Canet Vence em Austin, A primeira vitória da equipe de Max Biaggi

Um final de semana que começou com a Classificação na chuva e acabou em um domingo de sol. Nesse cenário deu-se fim a um jejum de quase 2 anos sem vitória de Aron Canet. O Espanhol venceu a primeira corrida da história da equipe de Max Biaggi no Mundial de Motovelocidade.

No Sábado, Com a pista molhada foi realizada a classificação da Moto 3, No Q1 vários bons pilotos na disputa por 4 vagas para a fase final da classificação.

Estavam lá, Os três últimos vencedores das três últimas corridas: Jaume Masia, Kaito Toba e Can Oncu. Estavam lá os 2 primeiros colocados do GP da Argentina : Masia e Darryn Binder e o líder do campeonato estava disputando a repescagem.

No Q1, Ficou evidente o domínio do irmão de Brad Binder. Darryn estava muito na frente dos demais pilotos. Suas voltas estavam entre 1 segundo e meio a 2 segundos a frente dos demais pilotos. Na segunda volta ele fez 2:35.503 e numa terceira volta ele virou 2:33.777, Evidenciando a superioridade do piloto da CIP, mas também a se observar que a pista estava melhor a cada passagens dos pilotos.

Mas nada tirou Binder da primeira posição, Nem mesmo uma queda no final. A disputa ficou com as outras 3 vagas para o Q2. Essas vagas ficaram com Jaume Masia, Raul Fernandez e Marcos Ramirez. Os três aproveitaram as melhores condições da pista. O 5ºlugar foi o Japonês Al Ogura que ficou a 2 segundos da classificação e a 2.6 segundos de Binder. Kaito Toba acabou caindo no final e ficou apenas em 10ºlugar, Largando na crítica 24ªposição.

Resultado do Q1:

posPilotoEquipeMotoTempo
140Darryn BinderCIP Green PowerKTM2’33.777
25Jaume MasiaBester Capital DubaiKTM2’34.250
325Raul FernandezSama Qatar Angel Nieto TeamKTM2’34.253
442Marcos RamirezLeopard RacingHonda2’34.376
579Ai OguraHonda Team AsiaHonda2’36.443
661Can OncuRed Bull KTM AjoKTM2’36.490
713Celestino ViettiSKY Racing Team VR46KTM2’36.704
876Makar YurchenkoBOE Skull Rider Mugen RaceKTM2’36.719
969Tom Booth-AmosCIP Green PowerKTM2’37.383
1027Kaito TobaHonda Team AsiaHonda2’37.742
1111Sergio GarciaEstrella Galicia 0,0Honda2’38.827
1254Riccardo RossiKömmerling Gresini Moto3Honda2’40.118
1381Aleix ViuSama Qatar Angel Nieto TeamKTM2’40.356
1412Filip SalacRedox PruestelGPKTM2’40.408
1577Vicente PerezReale Avintia Arizona 77KTM2’40.528

No Q2, Ainda com pista molhada os pilotos brigaram pela pole position, Niccolò Antonelli abriu bem a classificação, Marcando 2:36.783. Porém, Binder vinha em um dia inspirado e baixou para 2:33.999, colocando mais de 2,7 segundos de diferença para Romano Fenati e Niccolò Antonelli. O piloto da CIP estava a vontade na pista.

Na volta seguinte, Antonelli baixa seu tempo e se aproxima de Binder, Mas o Sul-Africano baixa ainda mais seu tempo para 2:32.940, 1.4 segundos a frente de Antonelli. Alonso Lopez com a Estrella Galícia estava em 3º, Jaume Masia e John McPhee completavam os 5 primeiros. Se nada acontecesse de diferente até o final, a pole já estava nas mãos do Sul-Africano.

Antonelli faz 2:33.004 a 3 minutos e 50 do final da sessão, Lopez faz um belo terceiro tempo a 28 milésimos do piloto da SIC58. Binder vendo seus adversário por perto baixou em mais 7 décimos o seu tempo (2:31.221) A 3 minutos e 21 do final, Mas Fernandez com 2:32.476 se aproximou de Binder.

A partir dai para o final da classificação o rumo do treino mudou. Antonelli baixou seu tempo para 2:31.346. Era difícil até mesmo de Binder chegar nessa marca, A pista estava cada vez mais e mais seca. Porém, Não dava ainda para colocar os pneus de pista seca. Lorenzo Dalla Porta caiu na última tentativa e ficou de fora da briga pela pole position.

Raul Fernandez vinha em uma grande volta, Os dois melhores setores, Mas atrapalhado no terceiro setor acabou perdendo a chance de conquistar a pole position, O piloto da Angel Nieto ficou com o segundo tempo, Meio segundo atrás de Niccolò Antonelli. O piloto da Sic58 larga na pole position em Austin.

Raul Fernandez larga em segundo lugar e o Argentino Gabriel Rodrigo, que não apareceu em nenhum momento do treino. No final marcou 3ºtempo e vai fechar a primeira fila com a moto da Gresini.

Na segunda fila largam Jaume Masia da Bester empolgado com a primeira vitória na Argentina, Darryn Binder que até o finalzinho do treino parecia que iria conquistar a pole position pelo seu grande desempenho e domínio no Q1 e em grande parte do Q2. Completa a segunda fila o Espanhol Aron Canet.

Tatsuki Suzuki, Que compõe a Equipe de Niccolò Antonelli abre a 3ªFila, que terá John McPhee da Petronas e Alonso Lopes da Estrella Galícia. O Espanhol Marcos Ramirez completa os 10 primeiros colocados.

Fotos:

Grid de largada:

posPilotoEquipeMotoTempo
123Niccolò AntonelliSIC58 Squadra CorseHonda2’31.346
225Raul FernandezSama Qatar Angel Nieto TeamKTM2’31.847
319Gabriel RodrigoKömmerling Gresini Moto3Honda2’32.129
45Jaume MasiaBester Capital DubaiKTM2’32.144
540Darryn BinderCIP Green PowerKTM2’32.221
644Aron CanetSterilgarda Max Racing TeamKTM2’32.548
724Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHonda2’32.636
817John McpheePetronas Sprinta RacingHonda2’32.701
921Alonso LopezEstrella Galicia 0,0Honda2’33.032
1042Marcos RamirezLeopard RacingHonda2’33.213
1148Lorenzo Dalla PortaLeopard RacingHonda2’33.305
1255Romano FenatiVNE SnipersHonda2’33.357
1316Andrea MignoBester Capital DubaiKTM2’33.727
147Dennis FoggiaSKY Racing Team VR46KTM2’34.784
1584Jakub KornfeilRedox PruestelGPKTM2’34.863
1622Kazuki MasakiBOE Skull Rider Mugen RaceKTM2’35.456
1771Ayumu SasakiPetronas Sprinta RacingHonda2’36.299
1814Tony ArbolinoVNE SnipersHonda2’36.531
1979Ai OguraHonda Team AsiaHonda2’36.443
2061Can OncuRed Bull KTM AjoKTM2’36.490
2113Celestino ViettiSKY Racing Team VR46KTM2’36.704
2276Makar YurchenkoBOE Skull Rider Mugen RaceKTM2’36.719
2369Tom Booth-AmosCIP Green PowerKTM2’37.383
2427Kaito TobaHonda Team AsiaHonda2’37.742
2511Sergio GarciaEstrella Galicia 0,0Honda2’38.827
2654Riccardo RossiKömmerling Gresini Moto3Honda2’40.118
2781Aleix ViuSama Qatar Angel Nieto TeamKTM2’40.356
2812Filip SalacRedox PruestelGPKTM2’40.408
2977Vicente PerezReale Avintia Arizona 77KTM2’40.528

No domingo, um dia totalmente diferente do Sábado.  Um dia limpo e com muito sol em Austin e ideal para grandes corridas do Mundial de Motovelocidade.

Na largada, Masia tomou a liderança de Niccolò Antonelli, Mas a liderança dele não durou muitas curvas, A liderança voltou para as mãos do pole position, Com Gabriel Rodrigo em 2º, Raul Fernandez em 3º, Darryn Binder e Alonso Lopez disputavam o 4ºlugar.

Na metade da segunda volta Rodrigo toma a liderança de Antonelli, Na volta seguinte o piloto da SIC58 voltou a liderança. Os dois primeiros mais o Binder tentaram abrir vantagem pra cima dos outros pilotos, Mas é muito difícil colocar alguma vantagem para os pilotos do pelotão.

Alonso Lopez na metade da 4ªVolta assumiu a liderança com sua Estrella Galícia com Rodrigo e Binder disputavam o 2ºlugar. O Sul-Africano que brilhou no Sábado levou a melhor nessa disputa, Já o piloto da Gresini acabou caindo para o 6ºlugar.

No meio da 6ªVolta, Tatsuki Suzuki passou para a liderança. O Japonês da Sic58 começou a abrir vantagem para o pelotão, O suficiente para manter a liderança na reta dos boxes. O Espanhol Aron Canet ganhou a segunda posição e foi a caça de Suzuki. Ambos conseguiram a proeza de abrirem do pelotão e de fazerem uma prova entre eles pela vitória. Enquanto isso, Binder tentava segurar a 3ªposição, Em vão, Já que Andrea Migno ultrapassou o piloto da CIP que começaria o caminho ladeira abaixo enquanto que o piloto da Bester em 3º começou a virar mais rápido que os dois primeiros.

Enquanto Tatsuki Suzuki vivia seu momento de Glória, O seu companheiro de equipe Niccolò Antonelli estava em 11ºlugar, Outro que vinha perdendo era Darryn Binder que estava em 7ºlugar e que na volta seguinte caiu para o 9ºlugar após ser superado pelos pilotos da Snipers (Arbolino e Fenati) o Piloto da CIP vinha continuando sua linha descedente.

Na 10ªVolta, Suzuki e Canet vinham folgados nas 2 primeiras posições, Mas Andrea Migno junto de Gabriel Rodrigo e Alonso Lopez vinha tentando tirar a diferença para os líderes. Na 11ªvolta, Romano Fenati, que já não fazia uma brilhante corrida acaba caindo e levando com ele o Tcheco Jakub Kornfeil e fez que Ambos deixassem a prova.

A menos de 6 Voltas do final, Migno chegou em Canet para tomar o 2ºlugar do Espanhol, A moto da Bester estava rendendo melhor.  No final da volta, Migno ultrapassou Canet e assumiu o segundo lugar, que logo após algumas curvas seria primeiro…

… Tatsuki Suzuki acabou indo ao chão na curva 7 da 13ªVolta e acabou deixando a corrida que ele teve mais chance de vencer na sua carreira. Andrea Migno assume a liderança com Canet em segundo e o grupo volta a se juntar, 9 pilotos vinham nessa disputa na parte da frente. Sendo que estavam em 4 subgrupos, sendo que Migno e Canet eram o primeiro grupo, Lopez e Rodrigo no segundo, Antonelli e Masia no terceiro e Fernandez, Arbolino e Vietti no último subgrupo da frente.

Canet vendo a chance de vencer depois de um 2018 em branco foi para cima de Migno, Gabriel Rodrigo estava a meio segundo, também querendo a primeira vitória da carreira. A duas voltas para o final, Canet foi decisivo na reta dos Boxes, ultrapassou Migno e assumiu a liderança de maneira definitiva.

Na última volta foi uma loucura, Rodrigo em 2ºtentou lutar pela vitória, Mas acabou engolido pelos dois pilotos da Bester. Aron Canet conquistou a vitória, Foi a primeira da equipe de Max Biaggi e o fim de jejum de vitórias do piloto Espanhol que durava desde do GP da Inglaterra de 2017. Canet só não lidera o campeonato, Porque Jaume Masia em incrível recuperação na parte final terminou em 2ºlugar e ganha no critério de desempate com 45 pontos.

O pódio foi completado pelo Italiano Andrea Migno, também da equipe Bester. O Argentino Gabriel Rodrigo ficou perto do pódio, Mas ainda não foi dessa vez que o piloto da Gresini ganhou o primeiro pódio do ano ficando em 4ºlugar.

Niccolò Antonelli da SIC58 teve uma corrida de altos e baixos, No fim acabou em uma boa 5ªposição. Porém, Longe do que ele esperava. Tony Arbolino levou sua moto da Snipers ao 6ºlugar. Raul Fernandez e Alonso Lopez poderiam ter tido resultados acima do que tiveram. Principalmente o piloto da Estrella Galícia, que liderou a corrida por momentos. Os pilotos da Sky Racing Vr46 completaram os 10 primeiros colocados Celestino Vietti em 9º e Dennis Foggia em 10º. Kaito Toba, que liderou o campeonato até essa prova caiu na metade da corrida e deixou a prova.

Daqui a 3 semanas começa a temporada europeia, O GP da Espanha no famoso circuito de Jerez de la Fronteira. Até lá o campeonato tem dois pilotos com 45 pontos na liderança do Mundial e com a KTM com 2 vitórias contra 1 da Honda.

Fotos:

Resultado Final do GP dos Estados Unidos
Mundial de Motovelocidade – Moto 3

posPilotoEquipeMotoTempo
144Aron CanetSterilgarda Max Racing TeamKTM39’06.761
25Jaume MasiaBester Capital DubaiKTMa 0.909
316Andrea MignoBester Capital DubaiKTMa 1.077
419Gabriel RodrigoKömmerling Gresini Moto3Hondaa 1.104
523Niccolò AntonelliSIC58 Squadra CorseHondaa 1.187
614Tony ArbolinoVNE SnipersHondaa 1.322
725Raul FernandezSama Qatar Angel Nieto TeamKTMa 1.418
821Alonso LopezEstrella Galicia 0,0Hondaa 1.596
913Celestino ViettiSKY Racing Team VR46KTMa 1.735
107Dennis FoggiaSKY Racing Team VR46KTMa 7.876
1179Ai OguraHonda Team AsiaHondaa 8.020
1242Marcos RamirezLeopard RacingHondaa 8.644
1348Lorenzo Dalla PortaLeopard RacingHondaa 8.779
1417John McpheePetronas Sprinta RacingHondaa 8.780
1540Darryn BinderCIP Green PowerKTMa 9.369
1622Kazuki MasakiBOE Skull Rider Mugen RaceKTMa 25.290
1777Vicente PerezReale Avintia Arizona 77KTMa 33.964
1876Makar YurchenkoBOE Skull Rider Mugen RaceKTMa 34.165
1911Sergio GarciaEstrella Galicia 0,0Hondaa 34.462
2012Filip SalacRedox PruestelGPKTMa 34.590
2154Riccardo RossiKömmerling Gresini Moto3Hondaa 50.739
x71Ayumu SasakiPetronas Sprinta RacingHondaa 2 Voltas
x81Aleix ViuSama Qatar Angel Nieto TeamKTMa 4 Voltas
x24Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHondaa 5 Voltas
x69Tom Booth-AmosCIP Green PowerKTMa 7 Voltas
x55Romano FenatiVNE SnipersHondaa 8 Voltas
x84Jakub KornfeilRedox PruestelGPKTMa 8 Voltas
x27Kaito TobaHonda Team AsiaHondaa 8 Voltas
x61Can OncuRed Bull KTM AjoKTMa 15 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário