GP da Rússia – Hamilton vence em Sochi e Mercedes é Campeã do Mundial de Construtores

Hamilton comemora a Nona vitória em 2014!

Num domingo de muito sol em Sochi na Rússia se fez a 16ªEtapa do Campeonato mundial de Formula 1, O Circuito muito bem construído por sinal dentro do Parque Olímpico das Olimpíadas de Inverno feitas nessa cidade Russa, Nesse cenário a Mercedes fez história conquistando a 9ªDobradinha na temporada e pela primeira vez o título do mundial de construtores.

Na Corrida o Inglês Lewis Hamilton que largou na pole position conquistou a 9ªVitória na temporada sendo que foi a 4ªVitória seguida do piloto Inglês (Itália, Cingapura, Japão e Rússia). Na Largada Rosberg foi para cima de Hamilton e conseguiu a ultrapassagem, Mas cortou o caminho na segunda curva do Circuito e acabou tendo que ceder para Hamilton a ponta da corrida, Se não bastasse isso acabou o piloto Alemão prejudicando seus pneus macios e teve que fazer a sua parada na primeira volta caindo para as últimas posições da corrida, Felipe Massa que largou no 18ºlugar largou bem subindo 4 posições com os pneus duros acabou também indo para os boxes para uma tática arriscada de colocar os pneus macios e de ir com esses pneus até o final da prova.

Bottas teve um final de semana dos melhores

Lá na frente Hamilton liderava, Mas Bottas vinha perto dele e o piloto Inglês tinha dificuldades de abrir grande vantagem para o Finlandês, Mais atrás vinham Jenson Button que andou muito bem com a Mclaren que se encaixou em Sochi e Alonso disputando o terceiro lugar e se aproximando um combativo Kevin Magnussen que perdeu 5 posições no Grid de largada e acabou recuperando essas posições de Forma rápida passando para o 5ºlugar.

Um pouco mais atrás Vergne, Ricciardo, Vettel, Raikkonen e Kvyat lutavam por posições intermediárias. Já Rosberg e Massa recuperavam posições um pouco mais atrás sobre as Caterham de Ericsson e Kobayashi, A Marussia de Chilton que acabou abandonando a corrida após problemas de Câmbio, a Sauber de Adrian Sutil e as Duas Lotus de Grosjean e Maldonado que decaíram muito no final da temporada a ponto de tomar sufoco da Caterham, A Tática de Rosberg e de Massa parecia suicida, Mas lógica pelo pouco desgaste de pneus no asfalto Russo.

Grosjean com seus problemas com a Lotus Tomada.

A Primeira parada aos Boxes para troca de Pneus foi quando Daniel Ricciardo mudou sua tática porque ele estava mais rápido que Vettel e acabou não conseguindo a ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe isso foi na 11ªVolta, Mas de Fato as paradas nos boxes começaram a serem feitas na 25ªVolta da corrida na média.

Durante esse período Hamilton já se estabelecia mais e mais na liderança da corrida, Enquanto isso Rosberg e Massa seguiram passando por cima de seus adversários até chegarem no Mexicano Sergio Perez e dai Rosberg passou com facilidade, Mas Felipe Massa não conseguiu fazer o mesmo e ficou longe do Rosberg perdendo o trem de corrida do Filho de Keke Rosberg.

Disputa no meio da Turma

A Partir da Metade da prova foi quando os pilotos começaram a ir aos boxes para fazerem suas paradas, Danill Kvyat e Jean-Éric Vergne foram os primeiros a pararem, eles com a Toro Rosso estavam caindo de posicionamento na corrida após terem indo bem nos treinos infelizmente principalmente o piloto Russo que sem dúvida ficou desapontado com a prova dele e com um outro agravante o carro da Toro Rosso gastou combustível demais na primeira parte da prova e com isso os pilotos tiveram que diminuir o ritmo para terminarem a corrida.

Rosberg foi determinado a manter o plano de Corrida e era o piloto Alemão da equipe da estrela de 3 pontas que estava fazendo as melhores voltas da corrida buscando o pódio que estava ao seu alcance e que ficou bem real depois da parada de Jenson Button que trocou para os pneus duros e acabou ultrapassando o piloto da Mclaren, Depois Bottas parou nos boxes também e dessa maneira o piloto da Mercedes estava perto para começar uma briga pela segunda posição logo após a parada o Vettel que estava postegando sua parada nos boxes em 2ºlugar, Mas logo Vettel fez sua parada e dai Rosberg partiu para cima de Bottas e na 31ªVolta finalmente Rosberg passa assumindo o segundo lugar, Um belo trabalho do piloto Alemão é uma mostra do Grande carro que é o da Mercedes em 2014.

Chevo Perez segurou com muita garra o 10ºlugar com a sua Force India.

Mas para Felipe Massa a tática usada que era a mesma de Rosberg acabaria por afundar com uma segunda parada nos boxes, Massa poderia mantendo o ritmo dele na prova até mesmo terminar a corrida entre os 5 ou 6 primeiros colocados, Mas na 32ªVolta com a parada nos boxes Massa acabaria de ir para o bloco de trás na prova ficando atrás de Sergio Perez da Force India, O piloto que mais atrasou sua parada foi Esteban Gutierrez que foi até o finalzinho da prova para fazer uma parada nos boxes e isso justificou ele esta por algum tempo entre os 10 primeiros colocados, Mas com a Limitada Sauber que não é tão fraca como a Lotus, Mas ainda assim fraca acabava sendo praticamente impossível marcar algum ponto com esse carro.

A Mclaren encaixou-se em Sochi e fez uma das melhores corridas em 2014.

Rosberg enquanto isso levou sua tática até o final da corrida com perfeição mesmo tendo que andar mais de 50 Voltas com um mesmo pneu duro que sofreu no final da corrida com esses pneus, Porém Bottas não teve tempo suficiente para conseguir reaver o segundo lugar o que foi um grande negócio para Nico que no final das contas só perdia 7 pontos para Hamilton na classificação do campeonato de pilotos.

Mas no campeonato de construtores a vitória incontestável de Hamilton e o segundo lugar de Rosberg numa grande corrida de recuperação e com uma grande tática nos boxes acabou fechando o campeonato mundial de construtores para a Mercedes pela primeira vez em sua história. 4ªColocada em 2010 e 2011, 5ªcolocada em 2012 e vice-campeã em 2013 finalmente em uma temporada devastadora com 13 vitórias (9 de Lewis e 4 de Rosberg) e com 15 poles e com 565 pontos ganhos o time prateado e Verde petróleo é o campeão de 2014 e quebra a sequencia da Red Bull que teve os 4 títulos seguidos de pilotos e Construtores.

Pódio em Sochi Rosberg, Hamilton e Bottas comemorando além do representante da Mercedes que estava feliz com o título conquistado nos construtores.

Valtteri Bottas com a Williams conquistou o 5ºpódio dele na temporada e o 6º da equipe no ano e recuperou o 4ºlugar no mundial de pilotos, Logo atrás veio os dois pilotos da Mclaren que tiveram um dia muito positivo após alguns finais de semana de seca nessa temporada que é longe de ser uma bela temporada para o time de Woking, Mas um pouco melhor do que a temporada de 2013 que foi terrível.

Fernando Alonso que esta fora da Ferrari em 2015 e que tem como destino provável a Mclaren chegou em 6ºlugar após ter sido prejudicado com um trabalho bem ruim da equipe na sua parada de boxes aonde os mecânicos se atrapalharam e isso custou segundos preciosos que renderam ao piloto espanhol o 6ºlugar. Já Daniel Ricciardo acabou a corrida em um apático 7ºlugar e seguido igualmente apático Sebastian Vettel com a Red Bull que aparente que não se adaptou ao Circuito Russo.

O 6ºlugar foi tudo que o Alonso arranjou na Rússia.

Completaram a zona de pontuação Kimi Raikkonen e Sergio Perez que acabou a corrida na frente de Felipe Massa que acabou sendo derrubado pela bomba de combustível que falhou no treino deixando ele lá atrás no Grid de largada e na corrida pela tática que acabou se mostrando equivocada e acabou com qualquer chance do piloto Brasileiro de conseguir um bom resultado, Já os outros Nico Hulkenberg em 12º de maneira discreta a corrida toda, Depois Danill Kvyat que acabou frustando a 55 mil Torcedores não por conta dele, Mas pelo carro da STR que não rendeu o que fez ele terminar a prova em um triste 14ºlugar atrás do companheiro de equipe Jean-Éric Vergne.

Um belo momento do final de semana tendo a Famosa Hello Kitty nos boxes da Sauber, pena que para o time suíço essa visita não tenha bastado para os carros irem bem em Sochi.

Já Esteban Gutierrez e Adrian Sutil ficaram em 15º e 16ºlugares o que era o esperado para a Sauber que precisa de pelo menos 3 pontos para superar a Marussia e salvar o ano de 2014 que esta sendo o pior ano da equipe Suíça na Formula 1, Romain Grosjean e Pastor Maldonado estão em piores lençóis com um carro horrível nas mãos só ficaram na frente de Marcus Ericsson com a Caterham (Kobayashi abandonou a corrida e falou que a saída dele na prova foi devido para poupar o equipamento para economizar na revisão do motor). Ao menos a Lotus parece que vai correr em 2015, Já Sauber e Caterham possivelmente possam quebrar devido as enormes dificuldades que elas vivem financeiramente, Lotus e Marussia também vivem situação difícil, Mas pela pontuação da Marussia e da Lotus aliado a melhor estrutura da equipe tradicional de Colin Chapman elas deverão sobreviver para 2015.

Homenagem a Jules Bianchi da Marussia

No Título de pilotos só um milagre para Ricciardo tirar o título de Hamilton ou de Rosberg, ele esta a 92 pontos atrás com 100 pontos em disputa, Ou seja a Formula 1 é prata das cores da Mercedes! A próxima corrida será daqui a 3 semanas em Austin nos Estados Unidos com transmissão ao vivo do Portalsportszone para o mundo inteiro.

Parabéns a Mercedes pelo título mundial de construtores da Formula 1!

Resultado Final do GP da Rússia de Formula 1:

1 Lewis Hamilton (Mercedes) 1:31:50.744 em 53 Voltas
2 Nico Rosberg (Mercedes) a 13.657
3 Valtteri Bottas (Williams/Mercedes) a 17.425
4 Jenson Button (McLaren/Mercedes) a 30.234
5 Kevin Magnussen (McLaren/Mercedes) a 53.616
6 Fernando Alonso (Ferrari) a 1:00.016
7 Daniel Ricciardo (Red Bull/Renault) a 1:01.812
8 Sebastian Vettel (Red Bull/Renault) a 1:06.185
9 Kimi Räikkönen (Ferrari) a 1:18.877
10 Sergio Pérez (Force India/Mercedes) a 1:20.067
11 Felipe Massa (Williams/Mercedes) a 1:20.877
12 Nico Hülkenberg (Force India/Mercedes) a 1:21.309
13 Jean-Éric Vergne (Toro Rosso/Renault) a 1:37.295
14 Daniil Kvyat (Toro Rosso/Renault) a 1 Volta
15 Esteban Gutiérrez (Sauber/Ferrari) a 1 Volta
16 Adrian Sutil (Sauber/Ferrari) a 1 Volta
17 Romain Grosjean (Lotus/Renault) a 1 Volta
18 Pastor Maldonado (Lotus/Renault) a 1 Volta
19 Marcus Ericsson (Caterham/Renault) a 2 Voltas

Não Completaram a corrida:

Kamui Kobayashi (Caterham/Renault) a 32 Voltas – Freios
Max Chilton (Marussia/Ferrari) a 44 Voltas – Suspensão

Festa da Mercedes:

Niki Lauda orgulhoso pelo título da Mercedes na Formula 1.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Ferrari/Williams/Mclaren/Force India/Sauber/Lotus/Toro Rosso/Marussia/Caterham

2 comentários em “GP da Rússia – Hamilton vence em Sochi e Mercedes é Campeã do Mundial de Construtores

  1. Pingback: Hamilton aproveita quebra no Carro de Rosberg, Vence em Sochi e praticamente coloca a mão na Taça – Portal Sportszone

  2. Pingback: Histórias da 2 Edições do GP da Rússia e escolha de pneus nesse ano de cada piloto – Portal Sportszone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.