Moto 2 e Moto 3 tem a primeira experiência da nova classificação em Losail

Introduzido na temporada de 2012 na MotoGP (No mesmo circuito de Losail no Qatar), Hoje os pilotos da Moto 2 e Moto 3 tiveram a primeira experiência de classificação. Uma tentativa de aproximar e de preparar melhor os jovens pilotos para a MotoGP que pode funcionar nisso é um ponto bem positivo.

Mas esse novo formato tem um, porém que dá para ser corrigido tranquilamente. Tanto na moto 2 como na Moto 3 são 14 pré-classificados mais os 4 primeiros colocados da Represcagem, Ou seja, 18 pilotos classificados para a fase final da classificação. Eu já acho muito piloto para estar classificado para o Q2.

Moto 2

No Q1, Alguns bons pilotos disputavam a vaga, Como o Suíço Jesko Raffin com a moto da NTS. Luca Larini a 9 minutos do final saiu na frente marcando 1:59.415. Com o Japonês Nagashima, O Suíço Lecuona e o Experiente Italiano Simone Corsi. Na metade do treinamento fica evidente que a Sky Racing estava acima das outras equipes. Marini e Bulega vinha nas duas primeiras posições. A menos de 5 minutos do final. Nagashima da SAG e Di Giannantonio com a Speed UP eram os outros dois classificados. Lecuona e Raffin vinham logo atrás com chances de passar entre os 4 primeiros colocados.

Lecuona a 2 minutos do final passou para o 4ºlugar. Na sua última volta rápida o piloto Suíço da American Racing KTM foi atrapalhado e perdeu a chance de melhorar. Di Giannantonio depois do cronometro zerado passou para o 4ºlugar, Mas na Curva 15 ele passa sua moto além da pista e tem sua volta anulada. Os Classificados para o Q2 foram Luca Marini e Nicolo Bulega da Sky Racing VR46, Tetsura Nakashima que volta bem para a equipe SAG e o Espanhol Iker Lecuona.

Classificação do Q1:

posPilotoEquipeMotorTempo
110Luca MariniSKY Racing Team VR46Kalex1’59.154
211Nicolo BulegaSKY Racing Team VR46Kalex1’59.303
345Tetsuta NagashimaONEXOX TKKR SAG TeamKalex1’59.442
427Iker LecuonaAmerican Racing KTMKTM1’59.709
521Fabio di GiannantonioEgo Speed UpSpeed Up1’59.754
62Jesko RaffinNTS RW Racing GPNTS1’59.786
789Khairul Idham PawiPetronas Sprinta RacingKalex1’59.931
824Simone CorsiTasca Racing Scuderia Moto2Kalex2’00.024
916Joe RobertsAmerican Racing KTMKTM2’00.506
1077Dominique AegerterMV Agusta Idealavoro ForwardMV Agusta2’00.518
113Lukas TulovicKiefer RacingKTM2’00.836
1262Stefano ManziMV Agusta Idealavoro ForwardMV Agusta2’00.861
1335Somkiat ChantraIDEMITSU Honda Team AsiaKalex2’00.872
1472Marco BezzecchiRed Bull KTM Tech 3KTM2’00.880
1565Philipp OettlRed Bull KTM Tech 3KTM2’00.929
1696Jake DixonSama Qatar Angel Nieto TeamKTM2’00.951
1720Dimas Ekky PratamaIDEMITSU Honda Team AsiaKalex2’01.291
1818Xavi CardelusSama Qatar Angel Nieto TeamKTM2’02.863

Na fase final da Classificação, Os quatro Classificados se juntaram ao outros 14 já pré-classificados para o Q2. Um deles Iker Lecuona demorou para voltar aos boxes, Ele esta desolado, Achando que não tinha passado para a o Q2. Uma grande falta de comunicação que acabou por comprometer a sua participação no final do treino.

Nos primeiros 5 minutos no Q2, Lowes e Binder vinham com 3 parciais vermelhas, Mas no 4ºSetor perderam muito tempo e não superaram o tempo de Locatelli que começou liderando a classificação. Mas logo os pilotos Marcel Schrotter da Dynavolt, Xavi Vierge da Marc VDS estrela Galícia e Brad Binder da KTM passaram para os 3 primeiros lugares.  Na volta seguinte Remy Gardner aparece muito bem e por segundos passou a liderança. Schrotter segundos depois recuperou a ponta baixando seu tempo para 1:58.749 colocando 143 milésimos de frente ao piloto Australiano.

Só que Xavi Vierge acabou marcando 1:58.731 e tomando a liderança na metade da fase final de classificação. Até aquele momento: Vierge, Schrotter e Marini (Vindo do Q1) estavam fazendo a primeira fila) Enquanto isso, Jorge Martin que estreia na Moto 3 acabou indo ao chão. Remy Gardner, Sam Lowes, Thomas Luthi, Brad Binder, Lorenzo Baldassari, Augusto Fernandez e Alex Marquez completavam os 10 primeiros lugares.

A 3 minutos e 50 segundos do final, Schrotter baixa um pouco mais seu tempo e tira Vierge da pole, Assumindo a liderança do Treino. A 1 minuto e 50 segundos do final, O Piloto alemão faz 1:58.585 e abre mais de 1 décimo a frente de Vierge. Quem subiu bem foi Lorenzo Baldassari que subiu para o 3ºlugar. Superando Luca Marini e Remy Gardner.

No final não tivemos mudanças praticamente. Schrotter começa o ano com a Pole position, A Dynavolt parece ser uma das candidatas a serem a melhor equipe desse campeonato. Xavi Vierge larga em 2º representando muito bem a Marc VDS, Ao contraio de Alex Marquez que começa o ano largando em um desapontador 9ºlugar fechando a terceira fila. A primeira fila será completada pelo Italiano Lorenzo Baldassarri da Pons.

A segunda fila vai ter Luca Marini que caiu na sua última volta, Remy Gardner com a moto da SAG fazendo um belíssimo treinamento larga em 5ºlugar e Sam Lowes larga em 6ºlugar com a moto da Gresini. Thomas Luthi volta a moto 2 com a segunda moto da Dynavolt, Abrindo a 3ªfila, Com Brad Binder da KTM e Alex Marquez da Marc VDS em 9º. Augusto Fernandez da Pons, Jorge Martin da  KTM e Jorge Navarro da SpeedUP Completam os 12 primeiros colocados.

Fotos:

Grid de Largada – Moto 2

posPilotoEquipeMotorTempo
123Marcel SchrotterDynavolt Intact GPKalex1’58.585
297Xavi ViergeEG 0,0 Marc VDSKalex1’58.731
37Lorenzo BaldassarriFlexbox HP 40Kalex1’58.784
410Luca MariniSKY Racing Team VR46Kalex1’58.804
587Remy GardnerONEXOX TKKR SAG TeamKalex1’58.819
622Sam LowesFederal Oil Gresini Moto2Kalex1’58.845
712Thomas LuthiDynavolt Intact GPKalex1’59.004
841Brad BinderRed Bull KTM AjoKTM1’59.038
973Alex MarquezEG 0,0 Marc VDSKalex1’59.062
1040Augusto FernandezFlexbox HP 40Kalex1’59.213
1188Jorge MartinRed Bull KTM AjoKTM1’59.278
129Jorge NavarroEgo Speed UpSpeed Up1’59.325
1333Enea BastianiniItaltrans Racing TeamKalex1’59.387
1445Tetsuta NagashimaONEXOX TKKR SAG TeamKalex1’59.397
1511Nicolo BulegaSKY Racing Team VR46Kalex1’59.460
1627Iker LecuonaAmerican Racing KTMKTM1’59.681
175Andrea LocatelliItaltrans Racing TeamKalex1’59.708
1864Bo BendsneyderNTS RW Racing GPNTS1’59.837
1921Fabio di GiannantonioEgo Speed UpSpeed Up1’59.754
202Jesko RaffinNTS RW Racing GPNTS1’59.786
2189Khairul Idham PawiPetronas Sprinta RacingKalex1’59.931
2224Simone CorsiTasca Racing Scuderia Moto2Kalex2’00.024
2316Joe RobertsAmerican Racing KTMKTM2’00.506
2477Dominique AegerterMV Agusta Idealavoro ForwardMV Agusta2’00.518
253Lukas TulovicKiefer RacingKTM2’00.836
2662Stefano ManziMV Agusta Idealavoro ForwardMV Agusta2’00.861
2735Somkiat ChantraIDEMITSU Honda Team AsiaKalex2’00.872
2872Marco BezzecchiRed Bull KTM Tech 3KTM2’00.880
2965Philipp OettlRed Bull KTM Tech 3KTM2’00.929
3096Jake DixonSama Qatar Angel Nieto TeamKTM2’00.951
3120Dimas Ekky PratamaIDEMITSU Honda Team AsiaKalex2’01.291
3218Xavi CardelusSama Qatar Angel Nieto TeamKTM2’02.863

Moto 3

Na primeira classificação com o novo formato, Deu para ver que não teria mais aquele grupo de mais de 10 pilotos tentando pegar o vácuo um do outro, As estratégias seriam bem diferentes. Num primeiro momento Raul Fernandez e Tatsuki Suzuki eram os 2 primeiros colocados. Porém tinha muita gente boa para buscar tempo e os pilotos estavam na verdade adaptando a esse novo formato ainda.

Ramirez, Darryn Binder e Suzuki a 5 minutos do final estavam com as 4 vagas para o Q2. A 3 minutos e 40 do final, O Escocês John McPhee vai para a liderança passando seu tempo para casa do 2 minutos e 6 segundos. Fernandez, Ramirez e Vietti da VR46 estavam classificados.

A Definição das vagas só foi feita depois do Cronometro. O Italiano Celestino Vietti acabou com o melhor tempo do Q1, John McPhee acabou sendo superado e ficou com o 2ºlugar. A surpresa foi Al Ogura que fez um excelente 3ºlugar. Raul Fernandez garantiu a última volta. Marcos Ramirez acabou decepcionando com o 6ºlugar, Já Jaume Masia pior ainda terminando o 13ºlugar.

Classificação do Q1:

posPilotoEquipeMotorTempo
113Celestino ViettiSKY Racing Team VR46KTM2’06.689
217John McPheePetronas Sprinta RacingHonda2’06.718
379Ai OguraHonda Team AsiaHonda2’06.809
425Raul FernandezSama Qatar Angel Nieto TeamKTM2’06.834
524Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHonda2’06.884
642Marcos RamirezLeopard RacingHonda2’07.253
721Alonso LópezEstrella Galicia 0,0Honda2’07.318
871Ayumu SasakiPetronas Sprinta RacingHonda2’07.373
976Makar YurchenkoBOE Skull Rider Mugen RaceKTM2’07.681
1040Darryn BinderCIP Green PowerKTM2’07.868
116Ryusei YamanakaEstrella Galicia 0,0Honda2’08.179
1269Tom Booth-AmosCIP Green PowerKTM2’08.272
135Jaume MasiaBester Capital DubaiKTM2’08.442
12Filip SalacRedox PruestelGPKTMSem Tempo
54Riccardo RossiKommerling Gresini Moto3HondaSem Tempo

Na Fase final de classificação vieram os pilotos melhores qualificados pelos tempos das 3 sessões livres. Após todos os pilotos terem marcado suas primeiras tentativas, A liderança e a pole position estava nas mãos de Romano Fenati. De volta ao Mundial de Motovelocidade pela equipe Snipers (A Mesma que correu em 2018 pela moto 2) depois da controversa e injustificável atitude do GP de San Marino. Aron Canet na equipe de Max Biaggi e Lorenzo Dalla Porta completava os 3 primeiros lugares. A 5 minutos e 40 do final, Kaito Toba e Tony Arbolino superaram Fenati e Canet e assumiram as 2 primeiras posições.

Canet em nova volta rápida a 4 minutos e meio do final voltou a liderança. Enquanto a maioria dos pilotos estava na pista, Alguns outros estavam nos boxes para trocar os pneus para uma nova tentativa no final. Na reta final O Escocês John McPhee subiu para o 3ºlugar, A 425 milésimos do líder. Lorenzo Dalla Porta vinha com um temporal nos três primeiros setores, Mas no último setor ele perdeu tempo e ficou em 2ºlugar. Kaito Toba subiu para o 3ºlugar completando a primeira fila.

Canet começa o ano com a pole position para o GP do Qatar. A equipe Sterilgarda Max Racing Team já estreia com o pé direito no Mundial de Motovelocidade e o piloto Espanhol quer mostrar que o franco ano de 2018 ficou para trás. Lorenzo Dalla Porta da Leopard Racing e Kaito Toba da Honda Asia Team completam a primeira fila. Na segunda fila largam o Escocês John McPhee da Petronas Sprinta Racing, Niccolò Antonelli da SIC58 Squadra Corse e Albert Arenas da Sama Qatar Angel Nieto Team. Outros dois pilotos que vieram do Q1 ficaram entre os 10 primeiros lugares: Celestino Vietti em 8º e Raul Fernandez em 10ºlugar. Quem decepcionou foi o Argentino Gabriel Rodrigo, Apontado como um dos favoritos ao título larga apenas em 12ºlugar.

Fotos:

Grid de Largada – Moto 3:

posPilotoEquipeMotorTempo
144Aron CanetSterilgarda Max Racing TeamKTM2’05.883
248Lorenzo Dalla PortaLeopard RacingHonda2’06.080
327Kaito TobaHonda Team AsiaHonda2’06.109
417John McPheePetronas Sprinta RacingHonda2’06.308
523Niccolò AntonelliSIC58 Squadra CorseHonda2’06.373
675Albert ArenasSama Qatar Angel Nieto TeamKTM2’06.526
714Tony ArbolinoSnipers TeamHonda2’06.621
813Celestino ViettiSKY Racing Team VR46KTM2’06.663
977Vicente PerezReale Avintia Arizona 77KTM2’06.670
1025Raul FernandezSama Qatar Angel Nieto TeamKTM2’06.673
1155Romano FenatiSnipers TeamHonda2’06.681
1219Gabriel RodrigoKommerling Gresini Moto3Honda2’06.805
1322Kazuki MasakiBOE Skull Rider Mugen RaceKTM2’06.978
1484Jakub KornfeilRedox PruestelGPKTM2’07.247
1579Ai OguraHonda Team AsiaHonda2’07.363
167Dennis FoggiaSKY Racing Team VR46KTM2’07.411
1716Andrea MignoBester Capital DubaiKTM2’07.525
1861Can OncuRed Bull KTM AjoKTM2’07.638
1924Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHonda2’06.884
2042Marcos RamirezLeopard RacingHonda2’07.253
2121Alonso LópezEstrella Galicia 0,0Honda2’07.318
2271Ayumu SasakiPetronas Sprinta RacingHonda2’07.373
2376Makar YurchenkoBOE Skull Rider Mugen RaceKTM2’07.681
2440Darryn BinderCIP Green PowerKTM2’07.868
256Ryusei YamanakaEstrella Galicia 0,0Honda2’08.179
2669Tom Booth-AmosCIP Green PowerKTM2’08.272
275Jaume MasiaBester Capital DubaiKTM2’08.442
2812Filip SalacRedox PruestelGPKTMSem Tempo
2954Riccardo RossiKommerling Gresini Moto3HondaSem Tempo

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *