Ajudado por safety Car e estratégia audaciosa da Red Bull, Ricciardo conquista vitória em Xangai

Pensem que uma festa estava indo para o saco e traduza isso para a corrida que estava indo para o saco. Foi exatamente o que aconteceu na primeira parte da prova. Isso mudou com o Safety Car que entrou no circuito devido a um acidente e por causa de uma equipe que se aproveitou disso para mudar a história da corrida.

Na Largada, Raikkonen tentou tomar a liderança de Sebastian Vettel que acabou se colocando do lado do seu companheiro de equipe e diminuindo o espaço dele. Isso fez com que Valtteri Bottas pulasse para o segundo lugar e logo depois o Holandês Max Verstappen que já tinha passado Hamilton na 2ªCurva ele foi para cima de Raikkonen e ultrapassou o finlandês, Passando para a 3ªposição. Hamilton caiu para o 5ºlugar, Ficando apenas na frente de Daniel Ricciardo na luta pelas primeiras posições.

Vale salientar a boa largada dos dois pilotos Williams que saíram dos últimos lugares para posições até que razoáveis.

A prova teve pouco movimento nas primeiras voltas, Apenas Vandoorne conseguindo passar Lance Stroll e Alonso tentando chegar em Romain Grosjean. Lá na Frente, Vettel chegou a abrir 3 segundos sobre Bottas que esboçou uma reação baixando essa diferença para 1.5 a 2 segundos. O Fato é que nenhum dos 6 primeiros ameaçava ninguém e nem mesmo era ameaçado.

Os primeiros a pararem nos boxes eram Hartley na volta 11, Ocon na volta 12, Sainz e Perez na volta 13 e Hulkenberg na volta 14. A se destacar o belíssimo desempenho de Hulkenberg que estava voando baixo e conseguia ultrapassar com bem mais facilidade os pilotos que não tinham parado nos boxes do que o seu companheiro Carlos Sainz jr.

Na volta 18, Verstappen e Ricciardo foram para os boxes ao mesmo tempo, Colocando os pneus médios para ir até o final. Hamilton parou na volta 19 e Bottas na volta 20. Com os pneus médios, A Mercedes passa a render melhor e com uma parada rápida do Bottas, acabou fazendo que o Finlandês passar a frente de Vettel logo após a parada do piloto da Ferrari na volta 21.

O líder passou a ser Kimi Raikkonen, Que tentou uma tática diferente, Prolongar o tempo de vida com os pneus gastos. Isso custou muito tempo para ele,exatos 2 a 3 segundos por volta sobre Lewis Hamilton. Em poucas voltas, Bottas e Vettel chegaram em Raikkonen. Na volta 27, O piloto da Mercedes consegue a ultrapassagem e assume definitivamente a liderança com Vettel em segundo lugar.

Raikkonen parou na volta seguinte e apesar do tempo perdido ele sem dúvida iria terminar a prova com 1 parada apenas, A corrida estava se arrastando para um final sendo decidido pela tática de paradas. Até que o Francês Pierre Gasly tentou passar Brendon Hartley na reta oposta, Mas foi totalmente precipitado e acabou batendo no seu companheiro de equipe que ficou na curva, Os dois voltaram a corrida, Porém detritos na pista fizeram a direção de prova acionar o Safety Car.

Nessa história toda, A Red Bull ordenou mudança de tática para os dois pilotos: Verstappen e Ricciardo colocaram os pneus Macios. Era o piloto do Gato para tentarem ganhar a corrida. O mesmo fez Hulkenberg, Sainz, Ocon, Alonso e uma volta depois Sergio Perez adotou essa mesma tática.

Na Relargada, Alonso consegue a ultrapassagem sobre Grosjean, Era a mostra de que a corrida seria diferente nas 21 voltas finais. Gasly acabou tomando 10 segundos de punição por causa da batida no Hartley. Na 37ªVolta, Ricciardo passou de cara Kimi Raikkonen e assumiu o 5ºlugar. Enquanto isso Verstappen pressionava Hamilton querendo o 3ºlugar, Porém tenta de maneira afobada. Na curva 5 da 38ªVolta, Ele acaba escapando da pista, prejudica os pneus e perde posição para Daniel Ricciardo que passa a atacar Hamilton, No final da 39ªVolta, Ricciardo ultrapassa o piloto da Mercedes, Ganha o 3ºlugar. Nessa altura do campeonato era bem possível que o Australiano brigasse pela vitória.

Max Verstappen voltou a pressionar Hamilton, Na volta 41, O Holandês passa para o 4ºlugar e abre do piloto inglês. Na volta 42, Ricciardo passou a apertar Vettel, A ultrapassagem do piloto da Red Bull foi concretizada no mesmo ponto aonde ele passou Hamilton, Passando para o 2ºlugar.

Na Volta seguinte, Verstappen foi para cima do Vettel. Ai novamente o jovem de vinte anos desligou o celebro e fez besteira. Em uma manobra impensada acabou no fim da reta oposta atingindo Vettel. Os dois voltaram rápido para a pista, Porém Verstappen perdeu 2 posições, Porém o pior ficou para Vettel que perdeu posição para o Verstappen, Hamilton, Raikkonen e na reta perdeu posição para Hulkenberg caindo para o 7ºlugar. O pior para o líder do campeonato foi que ele perdeu rendimento devido a esse toque.

Riccardo foi para cima de Bottas na volta 45 e na curva 4, Em uma manobra inesperada acabou ganhando a liderança. Os pneus médios definitivamente deram certo para ele, Já para Verstappen acabou não dando tão certo. Por causa da batida ele tomou penalização de 10 segundos. (Muito pouco pelo que ele fez com Vettel que perdeu rendimento depois do Toque) A 8 Voltas do final, Verstappen passou Hamilton que não se esforçou para segurar o piloto da Red Bull, Só teria o trabalho de ficar a menos de 10 segundos sobre o piloto Holandês.

Raikkonen com pneus mais novos foi para cima de Bottas, Com desgastado pneus de quase 30 voltas, O piloto da Mercedes segurava seu rival com 10 voltas de pneus a mais desgastados. Verstappen chegou nessa disputa, Mas não conseguiu mais ultrapassar ninguém. Provavelmente seus pneus mácios estavam bem mais desgastados do que os pneus do Ricciardo que estava com a corrida ganha, A mais de 8 segundos em 1ºlugar.

O piloto Australiano conquistou sua 6ªvitória, Após ter ficado a minutos de ficar eliminados no Q1 por causa de um motor estourado Contando com a ousada tática de paradas Red Bull, Na aposta dos pneus mais novos e médios compensou as deficiências do RB14 ( O Motor Renault) e principalmente pela sua pilotagem Arrojada, precisa e inteligente.

Valtteri Bottas se recupera do inicio de ano ruim e comanda equipe para o 2ºlugar. A Mercedes termina essa terceira etapa sem ter ganho corrida nenhuma, Já não passa a ser sorte e sim um indicio que a Mercedes pode não tem o melhor carro do ano. O pódio foi completado pelo Kimi Raikkonen que não conseguiu ultrapassar Bottas, podém acabou sendo o represente da Ferrari no pódio.

Com os 10 segundos de Punição, Verstappen passou do 4º para o 5ºlugar. Minha opinião Verstappen esta se tornando uma nova versão, Algo que chamava-se geralmente de idiota Vez. A punição é branda demais. Tinha que tomar 30 segundos pelo menos. 10 segundos não é nada, Ele só perdeu posição para Lewis Hamilton que acabou em 4ºlugar e apesar da vice liderança do campeonato, 9 pontos atrás de Vettel o inglês vive um momento díficil no começo de campeonato.

Nico Hulkenberg fez sua melhor corrida do ano, Aproveitou a oportunidade de ultrapassar Vettel e acabou garantido mais um 6ºlugar com o carro da Renault. No final da corrida, Alonso de forma arrojada passou Vettel e ganhou o 7ºlugar do piloto da Ferrari. Depois da batida ocarro de Vettel só foi ficando pior, Conseguiu segurar a pressão de Carlos Sainz jr. para ficar me 8ºlugar e salvar 4 pontos, Apesar do fraquíssimo resultado  Vettel manteve a liderança do campeonato. Completando a zona de pontuação o Dinamarquês Kevin Magnussen com a Haas.

Ocon e Perez ficaram novamente perto dos pontos com a Force India, Em 11º e 12ºlugares, Pelo desempenho deles a equipe Indiana não pode reclamar, O Carro é que precisa melhorar para começarem a coletar pontos. Stoffel Vandoorne acabou de fora dos pontos em 13º. Lance Stroll e Sergei Sirotkin levaram a Williams para o 14º e 15º lugares respectivamente.

Marcus Ericsson levou a melhor Sauber para o 16ºlugar, Seguido de Romain Grosjean que esta tendo um ano desastroso até agora na Haas, Pierre Gasly com a Toro Rosso que terminou a prova (Hartley abandonou nas voltas finais) e Charles Leclerc que acabou tendo um dia complicado. Daqui a 2 semanas no rapidissimo circuito de rua de Baku, Teremos a 4ªEtapa do Mundial de Formula 1 que agora tem os 5 primeiros colocados a 17 pontos de distância.

Resultado final do GP da China
3ªEtapa do Mundial de Formula 1 – Xangai – 56 Voltas

Pos Piloto Equipe Chassi Motor Tempo Grid
1 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:35:36.380 6
2 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ a 8.894 3
3 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO a 9.637 2
4 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ a 16.985 4
5 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer a 20.436 5
6 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 a 21.052 7
7 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 a 30.639 13
8 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO a 35.286 1
9 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 a 35.763 9
10 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO a 39.594 11
11 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ a 44.050 12
12 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ a 44.725 8
13 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 a 49.373 14
14 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ a 55.490 18
15 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ a 58.241 16
16 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO a 1:02.604s 20
17 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO a 1:05.296s 10
18 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H a 1:06.330s 17
19 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO a 1:22.575s 19
20 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H Não Terminou 15

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Red Bull/Mercedes/Ferrari/Renault/Force India/Mclaren/Toro Rosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.