Preview do GP da Espanha – Comentários de Deivison Conceição

Ficha Técnica:

Circuito de Barcelona-Catalunya
Localização: Montmeló – Espanha
Distância: 4.655 Km
Número de Voltas: 66
Total: 307.104 km
Inaugurado em 1991
Maior Número de Vitórias: Michael Schumacher com 6 vitórias

Mapa do Circuito:

Jogo – Nigel Mansell World Championship falando sobre o Circuito da Catalunha em 1992

Situado na planisula da Andaluzia, no extremo sul da Espanha, este é um circuito dificil, Com muito poucos lugares para ultrapassar. Este aspecto é frustrante, juntamente com o número de curvas lentas, se combinam para tornar esta um circuito exigente.

Errata: O Circuito não fica na Andaluzia, Mas sim na Catalunha. O Circuito de hoje tem mais possibilidade de ultrapassagem. O Circuito continua exigente e passou por uma mudança na última curva, foi criada uma chicane na curva final do Circuito. com a intenção de que o carro de trás possa ter a chance de ultrapassar o piloto da Frente.

Nos primeiros anos isso acabou não dando certo, Alias a Chicane não fez muita diferença para as corridas ficarem melhores. Só foi dar certo nos anos de 2011, 2012 e 2013 quando os pneus Pirelli eram feitos para se desgastarem de maneira bem rápida, Proporcionando várias ultrapassagens, O Certo é que o circuito continua sendo de difícil ultrapassagem na pista, E que a corrida pode ser definida na largada.

Circuito de Barcelona tem Como sua grande característica ser uma pista que mostra a qualidade do carro num todo.

O GP da Espanha e a primeira prova em Solo Europeu também é o momento dos grandes pacotes aerodinâmicos que as equipes introduzem em seus carros. Nessas jogadas que as Escuderias dão podem jogar dar 1 décimo de ganho, 2 décimos de ganho ou se acertarem em cheio? Podem dar 1 segundo de ganho. No caso da briga pelo liderança do Mundial de Formula 1, Isso pode definir um domínio de uma equipe ou então uma equipe que esta mais atrás virar o jogo e passar a ser o melhor carro da categoria.

No Caso das equipes intermediárias, Um acerto no pacote pode jogar uma equipe, que briga para ser a 4ªforça em uma nova integrante da disputa pela vitória.

No ano passado, a Liberty Media começou de forma significativa a mostrar a marca da sua gestão, todos lembram da cena do Menino que torcia pelo Kimi Raikkonen chorando ao ver seu ídolo abandonar a prova na primeira volta após um incidente na largada? Se fosse nos tempos de Bernie Ecclestone, Mesmo com as câmeras eu não creio que a organização teria a sensibilidade de trazer ele até o Homem de Gelo. Uma recompensa para essa criança que teve uma frustração enorme e uma alegria bem maior ao conhecer o seu ídolo no Esporte. Sem dúvida é a imagem da prova do ano passado e da Felicidade desse garotinho!. Video: https://www.youtube.com/watch?v=ef6PcZIKnU4

A prova de 2017 por si foi uma prova muito boa com o Confronto entre Hamilton e Vettel , Que se encontraram na pista e travaram um duelo na pista e na estratégia. Nesse duelo, O inglês venceu.  Para 2018 a Pirelli leva os pneus Médios, O Soft e o Super Soft. A pista gasta muito pneu apesar da sua pouca abrasividade. É possível que tenha pilotos que façam de 2 até 3 paradas nos boxes.

Enquanto a Mercedes opta pelos pneus mais duros, (Bottas e Hamilton levam 3 pneus médios, 5 Soft e 5 SuperSoft) Equipes como a Williams que não anda bem nessa temporada será a equipe que mais ousou na escolha dos pneus. Sirotkin escolheu 10 pneus SuperSoft e Stroll escolheu 9. A Média de pneus Supersoft nas equipes é de mais ou menos 7 jogos de Pneus.

Perguntas para esse final de semana:

Hamilton, Líder do campeonato vai finalmente mostrar todo o seu potencial em Barcelona?

Bottas vai continuar lutando pela 1ªVitória no Ano, Não vai se abater com o furo de pneu que lhe tirou a vitória em Baku?

Ferrari com o melhor carro, Vai manter o melhor carro do Grid? Vettel vai voltar a vencer?

 

Red Bull tenta se reerguer do acidente entre seus dois pilotos em Baku, Como vai estar o clima entre Ricciardo e Verstappen na Espanha?

Verstappen vai passar um final de semana sem se envolver ou causar incidentes?

Carlos Sainz jr. vai continuar sua crescente no Campeonato após 5ºlugar em Baku?

Renault terá salto para entrar na disputa pelo pódio a partir de Agora? Hulkenberg vai finalmente enterrar a seca de pódios na categoria?

Force India após um inesperado pódio de Perez vai dar o salto para o pelotão intermediário definitivamente?

Williams vai sair da rabeira ou vai afundar na sua crise?

 

Haas vai traduzir seu potencial em pontos? Grosjean vai finalmente sair do Zero e começar a reagir no confronto direto com Magnussen?

 

Alonso vai fazer o impossível para ter grande final de semana na sua casa! Mclaren vai dar um carro a altura para o Espanhol fazer um bom papel na Catalunha?

Toro Rosso poderá repetir final de semana do Bahrein? Em qual estágio esta o Motor Honda para repetir o feito?

Sauber pode sonhar com pontos como no ano passado ou vai passar final de semana nas últimas posições?

Veja como foram as corridas de 2014, 2015, 2016 e 2017

2014

Hamilton vence corrida de forma suada e assume liderança do campeonato

2015

Rosberg completa final de semana perfeito e conquista vitória na Catalunha

2016

Na Espanha Verstappen vence sua primeira vitória da Carreira com a Red Bull

2017

Hamilton vence duelo na Espanha e se aproxima de Vettel na liderança, Wehrlein leva Sauber aos primeiros pontos.

Horários dos Treinos, Classificação e da Corrida:

Treino Abreviação Horário – BR Horário – Catalunha
1ºTreino Livre FP1 06:00 as 07:30 11:00 as 12:30
2ºTreino Livre FP2 10:00 as 11:30 15:00 as 16:30
3ºTreino Livre FP3 07:00 as 08:00 12:00 as 13:00
Classificação Q1/Q2/Q3 10:00 as 11:00 15:00 as 16:00
Corrida 66 Voltas 10:10 as 12:10 15:10 as 17:10

Previsão do Tempo: https://www.accuweather.com/

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Force India/Williams/Toro Rosso/Renault/Mclaren/Haas/Sauber

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *