Com jogo de equipe desnecessário, Hamilton conquista vitória constrangedora e abre 50 pontos na liderança do campeonato

Se no ano passado o GP da Rússia foi uma prova para ser esquecida pela inercia de acontecimento, Esse ano a corrida será marcada pela Mercedes ter influenciado no Resultado final da corrida. Valtteri Bottas que tinha a prova na mão e Teve que ceder por ordem de Toto Wolff para o Inglês Lewis Hamilton. Em uma lamentável atitude do dirigente diga-se de passagem. Foi a vitória de número 70 da sua carreira e esta com 50 pontos de vantagem para Sebastian Vettel. Com 5 provas para o termino do campeonato, O inglês fica mais próximo do título.

Na largada, Bottas largou bem e manteve a liderança, Com Vettel tentando superar Hamilton que segurou a 2ªposição. Não tivemos nenhum incidente nas primeiras curvas como aconteceu em 2015, 2016 e 2017.

Se esperavam que a corrida iria ficar parada, Se enganou! Já na segunda volta, O monegasco Charles Leclerc ultrapassou Kevin Magnussen por fora, Uma linda manobra que colocou o piloto da Sauber ao 5ºlugar, Mas quem dava o Show no começo da prova era Max Verstappen. Em 3 voltas, O piloto Holandês passou do 19ºlugar para a 11ªposição. Após 5 voltas, ele passou para o 7ºlugar.

Na sexta volta Verstappen passou Magnussen e assumiu o 6ºlugar, Na 8ªVolta,Verstappen ultrapassa Leclerc assumindo a 5ºlugar, a 16 segundos do líder seria difícil que Max conseguisse algo a mais do que essa posição, Mas ele poderia ficar mais tempo na pista e era ai que tudo poderia mudar. Esteban Ocon tentou superar Kevin Magnussen, Mas acabou tomando uma fechada que tornou a tarefa do piloto francês impossível.

Na 13ªVolta, Valtteri Bottas abriu a rodada de paradas dos primeiros colocados. Na Volta seguinte foi à vez de Vettel ir para os boxes. Lewis Hamilton ficou na pista durante 2 voltas para tirar o mais rápido possível. Na volta 15, O piloto inglês faz sua parada. Ao contraio do que se esperava é que Hamilton perdeu a posição para Vettel que assumiu a segunda posição.

Hamilton teve que ir para a batalha para superar Vettel. Na Volta seguinte, Hamilton tenta a ultrapassagem na grande reta, Mas perto da chicane o piloto Alemão fecha a porta, Hamilton insiste e consegue a ultrapassagem, E assumindo a 4ªposição. Raikkonen era o líder com Verstappen em 2º e Bottas em 3º. Sendo que os 2 primeiros precisavam fazer a parada.

Raikkonen vai para a parada na volta 18, Verstappen assumiu a liderança. Enquanto isso sem razão, Sainz jr. reclama de uma fechada de Kevin Magnussen. O piloto Espanhol estava por fora e o escandinavo estava na sua trajetória.

A corrida estava se encaminhando a favor de Bottas que vinha com uma vantagem pequena, Mas segura para Hamilton que vinha sendo pressionado pelo Vettel. Até que na volta 25, Bottas recebeu a ordem de deixar Hamilton passar. O piloto Finlandês deixou de forma descarada a ultrapassagem do piloto inglês que passou ao 2ºlugar. Bottas ficou muito irritado com a situação. O estrategista explicou que a ultrapassem foi necessária por que o Hamilton tinha uma bolha no seu pneu. (Algo que não prejudicava o desempenho de forma visível o piloto da Mercedes)

Hamilton só esperava a troca de pneus do Verstappen que iria ser por volta da 30ªpassagem. Porém, Os pneus do Verstappen acabou resistindo muito e rendendo bem. Tanto é que a parada dele aconteceu na volta 44. Colocando os pneus ultra macios e volta em 5ºlugar. Já Ricciardo parou bem antes (Na 28ªVolta, ao trocar além dos pneus trocou sua asa dianteira) em 6ºlugar.

Hamilton ficava com seus 2 segundos a frente de Bottas que finalmente conseguiu abrir uns 2 segundos de Sebastian Vettel. Nas últimas voltas, Bottas perguntou se as posições iriam ficar do jeito que esta ou se devolveriam a vitória para as mãos dele? A Resposta é que iria sim!

Lewis Hamilton que não parece ter concordado com essa decisão acabou conquistando a sua 70ªvitória, Mas uma vitória sem o brilho das outras vitórias, graças as ordens dos burocratas da Mercedes, Liderados por Toto Wolff. Logo ficou bem claro o clima bem ruim que ficou depois dessa presepada.

Agora minha opinião: A Mercedes não precisava passar por isso! A equipe alemã que parecia ter mais liberdade para que os dois pilotos vencesse, Dessa vez a equipe acabou se rebaixando a Ferrari em 2002 no Fatídico GP da Áustria (Quando Barrichello cedeu a vitória a poucos metros do final da prova) A diferença foi que Bottas cedeu as ordens da equipe no meio da corrida. Isso não deixa de ser vergonhoso, Já esta mais do que na hora de o “Jogo de equipe” acabar. Tivemos uma evolução disso a partir de 2003 até o ano de 2010 quando foi rasgado o regulamento da proibição do jogo de equipe, (Massa deixou Alonso ultrapassar para vencer a prova numa clara ordem de equipe) Que acabou sendo punido em 100 mil dólares e quando era para perderem todos os pontos ou suspensão do GP da Itália, A FIA (Ferrari International Assistence)acabou passando a mão e deixando a Ferrari sem punição. Pelo contraio, Eles revogaram o jogo de equipe.

O que cabe a Liberty Media? Apenas uma coisa: Uma regra que endureça o jogo de equipe e em um segundo momento que se acabe com isso ou caso contraio, de nada vai adiantar o que a empresa que cuida da Formula 1 desde 2017. Parece que os fantasmas da antiga Formula 1 estavam em Sochi, Hoje tivemos a aparição da Múmia Bernie Ecclestone junto do Vladimir Putin. Só espero que esse fantasma não seja o recomeço de um novo colonialismo na categoria principal do automobilismo.

Valtteri Bottas acabou em 2ºlugar, Completamente abatido com a situação, Hamilton não comemorou a vitória, ainda por cima no pódio levou Bottas no mesmo patamar dele. Até porque com a grandeza de um dos maiores pilotos da história da Formula 1 sabe que sua vitória de hoje não foi de puro merecimento e que ele não precisava disso para ganhar seu 5º título Mundial. Algo que esta bem mais próximo dele.

Sebastian Vettel com o 3ºlugar de hoje, Com uma Ferrari que não teve Força para derrotar a Mercedes fica em uma situação muito difícil. Agora o Alemão depende de outros resultados para ser o campeão. Kimi Raikkonen terminou logo atrás em 4ºlugar. Verstappen com os pneus Ultra Macios não se deu bem, Acabou tendo um desempenho ruim e não conseguiu se quer aproximar de uma possível disputa pelo 4ºlugar, O Holandês chegou em 5ºlugar e acabou sendo o piloto da corrida.

Daniel Ricciardo, dispersado pela Red Bull fez o suficiente para ficar com o 6ºlugar.

Charles Leclerc fez uma brilhante corrida, Coroando um final de semana fantástico ao levar a Sauber ao 7ºlugar. São 6 pontos que levam a equipe suíça a ter chances de disputar o 8ºlugar dos construtores com a Toro Rosso que fez um papelão, Com seus 2 pilotos abandonando após 4 voltas por causa de problemas que resultaram em rodadas dos seus dois pilotos.

Kevin Magnussen mesmo sem ter um carro tão bem acertado acabou ficando em 8ºlugar, marcando importantes 4 pontos nessa luta pelos construtores contra a Renault que ficou zerada no dia de hoje. Esteban Ocon e Sergio Perez completaram a zona de pontuação. Na Force India houve jogo de equipe, Perez pediu para Ocon passar, Essa ordem foi obedecida para que o Mexicano tivesse chance de passar Magnussen, Porém isso não aconteceu e a equipe pediu para que Perez devolvesse a posição para Ocon. Nesse caso o que a Mercedes não fez a Ex-equipe Indiana acabou fazendo.

Romain Grosjean nadou e acabou morrendo na praia, Ficando mais uma vez sem pontuar. Igualmente aconteceu com o Alemão Nico Hulkenberg (que vive uma fase ruim de apenas 1 ponto nas últimas 4 corridas) acabou em 12ºlugar. Pior ficou Carlos Sainz jr. que acabou em um melancólico 17ºlugar.

Na frente dele ficou o Sueco Marcus Ericsson que fez uma corrida mais ou menos, Sem muito brilho. Ao contraio que foi a corrida do seu companheiro de equipe. Fernando Alonso sem qualquer brilho ficou em 14ºlugar, Com Lance Stroll, Stoffel Vandoorne, Carlos Sainz jr. e fechando a turma que terminou a prova ficou o Russo Sergey Sirotkin. Uma decepção para os Russos, que poderia tentar fazer algo a mais do que o 18ºlugar que conseguiu no dia de hoje.

Semana que vem teremos o GP do Japão, Com o desempenho de Hamilton nessa altura do campeonato, Tudo indica que o título pode ser decidido até mesmo no GP do México, Mas a equipe Mercedes não precisava desse fato, Provavelmente os 7 pontos não fariam falta, Se quer para definir o campeonato no Circuito de Hermanos Rodriguez. A Vitória de Valtteri Bottas poderia fazer muito bem para o finlandês.

Fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Resultado final do GP da Rússia
16ªEtapa do Mundial de Formula 1

Pos Pilotos Equipe Chassi Motor Voltas Tempo Grid
1 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 53 1:27:25.181 2
2 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 53 a 2.545s 1
3 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 53 a 7.487s 3
4 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 53 a 16.543s 4
5 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 53 a 31.016s 19
6 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 53 a 1:20.451s 18
7 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 53 a 1:38.390s 7
8 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 52 a 1 volta 5
9 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 52 a 1 volta 6
10 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 52 a 1 volta 8
11 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 52 a 1 volta 9
12 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 52 a 1 volta 12
13 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 52 a 1 volta 10
14 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 52 a 1 volta 16
15 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 52 a 1 volta 14
16 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 51 a 2 voltas 15
17 55 Carlos Sainz jr. Renault R.S.18 Renault R.E.18 51 a 2 voltas 11
18 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 51 a 2 voltas 13
10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 4 Abandonou 17
28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 4 Abandonou 20

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Sauber/Force India/Williams/Red Bull/Renault

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *