Hamilton pula melhor que Bottas e vence corrida 1000 da história da Formula 1

Lewis Hamilton reverteu o quadro que estava se desenhando  no dia de domingo e conquistou a 75ªVitória da sua carreira, Marcando seu nome como o vencedor de número 1000 da história da Formula 1. Ao contraio de que um piloto pode perder uma corrida na primeira volta, Hoje ele ganhou na largada.

Hamilton foi melhor que Bottas e assumiu a liderança, Leclerc largou melhor que Vettel e assumiu o 3ºlugar, Tanto Hamilton como Leclerc acabaram tracionando melhor porque é melhor nesse circuito por fora do que por dentro. Nas primeiras curvas do circuito, tivemos uma confusão. Carlos Sainz jr. acabou tocando por trás do carro de Kvyat, que por sua vez acabou se chocando em Norris. Isso faz com que o Safety Car virtual fosse acionado por meia volta, para a retirada de destroços dos carros acidentados.

A partir da segunda volta a corrida recomeça, Daniil Kvyat foi punido com 10 segundos de punição parado nos boxes. Uma punição totalmente injusta, parece que eles com todas as câmeras disponíveis da transmissão acabaram errando na punição e comprometeram a prova do piloto Russo. Se tinha um culpado nesse acidente, Seria Carlos Sainz jr. .

As primeiras voltas, Hamilton conseguiu abrir uma vantagem razoável para Bottas que tentava chega no seu companheiro de equipe, Leclerc vinha em 3º, Pressionado a ceder posição para Vettel que em tese, seria mais rápido que o Monegasco e o Alemão poderia chegar nas Mercedes. Depois de algumas voltas, O Garoto acabou tendo que ceder a posição. Porém, Vettel ao invés de conseguir se aproximar de Bottas acabou que o Finlandês estava abrindo diferença para o piloto da Ferrari.

Poucas movimentações na parte da frente, Kimi Raikkonen passou Nico Hulkenberg e ganhou o 9ºlugar.

Leclerc nas voltas seguintes, entre a volta 12 a 15, Leclerc reclamava que estava mais rápido que Vettel e pediu para voltar a trocar de posição. Essa briga entre os dois fazia o Holandês Max Verstappen se aproximar dos dois pilotos da Ferrari. A Red Bull poderia provocar um novo fiasco do time de Maranello.

Na volta 18, Verstappen foi o primeiro a parar dos primeiros colocados. Na Volta seguinte, Vettel foi chamado e entrou para fazer sua 1ªparada nos boxes. Era a chance de Verstappen de tentar passar o piloto alemão. Na 20ªVolta o piloto da Red Bull fez a tentativa, Conseguiu no final da reta oposta a ultrapassagem, mas passou do ponto e permitiu que Vettel retornasse a posição. E pra completar, Sebastian jogou duro com Max e acabou sendo importante essa fechada para o piloto da Ferrari abrir em cima de Verstappen.

Bottas foi para a parada na 22ªvolta, Hamilton para não perder a liderança parou na volta seguinte e voltou a frente, Mas com menos vantagem de frente para o companheiro de equipe na Mercedes. Leclerc parou 5 voltas depois de Vettel e acabou ficando longe de Vettel e de Verstappen.

Bottas viveu seu melhor momento da prova nas voltas seguintes a parada, Ele chegou a andar mais rápido que Hamilton e chegou a ficar a menos de 2 segundos de frente para o piloto inglês, Mas Lewis conseguiu segurar a barra e voltar a abrir do Bottas. Enquanto Vettel se distanciava de Verstappen, Leclerc vinha tirando a vantagem do piloto Holandês e certamente poderia recuperar a 4ªposição.

Mas atrás, Destaque para as corridas de Kimi Raikkonen com a Ferrari e de Alexander Albon com a Toro Rosso. O piloto da Alfa Romeo vinha sendo combativo e recuperando posições, Albon que largou do último lugar vinha disputando o 10ºlugar. A melhor volta da prova estava nas mãos de Valtteri Bottas na metade da corrida.

O piloto Holandês na 35ªVolta foi para a sua segunda troca de pneus, Vettel parou na 36ªVolta. Visto que eles iriam andar mais rápido daqui até o final da prova, Mercedes chamou os dois pilotos ao mesmo tempo para os boxes, Na volta 37 os dois pararam, com um espaço de 5 segundos a Mercedes conseguiu fazer as paradas, Sem dar prejuízo nenhum para os dois pilotos.

Hamilton voltou em primeiro, Leclerc em 2º ficou na pista a frente do Bottas, Mas os pneus do piloto da Mercedes e dos outros pilotos de ponta estavam mais novos e muito melhores do que os pneus de Leclerc. Bottas foi para cima, Em busca do segundo lugar e de uma tentativa para tomar a vitória de Hamilton. Leclerc conseguiu segurar por uma volta o ímpeto de Bottas, Que conseguiu a ultrapassagem na volta 39 e a Mercedes vinha mais uma vez a dobradinha restabelecida.

Enquanto isso, Leclerc sem rendimento foi presa fácil para Vettel. Visto que a tática de uma parada não daria certo, Leclerc foi fazer a segunda parada nos boxes a 13 voltas do final para tentar recuperar o 4ºlugar.

Bottas tentou chegar em Hamilton nas últimas voltas da prova. Porém, a corrida estava sob controle para o inglês, que levou sua Mercedes até o final da prova e conquistou a sua 75ªVitória da carreira e levou a corrida 1000 para as mãos dele. De quebra, assume a liderança do Mundial de pilotos, com 68 pontos, 6 a mais que Valtteri Bottas, que perdeu a chance de vencer a corrida por causa da largada, Mas teve competência e acabou ficando em 2ºlugar. Essa foi a terceira dobradinha em 3 corridas, Mercedes só não esta 100% por causa das voltas mais rápidas.

Sebastian Vettel acabou em 3ºlugar e subiu pela primeira vez no pódio nessa temporada. Uma boa corrida, Mas nada que se desse um destaque maior. Max Verstappen conseguiu fazer um resultado acima do esperado. O piloto da Red Bull terminou a corrida em 4ºlugar, Ficando a frente de Charles Leclerc, que foi prejudicado pelo jogo de equipe e pela tática ruim da Ferrari em relação a estratégia de paradas nos boxes.

Se por parte da Ferrari podemos criticar, A Red Bull, Deve se fazer elogios a equipe e a Pierre Gasly. O Francês fez uma prova correta, longe de Max Verstappen, mas mesmo assim, se colocou no lugar que ele deve se colocar (Entre os 6 primeiros colocados) E nas voltas finais, Gasly coloca os pneus mais macios e acaba na penúltima volta tomando o ponto da melhor volta de Vettel. Um 6ºlugar que não parece muita coisa, Mas já é uma reação em comparação as 2 primeiras corridas.

Daniel Ricciardo fez um bom final de semana e uma boa corrida, Marcou seus primeiros 6 pontos pela Renault e foi o melhor do Grupo intermediário, em 7ºlugar, seguido de Sergio Perez. O Mexicano fez um papel brilhante e tirou leite de pedra, para levar a Racing Point para o melhor resultado da temporada.

Kimi Raikkonen fez uma corrida combativa e levou a Alfa Romeo a uma digna 9ºposição, Um carro que não era dos melhores nesse final de semana. Completou a zona de pontuação, O Tailandês Alexander Albon, Largando do último lugar fez uma grande corrida. Um dos melhores pilotos da prova. no final, segurou Romain Grosjean para terminar a prova em 10ºlugar. Pela segunda vez o estreante marca pontos no campeonato e a Toro Rosso, apesar do penúltimo lugar no mundial de construtores consegue pontuar pela 3ªvez em 3 corridas.

Grosjean e Magnussen acabaram em 11º e 13ºlugares respectivamente, A Haas com uma atuação somente razoável começa a acender a luz amarela pelos desempenho abaixo do esperado. No meio deles, terminou o Canadense Lance Stroll.

Carlos Sainz jr. que deveria ser punido acabou a prova em 14ºlugar. Até agora o Espanhol não tem sido muito efetivo no campeonato, Até mais por falhas e Incidentes sem ser sua culpa, Mas ao ver Norris com 8 pontos começa a criar um pouco de pressão para quem poderia ser o líder da equipe. Antonio Giovinazzi ficou em 15º, Bem longe de Kimi Raikkonen.

As Williams fecharam de novo a raia. Com George Russell e Robert Kubica em 16º e 17ºlugar. Muito triste ver a Williams andar tão mal como esta andando.

Os pilotos que abandonaram a corrida foram: Nico Hulkenberg na 17ªVolta, Daniil Kvyat na 42ªVolta e Nas voltas finais, Nando Norris que ainda ficou qualificado em 18ºlugar, Por ter completado 90% da prova.

Daqui a duas semanas teremos a corrida 1001 da Formula 1, A primeira na Europa no circuito de Baku, No Azerbaijão. Será que a Mercedes vai continuar seu domínio ou teremos a Ferrari e Red Bull reagindo?

Fotos:

Resultado final do GP da China
Corrida 1000 da Formula 1 – Temporada 2019

posPilotosEquipeChassiMotorVoltaTempo
144Lewis Hamilton Mercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+561:32:06.350 
277Valtteri Bottas Mercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+56a 6.552s 
35Sebastian Vettel Scuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06456a 13.744s 
433Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H56a 27.627s 
516Charles Leclerc Scuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06456a 31.276s 
610Pierre Gasly Aston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H56a 1:29.307s 
73Daniel Ricciardo Renault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1955a 1 volta 
811Sergio Perez SportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes55a 1 volta 
97Kimi Räikkönen Alfa Romeo RacingC38Ferrari 06455a 1 volta 
1023Alexander Albon Red Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H55a 1 volta 
118Romain Grosjean Rich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06455a 1 volta 
1218Lance Stroll SportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes55a 1 volta 
1320Kevin Magnussen Rich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06455a 1 volta 
1455Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1955a 1 volta 
1599Antonio Giovinazzi Alfa Romeo RacingC38Ferrari 06455a 1 volta 
1663George Russell ROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+54a 2 voltas 
1788Robert Kubica ROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+54a 2 voltas 
184Lando Norris McLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1950a 6 Voltas
NC 26Daniil Kvyat Red Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H41a 15 Voltas
NC 27Nico Hulkenberg Renault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1916a 40 Voltas

Tempos das Voltas Mais Rápidas

posPilotosEquipeChassiMotorVoltaTempo
110Pierre Gasly Aston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H551:34.742 
25Sebastian Vettel Scuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 064371:34.836 
316Charles Leclerc Scuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 064451:34.860 
477Valtteri Bottas Mercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+381:34.872 
544Lewis Hamilton Mercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+471:35.892 
633Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H451:36.143 
718Lance Stroll SportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes461:36.678 
88Romain Grosjean Rich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 064371:36.873 
963George Russell ROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+511:37.283 
1020Kevin Magnussen Rich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 064351:37.471 
1155Carlos Sainz Renault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 19441:37.502 
127Kimi Räikkönen Alfa Romeo RacingC38Ferrari 064271:37.812 
1326Daniil Kvyat Red Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H271:37.975 
1499Antonio Giovinazzi Alfa Romeo RacingC38Ferrari 064321:38.048 
154Lando Norris Renault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 19371:38.346 
163Daniel Ricciardo Renault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 19381:38.632 
1711Sergio Perez SportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes371:38.702 
1823Alexander Albon Red Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H221:38.901 
1927Nico Hulkenberg Renault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 19141:39.677 
2088Robert Kubica ROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+281:39.772 

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Renault/Force India/Alfa Romeo/Toro Rosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *