Automobilismo Internacional Automobilismo Norte-americano Formula indy TV Vídeos

Formula Indy – GP de Laguna Seca de 1992

Grid de largada

Michael Leva a vitória em Monterrey E Bobby se consagra Tri-Campeão Da Indycar

Decisão na Formula Indy, Laguna Seca seria o local da 16ª e última etapa da Formula Indy temporada de 1992. Num dia de sol Bobby Rahal com 173 pontos precisava ser 4 ºcolocado para ser campeão da Formula Indy sem depender de ninguém e largaria em 6ºlugar, A Pole position estava Michael Andretti que vinha tentando tirar 13 pontos de Bobby para sair da Indy Consagrado como o Bi-Campeão já que ele tinha que ir a Formula 1 já que ele foi contratado pela Ferrari. Al Unser jr. Com 18 pontos atrás de Bobby tinha chances de título, mas com a Pole do Michael ele só tinha 21 pontos para fazer e secar Bobby e Michael Andretti, Só assim Al Unser jr. Conquistaria seu bicampeonato com o Galmer-Chevrolet.

Michael era o pole com Paul Tracy em 2º substituindo a Rick Mears que acabou deixando a sua carreira por dores nas pernas devido a um fortíssimo acidente, Na segunda Fila Emerson Fittipaldi e Scott Goodyear, Mario Andretti e Bobby Rahal na terceira fila, Al Unser largava na 8ªposição.

28 pilotos iriam buscar a vitória na corrida derradeira de 1992, na largada Michael Andretti se mantem na ponta com Paul Tracy e Emerson Fittipaldi logo atrás como seus perseguidores, Principalmente o Paul Tracy que começou a corrida disposto a passar o piloto da Newman-Haas e ajudar a Bobby Rahal a ser campeão. Mas Michael conseguia atrás de Tracy, Emerson Fittipaldi esta em 3º e Mario Andretti passou a Scott Goodyear e assumiu o 4ºlugar, Bobby se Mantia em 6ºlugar, com os resultados acabava Michael Andretti sendo o campeão, n volta 3 o piloto Tony de Tommaso deu uma escapada de pista, aliás a corrida do piloto da Arciero não iria durar muito, ele deixaria a corrida na 9ªvolta.

Scott Goodyear comprovando sua grande fase na formula Indy pressionava a Mario Andretti para tentar recuperar a 4ªposição enquanto Bobby Rahal vinha observando. Al Unser jr. Estava em 10ºlugar numa corrida apagada.

Michael Continuava na frente só que Paul Tracy continuava em sua cola como um carrapato e um pouco mais atrás Emerson Fittipaldi, Briga entre o Lola-Ford e o Penske-Chevrolet essa briga marcou todo o ano de 1992 na Formula Indy.

Classificação após 8 voltas: Michael Andretti/ Paul Tracy/ Emerson Fittipaldi/Mario Andretti / Scott Goodyear /Bobby Rahal /Eddie Cheever /John Andretti /Scott Pruett /Al Unser jr. /Mike Groff/Stefan Johansson, com esses Resultados Michael Andretti seria o campeão.

Andretti, Tracy e Fittipaldi pegavam o primeiro retardatário na volta 11 ou 12, era o Norte-americano Buddy Lazier enquanto isso Bobby começou o seu ataque para cima de Scott Goodyear querendo buscar o 5ºligar, posição que o Garantia ele campeão se o Andretti não liderasse o maior número de voltas na corrida então Bobby teria de buscar o 4ºlugar.

Al Unser jr. Rodaria provocando a primeira bandeira amarela da corrida, Al Unser jr. Voltou à corrida mais arruinou as suas chances de título nessa Rodada.

Tracy iria para a troca de Pneus e Reabastecimento, a parada foi bem rápida, 10.7 segundos. Já Bobby Rahal tentava passar a Scott Goodyear e fugia de Eddie Cheever que estava a fim de tomar posição de Rahal e complicar mais ainda para o Norte-americano da Rahal-Hogan. Apesar da grande fase de Goodyear Bobby Rahal tinha um equipamento melhor do que o Scott Goodyear. Tracy depois de sua primeira parada nos boxes vinha em 8ºlugar. Isso dava a Bobby Rahal a 5ªposição, esse era o Resultado para o Norte-americano necessitava para o Título pela 3ªvez na Indy.

Classificação após 15 voltas completadas: 1. Michael Andretti / 2.Emerson Fittipaldi / 3. Mario Andretti / 4. Scott Goodyear / 5. Bobby Rahal / 6.Eddie Cheever / 7.John Andretti /8. Paul Tracy / 9. Scott Pruett / 10. Mike Groff / 11.Stefan Johansson / 12.Jimmy Vasser

Michael Andretti era pressionado pelo Emerson Fittipaldi que buscava o 5ºtriunfo em 1992, Mas Michael Andretti continuava firme e Forte na Frente andando como nunca como se ele tivesse dependendo apenas dele para o Título, Já Bobby continuava a tentar passar o Canadense Scott Goodyear que vinha brilhantemente se defendendo dos ataques do Norte-americano, Bobby por pouco não com conseguiu se aproveitando de que Didier Theys estava dando passagem a Scott na última curva do Circuito.

Na Volta 20 o piloto da Ral Bryan Till sofre um acidente forte e abandonava a corrida, é a última corrida dos Chassis Truesports na Indy assim como da Equipe que deixava a categoria.

As coisas começariam a melhorar para Bobby Rahal, na volta 22 Scott Goodyear foi ultrapassado por Bobby Rahal e com problemas em seu carro e abandona a corrida, nesse momento Bobby estava em 4ºlugar e com sobras seria o campeão da Formula Indy em 1992.

Classificação Após 22 Voltas:
1. Michael Andretti
2. Emerson Fittipaldi
3. Mario Andretti
4. Bobby Rahal
5. Eddie Cheever
6. Paul Tracy
7. John Andretti
8. Scott Pruett
9. Mike Groff
10. Stefan Johansson
11. Jimmy Vasser
12. Raul Boesel
Nesse momento Bobby Seria o Campeão com 2 pontos na frente de Michael Andretti.

Logo aconteceu a primeira parada no boxes para troca de pneus e reabastecimento , Michael Andretti, Emerson Fittipaldi se mantiveram nas mesmas 1º e 2º posições, Paul Tracy é que pulou de 6º para o 3ºlugar e Bobby Caiu para 5º e precisava de ganhar uma posição para ser o campeão independente de Michael Andretti vencer com o ponto do maior número de voltas na liderança da corrida. Scott Brayton conseguiu errar o lugar aonde ele pararia nos boxes o que foi inacreditável e acabou atrapalhando seu companheiro de Equipe que acredito que tenha sido Hiro Matsuhita, Estávamos em Bandeira amarela.

A Corrida para a Walker terminaria na volta 27, Willy W. Ribbs com problemas na Transmissão do Lola-Chevrolet abandonaria a corrida, Bandeira verde é acionada e Michael Andretti continuava na Frente, Emerson Fittipaldi e Paul Tracy tentando de todo o jeito passar ao norte-americano, Bobby Rahal estava numa batalha contra Mario Andretti para pegar o 4ºlugar que seria fundamental para o título dele, Mas tinha que tomar cuidado com John Andretti, Ou seja estava perseguindo pelos Andretti na pista, parecia que os 3 tinham feito um pacto para tirar o campeonato das mãos de Bobby Rahal.

Mas Emerson Fittipaldi que estava em 2ºlugar acaba tendo problemas e fica lento na pista com isso Bobby Sobe para o 4ºlugar e com era o resultado que ele precisava, Já Scott Pruett também tinha problemas e para nos boxes.

Após 35 voltas de 84 previstas a Classificação da corrida era a Seguinte: 1. Michael Andretti 2. Paul Tracy (3.42) 3. Mario Andretti (11.52) 4.Bobby Rahal (11.96) e 5. John Andretti (12.45)

Mario, Bobby, John e Cheever continuavam num bloco compacto que brigava pelo 3ºlugar na corrida, Já Emerson Fittipaldi estava parado nos boxes, Sem Chances de um bom resultado na prova final de 1992. A Situação de Bobby Rahal era difícil por que uma falha e ele certamente seria jantado pelo John Andretti e até mesmo pelo Eddie Cheever que não tinham nada a ver com a Briga do Título, Mas que queriam mostrar serviço para terem carros melhores para 93, Emerson Fittipaldi voltava para a corrida, Mas sem Ritmo para reagir e a muitas umas 4 voltas atrás do Líder.

Classificação após 37 Voltas:

1. Michael Andretti
2. Paul Tracy
3. Mario Andretti
4. Bobby Rahal
5. John Andretti
6. Eddie Cheever
7. Danny Sullivan
8. Raul Boesel
9. Mike Groff
10. Eric Bachelart
11. Scott Brayton
12. Jimmy Vasser
13. Stefan Johansson
14. Al Unser jr. a 1 volta
15. Christian Danner a 1 Volta
16. Didider Theys a 1 Volta
17. Dennis Vitolo a 1 Volta
18. Hiro Matsuhita a 1 Volta
19. Ted Prappas a 1 Volta
20. Scott Pruett a 2 voltas
21. Tony de Tommaso a 2 voltas
22. Buddy Lazier a 2 voltas
23. Vinicio Salmi a 3 Voltas
24. Emerson Fittipaldi a 4 Voltas

Vinicio Salmi na volta 35 abandonaria a corrida com problemas de motor.

Na volta 42 Michael Andretti tinha 3.64 segundos de vantagem para Paul Tracy que estava com quase 16 segundos na Frente de Mario Andretti, Bobby Rahal, John Andretti e Eddie Cheever, Na Metade da corrida Mario Andretti estaria segurando o ritmo de corrida para evitar que Bobby Rahal conseguisse entrar na Briga pela vitória? Enquanto isso Jimmy Vasser Exagera no arrojo e acaba rodando quando tentava ultrapassar ao experiente Christian Danner que evitou uma colisão entre os dois.

Bobby Rahal Continuava com sua tocada tentando passar Mario Andretti mas de olho em John Andretti e em Eddie Cheever e se preocupando em não cometer erros já que ele estava na posição limite para ser o campeão, Michael Andretti é que tinha que arriscar, Nessa altura do campeonato um título de Al Unser Jr. Só com um cata prisma acontecesse em Laguna Seca.

Bobby Rahal ultrapassou a Mario Andretti e assumia a 3ªposição, Ficando assim mais tranquilo e com mais folga para o título já que teria 196 pontos contra os 192 pontos de Michael Andretti se terminasse assim a corrida.

Eric Bachelart que estava fazendo uma boa corrida com a Dale Coyne bateu e abandonou a corrida, ele bateu em Tony de Tommaso que faria a sua estreia na categoria (Foi a única vez que ele correu na Indy) que também deixou a corrida.

Michael Andretti começaria a ter Paul Tracy no seu encalço enquanto isso Raul Boesel começa a lutar pelo 7ºlugar com o norte-Americano, Mas nem precisou de negociação Raul Com um carro melhor passou de passagem por Danny Sullivan numa bonita ultrapassagem e assumiu a 7ªposição, Mas tomou o X do Danny Sulllivan e voltou a 8ºposição. De Tommasso voltou a pista para Bater e deixar a corrida de Vez, Enquanto isso Dennis Vitolo rodava (Não era de Hoje que ele era atrapalhado) Isso fez ser acionada de novo a Bandeira amarela. Com 2/3 de corrida praticamente realizados todo mundo iria para a última parada nos boxes, Newman-Haas e Penske lutavam nos boxes pela liderança, com parada praticamente iguais Michael Andretti voltada na ponta da corrida com Paul Tracy em Segundo, Mario Andretti pegou o terceiro lugar de Bobby Rahal que voltava a estar em situação de limite para ser o campeão, Aliás Bobby teve sorte pois poderia ter batido em Danny Sullivan nos boxes, Mas por sorte Danny não tomou nenhuma atitude temerária e acabou diminuindo um pouco a velocidade e sem se envolver em confusão ele foi fazer sua parada nos boxes. Já John Andretti deixou o motor morrer, foi empurrado de volta nos boxes e voltou a corrida, Mas perdendo um bocado de tempo na corrida.

A Classificação após 56 voltas era essa: 1. Michael Andretti, 2. Paul Tracy,  3. Mario Andretti,  4. Bobby Rahal , 5. Eddie Cheever ,  6. Danny Sullivan

Se Bobby estava no limite para ser o campeão a situação já esteve melhor para Michael, uma ultrapassagem de Paul Tracy e Michael teria de torcer para Bobby Rahal ser apenas o 9ºlugar para ser campeão, Relargada e Emerson Fittipaldi estava na frente de Michael e de Paul Tracy, Mas não parecia atrapalhar ao ponteiros na corrida.

Michael e Tracy brigariam pela vitória e Mario poderia tentar a mesma tática que usou para frear o avanço de Bobby Rahal na corrida, Mas Mario estava mais rápido talvez percebendo que o Paul Tracy seria um adversário terrível para Michael Andretti ele tentaria passar o Canadense para anular o piloto da Penske e ai ficar na Torcida por Eddie Cheever que estava por perto de Bobby Rahal para que assim com Bobby em 5º e seu filho ganhando e comemorar o Bicampeonato do seu filho que iria para a Formula 1 em 1993 e em Laguna seca estava o Campeão da Formula 1 em 1992 Nigel Mansell que estava vendo a categoria aonde ele iria correr no ano seguinte.

E Emerson Fittipaldi deixou os dois primeiros passarem e dessa forma Michael e Paul lutariam pela vitória na corrida, Após 66 voltas de 84 a corrida tinha essa Classificação: Michael Andretti em 1º, Paulo Tracy em 2º com 0.91 atrás de Michael, 3º Mario Andretti a 6.20, 4º Bobby Rahal a 9.19 e Eddie Cheever em 5º a 9.89, Bobby estava com os seu 4ºlugar ameaçado e o seu título ameaçado, Mas Michael tinha Paul Tracy a sua frente a situação dos dois era Crítica, Mas nada que faria Al Unser jr. Campeão pois ele estava em 10ºlugar e mesmo com um enrosco dos dois ele teria que vencer a corrida algo que era impossível naquela altura da corrida.

Eddie Cheever tentava se aproximar de Bobby Rahal para tentar Ganhar a posição do piloto da Rahal-Hogan e da o título para Michael Andretti, a situação era dramática para Bobby a corrida chegava a seu final com altas doses de suspense e de emoção em Laguna Seca. Pouco importava o abandono de Buddy Lazier na volta 61, e os problemas elétricos que deixariam Christian Danner na mão na volta 62. Os olhos do mundo estavam voltados para Bobby Rahal se defendendo de Eddie Cheever e de Michael Andretti fazendo de tudo para Paul Tracy não passar ele para ele ter chances de título, tudo poderia depender de uma ultrapassagem ou de duas para se definir o campeão de 1992 da Formula Indy.

Após 70 voltas o Drama continuava para todo mundo, tanto para Bobby tanto para Michael, Mas parecia que Bobby abriu uma boa distância para Eddie Cheever e com isso sua posição estava um pouco mais segura, Cheever foi atrapalhado justamente pelo seu companheiro de Equipe na corrida o Belga Didier Theys.

Classificação após 73 voltas: 1. Michael Andretti , 2. Paul Tracy, 3. Mario Andretti, 4. Bobby Rahal, 5. Eddie Cheever, 6.John Andretti, 7. Raul Boesel, 8. Danny Sullivan, 9. Mike Groff, 10. Al Unser jr., 11. Scott Brayton, 12. Stefan Johansson.

 

Restavam menos de 11 voltas para o final e Bobby Rahal se aproximou de Mario Andretti e Paul Tracy chegava de vez em Michael Andretti, as brigas no Final favoreciam bem mais a Bobby Rahal do que a Michael Andretti. Bobby não precisava passar a Mario Mas Michael não poderia deixar Tracy passar pois se o Canadense passa o Título seria quase impossível de acontecer para Michael.

Paul Tracy continuava a pressionar a Michael Andretti e parecia ter um carro melhor que Michael e não tinha nada a perder na corrida já que ele estava substituindo a Rick Mears que abandonou as pistas por causa de problemas físicos desde das 500 milhas de Michigan dessa temporada de 92, Mas na volta 79 acontece algo que mudou o campeonato Paul Tracy se chocou com Jimmy Vasser que apontou a segunda do dia, Com isso Paul Tracy quebrou a suspensão e abandonou a corrida, Se de um lado Michael Andretti se livrava de um problema para vencer a corrida de outro Bobby Rahal Assumia o 3ºlugar que estava consolidado, tanto é que Bobby desistiu de passar Mario e tratou de preservar o seu 3ºlugar que daria o título para ele com uma folga de 4 pontos sobre Michael Andretti que fez uma prova impecável e cumpriu a parte dele vencendo o GP de Laguna Seca com o seu pai em Segundo, Mas o Bicampeonato não veio para Michael e Sim Bobby Rahal se consagrava o Tricampeão da Formula Indy com a sua equipe Rahal-Hogan e fazendo um campeonato cerebral Bobby venceu o poderio da Newman-Haas e a força da Penske.

Ao termino da temporada de 1992 eu diria que acabava uma era na Formula Indy, A era dos pilotos caseiros e a Indy a partir de 1993 entrava na era da internacionalização.

Resultado final do GP de Laguna Seca – Monterrey de 1992

Fotos:

Vídeo da corrida:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Vídeo: Youtube – Andrew Sopher

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.