Grid de Largada:
POS | nº | Pilotos | Equipe | Motor | Tempo | Fase |
1 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Honda | 1m06.4811s | Q3 |
2 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Honda | 1m06.7479s | Q3 |
3 | 12 | Will Power | Team Penske | Chevrolet | 1m06.8748s | Q3 |
4 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | Chevrolet | 1m06.9096s | Q3 |
5 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | Chevrolet | 1m07.1877s | Q3 |
6 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan | Honda | 1m07.3052s | Q3 |
7 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Honda | 1m07.1520s | Q2 |
8 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan | Honda | 1m07.2626s | Q2 |
9 | 31 | Patricio O’Ward | Carlin | Chevrolet | 1m07.2764s | Q2 |
10 | 88 | Colton Herta | Harding Racing | Honda | 1m07.7721s | Q2 |
11 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta | Honda | 1m08.3746s | Q2 |
12 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | Honda | 1m08.4410s | Q2 |
13 | 19 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | Honda | 1m08.1008s | G1 |
14 | 18 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Honda | 1m07.3135s | G2 |
15 | 5 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Honda | 1m08.1811s | G1 |
16 | 59 | Max Chilton | Carlin | Chevrolet | 1m07.4577s | G2 |
17 | 20 | Ed Jones | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 1m08.7711s | G1 |
18 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing | Honda | 1m07.5287s | G2 |
19 | 7 | Marcus Ericsson | Schmidt Peterson Motorsports | Honda | 1m08.9516s | G1 |
20 | 4 | Matheus Leist | AJ Foyt Enterprises | Chevrolet | 1m07.7317s | G2 |
21 | 14 | Tony Kanaan | AJ Foyt Enterprises | Chevrolet | 3m22.3800s | G1 |
22 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | Honda | 1m07.7822s | G2 |
23 | 21 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 1m07.8763s | G1 |
Nos anos 90, Al Unser jr. se tornou o rei do circuito de rua de Long Beach. 20 anos depois, Um novo piloto se torna o novo dominador desse circuito tradicional. O Norte-Americano Alexander Rossi marcou a pole position e conquistou de maneira incontestável o GP de Long Beach.
No Sábado ele marcou a pole position, O vice-campeão de 2018 teria do seu lado o Neozelandês Scott Dixon da Chip Ganassi. A segunda fila pertenceu aos 2 pilotos da Penske. Will Power larga em 3º e Josef Newgarden logo a seguir larga em 4º. Na terceira fila larga Simon Pagenaud completando o trio da Penske e do Norte-Americano Graham Rahal da equipe do seu pai. (Que vinha de vitória no Alabama) Completando os 10 primeiros colocados: Ryan-Hunter Reay, Takuma Sato, Patricio O’Ward e Colton Herta.
Na largada, Dixon tentou tomar a ponta de Rossi. O norte-americano segurou bem a ponta. Power, Newgardan e Rahal completava os 5 primeiros colocados. Mais atrás tivemos o incidente que provocou a única bandeira amarela: Zach Veach tocou na traseira do Brasileiro Matheus Leist, Isso foi uma reação em cadeia para Pigot bater em Veach e o inglês Jack Harvey passar pela grama e pelo canteiro de rosas. Esse incidente também fez que o sueco Marcus Ericsson fosse envolvido.
Safety Car na pista, Os 4 pilotos que se envolveram nesse incidente tiveram que ir aos boxes, para reparos em seus carros.
Relargada na volta 5, Dixon vai por fora para fazer uma nova tentativa de voltar a ponta, Mas Rossi não deu a chance para o piloto da Ganassi assumir a liderança. A partir dai, O Norte-Americano começou a construir seu domínio. Mais atrás, Colton Herta foi pra cima do Mexicano Particio O’Ward na volta seguinte. Os dois ficaram lado a lado por 2 curvas, até que na curva do jardim que estava machucado o piloto da Harding conquistou a 9ªposição do piloto da Carlin.
Depois disso O’Ward teve problemas de rendimento do seu carro, Começou a perder muitas posições.
Com 11 voltas, Ed Jones parou nos boxes. Tony Kannan também parou cedo, certamente para fazer 3 paradas. A maioria dos pilotos partiram para 2 paradas. Rossi estava 1 segundo e meio de vantagem para Dixon. A partir dai, O piloto da Andretti disparou na ponta. A vantagem em cima do piloto da Ganassi passou para 4 segundos na 19ªVolta. Will Power se aproximou de Dixon, Em 4ºvinha Newgarden que estava longe de Power. Completando os 6 primeiros colocados: Graham Rahal e Ryan Hunter-Reay em 5º e 6ºlugares estava longe um do outro, sem qualquer briga entre eles, Não ameaçando ninguém e sem ser ameaçado por ninguém.
Na Volta 25, com James Hinchcliffe começaram as paradas dos pilotos que fariam 2 paradas, Alexander Rossi foi para a parada na 27ªVolta junto de Scott Dixon. Will Power passou para a liderança por 2 voltas. Na 29ªVolta o Australiano parou nos boxes. Newgarden liderou essa volta e foi parar na 30ªvolta.
Com as paradas, Rossi continua na liderança, Com 5 segundos a frente de Josef Newgarden. O piloto da Penske deu um nó em Will Power e Scott Dixon e assumiu o 2ºlugar. Power superou Dixon durante as paradas e assumiu a 3ªposição. Graham Rahal completava os 5 primeiros colocados.
Na volta 34, Dixon foi para cima de Power, E O Australiano sentiu a pressão e acabou errando, passando reto no final da reta e perdendo 5 posições. Enquanto que Dixon assumiu o 3ºlugar, Seguido de Rahal e Reay Hunter-Reay.
Enquanto os outros brigavam, Rossi abria 8.4 segundos de Josef Newgarden, Era uma prova tranquila e sem adversários para Alexander Rossi. Tony Kannan fez sua segunda parada na 37ªVolta, A corrida estava totalmente comprometida para o líder do piloto da Foyt.
A prova chegou na sua metade e Rossi vinha abrindo mais e mais vantagem para os seus adversários mais próximos. Nada aconteceu na prova durante 14 voltas. Até que na 51ªVolta, Colton Herta perde o controle do carro no final da reta oposta e bate no muro, Danificando sua asa dianteira e um dos eixos do seu carro. Fim de corrida para o jovem piloro da Harding. Não acionaram a bandeira amarela para a sorte de Rossi, Que vinha a mais de 11 segundos a frente de Newgarden.
Na volta 56, Ryan Hunter-Reay foi o primeiro dos líderes a fazer a última parada. Certamente daria para levar na boa 30 voltas do final essa quantidade de combustível a partir daquele momento. O Líder Alexander Rossi parou na 57ªVolta, Igualmente fez o Neozelandês Scott Dixon que acabou tendo problemas com a Mangueira de combustível, perdendo tempo precioso nessa parada.
Os líderes, Newgarden parou por último, na volta 58. Depois das paradas, Apesar dos retardatários, Rossi vinha na liderança com 9 segundos de frente para Newgarden. Se nada desse errado a prova estava nas mãos do norte-americano. Newgarden vinha em 2ºlugar, levando a Penske nas costas para manter a liderança do campeonato. Com boa vantagem para Graham Rahal, Ryan Hunter-Reay e Scott Dixon. Esses três fizeram uma pela disputa pelo terceiro lugar no final da prova.
Parecia que Dixon não teria muito que fazer, A ultrapassagem era bem difícil. Até que a 3 voltas do final, Hunter-Reay escorrega na entrada da reta oposta, foi essa é a chance para Dixon usar a potência do Push to Pass para ganhar o 4ºlugar no final da reta. O Neozelandês foi para cima de Graham Rahal, O piloto da Rahal estava sofrendo muito com o desgaste de pneus.
Na Volta final, Dixon atacou como pode Rahal. Lá na frente, Rossi levou pela segunda vez seguida em Long Beach. Foi um domínio imenso do piloto da Andretti, A Adaptação de Rossi com esse circuito de rua é impressionante. Foram 20 segundos a frente de Josef Newgarden, O piloto da Penske fez uma bela corrida, mas longe, muito longe mesmo de disputar a vitória.
E ai veio a grande controversa da corrida, Graham Rahal na parte final acabou fritando os pneus, Dixon tentou passar no começo da reta dos boxes e o Filho de Bobby Rahal fechou a porta e segurou o 3ºlugar. Porém, Os comissários da corrida tiraram o pódio de Rahal e deram para Dixon. O motivo foi que o piloto Norte-Americano violou o regulamento, fechando de forma ilegal o piloto da Chip Ganassi.
Na minha opinião, Punição não foi justa. Não vi um lance desleal de Rahal em Relação à Dixon, Era uma volta final e Graham jogou duro. Porém, dentro da esportividade e sem mudar a sua posição duas vezes. Pelo menos, Podemos dizer que Dixon conseguiu recuperar a posição que ele chegaria sem os problemas técnicos que teve na sua segunda parada.
Ryan-Hunter Reay ficou em 5ºlugar, Com Simon Pagenaud terminando a prova a frente de Will Power, que teve um dia frustrante em Long Beach. Completaram os 10 primeiros colocados a prova mais chata da temporada: Takuma Sato da Rahal, James Hinchcliffe da Schmidt e Felix Rosenquist da Chip Ganassi. O Sueco fez uma corrida bem apagada.
A Formula Indy vai dar uma parada de quase um mês, Para as duas corridas em Indianápolis. A primeira será no circuito misto no dia 11 de Maio. No dia 26 do mesmo mês, Teremos a corrida de número 103 das 500 milhas.
Fotos:
Resultado final do GP de Long Beach
Formula Indy – 2019
POS | nº | Pilotos | Equipe | Motor | Volta | Tempo/Abandono |
1 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 85 | 1h41m35.5999s |
2 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 85 | a 20.2359s |
3 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 85 | a 25.5745s |
4 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan | Dallara/Honda | 85 | a 26.4589s |
5 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 85 | a 29.3447s |
6 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 85 | a 31.5193s |
7 | 12 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 85 | a 33.0529s |
8 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan | Dallara/Honda | 85 | a 34.2879s |
9 | 5 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 85 | a 40.4643s |
10 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 85 | a 41.3241s |
11 | 18 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 85 | a 49.9110s |
12 | 31 | Patricio O’Ward | Carlin | Dallara/Chevrolet | 84 | a 1 Volta |
13 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta | Dallara/Honda | 84 | a 1 Volta |
14 | 59 | Max Chilton | Carlin | Dallara/Chevrolet | 84 | a 1 Volta |
15 | 4 | Matheus Leist | AJ Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 84 | a 1 Volta |
16 | 20 | Ed Jones | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 84 | a 1 Volta |
17 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 84 | a 1 Volta |
18 | 21 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 84 | a 1 Volta |
19 | 14 | Tony Kanaan | AJ Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 83 | a 2 Voltas |
20 | 7 | Marcus Ericsson | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 83 | a 2 Voltas |
21 | 19 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 83 | a 2 Voltas |
22 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing | Dallara/Honda | 82 | a 3 Voltas |
23 | 98 | Colton Herta | Harding Racing | Dallara/Honda | 50 | Acidente |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar