Carnaval Carnaval 2015 Opinião

Carnaval do Grupo Especial de Vitória: MUG leva o campeonato mais disputado dos últimos anos

No último dia 8 de Fevereiro tivemos o desfile das escolas de samba do Grupo Especial A de Vitória, Uma enorme briga pelo título aconteceu envolvendo 4 das 5 escolas de samba que fizeram um bonito espetáculo.

Unidos da Piedade:

Desde de 1986 sem título a agremiação mais antiga de Vitória apostou nela mesmo para tentar quebrar o jejum de 29 anos sem um título, A escola perdeu o carnavalesco Paulo Balbino que foi para a Pega no Samba e para substituir ele veio o carnavalesco Alex Santiago que era da Pega no Samba, Se esperava uma queda de qualidade no trabalho da Piedade nesse carnaval.

Mas o que aconteceu na Avenida foi exatamente ao contraio a escola veio muito bonita contando a história dos seus 14 campeonatos conquistados com belas fantasias e belos carros e tendo um bonito samba falando dela mesmo, Nada a questionar ao belíssimo trabalho do Alex Santiago que acabou melhorando a estética da escola e a harmonia e evolução foram impecáveis fazendo com que o componente da Piedade saísse da avenida com a certeza de que estaria na disputa pelo título.

Vídeo do Desfile da Piedade:

Unidos de Jucutuquara:

A escola que foi por alguns anos a escola imbatível do carnaval de vitória tentava a sua retomada a disputa pelo título, Mas a dois dias antes do desfile a Jucutuquara sofreu um golpe terrível. Adilson Ribeiro, conhecido como mestre Ditão acabou falecendo na manhã da Quinta-feira o que gerou uma comoção para todos os sambistas e principalmente para a Unidos de Jucutuquara que desfilou em homenagem a seu presidente.

Esse desfile falava sobre os 200 anos da cidade de Itapemirim com a estreia do Carnavalesco Oswaldo Garcia jr. que fez bonitos trabalhos na Imperatriz do Forte e nesse ano acabou fazendo também o bonito trabalho na parte plastica, Com a opção de levar 3 carros alegóricos (O Mínimo de carros que se pode levar) e com 3 tripés a escola elevou a sua qualidade de confecção e trouxe um enredo com correção, Mas acabou ainda assim tendo soluções convencionais e sem um impacto com a Piedade levou na avenida e com algum senão nos carros, Não no acabamento, Mas sim por algo a mais que não teve nesse desfile. Mas a Emoção estava estampada em cada componente e em cada folião que acabou desfilando pela agremiação. Em comparação a Piedade a Jucutuquara estava a alguns passos atrás.

Novo Império:

Voltando ao Grupo Especial a Novo Império apresentou como Tema o enredo sobre os espelhos, Ou melhor tentou fazer isso, Pois porque a Novo Império fez um dos carnavais mais sofríveis do ano comparando todos os desfiles do Brasil. O Carnavalesco que assinou foi o João Vitor Araujo que fez a Viradouro, Mas não fez o barracão.

Para começar a lista de erros da escola, A Comissão de Frente não teve maiores problemas, Mas o Mestre-Sala e Porta Bandeira teve problemas isso devido a chuva a dupla acabou se desmanchando praticamente feita com plotter, O Tripe com o Simbolo da Escola estava direitinho, Mas o Abre-Alas foi uma das coisas mais horríveis que já vi. Nem as colunas eram de verdade (Feitas com Tecido sobre a ferragem) 90% do carro era feito de pano cobrindo ferragem. Segundo carro tinha o palácio dos espelhos em Versalhes, Que de Versalhes não tinha nada, Bem Pobre mesmo Depois foram para o Candomblé para os rituais com espelho e dai veio a Bateria que foi o ponto alto do desfile e talvés a única coisa que se salvou.

Foi nesse setor africano é que apareceu o melhor carro do desfile com uma escultura boa, Mas que tinha uma das mãos parecendo que iria quebrar. Depois apareceu os dois últimos carros (Sobre o conto da Branca de neve e o carro da vaidade) que foram ruins. E o pior de tudo eles foram bem lentos na avenida e acabaram além de tudo correndo no final e estourando em um pouco mais de 2 minutos e com tudo isso o rebaixamento era praticamente Certo!

Boa Vista:

A Simpática escola de Cariacica que fez carnavais fantásticos fez o enredo sobre os 450 anos sobre o Rio de Janeiro e que me perdoe a escola, Foi a apresentação mais antipática dos últimos anos que a escola fez, Sem nenhuma empatia ao contraio do que aconteceu desde de 2011 com desfiles emocionantes.

A Escola veio muito bonita, Mas cometeu erros nesse carnaval, a Comissão de frente foi só normal e nada mais com um tripe fraco seguido do Mestre-Sala e Porta Bandeira que foi também um desempenho difícil.

Os Carros foram muito bem feitos, Mas eu vi um furo no abre alas com ferragem a mostra com uma das partes, De resto a escola fez belos carros em termos de acabamento e de Leitura de enredo principalmente o segundo carro que é sensacional e provavelmente é o mais bonito carro do carnaval de vitória, A escola teve um samba que não funcionou na avenida e com isso a passagem dela foi fria e além disso ela teve de correr na parte final do desfile e acabou encerrando o desfile a 4 segundos antes de estourar o tempo, Mas ao sair da avenida a Boa Vista ao contraio dos últimos 4 anos ela não marcou,  Foi uma apresentação bonita, Mas que será esquecido pelo público e que dificilmente daria o Bi-Campeonato para a escola de Cariacica.

Mocidade Unida da Glória (MUG)

A Escola de Samba vice-campeã de 2014 veio com tudo para recuperar o título que já foi dela durante 4 vezes. O Enredo dos sonhos foi desenvolvido pelo carnaval Cid de Carvalho que tem gabarito e com o potencial financeiro que tem tinha tudo para dar certo.

Acabou dando muito certo, Eles fizeram uma plastica fantástica e que acabou sendo a melhor plastica do ano em Vitória e que Facilmente disputaria uma grande posição no Grupo A do Rio de Janeiro ou então poderia vencer o Carnaval de Porto Alegre, O Abre Alas achei muito bem feito sendo um carro vazado e muito bonito, Alias todos os carros e Fantasias foram muito bonitas, Se fosse assim a escola seria campeã Tranquila, Mas acabou sendo um desfile burocrático e frio e pareceu sem empolgação, Apesar dela não ter corrido como correu em vários anos e dessa vez o último carro que acabou sendo perfeito o que não acontecia nos últimos anos, Saiu da Avenida como a Favorita ao Título e tendo somente a Piedade como a grande adversária que poderia impedir o título com a MUG.

Na Apuração havia uma expectativa de campeonato para MUG ou Piedade, Com alguma chance para Boa Vista e remotíssimas possibilidades da Jutucuquara, Nem era preciso dizer que o Rebaixamento estava definido com a Novo Império. Na Apuração a MUG acabou com a História e com Com 399.2 pontos conquistou o título a 2.4 pontos na frente da Jucutuquara que acabou sendo até surpresa já que achei a escola só melhor que a Novo Império.

A Boa Vista ficou em 3ºlugar o que serve como um tapa na cara para a escola baixar a bola para voltar a fazer desfiles como nos anos anteriores, Já a Piedade foi muito prejudicada e acabou mal julgada, O 4ºlugar acabou sendo injusto demais, Para mim ela seria o Campeã ou Vice e era a única que poderia tirar o campeonato da MUG. A Rebaixada foi a Novo Império que fez vergonha.

1 MUG 399,20 Pontos
2 Jucutuquara 396,80 Pontos
3 Boa Vista 394,70 Pontos
4 Piedade 393,90 Pontos
5 Novo Império 388,78 Pontos

Para Fechar a cobertura do carnaval de Vitória podemos dizer que o Carnaval de Vitória precisa ter mais escolas para ser mais forte e precisa as escolas tentar melhorar a Forma de arrecadar dinheiro e algumas escolas como a Novo Império tem que melhorar a Forma de fazer carnaval pois foi uma vergonha o desfile dela e passou para o Brasil inteiro.

Samba da Mocidade Unida da Glória:

Nos reinos de sua majestade: o sonho
Compositores: Dudu Nobre e Diego Nicolau
Interprete: Thiago Britto

Desfile da MUG:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Vídeo: Ambucco
Foto: Globo

E a nossa singela homenagem para o Mestre Ditão:

mestreditao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.