Hamilton leva de ponta a ponta em Suzuka e título fica em suas mãos com erro de Vettel

Lewis Hamilton em um domínio que durou o final de semana inteiro, Conquistou sua 71ªVitória de sua carreira e vendo Sebastian Vettel mais uma vez cometer um erro, Que fez o Alemão chegar em 6ºlugar. O pentacampeonato ficou bem mais perto do piloto Inglês, Que só precisa de mais de mais 8 pontos em cima de Vettel para acabar conquistando o campeonato em Austin. A Segunda opção é fazer 34 pontos independente dos resultados que Vettel conseguir até o final da temporada. Valtteri Bottas completou a dobradinha e Verstappen em Belíssima prova chegou a mais um pódio nessa temporada.

A primeira volta foi uma primeira volta incrível. Hamilton e Bottas mantiveram as primeiras posições após a largada, Com Verstappen e Raikkonen disputando o 3ºlugar. Vettel largou muito bem, Subiu do 8º para o 6ºlugar, Superando os dois pilotos da Toro Rosso (Hartley largou muito mal, Caindo para o 10ºlugar) subindo para o 6ºlugar, Antes da Reta oposta, Vettel ganhou a posição de Romain Grosjean subindo para o 5ºlugar. Na Chicane, Verstappen acabou passando do ponto , Mesmo assim ele insistiu em ficar na 3ªposição. Só que ele colocou Raikkonen para fora da pista. Isso fez o piloto Alemão passar o Homem de Gelo. Em 1 só volta, Vettel passou do 8º para o 4ºlugar e passou a partir para cima de Verstappen.

Na segunda Volta, Magnussen fez uma manobra inadequada e Charles Leclerc acabou batendo no piloto da Haas que acabou com o pneu furado. Vários destroços ficaram pela pista o que fez o Safety Car entrar na pista na 4ªVolta. Leclerc aproveitou para fazer a troca de pneus e também do seu bico danificado.

A Relargada aconteceu na volta 8. Antes da Relargada, A direção de prova deu uma punição de 5 segundos para Verstappen pela manobra ilegal em  cima de Raikkonen. Sebastian Vettel foi para cima de  do piloto Holandês, Mas acabou se precipitando em tentar ultrapassar na curva Spoon e acabou tocando no carro do Holandês. Vettel levou a pior e rodou, Caindo para o último lugar. Kevin Magnussen abandona na 9ªvolta. O que era ótimo para Hamilton que poderia aumentar ainda mais sua vantagem na liderança do Mundial.

Hamilton estava na frente, com tranquilos 2 segundos sobre Bottas que vinha mantendo os mesmos 2 segundos a frente de Verstappen que teria de cumprir os 5 segundos de pênalti que ele sofreu. Enquanto isso, Daniel Ricciardo vinha subindo de posição. Já estava em 7ºlugar na volta 12 após passar, Na volta 13 foi a vez de Pierre Gasly ser superado pelo piloto australiano. No final da mesma volta a vitima foi Romain Grosjean da Haas, Ricciardo que largou em 15ºlugar estava em 5ºlugar naquele momento da prova.

Vettel vinha em uma batalha terrível, estava em 15ºlugar com 32 segundos atrás do líder do campeonato. O Alemão começou a reagir, Em 2 voltas já estava na 13ºposição, Logo atrás de Fernando Alonso.

Na 18ªVolta, Raikkonen foi para a sua única parada. Na 19ªVolta, Alonso foi superado pelo Vettel subindo para o 12ºlugar. Enquanto Vettel subia, Hamilton aumentava sua vantagem para 4 segundos de frente a Bottas. Verstappen, Raikkonen, Ricciardo e Grosjean estavam nas 6 primeiras posições.

Na volta 22, Verstappen faz a parada e cumpre a sua punição., Ricciardo passou para o terceiro lugar. Raikkonen vinha recuperando posições sobre os pilotos que ainda não tinham feito a troca de pneus obrigatória. Na 24ªVolta, Bottas e Ricciardo pararam nos boxes. O piloto da Red Bull ganhou a posição em cima de Raikkonen e passou ao 4ºlugar. Dos lideres, Hamilton foi o último a parar na Volta seguinte. Voltou na liderança com 4 segundos de frente para Bottas.

Verstappen vinha 10 segundos atrás de Bottas em 3ºlugar. Daniel Ricciardo que largou do 15ºlugar já vinha em 4º. Raikkonen estava em 5º e Grosjean estava em 6ºlugar. Já Vettel vinha em 10º. Na 27ªVolta, O vice-líder do campeonato faz a sua parada assim como Alonso e Stroll. Os dois pilotos foram punidos, O Canadense não dando espaço e o Espanhol acabou cortando a chicane.

Vettel voltou em 16ºlugar. Logo depois outros pilotos acabaram indo para os boxes, Fazendo a parada. Charles Leclerc foi para cima de um Nico Hulkenberg com os pneus desgastados, E em uma bonita ultrapassagem passou o piloto da Renault que acabou perdendo logo a posição para o Sergio Perez. Na volta 30, Grosjean vai para os boxes. Voltando exatamente a frente do piloto Mexicano. O último a parar nos Boxes foi Carlos Sainz jr. na 33ªvolta.

Pierre Gasly estava na luta, ultrapassou Marcus Ericsson e ganhando o 11ºlugar. O Francês queria fazer ponto para a STR com os motores Honda. Na 34ªVolta, Vettel passou Grosjean e passou ao 6ºlugar.

Lá na frente, Hamilton estava tranquilo na Liderança, Mas Bottas começava a ver Verstappen cada vez mais perto. Era impressionante o desempenho do piloto da Red Bull. Nico Hulkenberg cansou de ficar lá atrás, Acabou indo para os boxes e deixando a prova. O Monegasco Charles Leclerc acabou com problemas na sua Sauber e abandonou na volta 41.

Safety Car Virtual foi acionado, Durou pouco tempo, Com a Relargada, Bottas tentou fugir de Verstappen, O piloto Holandês foi colocar pressão em Bottas, Que acabou sentindo essa pressão por duas vezes: 1º Ele fritou os pneus e por muito pouco não perdeu a 2ªposição para verstappen, Na segunda vez, Bottas passou reto na chicane. Dava para vez que o piloto Finlandês estava com problemas, A diferença entre ele e Hamilton aumentou para mais de 10 segundos de vantagem.

No grupo Intermediário, Sergio Perez passou por fora lindamente Romain Grosjean, Ganhando o 7ºlugar. A 3 voltas do final, Carlos Sainz jr. passou Pierre Gasly e desalojou o piloto da Toro Rosso da Zona de pontuação.

Lewis Hamilton, de ponta a ponta conquistou a sua 71ªVitória da carreira, só faltou ter a melhor volta da prova. (Vettel marcou a melhor volta da prova) O piloto da Mercedes esta cada vez mais perto do campeonato. Lewis já pode acabar com a disputa para daqui a 2 semanas, Caso ele vença e que o segundo lugar não seja o Vettel. Com 77 pontos faltando 75 em disputa, Hamilton já comemoraria o 5ºtítulo Mundial. Se igualando ao Juan Manuel Fangio.

Valtteri Bottas segurou Verstappen no final e acabou conquistando a dobradinha, Max Verstappen que apesar da manobra infeliz no final da primeira volta acabou fazendo uma grande corrida e completou o pódio, chegando ao 3ºlugar.

Daniel Ricciardo fez também uma grande corrida, Do 15ºlugar na largada acabou em uma estupenda 4ªposição, Compensando ao dia muito frustrante no Sábado. Já a Ferrari teve um dia para esquecer. Kimi Raikkonen ficou em 5ºlugar em uma corrida burocrática e Sebastian Vettel acabou em 6ºlugar e agora só um milagre para que ele chegue ao seu 5ºtítulo mundial. É incrível quanto o piloto Alemão não teve psicológico para superar a pressão de ter o melhor carro nas mãos.

Sergio Perez foi o melhor piloto do segundo pelotão, Acabou superando Grosjean com a Haas e chegou em 7ºlugar. Ajudando a Racing Point Force India a se aproximar da decadente Mclaren nessa parte final do campeonato. Romain Grosjean marca mais 4 pontos com o 8ºlugar e se aproxima da Renault que teve apenas 1 ponto conquistado. Graças ao 10ºlugar de Sainz jr. que fez uma prova esforçada com esse carro que parece ter perdido a mão ficando atrás de Haas e Force India.

Esteban Ocon completou em 9ºlugar. Pierre Gasly fez um final de semana competitivo, Mas acabou de fora da zona de pontuação em 11ºlugar. Marcus Ericsson levou a única Sauber a terminar a prova em 12ºlugar. Brendon Hartley que fez um belo treino do Sábado acabou fazendo uma corrida medíocre. O 13ºlugar é só mais um prego em seu caixão fora da Formula 1.

Fernando Alonso em mais uma prova triste ficou em 14ºlugar com sua Mclaren-Renault, Stoffel Vandoorne teve apenas a dignidade de ficar a frente de Sergei Sirotkin e de Lance Stroll com as Williams que está em uma situação ainda mais triste ainda.

Festa para Hamilton, Que pode ser campeão daqui a 2 semanas, Em Austin, No Circuito das Americas pode ser o local da Festa do pentacampeonato do piloto Inglês que vive em seu melhor momento da sua carreira.

Fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Resultado final do GP do Japão
17ªEtapa do Mundial de Formula 1

Pos Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Grid
1 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 53 1:27:17.062 1
2 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 53 a 12.919 2
3 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 53 a 14.295 3
4 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 53 a 19.495 15
5 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 53 a 50.998 4
6 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 53 a 1:09.873 8
7 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 53 a 1:19.379 9
8 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 53 a 1:27.198 5
9 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 53 a 1:28.055 11
10 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 52 a 1 Volta 13
11 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 52 a 1 Volta 7
12 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 52 a 1 Volta 20
13 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 52 a 1 Volta 6
14 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 52 a 1 Volta 18
15 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 52 a 1 Volta 19
16 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 52 a 1 Volta 17
17 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 52 a 1 Volta 14
16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 38 Abandonou 10
27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 37 Abandonou 16
20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 8 Abandonou 12

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Ferrari/Haas/Force India/Renault/Mclaren/Toro Rosso

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *