, Mas tomando o troco do Brasileiro na curva seguinte, Já Simona de Silverstro passou Tony Kannan e assumiu o 4ºlugar sendo o melhor carro da Andretti. Sage Karam que tinha voltado para a corrida roda em ponto crítico na entrada da Reta dos Boxes e novamente foi acionada a bandeira amarela.

7bjazqva o

A Bandeira amarela que resultou no final da corrida foi na 44ªVolta quando Simon Pagenaud acabou atingindo a Ryan Hunter-Reay e a Sebastian Bourdais fazendo com que os três deixassem a corrida no final, a 7 minutos do Final da corrida acabou sendo pouco tempo para se dar uma última bandeira verde, A corrida encerrou na bandeira amarela mesmo.

O Canadense James Hinchcliffe que sua única parada na volta 13 resistiu na liderança para vencer a 1ªcorrida na louisiana isso largando do 16ªLugar, Foi uma vitória da Estratégia da equipe de Sam Schmidt que ainda conseguiu colocar o Inglês James Jakes em 3ºlugar por incrível que pareça. Hélio Castroneves ficou em 2ºlugar com o melhor carro da Penske na corrida apostando em tática diferente assim como Simona de Silvestro que ficou em 4ºlugar sendo a melhor piloto da Andretti.

Juan Palbo Montoya com o 5ºlugar acabou sendo prejudicado pelas circunstâncias da corrida, Caso o tempo estivesse seco possivelmente o Colombiano conseguiria a sua 2ªvitória na temporada. Tony Kannan apesar do 6ºlugar ele acabou rodando na corrida, Mesmo assim conseguiu a recuperação. Power, Rahal, Filippi e Newgarden completaram as 10 primeiras posições.

Ojkrtlfd o

Resultado Final da 2ªEtapa da Formula Indy 2015
Louisiana

1 16 James Hinchcliffe (Dallara Honda Schmidt Peterson Motorsports) 47 voltas em 1:47:19.4896
2 Hélio Castroneves (Dallara Chevrolet Team Penske) a 0.4279
3 James Jakes (Dallara Honda Schmidt Peterson Motorsports) a 0.8452
4 Simona de Silvestro (Dallara Honda Andretti Autosport)  a 1.2924
5 Juan Pablo Montoya (Dallara Chevrolet Team Penske) a 1.7564
6 Tony Kanaan (Dallara Chevrolet Chip Ganassi Racing) a 2.2638
7 Will Power (Dallara Chevrolet Team Penske) a 3.0958
8 Graham Rahal (Dallara Honda Rahal) a 4.3495
9 Josef Newgarden (Dallara Honda CFH) a 5.7352
10 Luca Filippi (Dallara Chevrolet CFH) a 7.2115
11 Scott Dixon (Dallara Chevrolet Chip Ganassi Racing) a 7.8421
12 Carlos Muñoz (Dallara Honda Andretti Autosport) a 9.0899
13 Marco Andretti (Dallara Honda Andretti Autosport) a 9.7817
14 Charlie Kimball (Dallara Chevrolet Chip Ganassi Racing) a 15.7221
15 Gabby Chaves (Dallara Honda Herta) a 1 Volta
16 Carlos Huertas (Dallara Honda Dale Coyne Racing) a 1 Volta
17 Stefano Coletti (Dallara Chevrolet KV) a 3 Voltas
18 Sage Karam (Dallara Chevrolet Chip Ganassi Racing) a 3 Voltas
19 Ryan Hunter-Reay (Dallara Honda Andretti Autosport) a 4 Voltas –  Acidente
20 Simon Pagenaud (Dallara Chevrolet Team Penske) a 4 Voltas – Acidente
21 Sébastien Bourdais (Dallara Chevrolet KV) a 4 Voltas – Acidente
22 Takuma Sato (Dallara Honda AJ Foyt Racing) a 8 Voltas – Acidente
23 Francesco Dracone (Dallara Honda Dale Coyne Racing) a 24 Voltas – Acidente
24 Jack Hawksworth (Dallara Honda AJ Foyt Racing) a 28 Voltas – Acidente

Fotos da corrida:

 

View post on imgur.com

Vídeo da Corrida:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Indycar/Motorsport
Vídeo: Indycar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.