Marquez conquista vitória e o pentacampeonato em Motegi

Marc Marquez, Apesar de largar em uma situação desfavorável no Grid de largada acabou fazendo uma brilhante corrida e travando o duelo com Andrea Dovizioso, A Formiga Atômica conquistou a vitória após um grande duelo com o piloto Italiano que durou até a queda do piloto da Ducati a 1 volta e meia do final. A partir dai Marquez ficou tranquilo para cruzar a linha de chegada e confirmar o campeonato.

Uma corrida que não tinha um quadro dos mais favoráveis começou com Dovizioso na liderança e com quase um acidente entre Jack Miller e Johann Zarco, Nisso o piloto oficial da Ducati disparou na ponta com Miller e Marquez logo a seguir. Antes de Terminar a primeira volta, A Formia Atômica já tinha assumido a segunda posição em cima de Miller. Em um espaço de 1 volta, Marquez anulou a sua desvantagem e começou a partir dai a seguir Andrea Dovizioso.

Enquanto isso, Na segunda volta, Rossi e Rins trocaram ultrapassagens na 5ªposição, Acabou o piloto da Suzuki levando a melhor sobre o piloto da Yamaha. Na terceira volta Cal Crutchlow ultrapassa Miller e assume o terceiro lugar, não contente foi para cima de Marquez e de Dovizioso em busca da vitória.

Mas na 5ªVolta, Cal Crutchlow não tinha nada a ver com a briga pelo título foi pra cima da Formiga atômica e passou para o segundo lugar e foi para o ataque em cima de Dovi. Evidente que o piloto Inglês da LCR vinha em um melhor ritmo de corrida do que o piloto da Ducati que vinha segurando a turma.

Na 7ªVolta, Marquez recuperou o 2ºlugar deixando para trás Crutchlow. Já Valentino Rossi não estava em bons lençóis, Era pressionado pelos dois pilotos da Suzuki. Na 9ªVolta, Iannone passou Rossi e na volta seguinte foi a vez de Rins deixar Rossi em 6ºlugar. Nesse meio tempo, Aleix Espargaró foi para os boxes e abandonou e Jack Miller que vinha caindo na classificação acabou caindo na 10ªVolta deixando a corrida. Outro que caiu foi Karel Abraham, Mas o Checo voltou para a prova.

Marquez estudava os movimentos de Andrea Dovizioso de perto, Com Crutchlow ainda seguindo os dois postulantes ao campeonato. Na 13ªVolta, Alvaro Bautista fez uma linda manobra em cima de Dani Pedrosa ganhando a 8ªposição com sua Ducati de 2017 da Angel Nieto.

Na 14ªVolta, Marquez foi para cima de Dovizioso e na curva 8 ele passa para a liderança da prova. Nesse momento o título seria decidido em Motegi a favor do piloto da Honda. Porém na curva 11, Crutchlow tentou uma manobra ousada e chegou a impressão que o piloto da LCR tomaria a liderança, Mas foi Dovizioso que recuperou a ponta depois de passar Marquez na frenagem da curva 11. Essa Curva era disparada a mais difícil do circuito, A desaceleração de 300 km/h para 70 km/h precisaria de pelo menos de 4 a 5 segundos para fazer essa curva. Na 15ªVolta, Andrea Iannone caiu na entrada da 5ªVolta. O piloto da Suzuki já foi pra curva sem fazer a tomada e a queda foi inevitável.

A 7 voltas do final, Dovizioso e Marquez fugiram de Crutchlow que perdeu rendimento. Agora a briga era entre os dois. O piloto da Honda Repsol queria acabar com o campeonato e o piloto da Ducati queria adiar a disputa para a Austrália… Crutchlow começava a ficar para Alex Rins para brigar pelo pódio.

A 4 Voltas do final, Marquez ultrapassa Dovizioso na curva 9 para assumir a liderança, Era que a Formiga Atômica para ser campeão na casa da Honda. Dovizioso não se entregou e buscou se recuperar. Apesar da liderança, Marquez estava com a moto desequilibrada, Essa era a chance para o piloto da Ducati.

A 1 volta e meia para o final, Dovizioso acaba escapando na curva 10 e  acaba indo para o Chão. Isso era o bastante para Marquez administrar a sua bela vantagem sobre Crutchlow e Rins, O piloto da Honda que largou em 6ºlugar venceu pela 8ªVitória do ano e sacramentou pela 5ªvez na MotoGP (7ºtítulo da Carreira) o campeonato Mundial de Motovelocidade. Na festa dele, Ele foi até um fliperama para simular ter ganhado no jogo de vídeo game o seu 7ºtítulo Mundial, Coloca o Capacete dourado e a camisa do Nível 7 personalizado pela conquista .

Cal Crutchlow da LCR Honda resistiu muito bem a pressão de Alex Rins e cruzou na frente do piloto da Suzuki, Na 2ªposição. Já o piloto da Suzuki comemora mais um pódio na temporada com esse 3ºlugar. Valentino Rossi se aproximou da disputa do vice-campeonato com Andrea Dovizioso após o 4ºlugar, A Yamaha apesar do resultado teve mais um final de semana com muita dificuldade para a fábrica Japonesa que completa 25 corridas sem vitória na categoria principal.

Alvaro Bautista em uma brilhante corrida com sua Ducati 2017, Obteve uma brilhante 5ªposição e foi o melhor piloto da Ducati, Um campeonato dos melhores para o piloto Espanhol. Johann Zarco que largou em 2º não teve nem de longe desempenho para disputar posições melhores, Levou a Yamaha Tech 3 para o 6ºlugar.

Marevick Viñales largou mal e não fez uma prova de recuperação interessante e Dani Pedrosa com a Honda fizeram corridas bem apagadas ao chegarem em 7º e 8ºlugares respectivamente. O mesmo pode-se dizer de Danilo Petrucci, Só que o piloto Italiano acabou tendo uma prova um pouco melhor, massa não justifica o 9ºlugar com uma moto do ano, Visto que Alvaro Bautista tem uma moto do ano anterior. Completando as 10 primeiras posições ficou o malaio Hafizh Syarhin que teve uma boa participação.

Franco Morbidelli acabou logo atrás do Malaio em 11ºlugar, Os dois pilotos da KTM Bradley Smith e Pol Espargaró ficaram logo atrás do Ítalo-brasileiro. Completaram a zona de pontuação os dois Japoneses na disputa. Com o Japonês Katsuyuki Nakasuga chegando na frente de Takaaki Nakagami. O Japonês de 37 anos fez um final de semana muito bom para alguém que só corre em apenas na etapa Japonesa.

Andrea Dovizioso ainda voltou ao final da prova, Mas acabou nem salvando ponto, Ficando em 18ºlugar. Os dirigentes da Ducati, ao terminar a prova cumprimentou os dirigentes da Honda, Um gesto de muita grandeza para a Fabricante Italiana ao parabenizar o sucesso da fábrica japonesa. Parabéns Marc Marquez pela Conquista do 5ºtítulo Mundial da MotoGP.

Fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Resultado final do GP do Japão
Mundial de Motovelocidade – MotoGP

pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda 42’36.438
2 35 Cal Crutchlow LCR Honda CASTROL Honda a 1.573
3 42 Alex Rins Team SUZUKI ECSTAR Suzuki a 1.720
4 46 Valentino Rossi Movistar Yamaha MotoGP Yamaha a 6.413
5 19 Alvaro Bautista Angel Nieto Team Ducati a 6.919
6 5 Johann Zarco Monster Yamaha Tech 3 Yamaha a 8.024
7 25 Maverick Vinales Movistar Yamaha MotoGP Yamaha a 13.330
8 26 Dani Pedrosa Repsol Honda Team Honda a 15.582
9 9 Danilo Petrucci Alma Pramac Racing Ducati a 20.584
10 55 Hafizh Syahrin Monster Yamaha Tech 3 Yamaha a 24.985
11 21 Franco Morbidelli EG 0,0 Marc VDS Honda a 25.931
12 38 Bradley Smith Red Bull KTM Factory Racing KTM a 26.875
13 44 Pol Espargaro Red Bull KTM Factory Racing KTM a 27.069
14 89 Katsuyuki Nakasuga Yamalube Yamaha Factory Racing Yamaha a 32.550
15 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda a 37.718
16 10 Xavier Simeon Reale Avintia Racing Ducati a 39.583
17 81 Jordi Torres Reale Avintia Racing Ducati a 39.839
18 4 Andrea Dovizioso Ducati Team Ducati a 42.698
19 45 Scott Redding Aprilia Racing Team Gresini Aprilia a 49.943
20 12 Thomas Luthi EG 0,0 Marc VDS Honda a 52.707
21 50 Sylvain Guintoli Team SUZUKI ECSTAR Suzuki a 1’01.848
29 Andrea Iannone Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 10 Voltas
17 Karel Abraham Angel Nieto Team Ducati 12 Voltas
43 Jack Miller Alma Pramac Racing Ducati 14 Voltas
41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 18 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário