Especial A História da Super Aguri – Temporada de 2008

As Últimas corridas da Super Aguri na Formula 1

A Super Aguri começou 2008 sem saber se poderia existir, graças ao calote que a Petrolífera SS United a equipe ficou seriamente ameaçada de não correr em 2008, a Aguri só conseguiu começar a temporada de 2008 graças a uma parceria com o Grupo Magma Group. um Grupo Inglês de gerenciamento automobilístico. A Super Aguri corre as 3 Primeiras etapas tentando se Reestruturar. Com um carro Horrível da Honda no ano passado: O RA107 rebatizado para SA08 e os mesmos pilotos do Ano Passado. Takuma Sato e Anthony Davidson. a Super Aguri iria precisar de sorte para não ser a pior equipe do Mundial.

Na Austrália a Super Aguri não passou dos 4 últimos lugares do Grid. Na Corrida Anthony Davidson abandonou na Primeira volta. Takuma Sato sobreviveu até a metade da corrida tendo até esperança de Marcar pontos já que naquele momento tinha apenas 12 carros na corrida, Mas Sato abandonou por problemas eletrônicos. Na Malásia a Super Aguri foi o mesmo Grid, Sato e Davidson na Última Fila, na corrida Anthony Davidson Terminou em 15º e Takuma Sato em 16º, em geral, um bom resultado para a Equipe do jeito que estava. No Bahrein a Aguri continuou na Mesma triste rotina, largando em 21º e 22º. Mas Estava terminando as corridas, Anthony Davidson tava conseguindo ser melhor que Takuma Sato, tanto é que ele chegou em 16º e Sato em 17º. Tudo indicava que a Aguri estava salva e que poderia fazer a temporada tranquilamente.

Mas ai, o acordo foi rompido, e para a desgraça da equipe a Honda não estava mais ajudando a Super Aguri financeiramente, a Equipe teve sua participação em Cheque do GP da Espanha de Formula 1, acabou que a equipe participou da corrida. Mas já estavam em pleno Clima de Despedida. Nos Treinos, a Mesma coisa, Última Fila para os dois pilotos da Super Aguri. Na Corrida Davidson abandonou, mas Sato conseguiu fazer a melhor corrida da Aguri na Temporada, chegou a estar perto da Zona de Pontos, Mas Sato terminou a corrida em 13º, foi a última corrida da Super Aguri da Formula 1.

O Fim da Super Aguri

Aguri Suzuki tentou ainda uma parceira com um Grupo Alemão e tentou conversar com a Honda para ver se a Fabrica japonesa poderia ajudar a Super Aguri. Mas o Fim já estava consumado quando Ross Brawn mandou só investirem em apenas 1 equipe e que deixassem a Super Aguri de lado. Na Semana da Corrida da Turquia a Super Aguri foi impedida de Entrar nos boxes com seus carros, matérias e motorhomes.

A Super Aguri estava praticamente morta, e na Terça-Feira antes da corrida da Turquia a equipe de Aguri Suzuki Fechava as portas depois de 41 grandes prêmios e de 4 pontos conquistados. Houve revoltas dos japoneses que são fãs de Takuma Sato, e não podiam acreditar no fim da Super Aguri, isso representaria que seu ídolo não participaria mais da Formula 1.

2008

GPs: 8
Vitórias:0
Poles:0
Pódios:0
Pontos:0
Motor: Honda
Corridas Completadas: 5
Pneus: Bridgestone
Voltas Completadas: 327
Chassi: SA08

Pilotos:

Takuma Sato (Japão)
Anthony Davidson (Inglaterra)

Histórico da Super Aguri GPs: 41
Vitórias: 0
Poles: 0
Pódios: 0
Pontos: 4
Melhor Resultado: 6ºLugar de Takuma Sato (GP do Canadá de 2007)
Pilotos:
Takuma Sato (Japão)
Yuji Ide (Japão)
Franck Montagny (França)
Sakon Yamamoto (Japão)
Anthony Davidson (Inglaterra)

A Super Aguri vai voltar nessa temporada agora pela Formula E, A Nova categoria que vai promover os carros elétricos nas competições vai começar a temporada no dia 13 de Setembro em Xangaí na China, O Time de Aguri Suzuki terá como pilotos o Português Antônio Felix da Costa e a Inglesa Katherine Legge, O Time ira se chamar Amlin-Aguri.

Fotos – Amlin-Aguri

 

Fotos:

Texto: Deivison da Conceição
Fotos: Super Aguri/F1 Olivier/ Amuri-Aguri

História da Super Aguri : Temporada de 2006Temporada 2007

Sem categoria

Deixe um comentário