Um final de semana que começou com a Classificação na chuva e acabou em um domingo de sol. Nesse cenário deu-se fim a um jejum de quase 2 anos sem vitória de Aron Canet. O Espanhol venceu a primeira corrida da história da equipe de Max Biaggi no Mundial de Motovelocidade.
No Sábado, Com a pista molhada foi realizada a classificação da Moto 3, No Q1 vários bons pilotos na disputa por 4 vagas para a fase final da classificação.
Estavam lá, Os três últimos vencedores das três últimas corridas: Jaume Masia, Kaito Toba e Can Oncu. Estavam lá os 2 primeiros colocados do GP da Argentina : Masia e Darryn Binder e o líder do campeonato estava disputando a repescagem.
No Q1, Ficou evidente o domínio do irmão de Brad Binder. Darryn estava muito na frente dos demais pilotos. Suas voltas estavam entre 1 segundo e meio a 2 segundos a frente dos demais pilotos. Na segunda volta ele fez 2:35.503 e numa terceira volta ele virou 2:33.777, Evidenciando a superioridade do piloto da CIP, mas também a se observar que a pista estava melhor a cada passagens dos pilotos.
Mas nada tirou Binder da primeira posição, Nem mesmo uma queda no final. A disputa ficou com as outras 3 vagas para o Q2. Essas vagas ficaram com Jaume Masia, Raul Fernandez e Marcos Ramirez. Os três aproveitaram as melhores condições da pista. O 5ºlugar foi o Japonês Al Ogura que ficou a 2 segundos da classificação e a 2.6 segundos de Binder. Kaito Toba acabou caindo no final e ficou apenas em 10ºlugar, Largando na crítica 24ªposição.
Resultado do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM | 2’33.777 |
2 | 5 | Jaume Masia | Bester Capital Dubai | KTM | 2’34.250 |
3 | 25 | Raul Fernandez | Sama Qatar Angel Nieto Team | KTM | 2’34.253 |
4 | 42 | Marcos Ramirez | Leopard Racing | Honda | 2’34.376 |
5 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda | 2’36.443 |
6 | 61 | Can Oncu | Red Bull KTM Ajo | KTM | 2’36.490 |
7 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM | 2’36.704 |
8 | 76 | Makar Yurchenko | BOE Skull Rider Mugen Race | KTM | 2’36.719 |
9 | 69 | Tom Booth-Amos | CIP Green Power | KTM | 2’37.383 |
10 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda | 2’37.742 |
11 | 11 | Sergio Garcia | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 2’38.827 |
12 | 54 | Riccardo Rossi | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | 2’40.118 |
13 | 81 | Aleix Viu | Sama Qatar Angel Nieto Team | KTM | 2’40.356 |
14 | 12 | Filip Salac | Redox PruestelGP | KTM | 2’40.408 |
15 | 77 | Vicente Perez | Reale Avintia Arizona 77 | KTM | 2’40.528 |
No Q2, Ainda com pista molhada os pilotos brigaram pela pole position, Niccolò Antonelli abriu bem a classificação, Marcando 2:36.783. Porém, Binder vinha em um dia inspirado e baixou para 2:33.999, colocando mais de 2,7 segundos de diferença para Romano Fenati e Niccolò Antonelli. O piloto da CIP estava a vontade na pista.
Na volta seguinte, Antonelli baixa seu tempo e se aproxima de Binder, Mas o Sul-Africano baixa ainda mais seu tempo para 2:32.940, 1.4 segundos a frente de Antonelli. Alonso Lopez com a Estrella Galícia estava em 3º, Jaume Masia e John McPhee completavam os 5 primeiros. Se nada acontecesse de diferente até o final, a pole já estava nas mãos do Sul-Africano.
Antonelli faz 2:33.004 a 3 minutos e 50 do final da sessão, Lopez faz um belo terceiro tempo a 28 milésimos do piloto da SIC58. Binder vendo seus adversário por perto baixou em mais 7 décimos o seu tempo (2:31.221) A 3 minutos e 21 do final, Mas Fernandez com 2:32.476 se aproximou de Binder.
A partir dai para o final da classificação o rumo do treino mudou. Antonelli baixou seu tempo para 2:31.346. Era difícil até mesmo de Binder chegar nessa marca, A pista estava cada vez mais e mais seca. Porém, Não dava ainda para colocar os pneus de pista seca. Lorenzo Dalla Porta caiu na última tentativa e ficou de fora da briga pela pole position.
Raul Fernandez vinha em uma grande volta, Os dois melhores setores, Mas atrapalhado no terceiro setor acabou perdendo a chance de conquistar a pole position, O piloto da Angel Nieto ficou com o segundo tempo, Meio segundo atrás de Niccolò Antonelli. O piloto da Sic58 larga na pole position em Austin.
Raul Fernandez larga em segundo lugar e o Argentino Gabriel Rodrigo, que não apareceu em nenhum momento do treino. No final marcou 3ºtempo e vai fechar a primeira fila com a moto da Gresini.
Na segunda fila largam Jaume Masia da Bester empolgado com a primeira vitória na Argentina, Darryn Binder que até o finalzinho do treino parecia que iria conquistar a pole position pelo seu grande desempenho e domínio no Q1 e em grande parte do Q2. Completa a segunda fila o Espanhol Aron Canet.
Tatsuki Suzuki, Que compõe a Equipe de Niccolò Antonelli abre a 3ªFila, que terá John McPhee da Petronas e Alonso Lopes da Estrella Galícia. O Espanhol Marcos Ramirez completa os 10 primeiros colocados.
Fotos:
Grid de largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | 2’31.346 |
2 | 25 | Raul Fernandez | Sama Qatar Angel Nieto Team | KTM | 2’31.847 |
3 | 19 | Gabriel Rodrigo | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | 2’32.129 |
4 | 5 | Jaume Masia | Bester Capital Dubai | KTM | 2’32.144 |
5 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM | 2’32.221 |
6 | 44 | Aron Canet | Sterilgarda Max Racing Team | KTM | 2’32.548 |
7 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 2’32.636 |
8 | 17 | John Mcphee | Petronas Sprinta Racing | Honda | 2’32.701 |
9 | 21 | Alonso Lopez | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 2’33.032 |
10 | 42 | Marcos Ramirez | Leopard Racing | Honda | 2’33.213 |
11 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Leopard Racing | Honda | 2’33.305 |
12 | 55 | Romano Fenati | VNE Snipers | Honda | 2’33.357 |
13 | 16 | Andrea Migno | Bester Capital Dubai | KTM | 2’33.727 |
14 | 7 | Dennis Foggia | SKY Racing Team VR46 | KTM | 2’34.784 |
15 | 84 | Jakub Kornfeil | Redox PruestelGP | KTM | 2’34.863 |
16 | 22 | Kazuki Masaki | BOE Skull Rider Mugen Race | KTM | 2’35.456 |
17 | 71 | Ayumu Sasaki | Petronas Sprinta Racing | Honda | 2’36.299 |
18 | 14 | Tony Arbolino | VNE Snipers | Honda | 2’36.531 |
19 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda | 2’36.443 |
20 | 61 | Can Oncu | Red Bull KTM Ajo | KTM | 2’36.490 |
21 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM | 2’36.704 |
22 | 76 | Makar Yurchenko | BOE Skull Rider Mugen Race | KTM | 2’36.719 |
23 | 69 | Tom Booth-Amos | CIP Green Power | KTM | 2’37.383 |
24 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda | 2’37.742 |
25 | 11 | Sergio Garcia | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 2’38.827 |
26 | 54 | Riccardo Rossi | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | 2’40.118 |
27 | 81 | Aleix Viu | Sama Qatar Angel Nieto Team | KTM | 2’40.356 |
28 | 12 | Filip Salac | Redox PruestelGP | KTM | 2’40.408 |
29 | 77 | Vicente Perez | Reale Avintia Arizona 77 | KTM | 2’40.528 |
No domingo, um dia totalmente diferente do Sábado. Um dia limpo e com muito sol em Austin e ideal para grandes corridas do Mundial de Motovelocidade.
Na largada, Masia tomou a liderança de Niccolò Antonelli, Mas a liderança dele não durou muitas curvas, A liderança voltou para as mãos do pole position, Com Gabriel Rodrigo em 2º, Raul Fernandez em 3º, Darryn Binder e Alonso Lopez disputavam o 4ºlugar.
Na metade da segunda volta Rodrigo toma a liderança de Antonelli, Na volta seguinte o piloto da SIC58 voltou a liderança. Os dois primeiros mais o Binder tentaram abrir vantagem pra cima dos outros pilotos, Mas é muito difícil colocar alguma vantagem para os pilotos do pelotão.
Alonso Lopez na metade da 4ªVolta assumiu a liderança com sua Estrella Galícia com Rodrigo e Binder disputavam o 2ºlugar. O Sul-Africano que brilhou no Sábado levou a melhor nessa disputa, Já o piloto da Gresini acabou caindo para o 6ºlugar.
No meio da 6ªVolta, Tatsuki Suzuki passou para a liderança. O Japonês da Sic58 começou a abrir vantagem para o pelotão, O suficiente para manter a liderança na reta dos boxes. O Espanhol Aron Canet ganhou a segunda posição e foi a caça de Suzuki. Ambos conseguiram a proeza de abrirem do pelotão e de fazerem uma prova entre eles pela vitória. Enquanto isso, Binder tentava segurar a 3ªposição, Em vão, Já que Andrea Migno ultrapassou o piloto da CIP que começaria o caminho ladeira abaixo enquanto que o piloto da Bester em 3º começou a virar mais rápido que os dois primeiros.
Enquanto Tatsuki Suzuki vivia seu momento de Glória, O seu companheiro de equipe Niccolò Antonelli estava em 11ºlugar, Outro que vinha perdendo era Darryn Binder que estava em 7ºlugar e que na volta seguinte caiu para o 9ºlugar após ser superado pelos pilotos da Snipers (Arbolino e Fenati) o Piloto da CIP vinha continuando sua linha descedente.
Na 10ªVolta, Suzuki e Canet vinham folgados nas 2 primeiras posições, Mas Andrea Migno junto de Gabriel Rodrigo e Alonso Lopez vinha tentando tirar a diferença para os líderes. Na 11ªvolta, Romano Fenati, que já não fazia uma brilhante corrida acaba caindo e levando com ele o Tcheco Jakub Kornfeil e fez que Ambos deixassem a prova.
A menos de 6 Voltas do final, Migno chegou em Canet para tomar o 2ºlugar do Espanhol, A moto da Bester estava rendendo melhor. No final da volta, Migno ultrapassou Canet e assumiu o segundo lugar, que logo após algumas curvas seria primeiro…
… Tatsuki Suzuki acabou indo ao chão na curva 7 da 13ªVolta e acabou deixando a corrida que ele teve mais chance de vencer na sua carreira. Andrea Migno assume a liderança com Canet em segundo e o grupo volta a se juntar, 9 pilotos vinham nessa disputa na parte da frente. Sendo que estavam em 4 subgrupos, sendo que Migno e Canet eram o primeiro grupo, Lopez e Rodrigo no segundo, Antonelli e Masia no terceiro e Fernandez, Arbolino e Vietti no último subgrupo da frente.
Canet vendo a chance de vencer depois de um 2018 em branco foi para cima de Migno, Gabriel Rodrigo estava a meio segundo, também querendo a primeira vitória da carreira. A duas voltas para o final, Canet foi decisivo na reta dos Boxes, ultrapassou Migno e assumiu a liderança de maneira definitiva.
Na última volta foi uma loucura, Rodrigo em 2ºtentou lutar pela vitória, Mas acabou engolido pelos dois pilotos da Bester. Aron Canet conquistou a vitória, Foi a primeira da equipe de Max Biaggi e o fim de jejum de vitórias do piloto Espanhol que durava desde do GP da Inglaterra de 2017. Canet só não lidera o campeonato, Porque Jaume Masia em incrível recuperação na parte final terminou em 2ºlugar e ganha no critério de desempate com 45 pontos.
O pódio foi completado pelo Italiano Andrea Migno, também da equipe Bester. O Argentino Gabriel Rodrigo ficou perto do pódio, Mas ainda não foi dessa vez que o piloto da Gresini ganhou o primeiro pódio do ano ficando em 4ºlugar.
Niccolò Antonelli da SIC58 teve uma corrida de altos e baixos, No fim acabou em uma boa 5ªposição. Porém, Longe do que ele esperava. Tony Arbolino levou sua moto da Snipers ao 6ºlugar. Raul Fernandez e Alonso Lopez poderiam ter tido resultados acima do que tiveram. Principalmente o piloto da Estrella Galícia, que liderou a corrida por momentos. Os pilotos da Sky Racing Vr46 completaram os 10 primeiros colocados Celestino Vietti em 9º e Dennis Foggia em 10º. Kaito Toba, que liderou o campeonato até essa prova caiu na metade da corrida e deixou a prova.
Daqui a 3 semanas começa a temporada europeia, O GP da Espanha no famoso circuito de Jerez de la Fronteira. Até lá o campeonato tem dois pilotos com 45 pontos na liderança do Mundial e com a KTM com 2 vitórias contra 1 da Honda.
Fotos:
Resultado Final do GP dos Estados Unidos
Mundial de Motovelocidade – Moto 3
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 44 | Aron Canet | Sterilgarda Max Racing Team | KTM | 39’06.761 |
2 | 5 | Jaume Masia | Bester Capital Dubai | KTM | a 0.909 |
3 | 16 | Andrea Migno | Bester Capital Dubai | KTM | a 1.077 |
4 | 19 | Gabriel Rodrigo | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | a 1.104 |
5 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 1.187 |
6 | 14 | Tony Arbolino | VNE Snipers | Honda | a 1.322 |
7 | 25 | Raul Fernandez | Sama Qatar Angel Nieto Team | KTM | a 1.418 |
8 | 21 | Alonso Lopez | Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 1.596 |
9 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 1.735 |
10 | 7 | Dennis Foggia | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 7.876 |
11 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda | a 8.020 |
12 | 42 | Marcos Ramirez | Leopard Racing | Honda | a 8.644 |
13 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Leopard Racing | Honda | a 8.779 |
14 | 17 | John Mcphee | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 8.780 |
15 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM | a 9.369 |
16 | 22 | Kazuki Masaki | BOE Skull Rider Mugen Race | KTM | a 25.290 |
17 | 77 | Vicente Perez | Reale Avintia Arizona 77 | KTM | a 33.964 |
18 | 76 | Makar Yurchenko | BOE Skull Rider Mugen Race | KTM | a 34.165 |
19 | 11 | Sergio Garcia | Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 34.462 |
20 | 12 | Filip Salac | Redox PruestelGP | KTM | a 34.590 |
21 | 54 | Riccardo Rossi | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | a 50.739 |
x | 71 | Ayumu Sasaki | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 2 Voltas |
x | 81 | Aleix Viu | Sama Qatar Angel Nieto Team | KTM | a 4 Voltas |
x | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 5 Voltas |
x | 69 | Tom Booth-Amos | CIP Green Power | KTM | a 7 Voltas |
x | 55 | Romano Fenati | VNE Snipers | Honda | a 8 Voltas |
x | 84 | Jakub Kornfeil | Redox PruestelGP | KTM | a 8 Voltas |
x | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda | a 8 Voltas |
x | 61 | Can Oncu | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 15 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP