GP da Turquia de 2005

Grid de largada:

1 Kimi Räikkönen (McLaren/Mercedes) 1’26.797
2 Giancarlo Fisichella (Renault) 1’27.039
3 Fernando Alonso (Renault) 1’27.050
4 Juan Pablo Montoya (McLaren/Mercedes) 1’27.352
5 Jarno Trulli (Toyota) 1’27.501
6 Nick Heidfeld (Williams/BMW) 1’27.929
7 Mark Webber (Williams/BMW) 1’27.944
8 Felipe Massa (Sauber/Petronas) 1’28.419
9 Ralf Schumacher (Toyota) 1’28.594
10 Christian Klien (Red Bull/Cosworth) 1’28.963
11 Rubens Barrichello (Ferrari) 1’29.369
12 David Coulthard (Red Bull/Cosworth) 1’29.764
13 Jenson Button (BAR/Honda) 1’30.063
14 Tiago Monteiro (Jordan/Toyota) 1’30.710
15 Christijan Albers (Minardi/Cosworth) 1’32.186
16 Jacques Villeneuve (Sauber/Petronas)
17 Robert Doornbos (Minardi/Cosworth)
18 Narain Karthikeyan (Jordan/Toyota)
19 Michael Schumacher (Ferrari)
20 Takuma Sato (BAR/Honda)

Kimi Vence na primeira corrida em Istambul

Finalmente a Formula 1 entra em Solo Turco para a primeira corrida da História da Turquia da Formula 1, 26 pontos separavam Kimi Raikkonen do Líder do Campeonato Fernando Alonso, a Briga era entre Alonso x Raikkonen pelo titulo, Renault x Mclaren pelos construtores, e no Grid de largada as duas primeiras filas ficaram com as Equipes dominantes do Campeonato. 1ªFila: Kimi e Fisichella, 2ªFila: Alonso e Montoya.

Bom, todos apostos para a largada, que teria uma confusão enorme, Na Frente Fisichella largava espetaculosamente bem e assumia a ponta com Kimi e Alonso lá atrás, Vários pilotos se tocaram, e vitimaram Felipe Massa e Ralf Schumacher. Michael Schumacher teve uma brilhante largada e passou de 19º para a 11ªposição. Mas no final da primeira volta Kimi Passou Fisichella e recuperou a ponta da corrida, Classificação após a primeira volta: Raikkonen, Fisichella, Alonso, Montoya, Trulli, Heidfeld, Klien, Coulthard, Webber, Barrichello, M.Schumacher, Button, Monteiro, Karthikeyan, Albers, Villeneuve, Doornbos, Ralf Schumacher, Albers e Felipe Massa que foi aos boxes para consertar o dando em seu carro. E ficou claro pelos primeiras voltas é que a Mclaren sobrava na turma, No Final da Segunda volta Alonso passa Fisichella, claro que houve o jogo de equipe, Fisichella facilitou a ultrapassagem, Agora o Romano Fisichella precisava segurar um colombiano para o Príncipe Alonso abrir. Nesse Momento era evidente que a Renault trabalhava totalmente para Alonso. Enquanto isso Klien, Webber e Coulthard Brigava pela 7ªPosição, E enquanto isso Button Pressionava Michael Schumacher e já ultrapassava Schumacher e vinha para cima de Barrichello. E No final da 4ªvolta sem qualquer conhecimento de Causa passou Barrichello, e já estava em 10ºlugar. Fora o Dominio de Kimi e sua Mclaren as ultrapassagens se multiplicavam.

Heidfeld na volta 6 teve que ir aos boxes para tocar um pneu que estava com defeito, resultado comprometeu sua corrida, pois quando troca o pneu não podia reabastecer, era o regulamento dessa temporada. Na Volta 6 Kimi Fazia a melhor volta da corrida em 1:26.9, Enquanto isso Webber fazia uma bonita ultrapassagem em cima de Christian Klien. Classificação após 7 Voltas: Raikkonen, Alonso (0.927), Fisichella (3.146), Montoya (5.388), Trulli (7.055), Webber (15.549), Klien (16.248), Coulthard (17.858). E Depois desse um faminto Jenson Button que queria recuperar o Prejuizo que ele teve nos treinos de onde ele largou apenas em 13º após acertarem mal o carro do Inglês da BAR. No inicio da 9ªVolta Button passava Coulthard e já estava em 8ºlugar. E Mark Webber tambem teve um pneu furado, do mesmo lado do carro de Heidfeld, sugere que a Williams acertou mal o carro. Mesmo com 1.4 de vantagem para Alonso, Kimi tinha uma corrida sob controle, pois seu carro era bem melhor que o de Alonso, e Alonso iria parar primeiro, Kimi Também tinha a volta mais rápida da corrida. Heidfeld Chegava aos Boxes para tocar o pneu estourado. Button já estava na 6ªposição, com as ultrapassagens em Klien, Coulthard, Barrichello e Schumacher e com as paradas de Heidfeld e Webber, os dois carros da Williams. isso tudo em 10 voltas. em 11 Voltas: Heidfeld, Massa e Webber já foram aos boxes para resolver problemas em seus carros.

Após 12 Voltas a classificação era: Raikkonen, Alonso, Fisichella, Montoya, Trulli, Button, Klien e Coulthard. Alonso foi o primeiro a parar, vendo que 3 paradas era um equivoco, colocou 10 segundos de combustível para fazer a segunda parte de corrida bem longa, Voltou na Frente do Button. Na volta Seguinte Fisichella foi aos boxes e teve problemas na sua parada, o que foi a tônica do Fisichella em 2005, sempre tendo problemas e sempre sacrificado pela equipe para favorecer o Alonso. E ao Mesmo tempo, Schumacher se chocava com Webber que tentou a ultrapassagem num misto de desinformação e estupidez, pois Webber estava a uma volta atrás do Schumacher. Ambos foram para os boxes, na 15ªVolta, Schumacher trocou 2 pneus, pelo regulamento só podia trocar um, mas que se importa sabia que o Schumacher sempre havia a exceção para ele na Regra. Fisichella com o seu problema acabou caindo para o 9ºlugar. e Enquanto isso Button pressionava Alonso, para buscar o 4ºlugar e tinha mais carro que o Espanhol da Renault, tendo uma brilhante Atuação, Schumacher deixava a corrida Temporariamente. na 19ªVolta foi para o seu 1ºreabastecimento, Além de Jenson Button, Felipe Massa também vinha voando lá atrás, com o problema na primeira volta Felipe Massa adotou a estratégia de encher o Tanque e partir para uma única parada de reabastecimento, se desse certo, ele voltava pra corrida. Corrida muito boa para Klien e Coulthard que estavam em 5º e 6º, com uma boa tática da Red Bull, E na volta 20 Jenson Button passa para a 3ªposição ultrapassando Fernando Alonso. Um Desempenho impressionante de Button com sua BAR-Honda, Montoya foi para o primeiro reabastecimento, um problema na parada de Montoya, mas sem muita perda de tempo. Button tambem foi para os boxes, 11.5 segundos de combustível, fez uma primeira parte de corrida sensacional. Enquanto Raikkonen fazia sua parada. Mark Webber furava de novo um pneu, do mesmo lado que furou da vez passada, com isso já estava provado que a Williams acertou muito mal o carro em termos de traseira desse carro.

Formula 1 Grand Prix, Turkey, Practice

Christian Klien na volta 24 foi para a sua 1ªparada para reabastecimento. Faltavam Coulthard, Barrichello e Sato para parar pra fazer o Reabastecimento. Coulthard e Barrichello na volta 25 foi para os boxes para reabastecer seu carro. Felipe Massa estava já em 11ºlugar, virando 1:26.6, mais rápido que muitos carros na Frente, poderia muito bem chegar nos pontos. Sato também não tinha parado, pois foi punido depois dos treinos por ter demorado a voltar para os boxes, já que o treino oficial era uma só volta, um de cada vez, podendo ser interpretado por tentar atrapalhar um competidor adversario na pista. Classificação Após 27 Voltas: Raikkonen, Montoya, Alonso, Fisichella, Trulli, Button, Sato, Coulthard, Klien, Barrichello, Massa, Villeneuve, R.Schumacher, Heidfeld, Monteiro, Karthikeyan. são os 16 primeiros colocados. Albers tem problemas nos boxes, natural de uma Minardi, mas eles tentariam voltar, e conseguiram, devagar, mas conseguiram. Essa volta 30 seria tumultuada por dois incidentes. Felipe Massa quando foi aos boxes para fazer seu único reabastecimento o motor quebrou e Massa teve que abandonar a corrida. Heidfeld teve problemas de novo com o pneu, no mesmo lado, pela segunda vez, Heidfeld abandonaria a corrida também. E Com isso Michael Schumacher volta a pista para tentar ganhar as posições de Webber, Heidfeld e Massa, pois se ele conseguir-se completar mais corridas que esses três, ele evitaria de ser o primeiro a entrar na pista no Treino de classificação do GP da Itália, A ordem de entrada dos pilotos era de acordo com o resultado da última corrida, só que invertido, o Vencedor da corrida seria o último a fazer sua classificação, pegaria a pista mais emborrachada. Isso faltando 25 voltas para o Final da corrida, Alonso iria para a sua segunda e definitiva parada, restando 24 voltas para o final, Com a parada do Alonso a Classificação era: Raikkonen, Montoya, Fisichella, Alonso, Trulli, Button, Coulthard e Klien. Com as outras paradas que ainda iriam acontecer Alonso passaria de novo para o 3ºlugar. Resultado que ainda deixaria Alonso confortável no campeonato ainda tendo 22 pontos na frente de Raikkonen. Alonso também fazia sua 2ªParada de reabastecimento, As Renault demoraram nas paradas dos dois pilotos, colocando muito combustível para ambos terminarem a corrida. Com isso Alonso voltou a ser o terceiro e Fisichella o 4º.

Com 1:24.997, Montoya fazia a melhor volta da corrida, que estava pronto para a segunda parada. Fora as Williams, ninguém teve problemas de pneus, nem os Bridgestone, nem os Michelin, Trulli e Button brigavam pelo 5ºlugar na corrida. Schumacher faltando 18 voltas para o Final passou Webber e agora faltava Massa, Heidfeld e Albers que tinham abandonado a corrida. Na Volta 41 Montoya fazia sua segunda parada nos boxes, só faltava Raikkonen ir aos boxes, Alonso estava longe de Montoya, enquanto Monteiro exagerava em tentar passar Doornbos, Ainda bem que além da pista, tinha mais pista, no lugar da brita. Schumacher iria para um reabastecimento, 19 Voltas atrás do Lider da corrida. Trulli foi para os boxes para a 2ªparada de reabastecimento, com as paradas de Trulli e Button, Fisichella iria recuperar a 4ºposição da corrida. E Kimi Raikkonen na volta 44 pra 45 Iria aos Boxes, E com uma belíssima parada de 6.2 segundos, Kimi Voltava ainda na primeira posição. Agora era só administrar a sua vitória em Istambul de onde ele foi dominador absoluto. Coulthard na volta seguinte fazia sua parada também, ele que tinha uma boa 7ªposição. Também o mesmo caso de Klien e Barrichello. Restando 11 Voltas para o Final Button faz sua parada e volta na Frente de Trulli e assumia a 5ºposição. e do jeito que estava o carro e o Button, inspirados iriam atrás do Fisichella. Com todas os reabastecimentos feitos a Classificação era: Raikkonen, Montoya, Alonso, Fisichella, Button, Trulli, Coulthard, Klien, Sato e Barrichello. Com Villeneuve e Ralf Schumacher brigando pelo 11ºlugar. E Schumacher abandonaria a corrida finalmente, pois conseguiu o objetivo dele de passar Webber, Massa e Heidfeld, Albers voltou pra corrida por algumas voltas e também depois deixou a corrida, Com 7 voltas restando para o Final da Corrida.

Button iria pra cima de Fisichella pelo 4ºlugar, numa brilhante atuação, As brigas pelo final eram Button e Fisichella pelo 4ºlugar e Villeneuve e Ralf pelo 11ºlugar. De Resto Tudo se encaminhava para o Final tranquilo para a Raikkonen e a Mclaren, Mas nem tudo estava encerrado, Na Hora de ultrapassar o Retardatários Tiago Monteiro com a Jordan, Juan Palbo Montoya Foi atingido por Monteiro e saiu da pista, mas voltou na frente do Alonso, Mas não se sabia se o carro estava bem equilibrado, mas pelo que se viu o carro estava muito desequilibrado, a tocada que Monteiro deu no carro do Colômbia acabou desequilibrando o conjunto, e finalmente faltando 2 voltas para o final para a Alegria de Fernando Alonso acabou vendo Montoya sair da pista e perder o 2ºlugar, O Espanhol Agradece, primeiro ao Monteiro e Depois ao desequilíbrio do carro do Montoya. Que deu dois pontos mais, Raikkonen vence a corrida, mas ao invés de ficar com 22 pontos atrás do Alonso, mas com isso tudo acabou vendo Alonso um pouco mais longe e um pouco mais difícil o titulo. Grande corrida de Button e as boas exibições de Coulthard e Klien, são os destaques da corrida além de Raikkonen e de Alonso.

Pódio da primeira corrida da história da Turquia na Formula 1
Pódio da primeira corrida da história da Turquia na Formula 1

Resultado final do GP da Turquia de 2005

Fotos:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport / F1 Olivier

Sem categoria

Deixe um comentário