Um dia perfeito para Daniel Ricciardo, Comandando a classificação nas 3 fases ele conquistou sua segunda pole da carreira e a segunda pole em Mônaco. (primeira delas foi no ano de 2016) A Red Bull deu um grande passo para uma segunda vitória nessa temporada, Já que passar em Monte Carlo é muito difícil.
No Q1 em Mônaco ficou bem claro que a Red Bull estava muito na disputa pela pole position, Só teria o Australiano Daniel Ricciardo. E ele foi disparado o mais rápido do Q1, Com Vettel, Hamilton e Bottas logo atrás. Stoffel Vandoorne foi uma surpresa em 5ºlugar no mesmo décimo do 2º, 3º e 4ºlugares com a Mclaren (Que mostra ter um bom chassi)
Eliminados foram Brendon Hartley, Marcus Ericsson, Lance Stroll e Kevin Magnussen que se juntaram ao Max Verstappen que acabou batendo de maneira patética no Q3.
No Q2, Ricciardo voltou a marcar o melhor tempo dessa parte do treino, novamente o Australiano quebra o recorde do Circuito. Raikkonen e Vettel se posicionavam a frente de Hamilton e Bottas. (O Britânico esta a meio segundo a frente do piloto Finlandês) Na primeira parte tanto Bottas como Hamilton enfrentaram um pequeno drama pois não tinham tempo para passarem ao Q3.
Ficaram de fora da fase final: Nico Hulkenberg da Renault, Stoffel Vandoorne da Mclaren, Sergei Sirotkin da Williams, Charles Leclerc da Sauber e Romain Grosjean da Haas. A Equipe norte-americana definitivamente não esta bem nas ruas monadesgas. Surpresa foi a Force India que colocou seus dois carros entre os 10 primeiros lugares e Pierre Gasly ao colocar a Toro Rosso conseguiu nos últimos segundos a vaga para o Q3.
No Q3, ficou comprovado que Daniel Ricciardo tinha o carro do dia e estava em um sábado inspirado. Em sua primeira tentativa o piloto Australiano marcou o nome recorde da história do circuito de Monte Carlo. Com 1:10.810. Colocando mais de 4 décimos com Lewis Hamilton em 2º 2 milésimos a frente de Vettel que estava 3 milésimos a frente de Raikkonen. Bottas com mais dificuldades o final de semana inteiro vinha em 5ºlugar.
Alonso era o melhor do resto com o 6ºlugar. Na parte final do treino Vettel e Hamilton buscaram tirar a pole do piloto da Red Bull, Vettel melhorou seu tempo e subiu para o segundo lugar e superou Hamilton que acabou melhorando em pouco milésimos, que foi o bastante para ficar em 3ºlugar.
Mas ninguém tirou a pole position de Daniel Ricciardo que vai largar na frente pela 2ªVez na carreira. Se tudo der certo o piloto Australiano tem chances de conquistar a segunda vitória da carreira. Sebastian Vettel, em busca de recuperação completa a primeira fila.
Na segunda fila larga Lewis Hamilton com uma Mercedes que não esta com um carro competitivo para Mônaco. A prova disso foi que Valtteri Bottas vai largar em 5ºlugar atrás de Kimi Raikkonen que fecha a segunda fila.
Esteban Ocon foi a surpresa do Treino, Colocando a Force India em 6ºlugar superando o Espanhol Fernando Alonso, Que era o favorito a ser o melhor do resto.
Alonso acabou ficando em 7º e forma a fila totalmente espanhola com Carlos Sainz da Renault em 8ºlugar. Fechando os 10 primeiros lugares, largam Sergio Perez com a Force India e Pierre Gasly com a Toro Rosso-Honda. Amanhã a partir das 10 da manhã teremos a 6ªEtapa do Mundial de Formula 1 em Monte Carlo. Evento que abre o dia mais importante do automobilismo mundial junto com as 500 milhas de Indianapolis.
Pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Voltas | Fase |
1 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull Racing | RB14 | TAG Heuer | 1:10.810 | Q3 |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | SF71H | Ferrari 062 EVO | 1:11.039 | Q3 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | F1 W09 EQ Power+ | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:11.232 | Q3 |
4 | 7 | Kimi Räikkönen | Ferrari | SF71H | Ferrari 062 EVO | 1:11.266 | Q3 |
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | F1 W09 EQ Power+ | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:11.441 | Q3 |
6 | 31 | Esteban Ocon | Force India | VJM11 | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:12.061 | Q3 |
7 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | MCL33 | Renault R.E.18 | 1:12.110 | Q3 |
8 | 55 | Carlos Sainz | Renault | R.S.18 | Renault R.E.18 | 1:12.130 | Q3 |
9 | 11 | Sergio Perez | Force India | VJM11 | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:12.154 | Q3 |
10 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia Toro Rosso | STR13 | Honda RA618H | 1:12.221 | Q3 |
11 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | R.S.18 | Renault R.E.18 | 1:12.411 | Q2 |
12 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | MCL33 | Renault R.E.18 | 1:12.440 | Q2 |
13 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | FW41 | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:12.521 | Q2 |
14 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | C37 | Ferrari 062 EVO | 1:12.714 | Q2 |
15 | 28 | Brendon Hartley | Scuderia Toro Rosso | STR13 | Honda RA618H | 1:13.179 | Q2 |
16 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | C37 | Ferrari 062 EVO | 1:13.265 | Q1 |
17 | 18 | Lance Stroll | Williams | FW41 | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:13.323 | Q1 |
18 | 8 | Romain Grosjean | Haas | VF-18 | Ferrari 062 EVO | 1:12.728 | Q1 |
19 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | VF-18 | Ferrari 062 EVO | 1:13.393 | Q1 |
20 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing | RB14 | TAG Heuer | Sem Tempo |
Romain Grosjean foi punido em 3 posições por causa da de uma condução perigosa do piloto da equipe Haas no GP da Espanha que tirou Nico Hulkenberg e Pierre Gasly da prova.
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Red Bull/Sauber/Mclaren