Com o final dos carros como eleito solo e com a ascensão dos motores Turbo na Formula 1 apesar da Ford Cosworth ter vencido o campeonato do ano anterior por causa da constância.
A Ligier após um ano Mediano para fraco, A equipe decidiu continuar com um motor aspirado, Assinou com o Tradicional Ford Cosworth DFV V8 que tinha ganho o campeonato de 1982 com a Williams, Projeta o JS21, um carro que praticamente não existia os Air box do carro na laterais do carro, ele era praticamente um carro palito, Seus pilotos para 1983 seriam o Veterano Jean-Pirrie Jarier que desempenhou um papel muito bom na temporada de 1982 pela Osella e para segundo piloto a equipe contratou Raul Boesel que veio da March que se retirou após a temporada de 1982. E de uma certa Forma a equipe francesa repetia a Formula de 1982 com um piloto bem experiente como era Jarier com um piloto que estava começando na Formula 1 como era Raul Boesel.
Ao começar a temporada no Rio de Janeiro em Jacarepaguá a classificação foi razoável, Jarier com mais experiência que Boesel consegue classificar o carro em 12º, cinco posições a frente do Brasileiro. Na Corrida Ambos abandonaram a corrida, Jarier com a suspensão quebrada na 22ªVolta e Boesel com problemas elétricos na 25ªVolta.
Na Segunda etapa do Campeonato em Long Beach, Numa pista de rua aonde se conta muito mais o talento do piloto Jarier levou a Ligier para uma honrosa 10ªposição no Grid de largada e na corrida ele estava alcançando as primeiras posições, Na volta de número 20 ele vinha em 4ºLugar, na Volta 26 ele estava já em segundo lugar e poderia até vencer a corrida. Só que ele bateu na 27ªVolta da corrida e deixou a prova que foi vencida pelo John Watson da Mclaren que saiu do 22ºlugar e com Lauda em segundo largando do 23ºlugar. Boesel largou na última posição e ficou a 1ªposição de marcar o primeiro ponto da Ligier em 1983.
Chegando para disputar o GP da França a Ligier não tinha grandes expectativas, Conseguiu a classificação para a corrida com ambos os carros, Sendo que Jarier em 20º e Boesel em 25º, O Francês levou o carro até o final em 9º e Boesel quebrou o motor com 6 voltas para o final da corrida. Na quarta etapa em San Marino mais um grid ruim para ambos Jarier em 19º e Boesel em 25º e na corrida um novo 9ºlugar que dessa vez foi com o Brasileiro.
Em Mônaco tudo poderia mudar para o time dos carros azul, E na classificação Jarier tratou de alimentar mais as Esperanças do time com o 9ºlugar no Grid e Boesel que conseguiu passar da Classificação e iria largar em 18º (Lembrando que em Mônaco somente 20 pilotos corriam por motivos de segurança). Mas na corrida Jarier com problemas na suspensão e Boesel devido a um acidente na 4ªVolta acabaram com as esperanças do time Azul.
Na Bélgica continua o inferno astral com seus pilotos largando no final do Grid (Jarier em 21º e Boesel em 26º), Jarier se acidentou na 9ªVolta e deixou a corrida, Pelo menos Boesel levou o seu carro em 13ºlugar a 1 Volta do vencedor da prova (Alain Prost).
Mesmo com um carro com motor defasado como era os Motores Aspirados da Ford Cosworth DFV V8 outras equipes que tinham motores aspirados já tinham pontuado e até mesmo vencido corridas e a maior prova disso é que em Detroit na 7ªEtapa uma corrida em que Michele Alboreto com a Tyrrell-Ford Cosworth levou a vitória e mostrou de vez a incompetência da equipe Ligier. Jarier largou em 19ºlugar e acabou com problemas nas Rodas na volta 30 e Boesel largando de 23º e levou o JS21 para o 10ºlugar no final da corrida.
Com motores aspirados a Williams tinha 32 pontos, Mclaren 25, Tyrrell 11, Arrows 4, Lotus e Theodore em 1. Até a Theodore tinha ponto no campeonato, Uma situação patética para o time que a 2 anos atrás chegou a disputar o título.
No Canadá grid um pouco melhor para Jarier que largou em 16º e Boesel mais atrás em 24º, Mas na corrida ambos abandonaram de novo Jarier com problemas de Câmbio e Boesel com Problemas na Roda. Depois em Silverstone outro grid ruim (Jarier 22º, Boesel 25º) e na corrida Jarier terminou em 10ºlugar a 2 voltas do vencedor e Boesel abandonou.
Em Hockenheim na Alemanha a Ligier conseguiu um bom resultado considerando a precariedade da temporada dela e do Motor, Jarier largou em 19ºlugar e chegou a 8ªPosição e Boesel em 25º no Grid de largada acabou quebrando o Motor de novo na 28ªVolta. Na Áustria Jarier largou em 20ºlugar e acabou a corrida batendo na trave nos pontos em 7ºlugar e foi a única Ligier no Grid já que o Brasileiro Raul Boesel não conseguiu a classificação para o Grid de largada.
Na Holanda a Ligier na parte de Trás do grid (Jarier em 22º e Boesel em 25º) Boesel conseguir levar a Ligier para o 10ºlugar como resultado final e Jarier acabou com problemas na suspensão abandonando na 4ªVolta, Na Itália pela segunda vez na temporada o piloto paranaense não conseguiu classificação para a corrida, Já Jarier largou em 19º para completar a corrida em 9ºlugar.Só restava Brands Hatch (GP da Europa) e na África do Sul para a Ligier se livrar de um fiasco em 1983.
Mas isso não aconteceu, Nas duas últimas corridas só concretizaram o vexame, Em Terras Inglesas Jarier e Boesel largaram nas últimas posições do Grid de largada. Jarier abandonou no começo da corrida e Boesel que terminou na 15ªposição com 15 pilotos terminando a corrida, E para completar com Chave de ouro o péssimo campeonato da Ligier na África do Sul Jarier largou em 21º e Boesel em 23º e na corrida o Francês completou a prova em 10ºlugar e o Brasileiro abandonou a corrida.
A Ligier de equipe Grande em 1981 passou para um time pequeno por causa de uma serie de Erros:
Usar motor Aspirado que já estava perdendo terreno para os motores Turbo
Chassi de mediano para Fraco
Um piloto inexperiente como era Raul Boesel que não esteve a altura da Ligier
Falta de dinheiro (Não estavam patrocinando a Equipe a Talbot)
E isso até defendendo os pilotos queimou de vez a carreira de Boesel na Formula 1 e acabou com a Carreira de Jarier de Forma melancólica, Foi a primeira vez que a Ligier esteve fora dos pontos na sua história, Era preciso rever muita coisa se ela quisesse voltar a ser uma equipe competitiva na Formula 1 após essa vexatória temporada de 1983 que teve Nelson Piquet como campeão do mundo.
Números da Ligier em 1983:
Grandes Prêmios: 30 (Largou em 28 GPs)
Vitórias: 0
Poles: 0
Pódios: 0
Pontos: 0
Motor: Ford Cosworth DFV V8
8 Cilindros em V – 90ºGraus
2993 Cm³
Potência: 495 cavalos – 11 000 RPM
Pilotos:
Jean-Pirrie Jarier
Raul Boesel
Número de Voltas Completadas: 1.175
Chassis: Ligier JS21
Projetistas: Michel Beaujon (Diretor Técnico), Claude Gallopin (Design) e Henri Durand (Aerodinâmica)
Chassi : Monocoque de Alumínio Leve
Peso: 540 kg
Transmissão: Hewland FGB – 5 Marchas
Combustível e Lubrificante: Elf
Tanque : 210 Litros
Freios : Freios a disco
Comprimento :
Distância entre eixos: 2630 mm
Eixo dianteira: 1800 mm
Eixo traseira: 1652 mm
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Bestlap/Formel1mic
Especial da Ligier – 1976 – 1977 – 1978 – 1979 – 1980 – 1981 – 1982
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