F1 Ferrari 2015 Force India 2015 Formula 1 Formula 1 - 2015 Fotos Lotus 2015 Manor 2015 Mclaren 2015 Mercedes 2015 Red Bull 2015 Sauber 2015 Toro Rosso 2015 Williams 2015

Hamilton vence sem qualquer susto em Xangai e Mercedes retorna o controle do campeonato

A Grande dúvida desse final de semana foi respondida, A Mercedes recuperou o controle da temporada após uma corrida em que o Inglês Lewis Hamilton controlou os seus adversários e seu companheiro de equipe e que em nenhum momento ele perdeu esse controle e venceu uma corrida que foi bem fácil para ele. Mas com a Ferrari nos calcanhares da Mercedes chegando bem perto e mostrando que tem um carro competitivo para brigar por vitórias nessa temporada.

Largada

Na Largada a se destacar a agressiva largada de Kimi Raikkonen que ganhou as posições de Valtteri Bottas e de Felipe Massa que também foi ultrapassado pelo Bottas, mas que recuperou posição pra cima de seu companheiro de equipe e a Péssima largada do Daniel Ricciardo que caiu várias posições.

A Partir dai na frente foi uma procissão com as Mercedes na frente, Depois vieram as Ferrari e depois as Williams e dai tivemos a briga entre a Sauber e a Lotus pela 7ªposição, acabaram os pilotos da Lotus levando vantagem sobre os pilotos da Sauber, Maldonado passou ao Sueco Marcus Ericsson e algumas voltas depois passou o piloto Brasileiro Felipe Nasr que já tinha perdido posição para o Francês Romain Grosjean. Já Carlos Sainz jr. acabou rodando no começo da corrida comprometendo a sua prova

Um pouco mais atrás Daniel Riccardo chegou a brigar com os carros da Mclaren que ainda estão no estágio inicial de desenvolvimento começava a sua recuperação na prova, Nico Hulkenberg com problemas na Force India foi o primeiro a deixar a corrida, Com quase todos a terem usado pneus mais macios nesse começo o desgaste alto a primeira parada foi cedo na 10ªVolta com o Brasileiro Luiz Felipe Nasr e a partir dai começou a temporada de paradas nos boxes exceto Kvyat e Sainz que continuavam na pista, Todos os pilotos partiram para os pneus mais duros com exceção da Mercedes e da Ferrari o que acabou dando mais vantagem ainda para as 2 equipes em relação ao resto do pelotão, Na 16ªVolta o motor de Daniil Kvyat acabou quebrando o motor Renault mostrando a fragilidade do Motor Renault mais também a frase horrível da Red Bull até agora nesse ano.

Grosjean foi o melhor piloto fora as grandes

A Partir dai Hamilton começou a controlar o seu ritmo de corrida e isso fez com que Rosberg e Vettel começarem a chegar em Hamilton enquanto Raikkonen estava ou pouco mais atrás, A única briga lá atrás que estava valendo posição significativamente era o Marcus Ericsson e Daniel Ricciardo que disputavam posição, O piloto Australiano passou pela primeira vez pelo Ericsson, Mas curvas depois passou reto e o Sueco recuperou a posição, Ricciardo teve todo o trabalho de passar o piloto da Sauber outra vez e conseguiu a ultrapassagem definitivamente.

No decorrer da corrida pouca coisa aconteceu, Lewis Hamilton teve sua tática bem sucedida já que os pilotos Nico Rosberg e Sebastian Vettel fizeram suas paradas primeiro do que Hamilton que voltas antes da sua parada ele fez voltas bem rápidas, tudo de acordo com a Estratégia e com isso Rosberg e Vettel foram primeiro aos boxes, Hamilton foi aos boxes duas voltas depois para colocar os pneus mais duros para o comprimento da Regras de usar os dois tipos de pneus. Raikkonen chegou a liderar por 2 voltas até ir para a sua parada aos boxes e voltar em 4ºlugar.

Pastor Maldonado que vinha para marcar os primeiros pontos na temporada acabou passado reto quando se dirigia para os boxes e perdeu muito tempo dando mais uma mostra de ser o pior piloto do Grid na Formula 1, Voltou lá atrás na corrida e teve de brigar ainda com os carros da Mclaren, A 7 voltas do final da corrida Maldonado tinha conseguido passar Button que foi para cima para recuperar posição sobre o piloto da Lotus, Mas o piloto Inglês acabou dando um toque em Maldonado e empurrou para fora da pista, O carro do piloto da equipe Lotus acabou com o carro prejudicado e deixou a corrida enquanto isso Button depois da corrida foi penalizado e foi acrescentado tempo na classificação final da corrida. Antes disso Kimi Raikkonen reclamou dos retardatários Fernando Alonso, Jenson Button e Pastor Maldonado dizendo para tirarem eles do caminho.

A Corrida chegava ao Final e Raikkonen estava chegando em Vettel, Enquanto Ricciardo estava remando para recuperar posições, Voltas antes ele passou mais uma vez Marcus Ericsson que mostrou muita garra para ficar na zona de pontuação. A Três voltas do final da prova o piloto Max Verstappen da Toro Rosso que estava fazendo uma corrida muito boa acabou tendo seu motor quebrado e com isso deixando a corrida, Só que o carro dele travou na reta dos boxes e com isso o Safety car teve de entrar na pista, Sem tempo para recomeçar a corrida até porque os comissários da corrida não conseguiram levar o carro do Verstappen para os boxes, Bateram com o bico do carro três vezes até que os mecânicos da equipe acabaram por tirar o bico e dai finalmente tiraram o carro da pista que estava travado.

Ao final da corrida Hamilton conquista a 2ªVitória em 3 corridas com Nico Rosberg em 2ºlugar completando a dobradinha da Mercedes e Sebastian Vettel segurou o 3ºlugar e a vice-liderança do campeonato, mas já a 13 pontos do Líder Lewis Hamilton. Mais uma vez Hamilton, Rosberg e Vettel são os pilotos no pódio e até agora são os únicos pilotos que subiram ao pódio nesse campeonato de 2015. Kimi Raikkonen teve sua melhor exibição na temporada e por muito pouco não conseguiu arrancar o pódio de Sebastian Vettel ficando em 4ºlugar.

As Williams nem foram vistas na corrida, Felipe Massa ficou o tempo inteiro na frente de Valtteri Bottas e fechou a prova numa 5ªposição. Mas é uma posição preocupante pois a Williams esta como a terceira força do campeonato, Mas longe da Ferrari e da Mercedes e tendo de recuperar terreno, De Resto depois dos 6 primeiros colocados o Francês Romain Grosjean levou com segurança o carro da Lotus que já parece ser um carro melhor a ser o melhor da 2ªDivisão da Formula 1 ou seja o 7ºlugar, Felipe Nasr foi outro que fez corrida segura para ficar na 8ªPosição, Daniel Ricciardo fez sua pior corrida pela Red Bull sendo ultrapassado, Tomando x e ainda errando ainda sim salvou 2 pontos e Marcus Ericsson foi recompensado com o último lugar na zona de pontuação pela garra que teve em segurar adversários mais fortes.

Alonso completa primeira corrida pela Mclaren

Sergio Perez da Force India não conseguiu levar o carro aos pontos apesar da boa tática que ele teve em usar dois jogos de pneus macios, Mas o resultado foi o 11ºlugar com Fernando Alonso com um 12ºlugar que apesar de tudo é positivo até por que eles chegaram à frente de Carlos Sainz jr. que teve problemas a corrida toda até de Câmbio por longos segundos o que acabou matando a corrida ficando em 13ºlugar devido a punição que Jenson Button sofreu que foi bastante justa apesar de estar brigando com o Pastor Maldonado, E depois de Button os dois pilotos da Manor completaram a corrida e dentro do possível fizeram um papel bastante razoável e Verstappen ainda classificado em 17ºlugar por completar 90% da Corrida.

Semana que vem tem mais no GP do Barhein a primeira corrida em horário de manhã aqui no Brasil e veremos mais sobre essa batalha entre Mercedes e Ferrari mais diretamente entre Hamilton, Vettel e Rosberg.

Grande Premio da China
Classificação após 56 Voltas
Piloto Número Equipe-Motor Chassis Voltas Tempo Grid de Largada Pontos
1. Lewis Hamilton 44 Mercedes F1 W06 Hybrid 56 1:39:42.008 1 25
2. Nico Rosberg 6 Mercedes F1 W06 Hybrid 56 a 0.714 2 18
3. Sebastian Vettel 5 Ferrari SF15-T 56 a 2.988 3 15
4. Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF15-T 56 a 3.835 6 12
5. Felipe Massa 19 Williams-Mercedes FW37 56 a 8.544 4 10
6. Valtteri Bottas 77 Williams-Mercedes FW37 56 a 9.885 5 8
7. Romain Grosjean 8 Lotus-Mercedes E23 Hybrid 56 a 19.008 8 6
8. Felipe Nasr 12 Sauber-Ferrari C34 56 a 22.625 9 4
9. Daniel Ricciardo 3 Red Bull-Renault RB11 56 a 32.117 7 2
10. Marcus Ericsson 9 Sauber-Ferrari C34 55 a 1 Volta 10 1
11. Sergio Perez 11 Force India-Mercedes VJM08 55 a 1 Volta 15
12. Fernando Alonso 14 Mclaren-Honda MP4-30 55 a 1 Volta 18
13. Carlos Sainz 55 Toro Rosso-Renault STR10 55 a 1 Volta 14
14. Jenson Button 22 Mclaren-Honda MP4-30 55 a 1 Volta 17
15. Will Stevens 28 Manor-Ferrari MR03 54 a 2 Voltas 19
16. Roberto Merhi 98 Manor-Ferrari MR03 54 a 2 Voltas 20
17. Max Verstappen 33 Toro Rosso-Renault STR10 52 a 4 Voltas – Motor 13
Pastor Maldonado 13 Lotus-Mercedes E23 Hybrid 49 a 7 Voltas – Colisão 11
Danill Kvyat 26 Red Bull-Renault RB11 15 a 41 Voltas – Motor 12
Nico Hulkenberg 27 Force India-Mercedes VJM08 9 a 47 Voltas 16

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Lotus/Mclaren

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *