Após 7 anos e meio afastado das competições, O polonês Robert Kubica finalmente entrou em um carro de Formula 1 para uma sessão oficial de treino livre. Como terceiro piloto da Williams se constatou uma coisa: O FW41 é um carro horrível e parece sem qualquer solução de melhora. A Tal ponto que já se fala que o projeto do carro desse ano foi abandonado e que já estão desenvolvendo o carro de 2019.
A Williams vive seu pior momento na Formula 1. Com dois pilotos inexperientes, Tendo um piloto como Kubica com piloto de desenvolvimento que colocou tempo em Lance Stroll no primeiro treino livre. Pior de tudo, Não podem colocar o Polonês em uma corrida, Até porque tanto Stroll como Sirotkin tem seus patrocinadores que injetam muito dinheiro e não gostariam nadinha, se um dos seus pilotos for jogado para o banco de reservas em uma corrida.
Se é que poderia adiantar a presença do Kubica a ponto de levar o carro aos pontos de maneira constante. Acho que algumas vezes até acreditaria, Mas não de forma constante. Com o Crescimento da Sauber e da Mclaren e com sua involução em relação a 2017. É muito provável que a equipe de Sir. Frank Williams pela primeira vez como a pior equipe da Formula 1 em uma temporada.
Sobre os treinos livres de hoje, Não me parece até agora que a ordem das forças na categoria tenha mudado. Continua a Mercedes que marcou o melhor tempo nos dois treinos livres (Bottas na primeira sessão e Hamilton na segunda sessão) Red Bull e Ferrari não ficaram muito longe dos carros alemães e estão na disputa pela pole position. A Ferrari pode não ter o motor da Mercedes e nem o carro da Ferrari, Na média eles possam estar um degrau a frente da Mercedes que tem problemas no seu carro, principalmente por conta do desgaste dos pneus. A Red Bull tem o melhor chassis, Porém tem o mais fraco dos motores (Renault) e isso pode ser uma desvantagem principalmente na reta dos boxes.
Haas e Mclaren parecem estar um degrau a frente na disputa pela 4ªForça do mundial: A Mclaren com o bico dianteiro diferente de tudo que se viu, poderá fazer a diferença na Classificação e na corrida. A Haas colocou seus dois carros nas 10 primeiras posições. Porém, ainda precisam transformar a performance em resultados.
Toro Rosso mostrou ter velocidade, apesar disso ainda não esta parecendo que vão brigar por resultados significativos. Enquanto a Force India parece começar a voltar a disputa pelo menos no bloco intermediário, A Renault não teve um bom desempenho hoje: Ou a equipe Francesa não tenha mostrado todo o seu potencial ou então não vai ser um dos melhores finais de semana da Renault em 2018.
Sauber esta com um carro melhor que a Williams, Quem diria que a equipe Suíça que nos últimos anos afundaram nas últimas posições agora estaria na frente da Williams, que nos últimos anos esteve disputando na primeira metade da tabela. Até mesmo com pódios e disputando vitórias.
Para amanhã, veremos de verdade quem vai realmente disputar a pole e quem evoluiu e quem andou para trás com a introdução do pacotes aerodinâmicos. Amanhã, As 7 da manhã teremos o 3ºtreino livre e as 10 da manhã teremos a Classificação para o Grid de Largada para a 5ªEtapa do Campeonato Mundial de Formula 1.
1ºTreino Livre
Pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Pneu | Voltas |
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | F1 W09 EQ Power+ | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:18.148 | 32 |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | F1 W09 EQ Power+ | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:18.997 | 22 |
3 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | SF71H | Ferrari 062 EVO | 1:19.098 | 24 |
4 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing | RB14 | TAG Heuer | 1:19.187 | 26 |
5 | 7 | Kimi Räikkönen | Ferrari | SF71H | Ferrari 062 EVO | 1:19.499 | 19 |
6 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | MCL33 | Renault R.E.18 | 1:19.858 | 26 |
7 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull Racing | RB14 | TAG Heuer | 1:19.871 | 11 |
8 | 8 | Romain Grosjean | Haas | VF-18 | Ferrari 062 EVO | 1:19.906 | 24 |
9 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | MCL33 | Renault R.E.18 | 1:20.083 | 28 |
10 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia Toro Rosso | STR13 | Honda RA618H | 1:20.508 | 29 |
11 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | VF-18 | Ferrari 062 EVO | 1:20.637 | 28 |
12 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | C37 | Ferrari 062 EVO | 1:20.665 | 23 |
13 | 11 | Sergio Perez | Force India | VJM11 | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:20.924 | 36 |
14 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | C37 | Ferrari 062 EVO | 1:20.984 | 18 |
15 | 55 | Carlos Sainz | Renault | R.S.18 | Renault R.E.18 | 1:21.053 | 28 |
16 | 31 | Esteban Ocon | Force India | VJM11 | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:21.144 | 27 |
17 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | R.S.18 | Renault R.E.18 | 1:21.159 | 26 |
18 | 28 | Brendon Hartley | Scuderia Toro Rosso | STR13 | Honda RA618H | 1:21.373 | 28 |
19 | 40 | Robert Kubica | Williams | FW41 | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:21.510 | 24 |
20 | 18 | Lance Stroll | Williams | FW41 | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:22.756 | 15 |
2ºTreino Livre
Pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Pneu | Voltas |
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | F1 W09 EQ Power+ | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:18.259 | 39 |
2 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull Racing | RB14 | TAG Heuer | 1:18.392 | 41 |
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing | RB14 | TAG Heuer | 1:18.533 | 39 |
4 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | SF71H | Ferrari 062 EVO | 1:18.585 | 34 |
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | F1 W09 EQ Power+ | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:18.611 | 39 |
6 | 7 | Kimi Räikkönen | Ferrari | SF71H | Ferrari 062 EVO | 1:18.829 | 16 |
7 | 8 | Romain Grosjean | Haas | VF-18 | Ferrari 062 EVO | 1:19.579 | 24 |
8 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | VF-18 | Ferrari 062 EVO | 1:19.643 | 39 |
9 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | MCL33 | Renault R.E.18 | 1:19.722 | 32 |
10 | 11 | Sergio Perez | Force India | VJM11 | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:19.962 | 28 |
11 | 31 | Esteban Ocon | Force India | VJM11 | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:20.024 | 38 |
12 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | MCL33 | Renault R.E.18 | 1:20.035 | 35 |
13 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | R.S.18 | Renault R.E.18 | 1:20.183 | 43 |
14 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia Toro Rosso | STR13 | Honda RA618H | 1:20.373 | 32 |
15 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | C37 | Ferrari 062 EVO | 1:20.501 | 37 |
16 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | C37 | Ferrari 062 EVO | 1:20.514 | 29 |
17 | 55 | Carlos Sainz | Renault | R.S.18 | Renault R.E.18 | 1:20.672 | 31 |
18 | 28 | Brendon Hartley | Scuderia Toro Rosso | STR13 | Honda RA618H | 1:21.265 | 34 |
19 | 18 | Lance Stroll | Williams | FW41 | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:21.556 | 35 |
20 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | FW41 | Mercedes M09 EQ Power+ | 1:22.060 | 36 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Williams/Mclaren/Haas/Mercedes