Em um dia Fantástico em Hungaroring Daniel Ricciardo conquista 2ªVitória na temporada

Quando se fala em Hungria já se imagina uma corrida pé no saco de ruim, Mas a corrida de hoje quebrou essa tendência e foi uma das melhores da temporada e o que ajudou a isso acontecer foi a chuva que acabou caindo antes da corrida, a pista obrigou que todos os 20  pilotos no grid e Kevin Magnussen que trocou o chassi e Lewis Hamilton que largou dos boxes.

A Largada que nas últimas 2 corridas foi uma largada complicada dessa vez acabou não sendo tão complicada, Rosberg manteve a primeira posição com Bottas subindo para segundo e Vettel caindo para o 3ºposto. Dessa vez Felipe Massa conseguiu passar pela largada sem problemas. Mas perdeu 2 posições para Button que fez grande largada também e para Hulkenberg que subiu de 9º para o 7ºlugar, Já Lewis Hamilton acabou rodando e saindo da pista, Mas conseguiu voltar perdendo alguns segundos preciosos. Mas a partir dai começou o show de Lewis Hamilton que foi ganhando posição em cima de posição, primeiro sob os carros mais lentos como a Lotus do Maldonado, As duas Caterham, as duas Marussia e começando a pegar os carros da Sauber. A Corrida vinha sendo disputada de Forma dramática com os pilotos tendo dificuldades para se manter na pista.

Dai veio a primeira vinda do Safety Car com a Batida do Sueco Marcus Ericsson que acabou escorregando, Uma batida que chamou mais a atenção pela destruição do carro pois acabou sendo uma batida leve. Dai a corrida começaria a ser decidida a partir dessa volta, Sem os 4 primeiros colocados naquela volta (Rosberg, Bottas, Vettel, Alonso) todos os outros pilotos foram para a parada nos boxes exceto Magnussen e todos eles se deram bem, pois os 4 primeiros foram para os boxes e acabou Daniel Ricciardo assumindo a liderança da corrida com Button em segundo que manteve os pneus intermediários, alias as duas Mclaren decidiram manter os pneus intermediários quando a pista estava ficando seca, Um erro grande do time de Woking que seria pago no decorrer da corrida. Felipe Massa estava em terceiro lugar se dando muito bem após a primeira parada.

Na 11ªVolta quando tudo parecia normal e o Safety car sair para a relargada o Francês Romain Grosjean acabou rodando e batendo praticamente 100 metros depois o local que o Sueco Ericsson acabou se acidentando e o resultado disso foi que o Safety Car ficou por mais 3 voltas na pista. Ai sim com a saída do carro de Grosjean da pista finalmente pode ter a relargada, Com a pista já mais seca do que molhada, Mas na relargada o Button aprontou para cima de Ricciardo e assumiu a liderança da corrida por algumas voltas, Mas com a pista seca a Mclaren acabou tendo que fazer parada com Button e Magnussen para colocar pneu de pista seca.

Já Hamilton subia muito na corrida enquanto que Rosberg acabou tendo algum problema nos freios e isso fez com que ele perdesse algumas posições e rendimento, Hamilton só tinha uma Red Bull entre ele e Rosberg enquanto que dois outros pilotos se destacavam na corrida eram Alonso e Vergne que estavam muito bem posicionados e já estavam em 3º e 4ºlugares respectivamente. Alonso se aproximou de Felipe Massa e tentou pressionar por algum tempo o piloto Brasileiro, Mas a Williams-Mercedes de Massa conseguiu reveter essa situação e segurou a Alonso enquanto que Ricciardo estava lá na frente.

Mas Sérgio Perez que foi abarroado pelo Nico Hulkenberg  acabou na volta 23 escorregando e batendo na reta dos boxes e dessa forma provocou o segundo safety car da prova. E Dai Daniel Ricciardo e as duas Williams foram para os boxes, Enquanto que Ricciardo foi para um novo jogo de pneus mais macios, Tanto Bottas como Massa acabaram colocando os pneus mais duros esperando não parar mais para completar a corrida, uma aposta arriscada, Mas que poderia funcionar já que com a chuva na pista e os pneus intermediários usados já não se havia a obrigação de se usar os dois tipos de pneus. Ricciardo voltou em 6º, Massa em 7º e Bottas em 13ºlugar.

Na Relargada Alonso que tinha assumido a liderança da corrida após as paradas de Ricciardo e Massa e acredite o segundo colocado era Jean-Eric Vergne que fazia a melhor corrida dele na Formula 1 e com uma Toro Rosso que lutava de igual para igual com os carros das grandes equipes, depois vinham Rosberg, Vettel, Hamilton e Ricciardo que formavam um grupo que lutava diretamente pela 2ªposição.

Logo depois na volta 33 Sebastian Vettel acabou Rodando também depois de pegar a zebra do começo da reta dos boxes, Mas sabe-se lá como pelas barbas do profeta ele acabou conseguindo voltar a corrida, Ao mesmo tempo Rosberg foi fazer sua 2ªparada nos boxes, Vettel fez a parada uma volta depois.

A partir da volta 40 os pilotos partiram para a derradeira parada nos boxes. Alonso foi o primeiro a fazer a parada para ir até o final da corrida, Com isso Hamilton assumiu a liderança da corrida, poucas Voltas depois Hamilton nos boxes e Ricciardo assumiu a liderança da corrida. Quem partiu para uma mudança na sua tática de corrida foi Felipe Massa que percebendo que não iria terminar bem a corrida com um pneu de mais 40 voltas no final da corrida ele foi para os boxes para por de novo os pneus mais duros para ai sim partir para o final da corrida em 6ºlugar atrás de Valtteri Bottas.

O Final foi incrível, Alonso com menos carro decidiu ficar na pista até o final da prova e tentar uma improvável vitória esperando uma parada de Ricciardo, Enquanto que Ricciardo estava na liderança da corrida, Só que ele não conseguiu o necessário para fazer a parada e voltar na liderança da corrida, Dessa forma o Australiano foi para os boxes para a parada derradeira colocando os pneus macios para mandar ver nas voltas finais.

Na Mercedes Hamilton não deixou Rosberg ultrapassar e isso comprometeu a tática do piloto Alemão que a 13 voltas do final da corrida acabou indo para os boxes voltando em uma distante 7ªposição, Enquanto que Valtteri Bottas acabava por se arrastar na pista e com isso ele também foi para os boxes para trocar por pneus novos e completar a corrida. Rosberg que estava em 6ºlugar após a parada de Bottas foi para cima de Raikkonen e de Massa e conseguiu a ultrapassagem sobre ambos os pilotos que acabaram por lutar pelo 5ºlugar, Massa levou vantagem nessa briga e para o Brasileiro ficou o alívio de ter conseguido terminar uma corrida na frente de seu companheiro de equipe.

Nas voltas finais Alonso segurava a ponta como nunca sendo pressionado por Lewis Hamilton e parecia que iria conseguir o milagre de levar a Ferrari a uma vitória no Ano. Mas ai veio Daniel Ricciardo com sua maravilhosa Red Bull que ainda com um motor fraco como a Renault ele veio como um leão com seus pneus novos e atacou Hamilton tentando passar por fora pela primeira vez, Só que acabou sendo jogado de maneira leal para fora da pista pois a tal pista acabou, mas a 4 voltas do final Ricciardo fez a mesma manobra e dessa vez deu certo e com isso ele assumiu a segunda posição e dai atacou Alonso e com a ultrapassagem em cima do espanhol o milagre das Astúrias ficou para uma próxima vez, se é que vão deixar que Alonso tenha uma outra chance como essa. Ricciardo partiu para a vitória enquanto que Rosberg fez o que o Homem do Rádio Mandou para ele, 13 voltas de Classificação e por pouco ele não conseguiu o 3ºlugar de Hamilton, Aliás Lewis largou dos boxes para o pódio, Um Feito tão grande como o feito de Sebastian Vettel em Abu Dhabi em 2012.

Nada mais justo que um pódio de Daniel Ricciardo por ter feito a corrida que fez e isso faz por merecer a 3ªposição no campeonato de Pilotos, Fernando Alonso por levar a Ferrari no atual estágio que esta em 2ºlugar e o Lewis Hamilton em 3º fazendo o que fez depois de um Sábado de Treinos Desastroso. Nico Rosberg sai para as Férias com 11 pontos na frente de Hamilton com o 4ºlugar de hoje.

Felipe Massa conseguiu se redimir após os fracassos das últimas corridas e conquistou a 5ªposição e ainda por cima viu seu companheiro de equipe Valtteri Bottas num apagado 8ºlugar até por que Bottas fez uma corrida apagada após 3 pódios seguidos. Entre eles vieram Kimi Raikkonen que fez sua melhor corrida na temporada levando sua Ferrari em 6

ºlugar, Sebastian Vettel que acabou escapando de uma batida no muro levou a RBR ao 7ºlugar e viu mais uma vez seu companheiro triunfar, Agora destacar a grande corrida de Jean-Eric Vergne que andou como gente grande com a Toro Rosso, uma pena ele só ter ficado em 9ºlugar até por que a corrida que ele fez era para muito mais que o 9ºlugar. Jenson Button salvou um ponto para a Mclaren que jogou no lixo a chance de tomar o 5ºlugar da Force India com o erro na estratégia. Adrian Sutil também fez a melhor corrida dele na temporada e por pouco a Sauber não consegue o primeiro ponto dessa temporada o que seria fundamental para a fase da equipe Suíça na formula 1.

Magnussen acabou em 12ºlugar, Pastor Maldonado que fez sua melhor corrida no ano, Mas apontou com o Bianchi e ficou em 13ºlugar, Mas mesmo que não apontasse com o piloto francês da Marussia não iria mudar muito o resultado dele na prova. Danill Kvyat acabou longe dos pontos em 14ºlugar até por que na volta de apresentação seu carro morreu e dai ele teve de largar dos boxes e a sua missão na prova ficou totalmente comprometida. Bianchi e Chilton cumpriram tabela para a Marussia, pelo menos isso. Pois a Caterham nem isso conseguiu, O Sistema de combustível do carro do Kamui Kobayashi deixou na mão o piloto Japonês durante o segundo Safety Car.

Ao final dessa corrida a Formula 1 vai ficar parada por longos 28 dias de inverno para voltar no dia 24 de Agosto com o GP da Bélgica e até lá podemos ter alguma esperança de que o Domínio da Mercedes pode acabar ou então a Mercedes dar o pulo do Gato definitivo para levar o campeonato de uma vez por todas.

Resultado final do GP da Hungria de Formula 1

 

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1 3 Daniel Ricciardo Red Bull RB10 Renault Energy F1-2014 1:53:05.058
2 14 Fernando Alonso Ferrari F14 T Ferrari 059/3 a 5.228
3 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W05 Hybrid Mercedes PU106A Hybrid a 5.857
4 6 Nico Rosberg Mercedes F1 W05 Hybrid Mercedes PU106A Hybrid a 6.361
5 19 Felipe Massa Williams FW36 Mercedes PU106A Hybrid a 29.841
6 7 Kimi Raikkonen Ferrari F14 T Ferrari 059/3 a 31.491
7 1 Sebastian Vettel Red Bull RB10 Renault Energy F1-2014 a 40.964
8 77 Valtteri Bottas Williams FW36 Mercedes PU106A Hybrid a 41.344
9 25 Jean-Eric Vergne Toro Rosso STR9 Renault Energy F1-2014 a 58.527
10 22 Jenson Button Mclaren MP4-29 Mercedes PU106A Hybrid a 1:07.280
11 99 Adrian Sutil Sauber C33 Ferrari 059/3 a 1:08.169
12 20 Kevin Magnussen Mclaren MP4-29 Mercedes PU106A Hybrid a 1:18.465
13 13 Pastor Maldonado Lotus E22 Renault Energy F1-2014 a 1:24.024
14 26 Danill Kvyat Toro Rosso STR9 Renault Energy F1-2014 a 1 Volta
15 17 Jules Bianchi Marussia MR03 Ferrari 059/3 a 1 Volta
16 4 Max Chilton Marussia MR03 Ferrari 059/3 a 1 Volta
17 21 Esteban Gutierrez Sauber C33 Ferrari 059/3 a 38 Voltas (Motor)
18 10 Kamui Kobayashi Caterham CT05 Renault Energy F1-2014 a 46 Voltas (Sistema de Combustivel)
19 11 Sergio Perez Force India VJM07 Mercedes PU106A Hybrid a 48 Voltas (Acidente)
20 27 Nico Hulkenberg Force India VJM07 Mercedes PU106A Hybrid a 56 Voltas (Acidente)
21 8 Romain Grosjean Lotus E22 Renault Energy F1-2014 a 60 Voltas (Acieente)
22 9 Marcus Ericsson Caterham CT05 Renault Energy F1-2014 a 63 Voltas (Acidente)

Texto: Deivison da Conceição
Fotos: Red Bull/Ferrari/Mercedes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.