Formula indy Fotos História TV Vídeos

500 milhas de Michigan de 1992

Grid de Largada:

Inside 1ºFila OutSide
2ªFila
3ªFila
4ªFila
   
5ªFila
   
6ªFila
 7ªFila
 8ªFila
 9ªFila
 10ªFila
 11ªFila
   
 12ªFila

-Goodyear tem dia de campeão e vence em Michigan e leva primeira vitória para a Walker

Depois de 9 etapas Bobby Rahal tinha uma cômoda vantagem na liderança do campeonato, Mas veria um vulto branco e Preto que era o Lola-Ford da Newman-Haas de Michael Andretti que vinha chegando na briga pelo Título.

A Pista de Michigan era 100% pro Ford em cima dos Chevrolet dos principais pilotos da categoria e nem se compara ao Judd de Brian Till e aos dois pilotos com Motores Buick V6, Tanto é que os 4 primeiros colocados do Grid de largada foram os 4 pilotos com o motor Ford-Cosworth da Versão mais potente. Mario Andretti fez a pole com 230.150 com Michael Andretti em segundo, Eddie Cheever em 3º e Arie Luyendky em 4º, Cheever e Luyendky eram pilotos da Chip Ganassi, o Melhor com motor Chevrolet era Rick Mears que largaria em 5ºlugar. A Destacar o 10ºlugar de Pancho Carter no carro de A.J.Foyt e os carros da Dale Coyne e da Euromotorsport que não fizeram suas voltas para a Qualificação, mas puderam largar para compor o Grid de 24 pilotos.

Só que Michael Andretti teria problemas e por pouco ele acaba ficando atrasado na largada e se complicando no campeonato, foram para o Grid de Michigan

Em Chassis:

17 Lola
4 Penske
2 Galmer
1 Truesport

Em Motores:

15 Chevrolet
4 Ford
3 Buick
2 Cosworth DFS

Os Pilotos de motor Ford eram os favoritos a Vitória, só que se precisava ver a confiabilidade dos motores que ainda era dramática, Os Lola levavam vantagem sobre a Penske e os Truesport e os Galmer sofreriam com Chassis não adaptados a esse tipo de pista.
Na largada Michael Andretti assumia a ponta da corrida, com Mario em segundo e Cheever e Luyendky logo em seguida quando veio uma bandeira amarela provavelmente por causa de detritos na pista, A Classificação após 2 voltas era a Seguinte: 1. Michael Andretti, 2. Mario Andretti, 3. Eddie Cheever, 4. Arie Luyendky, 5. Rick Mears. Se Indianapolis tinha um impecável asfalto o Mesmo não poderia se dizer de Michigan que tinha muitos defeitos de pista e bem visíveis pelos recapeamentos que tinha por sobre a pista.

Na Relargada tudo normal Michael Andretti na pista, Só que Eddie Cheever foi para a 2ªposição deixando para trás Mario Andretti, Lugar que já tinha alcançado em Phoenix em 92. Enquanto isso George Snider viria a corrida acabar cedo na Volta 7, Na Volta seguinte o , Raul Boesel começava também a dar as cartas começando a pressionar Rick Mears na briga pelo 6ºlugar já que Emerson Fittipaldi pulou para o 5ºlugar.

Classificação após 14 voltas completadas: 1. Michael Andretti, 2. Eddie Cheever a 4.5, 3.Mario Andretti a 6.6, 4. Arie Luyendky a 10.2, 5. Emerson Fittipaldi a 10.6 Com Mears em 6º e Boesel em 7º.

Emerson estava muito perto de Arie Luyendky para lutar pelo 4ºlugar na corrida enquanto Boesel tentava tomar a 6ªposição de Rick Mears, Mas não seria fácil por que Mears tinha um motor mais evoluído do que o de Boesel. Mario Começava a se aproximar de Cheever para reaver a 2ªposição na corrida, uma Briga de Chip Ganassi contra Newman-Haas já que os dois tinham motor Ford e Chassi Lola.

Mears Tinha agora a pressão de Scott Goodyear que tinha ganho posição de Raul Boesel que perdeu rendimento, Goodyear colocou de lado  e passou assim também como Paul Tracy que também passou Mears e tentou passar Goodyear também só que o Canadense da Equipe Walker não permitiu levar o passadão em cima do novato.

Mears foi para os boxes, seu desempenho não era bom no começo de corrida então o Rei dos Ovais iria para uma troca de pneus e reabastecimento antecipado para ver se melhorava o comportamento do carro.

Após 28 voltas a Classificação era essa:

1.    Michael Andretti
2.    Eddie Cheever
3.    Mario Andretti
4.    Arie Luyendky
5.    Emerson Fittipaldi
6.    Scott Goodyear
7.    Paul Tracy
8.    Raul Boesel
9.    Pancho Carter
10.    John Andretti
11.    Bobby Rahal
12.    Rick Mears
13.    Al Unser jr.
14.    Scott Pruett – 1 volta
15.    Scott Brayton – 1 volta
16.    Buddy Lazier – 1 volta
17.    Danny Sullivan – 1 Volta
18.    Steve Chassey – 2 voltas
19.    Jon Beekhuis – 2 voltas
20.    Jeff Wood – 3 voltas
21.    Tony Bettenhausen – 3 voltas
22.    Eric Barchelart OUT
23.    Ross Bentley OUT
24.    George Snider OUT

Bachelart abandonou a corrida com problemas de pressão.
Bobby Rahal em 11º vinha sendo a decepção do começo da corrida com um desempenho bem tímido quase tomando uma volta em cima do Líder logo com 30 voltas completadas. Michael Andretti continuava sem adversários na ponta da corrida, só tendo trabalho para passar os retardatários que não eram fáceis de passar já que as velocidades chegavam a mais de 220 milhas por hora. Classificação após 33 voltas completadas: 1. Michael Andretti, 2. Eddie Cheever, 3. Mario Andretti, 4. Emerson Fittipaldi, 5. Scott Goodyear. Mas isso não iria durar muito, Eddie Cheever sofreria um acidente na volta 36, era o primeiro Ford a deixar a corrida. Andretti foi para os boxes fazer sua primeira parada nos boxes entre outros pilotos, estávamos na primeira bandeira amarela da corrida. Além disso Jon Beekhuis deixava a corrida com problemas com problemas de Embreagem. Com isso já eram 6 fora da corrida com menos de 100 milhas completadas.

Depois de 40 voltas completadas a classificação era essa: 1. Michael Andretti, 2. Mario Andretti, 3. Scott Goodyear, 4. Emerson Fittipaldi, 5. Paul Tracy (-1 Volta), 6. John Andretti (-1 Volta), 7. Raul Boesel (-1 Volta), 8. Arie Luyendky (-1 Volta), 9. Bobby Rahal (-1 Volta), 10. Scott Pruett (-1 Volta) Steve Chassey com a Euromotorsport quebrou o motor e acabou abandonando a corrida.

Relargada na volta 42 e o carro de Michael Andretti continuava a liderar a corrida, na segunda posição Mario, Emerson e Goodyear estavam pau a pau pelo segundo lugar, Emerson Chegou a tomar o segundo lugar do Mario, só que o Velho e bom Mario voltou a segunda posição e nisso quem agradecia era Michael Andretti que voltava a abrir, Arie Luyendky na volta da bandeira verde volta para o Pit para completar o Tanque perdendo mais tempo do que tinha perdido, enquanto isso a Briga entre Paul Tracy e John Andretti estava animada, Acabou depois de duas voltas Tracy levando vantagem sobre Andretti. Jeff Wood estava lento e foi para os boxes fazer reparos em seus carros.

Michael Andretti foi para a sua segunda parada, tudo normal, Mas dai teve de tirar a capota do motor de Andretti, e dai se viu que houve falha na ignição, Resultado disso é que Michael Andretti abandonaria a corrida com apenas 98 das 500 milhas completadas deixando a ponta com o seu Pai Mario Andretti e era só ele com os motores Ford por que Luyendky estava muito lá atrás e Cheever e Andretti abandonaram a corrida. Classificação após 52 voltas: 1. Mario Andretti, 2. Scott Goodyear, 3. Emerson Fittipaldi, 4. Paul Tracy, 5. John Andretti, 6. Raul Boesel, 7. Bobby Rahal, 8. Scott Pruett (-1 volta), 9. Al Unser Jr. (-1 Volta), 10. Pancho Carter (-1 Volta), 11. Scott Pruett (-1 Volta), 12. Buddy Lazier (-1 Volta), 13. Arie Luyendky (- 1 Volta), 14. Rick Mears (- 1 Volta) 15. Michael Andretti (OUT – 3 Voltas), 16. Danny Sullivan ( – 3 Voltas), 17. Tony Bettenhausen (- 5 Voltas), 18. Jeff Wood (- 10 Voltas), 19. Steve Chassey (OUT), 20. Eddie Cheever (OUT), 21. Jon Beekhuis (OUT), 22. Eric Barchelart (OUT), 23. Ross Bentley (OUT), 24. George Snider (OUT).

Mario continuava na ponta com o Motor Ford, Já Bobby Rahal ultrapassava Raul Boesel e assumia a 6ªposição, para Rahal que o Forte não é o Oval e muito menos o Super Speedway o importante era ganhar o maior número de pontos possíveis para ele manter sua cômoda vantagem no campeonato.

Surpreendentemente Scott Goodyear com a Walker conseguiu passar a Emerson Fittipaldi e assumir o segundo lugar e com um desempenho impressionante o que deixou para trás o Campeão das 500 milhas de 1989.

Bobby Rahal começava a querer o 5ºlugar de John Andretti, só que o sobrinho de Mario Andretti estava disposto a oferecer resistência com a Lola-Chevrolet A da Equipe Hall, enquanto Al Unser jr. com o desajustado chassi Galmer continuava a lutar na corrida para também fazer o maior número de pontos. Rick Mears num dia problemático iria para mais uma parada nos boxes, Dessa vez a parada dele foi Normal, Igualmente para Buddy Lazier, tirando alguns problemas com ele e com a equipe, e ai todo mundo foi para os boxes para trocar os pneus e reabastecer, E Estavamos em Bandeira amarela

De Volta na Bandeira verde o Líder continuava Mario Andretti com Goodyear, Emerson e Tracy na perseguição ao Velho piloto de 52 anos de idade, Bobby Continuava lutando com John Andretti, só que dessa vez vantagem para Bobby que assumia o 5ºlugar e deixando John com o 6º. Enquanto isso Arie Luyendky continuava a tentar se recuperar na corrida com o Seu Ganassi-Lola-Ford, Paul Tracy que estava em 3ºlugar e estava a 2 segundos e meio do líder da corrida Mario Andretti, Já Emerson Fittipaldi ficava para Trás na corrida.

Enquanto Isso Al Unser jr. começava a ter uma melhora na corrida, não na Classificação que ainda indicava o 8ºlugar com 1 Volta, Mas acabou acompanhando por um bom tempo ao Paul Tracy que estava dando uma volta nele.

Classificação após 78 voltas

1.    Mario Andretti
2.    Scott Goodyear
3.    Paul Tracy
4.    Bobby Rahal
5.    John Andretti
6.    Raul Boesel
7.    Scott Pruett – 1 Volta
8.    Al Unser Jr. – 1 Volta
9.    Scott Brayton – 1 Volta
10.    Rick Mears – 2 Voltas
11.    Arie Luyendky – 2 Voltas
12.    Buddy Lazier – 2 Voltas
13.    Danny Sullivan – 4 Voltas
14.    Emerson Fittipaldi – 4 Voltas
15.    Pancho Carter (Abandonou na volta 73)
16.    Tony Bettenhausen – 6 Voltas
17.    Jeff Wood – 18 Voltas
18.    Michael Andretti Abandonou
19.    Ross Bentley Abandonou
20.    Eddie Cheever Abandonou
21.    Jon Beekhuis Abandonou
22.    Eric Bachelart Abandonou
23.    Ross Bentley Abandonou
24.    George Snider Abandonou

Emerson Fittipaldi teve problemas em seu carro e perdeu 4 voltas saindo da briga pela vitória de maneira definitiva, Enquanto isso Socct Goodyear ira para o Ataque em cima de Mario Andretti e ultrapassou na primeira tentativa assumindo a primeira posição, Só que o Velho Mário Voltou para a ponta. Mario era o recordista de vitória dos pilotos em Atividade e em uma das duas grandes equipes da Formula Indy com o Poderoso motor Ford contra um piloto de Equipe Mediana que não fez nada mais que chegar em segundo lugar nas 500 milhas daquele ano.

Mario Resistia, Mas Scott estava com um desempenho incrível de seu Lola-Chevrolet A, um motor menos potente que a Chevrolet B das Penske e que os Ford de Mario e de Lydendky. Classificação após 86 Voltas 1. Mario Andretti, 2.Scott Goodyear, 3.Paul Tracy, 4. Bobby Rahal, 5. John Andretti, 6. Raul Boesel, 7. Scott Pruett – 1 Volta, 8. Al Unser jr. – 1 Volta, 9. Scott Brayton – 1 Volta, 10. Rick Mears – 1 Volta.

Scott Goodyear passou de novo e dessa vez ficou na ponta da corrida, Mesmo com a tentativa de volta de Mário Andretti o Canadense segurou a 1ªposição na prova, era improvável, mas poderia sim o piloto do carro 15 sonhar com sua 1ªvitória na Formula Indy após passadas 90 voltas de uma corrida desgastante que já deixava 8 carros de Fora.
E esse número aumentaria para 9 com Rick Mears deixando a corrida na volta 93, Esse seria a última corrida do Norte-Americano Rick Mears, ele acabou se aposentando devido ao Fortíssimo acidente que ele teve em Indianápolis em 1992 que o impossibilitou de correr a corrida de Detroit e de Toronto antes da corrida de Michigan, Com isso e com os problemas de Emerson Fittipaldi o único que poderia lutar por vitória na Penske era o novato Paul Tracy, Enquanto isso Danny Sullivan fazia uma parada nos boxes, Sullivan já tinha 4 voltas e estava em 12ºlugar tentando se recuperar para salvar alguns pontos na classificação do Campeonato.

Mario Andretti na volta 96 passou de novo a Scott Goodyear  e assumiu a ponta da prova, só que Goodyear não desistiu e tomou de novo a ponta da prova, após 100 voltas Goodyear parecia o mais forte adversário de Mário Andretti para a Vitória em Michigan, Mas impressionantemente Paul Tracy veio para cima de Goodyear como um foguete e passou pelo canadense assumindo a liderança da prova com o carro 7 da Mobil 1 Penske-Chevrolet, Isso todo se deveu a um Grupo de 3 Retardatários que os líderes teriam que passar, se aproveitando disso Tracy passou por Andretti e por Goodyear. Bobby Rahal inaugurava as paradas nos boxes para troca de pneus e Reabastecimento. Danny Sullivan iria para os boxes mais uma vez com o seu Galles-Galmer-Chevrolet, numa corrida cheia de problemas, o que era esperado do Chassis Galmer que não tinha o desempenho dos Lola e dos Penske, pelo menos Al Unser jr. estava sobrevivendo bem a corrida com um desempenho Razoavel assim como o Norte-americano Scott Pruett que estava na mesma balada de Al Unser jr., Nas paradas nos boxes Tracy voltou na Frente de Michael Andretti quando ambos voltaram a pista, Ambos fizeram a parada nos boxes ao mesmo tempo, Goodyear fez uma volta antes de Tracy e de Andretti.

Após 109 Voltas a Classificação era Essa: 1. Paul Tracy , 2. Scott Goodyear, 3. Mario Andretti, 4. Bobby Rahal, 5. Raul Boesel, 6. Scott Pruett a 1 volta, 7. Al Unser jr. a 1 Volta, 8. John Andretti a 1 Volta, 9. Arie Luyendky a 1 volta, 10. Scott Brayton a 2 Voltas.

Só que Scott Goodyear voltou bem melhor que Paul Tracy e assumiu a ponta da corrida de novo na volta 110. Estávamos chegando a metade da corrida com 15 pilotos ainda na prova, Quem fazia uma grande corrida era Raul Boesel que começou a correr nas 500 milhas de indianápolis de 1992 e estava substituindo a Hiro Matsushita e muito bem estando em 5ºlugar, Já Arie Lukendky com a Ganassi que restou estava apenas em 9ºlugar mas tentando lutar com John Andretti pela 8ªposição. Mas John Resistia bravamente a pressão do Holandês voador apesar da superioridade Técnica da Ganassi em relação a Hall. Na Volta 122 Mario Andretti veio bem lento e acabou por abandonar a corrida, com 122 voltas o Carro dele não resistiu, Só restava Luyendky de motor Ford que seria o 8ºcolocado, Tínhamos 11 motores Chevrolet na prova, 2 Motores Buick e um motor Ford, um esquadrão de motores Chevrolet naquele momento que se mostrava um motor mais confiável que os Ford especiais que estreavam na categoria em 1992.

Com Metade da prova completada, Goodyear era o líder com Paul Tracy em 2º. Mas tem um detalhe, se esqueceram de Bobby Rahal que estava quieto em 3ºlugar e com as quebras dos seus rivais na luta pelo título o Norte-Americano dono de sua própria equipe iria folgar ainda mais na ponta do campeonato caso a corrida acabasse naquele momento. Classificação após 131 Voltas: 1. Scott Goodyear, 2. Paul Tracy, 3. Bobby Rahal, 4. Raul Boesel, 5. Scott Pruett.

Se a Missão da Ford estava quase impossível aí sim na volta 132 é que a missão se Tornou impossível, Enquanto os pilotos iriam para a nova parada nos boxes o piloto Arie Luyendky que era a última esperança de vitória da Ford se acabou com o muro ou com algum problema de motor que era rápido, mas era problemático ainda. Classificação após 139 Voltas: 1. Scott Goodyear, 2. Paul Tracy, 3.Bobby Rahal, 4. Raul Boesel, 5. Al Unser jr. já com 1 volta a menos que os líderes.

Bandeira Verde era acionada e Goodyear continuava líder só que Bobby Rahal veio com força e chegou a ganhar o 2ºlugar, Mas Tracy voltaria depois de uma reta a posição de origem como era na bandeira amarela, Sem nenhum motor Ford pelo caminho os pilotos com os motores Chevrolet de 12 mil giros no Oval iriam decidir a primeira posição. Bobby Rahal da Rahal-Hogan em 3ºlugar mostrava não ter um carro a altura do carro de Goodyear e de Tracy e também Bobby Rahal não era um piloto Fantástico em Ovais, Mas estava feliz da vida com o Resultado que obtinha até aquele momento. Briga mesmo era mesmo entre Pruett e John Andretti pelo 6ºlugar, O Truesport superar um Chassi Lola era mostras de que John Andretti não tinha um carro equilibrado na prova.

Enquanto isso Emerson Fittipaldi na volta 133 desistiu da corrida, seu carro não aguentou, sendo assim o 12ºpiloto a deixar a prova, com quase 300 milhas completadas, metade dos pilotos já tinham ido para os boxes, e de se louvar 2 pilotos com motor Buick resistindo a prova, Os motores mais Quebráveis da categoria superaram os motores Ford super Rápidos sendo que Buddy Lazier em Treino foi 15 milhas mais lento por volta que Mario Andretti que foi o pole position.

Classificação após 150 Voltas

Scott Goodyear
Paul Tracy
Bobby Rahal
Raul Boesel
Al Unser jr. a 1 Volta
Scott Pruett a 1 Volta
John Andretti a 1 Volta
Scott Brayton a 4 Voltas
Buddy Lazier a 7 Voltas
Danny Sullivan a 10 Voltas
Tony Bettenhausen a 12 Voltas
Arie Luyendky Abandonou
Emerson Fittipaldi a 22 Voltas
Jeff Wood a 26 Voltas
Mario Andretti Abandonou
Rick Mears abandonou
Pancho Carter abandonou
Michael Andretti abandonou
Steve Chassey abandonou
Eddie Cheever abandonou
Jon Beekhuis abandonou
Eric Bachelart abandonou
Ross Bentley abandonou
George Snider abandonou

Emerson Ainda estava na prova, mas com mais de 20 voltas atrás do Líder, ele deixaria mesmo a prova na volta 134.

Impressionava o Desempenho de Raul Boesel que com a mediana e modesta Dick Simon vinha em uma belíssima 4ªcolocação, muito melhor que seu companheiro de equipe Scott Brayton que vinha sobrevivendo na corrida em 8º a 4 voltas do líder Scott Goodyear, Boesel tinha 6.20 segundos para Goodyear que era o líder da prova. Tony Bettenhausen estava resistindo na prova em 11ºlugar, Mas sobrevivendo ainda, ele que estava fazendo suas  últimas corridas na Formula Indy, ele tinha achado em Stefan Johansson um piloto que poderia representar melhor sua equipe na América.

Com 12 carros na disputa qualquer um que terminasse abandonando a prova iria pontuar, lucro para quem não tinha um time grande ou para quem tinha motor Buick e permanecia na pista. Bobby Rahal foi para a sua 5ªparada nos boxes. Com a volta lenta de Rahal Al Unser jr. que descontava a volta de Bobby Rahal conseguia passar Bobby e assumia o 4ºlugar, Bobby se via na 5ªposição, com Goodyear, Tracy e Boesel lutando na mesma volta pelo primeiro lugar, mas teoricamente esses três e a Al Unser jr. com o Capenga Chassi Galmer vinha em 4ºlugar.

Classificação após 172 voltas: 1. Scott Goodyear, 2. Paul Tracy, 3. Raul Boesel, 4. Al Unser jr. a 1 Volta, 5. Bobby Rahal a 1 volta, 6. Scott Pruett a 1 Volta, 7. John Andretti a 1 Volta, 8. Scott Brayton a 4 Voltas, 9. Buddy Lazier a 9 voltas, 10. Danny Sullivan a 12 voltas, 11. Tony Bettenhausen, 12. Jeff Wood, O piloto Jeff Wood acabou deixando a prova na volta 144, O carro pediu a rego e com isso ele ainda conseguiu o 12ºlugar marcando um ponto no campeonato.

Os pilotos foram para a sua 5ªparada pelo menos Paul Tracy e Scott Goodyear, Acabou Tracy se dando bem e assumindo a ponta da corrida, Goodyear parou alguns centímetros a frente do lugar certo de parar e os mecânicos tiveram que colocar um lugar o que resultou em tempo, Seria a pressão de pela primeira vez ter carro para vencer a corrida, com Goodyear em segundo lugar, Agora era questão de Honra para os dois canadenses, o mano a mano para ver quem iria vencer pela primeira vez na sua carreira, se Goodyear que tinha 49 corridas e 2 pódios na Categoria ou Paul Tracy que fazia sua 11ª apresentação na Formula Indy tendo um 4ºlugar em Phoenix como seu melhor Resultado na sua história.

Na Volta 182 Bobby Rahal teve problemas com o motor de seu carro e acabou por deixar a corrida, pelo menos salvou 2 pontos, mas perdeu a chance de folgar ainda mais na classificação do campeonato, Agora era a chance de Al Unser jr. que tinha 91 pontos tentar diminuir a diferença para Rahal na Classificação da prova.

Paul Tracy agora tinha a corrida na mão com um pouco mais de 50 voltas para o final da corrida o Canadense poderia ter sua primeira vitória em Plena 500 milhas de Michigan de 1992, seria a primeira grande conquista da carreira desse jovem piloto que corria com o 3ºCarro da Penske. Goodyear ainda tentava alcançar Tracy, Mas se via que o Piloto da Penske poderia ser um adversário difícil de bater como praticamente impossível comparando os equipamentos e o desempenho de cada carro. Boesel ainda teria alguma chance de vitória.
Classificação após 190 voltas : 1. Paul Tracy, 2. Scott Goodyear, 3. Raul Boesel, 4. Al Unser jr. a 1 Volta, 5. Scott Pruett a 1 Volta.

Faltavam ainda 100 voltas para o final da prova e era de se louvar o desempenho de Al Unser Jr. que de 15ºlugar no Grid ele estando em 4ºlugar, e de Buddy Lazier com o motor Buick e com um time de Estrutura pífia perto de Penske e Newman-Haas ainda estando na corrida em um respeitável 8ºlugar, se aproveitando de quebras e de problemas dos outros concorrentes. Ele estava sozinho com o Buick contra todo o resto com os motores Chevrolet que viravam 15 milhas a mais que o Buick V6.

Classificação após 400 milhas completadas (200 voltas)

Paul Tracy
Scott Goodyear
Raul Boesel
Al Unser jr. a 1 Volta
Scott Pruett a 1 Volta
John Andretti a 1 Volta
Scott Brayton a 5 Voltas
Buddy Lazier a 11 voltas
Danny Sullivan a 15 Voltas
Tony Bettenhausen a 16 Voltas
Bobby Rahal Abandonou
Jeff Wood Abandonou
Emerson Fittipaldi Abandonou
Arie Luyendky Abandonou
Mario Andretti Abandonou
Rick Mears Abandonou
Pancho Carter Abandonou
Michael Andretti Abandonou
Steve Chassey Abandonou
Eddie Cheever Abandonou
Jon Beekhuis Abandonou
Eric Bachelart Abandonou
Ross Bentley Abandonou
George Snider Abandonou

Uma Bela briga por posição estava entre Al Unser Jr. e Scott Pruett pelo 4ºlugar, o Chassi Truesport mostrava também um desempenho até surpreendente para um chassi também não adaptado para pistas em oval, Todos tinham que fazer uma última parada nos boxes para trocar os pneus e ir reabastecer para completarem a corrida. A Vantagem de Tracy para Goodyear era de mais ou menos 8 segundos, missão bem difícil para Goodyear deter a Paul Tracy na luta pela primeira vitória na categoria ainda por cima encontraram uma faísca no carro de Goodyear que poderia prejudicar ele.

Tracy continuava a imprimir um ritmo Forte na primeira posição parecendo seguro de que venceria sua primeira corrida na Penske. Até que na volta 219 Scott Brayton que vinha em uma segura e tranquila 7ªposição acabou batendo e deixando a corrida, com isso Bandeira Amarela e Goodyear iria para cima de Tracy.

A Classificação da prova seria Essa Após 222 Voltas restando 28 para o final:

Paul Tracy
Scott Goodyear
Raul Boesel
Al Unser jr. a 1 Volta
Scott Pruett a 1 Volta
John Andretti a 1 Volta
Scott Brayton a 8 Voltas (Fora da Corrida)
Buddy Lazier a 13 Voltas
Danny Sullivan a 16 Voltas
Tony Bettenhausen a 17 Voltas

Tínhamos 9 pilotos na pista e seguramente sem nenhum problema Lazier, Sullivan e Bettenhausen ultrapassariam a Brayton na classificação final da corrida, dessa forma deixando o norte-americano da Dick Simon em 10ºlugar na prova. Impressionante era Buddy Lazier que estava a poucas voltas de Terminar a corrida numa impressionante 7ªposição após largar do 18ºlugar e com o motor Buick, o Bravo Soldado estava resistindo a batalha campal de 500 milhas. A Decisão iria para as voltas finais, já que estava se demorando muito para limpar a pista devido ao óleo e ao combustível deixado pelo Carro de Scott Brayton.
A Decisão pelo 1ºlugar sairia na relargada para a Bandeira verde para as últimas 18 Voltas das 500 milhas, Na Relargada Goodyear foi com tudo para cima de Paul Tracy e de Raul Boesel como um franco atirador quando era para ser o Tracy a ser o Franco atirador, Goodyear com o carro número 15 da Equipe Walker veio para cima de Tracy e passou pelo jovem Canadense  assumindo a primeira posição, Tracy Tentou voltar a ponta dando o troco, só que não teve troco e Goodyear assumia a liderança da corrida e com o Desempenho de seu carro sendo até melhor que o Penske-Chevrolet de Tracy o Canadense da Equipe Walker tinha nas mãos sua primeira vitória na Formula Indy, Boesel ainda mantinha a Terceira posição com Al Unser jr. em 4ºlugar,passaria a vice-líderança do campeonato na luta pelo título contra Bobby Rahal e Michael Andretti e Mesmo que afastados Emerson Fittipaldi e Scott Goodyear que começaria a ter chances de lutar pelo título de 1992.

Tracy já não tinha o carro ajustado para atacar Goodyear tanto que ele foi ultrapassado pelo Norte-Americano Al Unser Jr. que fez corrida exemplar e que se tivesse na mesma volta do Líder poderia seriamente incomodar a Goodyear e a Tracy pela vitória.
Nas Voltas finais a apreensão da Equipe Walker se justificava, eles estavam vendo seu piloto a poucas voltas de vencer a sua primeira corrida na história da Equipe, da Carreira do piloto e logo nas 500 milhas de Michigan depois de escapar por alguns milésimos a vitória nas 500 milhas de Indianápolis. Mas o dia finalmente chegava para Goodyear que se tornava mais um vencedor na galeria de vencedores de corrida na Formula Indy, o 6ºvencedor do Ano e a primeira vitória de sua carreira que estava em sua 3ªtemporada completa, a Walker estava em festa com o resultado, Mas acima de tudo ao piloto que largou do 9ºlugar e pouco se falava dele para não dizer que não se colocava nenhum centavo no carro 15 da Walker, Paul Tracy completou a dobradinha canadense e chegou em 2ºlugar, seu primeiro grande resultado em sua carreira longa na Formula Indy, Logo depois dessa corrida Tracy Seria o companheiro de Emerson Fittipaldi de forma definitiva na Penske, Raul Boesel perdeu desempenho no final, Mas acabou ficando em 3ºlugar e conseguindo o seu segundo pódio na temporada, Al Unser jr. em 4º foi o grande vitorioso do Dia conseguindo um 4ºlugar e diminuindo a vantagem que ele de Bobby para ele no campeonato. Destaque para a Corrida de Buddy Lazier que completava a prova numa decente 7ªposição com o motor Buick, esta certo que 15 voltas de Al Unser jr. e 16 de Scott Goodyear, Mas louva-se esse resultado do piloto norte-americano que nunca teve um equipamento a altura do seu talento que poderia ser muito, mas era pelo menos aceitável para a Indy, não fazia feio na categoria. Mas esse resultado mostra o que foi a Guerra em que 15 pilotos se vitimaram com problemas de Motor, Mecânico ou com batida, Apenas 9 pilotos acabaram consagrados em terminar essa prova, mereceriam uma medalha por isso.

Resultado final das 500 Milhas de Michigan

Fotos:

Vídeo da corrida:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Vídeo: Andrew Sopher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.