Especial Ligier : Temporada de 1985

Após a temporada de 1984 não ter os resultados esperados, O time Francês Resulver manter o seu pacote técnico: Motor Renault Turbo, O Patrocinador oficial continuava sendo a Gitanes, A Loto saiu da equipe e Entrou a Candy uma empresa produtora de Eletrodomésticos.

Andrea de Cesaris é mantido na equipe, mas o segundo carro voltava as mãos de um velho conhecido, Jacques Laffite que estava com 41 anos de idade e vinha de 2 anos mal sucedidos na Williams para se reencontrar com os seus melhores momentos na Formula 1. Sua ida a Williams coincidiu com a queda da Ligier na Formula 1 para as últimas posições.

A temporada de 1985 começava em Jacarepaguá com a Mclaren, Lotus e Ferrari como favoritas ao título e com a Ligier disposta a voltar a disputar as primeiras posições, mas sabendo que seria difícil com essas favoritas ao título em condições normais. Ou seja o carro precisava ser confiável. O JS25 projetado por Michel Beaujon, Claude Gallopin e Henri Durand.

No Brasil De Cesaris foi o 13º no grid de largada e acabou abandonando por na 26ªVolta com problemas após ter ganho a 5ªposição, Laffite largou em 15ºlugar e fazendo uma boa corrida, não tão boa como a do seu companheiro italiano, mas chegou ao final da prova na 6ªposição e conseguiu o primeiro ponto da equipe em 1985, Foi uma bela volta de Laffite para a Ligier.

Laffite em Estoril
Laffite em Estoril

Em Portugal na pista chuvosa de Estoril que viu o show de Senna acabou com os dois pilotos da equipe francesa com problemas de pneu abandonando a corrida Sendo que De Cesaris conseguiu o 8ºlugar no Grid de largada e Laffite o 18º. Em San Marino outra corrida em Branco para De Cesaris que largou em 13ºlugar e acabou se acidentando e deixando a corrida na 11ªVolta e Laffite largando do 16ºposto acabou tendo problemas no Turbo na 23ªVolta.

Em Mônaco ai sim a Ligier teria uma grande apresentação com seus dois pilotos. De Cesaris largou do 8ºlugar e correu muito bem nas ruas do principado, Chegando a ficar por algumas voltas no 3ºlugar, terminou a prova na 4 posição levando 3 dos 4 pontos para a Ligier em Monte Claro até porque Jacques Laffite fez uma corrida de paciência largando do 16ºlugar e evitando confusões e batidas e sem problemas mecânicos acabou conquistando o 6ºlugar levando mais um ponto para o time azul.

Na Temporada na América do Norte que começou pelo Canadá em Montreal a Ligier não tem um Bom grid de largada (De Cesaris em 15º e Laffite em 19º), Na Corrida os carros chegam ao final da prova, Laffite termina em 7ºlugar, Mas por queimar a largada acabou tendo 1 minuto acrescentado ao tempo final de corrida e com isso perdeu uma posição ficando em 8º, Já De Cesaris teve muitos problemas e acabou colocado em 15ºlugar com  3 Voltas de atraso.

Em Detroit nos Estados Unidos Outra corrida pra Ligier esquecer, A Classificação ficou assim Laffite em 16º e De Cesaris em 17º e na corrida De Cesaris fez corrida discreta chegando em 10ºlugar e Laffite em 12ºlugar tendo problemas de Alimentação do seu carro o que acabou fazendo o veterano piloto Francês abandonar a poucas voltas do final, De volta a Europa para o GP de sua casa em Paul Ricard foi uma decepção, De Cesaris que largou em 12º e subiu para o 8ºlugar quebrou na 5ªvolta com problemas de Transmissão, Laffite andou menos ainda, Apenas 2 voltas antes do turbo quebrar e com isso já faziam 3 corridas que a Ligier não pontuava em 1985.

Mas na Inglaterra o time Francês tem um dos seus melhores momentos da temporada com De Cesaris largando em 7ºlugar e lutando pelos primeiros lugares até que na volta 41 a embreagem do carro 25 quebrou quando estava numa ótima 4ªposição e certamente teria chances de pódio, Mas as chances de pódio não se acabaram por que o veterano Jacques Laffite que largou em 16ºlugar recuperou posições durante a corrida e nas voltas finais ele entrou na disputa pelos pontos e com os abandonos de Senna e Lauda e com uma ultrapassagem sobre Piquet o piloto de 41 anos tirou a Ligier do jejum de quase 3 anos sem um pódio na Formula 1 (O último foi em Las Vegas com Eddie Cheever em 1982) Somente atrás de Prost com a Mclaren e Alboreto com a Ferrari que disputavam o título numa corrida em que Senna dominou a prova.

Na Alemanha continuou o bom momento de Laffite que largou da 14ªposição e numa corrida de recuperação levou mais uma vez a Ligier ao pódio superando ao Belga Thierry Boutsen e Nigel Mansell fazendo a equipe relembrar um pouco os bons momentos dos anos 70 e inicio dos anos 80 da equipe Francesa, Só que De Cesaris acabou batendo na primeira volta após largar da 13ªposição. No Campeonato já estava o Veterano piloto Francês bem na frente do Italiano Laffite com 10 pontos contra 3 do jovem De Cesaris.

Foyhtvtd

Vzmbfjzi

U0uvxggd

Y83dq0pz

Rocfb4p2

Mysd6ozv

Dbgq98ye

8zqtombr

Já na Áustria a equipe começava uma sequência de várias corridas sem pontuar, Um grid Ruim com Laffite em 15º e De Cesaris em 18º, Na corrida Laffite até tentou chegar nos pontos, Mas o  motor quebrou na 43ªVolta deixando ele na mão e o italiano durou 13 voltas até que na 14ªVolta o desastrado piloto acabou provocando um dos acidentes mais espetaculares e assustadores acidentes da história da Formula 1, De Cesaris capota varias vez no ar até cair no chão.

Por incrível que pareça, ele saiu ileso dessa, Mas para Guy Ligier a posição do piloto estava balançando mesmo após esse acidente, Na Holanda em Zandvoort uma outra corrida para se esquecer ambos os pilotos abandonaram a corrida (de Cesaris largando em 18º quebrou o turbo na 18ªVolta e Laffite em 13º no Grid de largada acabou abandonado com problemas elétricos).

Vídeo do Acidente:

Para Andrea de Cesaris a Holanda seria a última corrida na Ligier, Guy Ligier o dispensou para contratar um outro jovem, O Francês Phillpe Streiff que tinha feito uma corrida na Formula 1 em 1984 pela Renault.

Apesar da Troca de pilotos Monza não foi uma das melhores corridas da temporada para Guy Ligier vendo seus pilotos largando da 10ªFila do Grid de largada (Streiff em 19º e Laffite em 20º) pelo menos Streiff levou o carro até o final da prova chegando na 10ªposição fazendo mais do que de Cesaris tinha feito nas últimas corridas e Laffite acabou quebrando o motor na 41ªVolta. Na Bélgica não melhorou muita coisa. No Grid Ruim (Laffite e Streiff largaram na 9ªFila), Na Corrida Laffite acabou nas voltas finais sofrendo um acidente e ficando classificado ainda em 11ºlugar, Streiff levou seu carro até o final na 9ªposição

Em Brands Hatch valendo pelo GP da Europa a Ligier voltava a fazer uma grande corrida com o estreante Phillipe Streiff largando numa impressionante 5ªposição sendo essa a melhor classificação da equipe de Guy Ligier em 1985, Na Corrida Streiff largou mal e ficou muito atrás da posição aonde largou, Mas Laffite fazia uma grande corrida e por muito tempo mesmo em 3ºlugar até que ele teve problemas nos boxes e caiu para o 8ºlugar, Tentou a recuperação mas acabou quebrando o motor na volta 60 deixando uma corrida que poderia ter sido o melhor resultado da Ligier na temporada, Streiff nas voltas finais estava em 6ºlugar mas acabou perdendo 2 posições e ficando somente na oitava posição.

Na prova da África do Sul a equipe de Guy Ligier não foi por que a França pediu para os times franceses não disputarem a prova na África do Sul através do ministério dos esportes e a Ligier que tinha ligação com o presidente da república da França François Mitterrand o time azul não demorou muito para dizer que não iria correr nessa prova. A Renault e a Falida RAM também não foram para essa corrida e acabaram não sendo punidas por que elas alegaram motivos de Força maior.

Dai restava a prova da Austrália para a Ligier sair dos 13 pontos ganhou e da 8ªposição no mundial de construtores, Nos treinos ambos vão muito mal com Streiff em 18º e Laffite em 20ºlugar e o que indicava que seria um final do ano decepcionante, Mas na corrida ambos os carros resistiram e os pilotos evitaram confusão até o finalzinho da corrida quando Laffite estava em 2º e Streiff em 3ºlugar, nas voltas finais Streiff que estava em 3ºlugar tentou passar Laffite e o jovem piloto se chocou com Laffite que nada sofreu e Streiff quebrou a suspensão e ainda assim continuou na corrida se arrastando nas voltas finais.

No final da corrida Keke Rosberg levou a corrida e a 46 segundos depois veio Jacques Laffite e logo depois se arrastando em 3ºlugar veio Philippe Streiff que não iria ficar na equipe em 86 já que ele tinha acertado com a Tyrrell antes dessa corrida e com esse duplo pódio a Ligier chegava a 4 pódios na temporada e aos 23 pontos levando a equipe de Guy Ligier para honroso 6ºlugar no mundial de pilotos a 3 pontos da Brabham e Jacques Laffite terminou o campeonato na 9ªposição no auge de seus 41 anos mostrando ainda todo o seu talento como piloto de altíssimo nível. Após esse positivo resultado e com atuações muito boas aumentava as expectativas para o ano de 1986 que seria fantástico para a Formula 1.

Fotos:

Ligier 1985

Números da Ligier em 1985

Gps: 30
Vitórias: 0
Poles: 0
Pódios: 4
Pontos: 23
Chassi: JS25
Projetistas: Michel Beaujon, Claude Gallopin e Henri Durand
Motor: Renault EF4B V6 turbo
Pneus: Pirelli
Pilotos:

Andrea de Cesaris
Jacques Laffite
Phillipe Streiff
Número de Voltas Completadas: 1.311

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Bestlap/Formel1mic

Especial Ligier: 19761977197819791980198119821983 – 1984

Deixe um comentário