Walkner supera Brabec no final e ganha segunda etapa do Dakar

Matthias Walkner conquistou uma bela vitória na segunda etapa do Dakar 2019, Após disputar setor a setor com o Norte-Americano Ricky Brabec. Um dos candidatos a vitória Michael Metge acabou com problemas e esta fora da disputa do campeonato, A mais de uma hora e meia dos lideres. Barreda Bort continua na liderança na Geral

A Largada foi dada as 8 e meia da Manhã, (11 e meia da Manhã no Horário de Brasília) Com Joan Barreda Boat e depois com Pablo Quintanilla, Ricky Brabec, Adrien Van Beveren e San Sunderland, Além dos mais de 130 pilotos que estavam na disputa. A Disputa era entre Pisco até San Juan de Marcona, Com

Ricky Brabec, 3ºlugar no primeiro estágio começou na liderança com sua moto da Honda, Com Matthias Walkner da KTM na segunda posição. 10 segundos a frente do norte-americano. Os dois primeiros abriram uma boa vantagem de 1 minuto e 3 segundos sobre Adrien Van Beveren da Yamaha em 3º, Pablo Quintanilla em 4º, Kevin Benavides em 5º. (Ambos com o mesmo tempo – 1 minuto e 5 segundos atrás do líder) o Francês Xavier de Soultrait com a Yamaha em 6ºlugar, 10 segundos a frente de Joan Barreda Boat da Honda.

Quem era a surpresa da primeira parte foi o Espanhol Lorenzo Santolino, Com sua TVS Sherco. O Norte-Americano Andrew Short vem cumprindo a promessa de brigar mais a frente no Dakar, Em 9ºlugar. San Sunderland vinha em 10ºlugar, 1 segundo a frente do Argentino Franco Caimi da Yamaha. Paulo Gonçalves, Stefan Svitko, E os irmãos Metge com a TVS Sherco (Acho que nunca a marca colocou 3 motos entre os 15 primeiros lugares) completavam os top 15. O piloto Ross Branch de Botsuana vinha em uma surpreendente 17ªposição com sua KTM.

Brabec segurou a liderança no 2ºSetor, Por apenas 3 segundos de frente para o Austríaco Matthias Walkner. O piloto da Honda e o Piloto da KTM colocaram vantagem para o Argentino Kevin Benavides, com sua Honda a 2 minutos e 6 segundos atrás do líder. O Inglês San Sunderland vinha com sua KTM em 4ºlugar, 7 segundos atrás do vice-campeão de 2018.

O Francês Adrien Van Beveren com sua Yamaha vinha em 5º, Com 2 minutos e 20 atrás do líder e 10 segundos a frente do Espanhol Barreda Boat em 6ºlugar. Lorenzo Santolino continuava muito bem, Levando a Sherco a uma importante 7ªposição. Short, de Soultrait e Caimi completava os 10 primeiros. Palbo Quintanilla não estava aparecendo na classificação.

Ricky Brabec e Matthias Walkner polarizam a liderança no WP3, Os dois eram separados por apenas 1 segundo a favor do piloto da Honda sobre o piloto da KTM. Kevin Benavides continuava em 3ºlugar, A 2 minutos e 58 segundos atrás de Brabec e 2 minutos e 57 segundos atrás de Walkner. O Argentino vinha 16 segundos a frente de Barreda Bort e 17 a frente de Toby Price, que pulou do 11º para o 5ºlugar. O Australiano estava 1 segundo atrás do Espanhol e empatado com o Britânico San Sunderland, Seu companheiro de equipe.

Os pilotos da Yamaha Adrien van Beveren e Xavier de Soultrait vinham em 7º e 8ºlugares. Andrew Short da Husqvarna e Lorenzo Santolino da Sherco completavam os 10 primeiros. O Chileno Jose Ignacio Cornejo Florimo com a Honda, Franco Caimi com Yamaha, Paulo Goncalves com Honda e Michael e Adrien Metge da Sherco completava os 15 primeiros. Laia Sanz vinha decepcionando em 36ºlugar, A 13 minutos e 59 segundos atrás do líder. Outra decepção era Joaquim Rodrigues da Hero, Com 21 minutos e 44 segundos atrás do Brabec.

No 4ªSetor, Ricky Brabec conseguiu abrir uma vantagem para Walkner na liderança, com 26 segundos de frente para o piloto da KTM Matthias Walkner. O Espanhol Juan Barreda Boat assumiu a terceira posição, Com 2 minutos e 48 segundos atrás do líder. Toby Price e San Sunderland da KTM completavam os 5 primeiros colocados. Kevin Benavides acabou perdendo 3 posições, do 3º para o 6ºlugar, 5 minutos e 30 segundos atrás do líder. Adrien van Beveren com a Yamaha vinha em 7ºlugar.

Andrew Short com a Husqvarna subiu para o 8ºlugar. Completava os top 10: Cornejo Florimo e Xavier de Soultrait. Lorenzo Santolino sai dos 10 primeiros colocados por 8 segundos. Ross Branch continuava a fazer um belo estágio, Em 22ºlugar. O Peruano Cesar Pardo com sua KTM vinha em uma boa 34ªposição.

No 5ºSetor, Ricky Brabec continua na ponta, Com Matthias Walkner tirando alguns segundos da diferença do piloto da Honda. A 18 segundos atrás vinha o piloto Austríaco da KTM. OS dois continuavam muito na frente de Joan Barreda Boat da Honda, O espanhol estava a 2 minutos e 43 segundos atrás da liderança, O Piloto da Honda abriu 43 segundos a frente de Toby Price que vinha em 4º e a 59 segundos atrás do Britânico San Sunderland que vinha em 5ºlugar.

Kevin Benavides, Adrien van Beveren, Andrew Short, José Ignacio Cornejo Florimo e Xavier de Soultrait completavam os 10 primeiros colocados, As posições do 4º para o 5ºsetor não se alteraram. Paulo Goncalves subiu para o 11º, Seguido de Michael Metge, Stevan Svitko, Franco Caimi e Adrien Metge completando os 15 primeiros colocados. Oriol Mena vinha em uma modesta, Mas digna 18ªposição, Com 15 minutos e 16 segundos atrás de Brabec.

No 6ªSetor, Brabec abre sua maior vantagem para Matthias Walkner, Com 48 segundos de vantagem a favor do norte-Americano sobre o Campeão de 2018. Barreda Boat vinha em 3º, A 2 minutos e 59 segundos atrás da liderança. Toby Price, San Sunderland mantiveram suas posições. A única modificação entre os 10 primeiros foi Paulo Goncalves que ganhou o 10ºlugar de Xavier de Soultrait. Michael Metge teve sérios problemas e acabou perdendo mais de uma hora, Caindo para o 71ºLugar.

No 7ºSetor, Brabec com a Honda, aumenta sua vantagem para 1 minuto e 3 segundos para Matthias Walkner com KTM. Parecia que o Norte-americano iria manter a liderança até o final… O Espanhol Joan Barreda Bort seguia constante em 3ºlugar, 3 minutos e 6 segundos atrás de Brabec. Toby Price e San Sunderland continuam em 4º e 5ºlugar completando o esquadrão da marca Austríaca.

Adrian Van Beveren ganhou a 6ªposição que estava nas mãos de Kevin Benavides, Mas bem pra trás em relação aos 5 primeiros lugares, Com mais de 3 minutos atrás de Sunderland. Andrew Short manteve o 8ºlugar, Com Paulo Goncalves e Xavier de Soultrait completando os 10 primeiros colocados. Stefan Svitko aparecia em uma razoável 11ªposição (14 minutos e 25 segundos atrás de Brabec), Seguido de Adrien Metge, Joan Pedrero Garcia, Franco Caimi e Oriol Mena. Pablo Quintanilla, Lorenzo Santolini e Diego Duplessis estavam sem seus tempos marcados, Mas continuavam na corrida.

No penúltimo estágio, Ricky Brabec ver sua vantagem na liderança diminuída para 3 segundos, Matthias Walkner com sua KTM e Joan Barreda Bort com Honda a 2 minutos da liderança reduziram essa diferença. Ainda havia briga e possibilidade de mudança no primeiro lugar. Toby Pryce, San Sunderland, Adrien Van Beveren, Kevin Benavides, Andrew Short continuavam nas suas posições de 4º ao 8ºlugar respectivamente.

Jose Ignacio Cornejo Florimo voltou a ter registado seu tempo, Vinha em 9ºlugar, 11 minutos e 59 segundos atrás de Ricky Brabec e a frente de Paulo Goncalves (Ano passado o chileno substituiu o piloto Português que estava contundido) Xavier de Soultrait com sua Yamaha saiu dos 10 primeiros colocados.

No último setor, Matthias Walkner acabou passado Brabec e conquistando a vitória na 2ªEtapa do Dakar. O Austríaco com a KTM ficou na frente por 22 segundos do Norte-Americano Ricky Brabec da equipe Honda. Joan Barreda Boat ficou em 3º, Com 1 minuto e 41 segundos atrás do Vencedor. O Espanhol lidera a classificação geral da competição.

Toby Price acabou em 4º a 3 minutos e 6 segundos atrás de Walkner. 18 segundos depois acabou chegando o Chileno Pablo Quintanilla que ficou por muitos setores sem ter seu tempo marcado. O piloto da Husqvarna ficou com o 5ºlugar. San Sunderland acabou na 6ªposição. Depois vieram Adrien Van Beveren com Yamaha, Kevin Benavides com a Honda, Andrew Short com Husqvarna e Jose Ignacio Cornejo Florimo com a Honda.

Paulo Goncalves acabou em 11ºlugar, 14 minutos e 12 segundos atrás do vencedor. Xavier de Soultrait com Yamaha, Stefan Svitko com KTM ficaram em 12º e 13º. Lorenzo Santolino (Punido em 5 minutos depois da prova) Ficou em 14ºlugar e Adrien Metge (Ambos com a Sherco) acabou completando os Top 15. Oriol Mena terá que se esforçar mais para levar a Hero a posições melhores do que o 16ºlugar, 22 minutos e 54 segundos atrás do vencedor.

Walter Nosiglia Jager em uma decente 17ªposição, A Frente de Franco Caimi, Juan Pedrero Garcia e Luciano Benavides. Destaque da prova é Ross Branch com o 22ºlugar, Representando a Botsuana (apesar de ter nascido na África do Sul) Diego Duplessis acabou a prova em 25ºlugar, 31 minutos e 23 segundos atrás da vitória. Laia Sanz decepcionando com o 27ºlugar.

Joaquim Rodrigues e Santosh Chunchunguppe muito atrás de Mena, Não ajudando muito a Hero. Ivan Jakes em lamentável 57ªposição, Emanuel Gyenes também muito abaixo do que ele pode fazer com o 64ºlugar. (1 hora, 23 minutos e 17 segundos atrás do Walkner) E lamentar os problemas de Michael Metge que ficou longe demais da disputa, Ficando em 69ºlugar.

Resultado da 2ªEtapa do Dakar 2019
Pisco até San Juan de Mardona

pospilotoPaísEquipeVeiculoTempo
11Matthias WalknerÁustriaRed Bull Ktm Factory TeamKTM03H 23′ 57”
215Ricky BrabecEstados UnidosMonster Energy Honda Team 2019Honda CRF 450 Rally+ 00H 00′ 22”
35Joan Barreda BoatEspanhaMonster Energy Honda Team 2019Honda CRF 450 Rally+ 00H 01′ 41”
43Toby PriceAustráliaRed Bull Ktm Factory TeamKTM+ 00H 03′ 06”
56Pablo QuintanillaChileRockstar Energy Husqvarna Factory RacingHusqvarna FR 450 Rally+ 00H 03′ 24”
614San SunderlandInglaterraRed Bull Ktm Factory TeamKTM+ 00H 06′ 03”
74Adrien Van BeverenFrançaYamalube Yamaha Official Rally TeamYamaha WR450F+ 00H 09′ 05”
847Kevin BenavidesArgentinaMonster Energy Honda Team 2019Honda CRF 450 Rally+ 00H 09′ 59”
929Andrew ShortEstados UnidosRockstar Energy Husqvarna Factory RacingHusqvarna FR 450 Rally+ 00H 12′ 25”
109Jose Ignacio CornejoChileMonster Energy Honda Team 2019Honda CRF 450 Rally+ 00H 13′ 43”
112Paulo GoncalvesPortugalMonster Energy Honda Team 2019Honda CRF 450 Rally+ 00H 14′ 12”
1218Xavier de SoultraitFrançaYamalube Yamaha Official Rally TeamYamaha WR450F+ 00H 16′ 11”
1311Stefan SvitkoEslováquiaSlovnaft TeamKTM 450 Rally Replica+ 00H 19′ 00”
1463Lorenzo SantoliniEspanhaSherco TVS Rally FactorySherco TVS 450+ 00H 19′ 37”
1524Adrien MetgeFrançaSherco TVS Rally FactorySherco TVS 450+ 00H 21′ 36”
167Oriol MenaEspanhaHero Motorsports Team RallyHero 450 Rally+ 00H 22′ 54”
178Franco CaimiArgentinaYamalube Yamaha Official Rally TeamYamaha WR450F+ 00H 23′ 43”
1812Juan Pedrero GarciaEspanhaMoto Racing Group (MRG)KTM 450 Rally Replica+ 00H 23′ 50”
1958Walter NosigliaBolíviaMEC HRCHonda CRF 450 Rally+ 00H 24′ 05”
2077Luciano BenavidesArgentinaRed Bull Ktm Factory TeamKTM 450+ 00H 24′ 50”
2128Daniel Nosiglia JagerBolíviaMEC HRCHonda CRF 450 Rally+ 00H 25′ 37”
22114Ross BranchBotsuanaBas Dakar TeamKTM 450 Rally Factory Replica+ 00H 28′ 58”
2334Mario PatraoPortugalKTM Factory Racing TeamKTM 450+ 00H 30′ 23”
2446Jan BrabecRepública TchecaBig Shock RacingHusqvarna WR 450 F+ 00H 31′ 07”
2522Diego Martin DuplessisArgentinaMEC HRCHonda CRF 450 Rally+ 00H 31′ 23”
2620Armand MonleónEspanhaKlicen KTM R2R Dakar Rally TeamKTM RR450+ 00H 31′ 32”
2717Laia SanzEspanhaKTM Factory Racing TeamKTM+ 00H 31′ 46”
2836Maciei GiemzaPolôniaOrlen TeamKTM 450 Rally Replica+ 00H 32′ 37”
2925Rodney FaggoterAustráliaYamalube Yamaha Official Rally TeamYamaha WR450F+ 00H 33′ 13”
3043Adam TomiczekPolôniaOrlen TeamKTM RR450+ 00H 33′ 33”
3130Marc Sola TerradellasEspanhaFN Speed TeamKTM 450 Rally Replica+ 00H 33′ 45”
3242Maurizio GeriniItáliaSolarys RacingHusqvarna FR 450 Rally+ 00H 36′ 30”
3333Jacopo CeruttiItáliaSolarys RacingHusqvarna FR 450 Rally+ 00H 39′ 00”
3427Joaquim RodriguesPortugalHero Motorsports Team RallyHero 450 Rally+ 00H 39′ 07”
3573Skyler HowesEstados UnidosKlymciw RacingHusqvarna FR 450 Rally+ 00H 39′ 55”
3675Antonio MaioPortugalDrag’on Rally TeamYamaha 450+ 00H 41′ 32”
3750Santosh Chunchunguppe ShivashankaríndiaHero Motorsports Team RallyHero 450 Rally+ 00H 42′ 23”
3839Beniamin MelotFrançaNomade RacingKTM 450 Rally Replica+ 00H 53′ 20”
3952David MegrePortugalKTM PortugalKTM 450 Rally+ 00H 53′ 26”
4038Milan EngelRepública TchecaMoto Racing Group (MRG)KTM 450 Rally Replica+ 00H 54′ 26”

Texto: Deivison da Conceição da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *