Corridas Históricas: GP do Japão de 1991

Grid de Largada:

1. Gerhard Berger (Mclaren/Honda) 1:34.700
2. Ayrton Senna (Mclaren/Honda) 1:34.898
3. Nigel Mansell (Williams/Renault) 1:34.922
4. Alain Prost (Ferrari) 1:36.670
5. Ricardo Patrese (Williams) 1:36.882
6. Jean Alesi (Ferrari) 1:37.140
7. Pierluigi Martini (Minardi/Ferrari) 1:38.154
8. Gianni Morbidelli (Minardi/Ferrari) 1:38.248
9. Michael Schumacher (Benetton/Ford) 1:38.363
10. Nelson Piquet (Benetton/Ford) 1:38.614
11. Andrea de Cesaris (Jordan/Ford) 1:38.842
12. Jyrki Jarvi Lehto (Dallara/Judd) 1:38.911
13. Alessandro Zanardi (Jordan/Ford) 1:38.923
14. Stefano Modena (Tyrrell/Honda) 1:28.926
15. Satoru Nakajima (Tyrrell/Honda) 1:39.118
16. Emanuelle Pirro (Dallara/Judd) 1:39.238
17. Thierry Boutsen (Ligier/Lamborghini) 1:39.499
18. Mauricio Gugelmin (Leyton House/Ilmor) 1:39.518
19. Martin Brundle (Brabham/Yamaha) 1:39.697
20. Erik Comas (Ligier/Lamborghini) 1:39.820
21. Mika Hakkinen (Lotus-Judd) 1:40.024
22. Karl Wendlinger (March-Ilmor) 1:40.092
23. Johnny Herbert (Lotus-Hart) 1:40.170
24. Gabriele Tarquini (Fondmetal-Ford) 1:40.184
25. Aguri Suzuki (Lola/Ford) 1:40.255
26. Alex Caffi (Footwork/Ford) 1:40.402

Não Classificaram:

27. Michele Alboreto (Footwork/Ford) 1:40.844
28. Nicola Larini (Lamborghini) 1:42.492
29. Eric Van de Poele (Lamborghini) 1:42.724
Des. Eric Bernard (Lola-Ford)
30. Mark Blundell (Brabham-Yamaha) 1:44.004
31. Naoki Hattori (Coloni-Ford) 2:00.325

Berger Vence na Festa do Tri de Ayrton Senna

Em dia de Festa do Tri-Campeonato de Ayrton Senna, o Austríaco Gerhard Berger da Mclaren conquistou a sua primeira vitória na Mclaren. Na Largada Berger na Pole e Senna na 2ªPosição largaram bem, e deixaram Mansell em 3ºlugar, começava a se desenhar uma tática muito bem feita. Patrese é que ganhou posição da Largada tomando o 4ºLugar de Prost. Antes do Final da Primeira volta Jean Alesi já tem seu motor explodido e teve que abandonar a corrida.

Cfflfhdz

Nelson Piquet que iria largar em 10º acabou tendo problemas para sair e assim teve que fechar o Grid. Na primeira volta Berger já abria vantagem em relação ao Senna, Mansell tentaria passar Senna para tentar a vitória e ver se conseguia levar a decisão para a Austrália.

Depois Patrese, Prost e Morbidelli. Logo na Segunda Volta um Strike de 4 carros bateram, Lehto, Pirro, De Cesaris e o Estreante Karl Wendlinger, Enquanto isso Berger disparava na Frente e Senna inteligentemente acabava por segurar Mansell e Patrese. Mika Haikkinen na volta 6 abandonava a corrida com problemas de motor. Já foram 6 abandonos num período muito curto de corrida.

K43obzsw

Com 8 voltas completadas com o Tempo passando e as voltas se sucedendo Nigel Mansell tinha cada vez menos tempo para passar Senna e tentar vencer de Berger. Berger em 9 Voltas já tinha 9 segundos a frente de Senna, Mansell e um pouco mais atrás do Patrese.

Titulo Decidido na Volta 10: Mansell tentou passar Senna numa maneira equivocada e acabou saindo da pista e ficando na Brita, com isso Senna já era o Campeão do Mundo, Tri-Campeão Mundial e agora poderia lutar pela vitória. a Classificação em 10 Voltas era: Berger, Senna (10.6), Patrese (13.5), Prost (20.9), Martini (28.7) e Schumacher (30.1).

Na Volta 11 Senna fez a melhor volta da Corrida. e estava livre para lutar pelo titulo. Nelson Piquet que largou em último já estava em 13ºLugar. e Gugelmin estava em 15º, Enquanto isso Patrese se afastando do Senna em 3º e Mais Afastado ainda de Patrese estava em 4ºlugar, Senna já tirava assustadoramente a vantagem em cima de Berger, com 15 voltas Berger era líder, mas estava apenas 3.9 a frente de Senna, Depois Patrese em 3º, Prost em 4º, e Martini em 5º e Schumacher em 6º, 7º Morbidelli, 8ºModena, 9ºBrundle e em 10ºSatoru Nakajima.

Na Volta 17 Senna já estava colado praticamente em Berger, na volta 18 Senna estava a 7 décimos de Berger. Morbidelli já tinha abandonado a corrida por causa de uma rodada. E Senna antes de Terminar a volta 18 passou Berger de forma muito fácil e na volta 19 todos os japoneses na arquibancada estavam em delírio com o tri-campeonato de Ayrton Senna.

Ohsan3yh

A Mclaren já prepara pit stop para Berger pois os pneus acabaram. Mas demoraram um pouquinho demais para trocar os pneus, mas Berger voltou em 3ºlugar. pressionado por Prost, mas logo o Francês da Ferrari teve que ir para os Pits. Na volta seguinte Senna teve que fazer sua primeira parada e assim voltar na segunda posição. Patrese era o líder na corrida, e viu muitos retardatários na corrida e na mesma volta 22 Patrese foi para os pits e foi o último carro das equipes Grandes a Fazer a sua parada. Berger depois dos pits, voltou com tudo para tirar a primeira posição de Senna.

Após 25 Voltas a classificação era: Senna em primeiro, Berger e em terceiro, depois Prost, Schumacher é Modena, os 6 primeiros colocados. Enquanto as posições estavam tranquilas em relação as primeiras colocações. Enquanto que na 30ªVolta Satoru Nakajima acabava com a corrida dele. Quatro voltas antes, o Herói do GP do Japão de 1990 Aguri Suzuki acabava abandonando a corrida.

Ndbyokoz

A luta pela vitória estava polarizada entre Senna e Berger. Na parte intermediária da prova tinha uma briga entre Martini e Schumacher pela 5ªPosição, Schumacher estava bem perto de Martini, Mas não seria fácil para o Alemãozinho.

Mas na volta Seguinte é a Quebra de Motor de Schumacher, deixando a sua 6ªposição para o Brundle. com 36 Voltas completadas a lista de abandonos era muito grande, 13 carros estavam na corrida, uma marca registrada dessa pista são os vários e vários abandonos dos pilotos.

Berger na Volta 37 fazia a Melhor Volta da Corrida. Restando 15 voltas para o Final da corrida Senna e Berger estavam brigando pela vitória e sem serem incomodados por Patrese. Martini que estava numa ótima 5ªPosição na corrida acabava abandonando, Erik Comas uma volta depois também abandonava a corrida. Com isso classificação era Senna, Berger, Patrese, Prost, Brundle e Modena.

Isso tudo com 40 Voltas completadas. Berger estava se aproximando de Senna, Mas a Mclaren estava pronta para uma eventual segunda parada de Troca de Pneus. Mas Berger não precisou dessa parada, pois os pneus após uma volta ruim. Dos seis primeiros colocados Senna, Berger, Brundle e Modena são empurrados por motores Japoneses, mostrando a força das fabricas japonesas na Formula 1.

45 Voltas Completadas: Senna, Berger (3.3), Patrese (42.8), Prost (1:06.1), Brundle (-1) e Modena (-1). Piquet estava em 7º. Os outros 4 sobreviventes eram Gugelmin em 8º, Boutsen em 9º, Caffi 10º e Tarquini em 11º.

3nwidstp

 

Senna administrava a corrida, até que na última volta Senna vem de forma lenta para comemorar o Titulo para quem não imaginava a Mclaren pediu para Senna deixar Berger vencer essa corrida. Senna depois da Chicane acabou deixando Berger passar e vencer a corrida. Senna com o segundo lugar acabou conquistando o Tri-Campeonato mundial.

Aenxvy85

O Fato de Berger passar no Final da Corrida não manchou em nada o brilhante campeonato de Senna. uma Festa dos japoneses que são em Grande Maioria admiradores e Fãs de Ayrton Senna, em 1991, no Japão Berger venceu a corrida e Senna venceu o Campeonato, Uma corrida de Dois vencedores. Mansell saia por Baixo e Patrese nada pode fazer com o Domínio das Mclarens.

Rzfe88b2

Prost em 4º faria sua última corrida na Ferrari, por dizer a Verdade sobre o Carro da Ferrari em 1991 (Esse carro é um Caminhão), que o Carro era lento. Brundle Faria 2 pontos com a Brabham-Yamaha (Os Últimos da História da Brabham) e em 6ºficou Stefano Modena, depois vieram os Brasileiros Piquet e Gugelmin, Boutsen, Caffi e Tarquini completaram a Classificação Final da Corrida. 11 pilotos apenas terminaram.

Resultado Final do GP do Japão de 1991

Fotos:

 

View post on imgur.com

 

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Bestlap/Formel1mic


Comments

Uma resposta para “Corridas Históricas: GP do Japão de 1991”

  1. […] vitória no ano e finalmente comemorar um titulo de que a Mclaren não via depois de 7 anos. (Último titulo da Mclaren foi de Ayrton Senna em 1991 na mesma Suzuka) Dessa vez o carro não era branco e vermelho e não tinha motor Honda e não era Brasileiro, Mas […]

Deixe um comentário

Translate »