Stephane Peterhansel buscando recuperar o tempo conquista vitória no Estágio

Stephan Peterhansel junto com Jean-Paul Cottrer em busca da recuperação conquistou a vitória no 8ºestágio do Dakar, A etapa que foi de Uyuni até Tupiza foi marcada pela tentativa da dupla francesa buscando recuperar o prejuízo. Enquanto que a dupla que lidera no Geral Carlos Sainz e Lucas Cruz adotou a estratégia da cautela. Com 1 hora de vantagem para os mais próximos seguidores a Dupla espanhola da Pegueot acabou por não arriscar.

No primeiro Setor, Vice-líder da Geral Nasser Al-Attiyah com seu copiloto Matthieu Baumel assumiu a liderança, Com 8 segundos de vantagem para Peterhansel/Cottrer. Cyril Despres vinha em 3ºlugar, 39 segundos da liderança. Bernhard Tem Brinke e Orlando Terranova disputavam o 4ºlugar, Separados por apenas 3 segundos.

Giniel de Villiers vinha em 6ºlugar a 1 minuto e 10 segundos com seu Toyota. 14 segundos depois os Tchecos Martin Prokop e Jan Tomanek colocavam a Ford em 7ºlugar. Carlos Sainz e Lucas Cruz vinham apenas em 8ºlugar e já dava bem na cara do que seria a prova comedida dos pilotos da Pegueot, Dada a vantagem que eles teriam na liderança. Al Qassimi e Jakub Przygonski completavam os 10 primeiros colocados. Seguidos do Chileno Boris Garafulic e do Argentino Lucio Alvarez que vinham logo atrás em 11º e 12ºlugar.

Al-Attiyah com a Toyota Hilux, Na segunda parte liderava com apenas 1 segundo atrás de Peterhansel com seu Pegueot. Cyril Despres com a Pegueot vinha em 3ºlugar com 47 segundos atrás do piloto do Qatar. Bernhard tem Brinke com seu navegador Michen Perin, vinha a 16 segundos de Despres. Orlando Terranova dignificava a Mini com o 5ºlugar, 22 segundos a frente de Giniel de Villiers, Que fechava os 6 primeiros colocados.

Martin Prokop vinha em 7ºlugar com seu Ford, 19 segundos a frente de Carlos Sainz e Lucas Cruz. Que vinha a 2 minutos e 38 segundos do líder e por consequência a 2 minutos e 37 segundos do Peterhansel. Al Qassimi e Przygonski seguiam em 9º e 10ºlugares. Garafulic e Lucio Alvarez Mantiveram suas colocações. Vaidotas Zala vinha em 13ºlugar a 4 minutos e 49 segundos como o melhor Lituânio da especial.

No terceiro Setor, Stephan Peterhansel (Pegueot) assumiu a liderança da especial abrindo 56 segundos do Nasser Al-Attiyah com seu Toyota. 11 perigosos segundos depois vinha o Francês Cyril Despres com o copiloto David Castera.  Bernhard Tem Brinke manteve o 4ºlugar, Com 10 segundos a frente dos Argentinos Terranova/Graue com seu carro da Mini. Carlos Sainz vinha 3 minutos e 57 segundos, Na 6ªposição.

Giniel de Villiers caiu para fora dos 20 primeiros colocados. Sheik Al Qassimi com seu Pegueot privado superou em 11 segundos o piloto da Ford Martin Prokop em 7ºlugar. Boris Garafulic ganhou 2 posições. Além da posição do Sul-Africano ele passa o Polonês Jakub Przygonski assumindo o 9ºlugar. (6 minutos e 19 segundos de desvantagem para Peterhansel)

Vaidolas Zala também subiu duas posições, Levando seu Toyota ao 11ºlugar. 2 minutos e 29 segundos atrás de Pryzgonski/Colsoul. Nicolas Fuchs a 1 minuto e 42 segundos do Zala vinha colocando o Bordward em 12ºlugar. OS Argentinos Sebastian Halpern e Alejandro Yacopini vinham logo a seguir em 13º e 14ºlugares respectivamente.

4ªSetor, Peterhansel ampliou a diferença na liderança para 1 minuto e 37 segundos. Sobre o novo vice-líder, O também Francês Cyril Despres ganhou do Nasser Al-Attiyah, 26 segundos de frente para o piloto da Toyota. E 8 segundos a frente de Bernhard tem Brinke também de Toyota. Orlando Terranova com o Mini e o líder da Especial Carlos Sainz, A 4 minutos e 14 segundos de Peterhansel, Na 6ªposição.

Sheik Al Qassimi e Martin Prokop mantiveram o 7º e 8ºlugares. Já o Polônes Jakub Pryzgonski recuperou a posição de Garafulic, Levando seu Mini (O melhor da categoria geral) para o 9ºlugar. O piloto Chileno completava o Top 10 a 8 minutos e 2 segundos. 11 seg. atrás do Polonês.

Em Zala mantem o 11ºlugar, Mas o peruano Nicolas Fuchs vinha á 23 segundos o lituânio em 12ºlugar. Yacopini ganhou posição de Halpern, conquistando o 13ºlugar.

No 5ºSetor a liderança continuava com Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottrer com 1 minuto e 40 segundos na primeira posição. Nasser Al-Attiyah recuperou a segunda posição, 37 segundos a frente de Cyril Despres que voltava ao 3ºlugar. Enquanto Orlando Terranova manteve o 4ºlugar. 1 minuto e 12 segundos atrás de Despres. O Espanhol Carlos Sainz junto de Lucas Cruz passou para o 5ºlugar. A 4 minutos e 59 segundos de Peterhansel.

Bernhard Tem Brinke vinha em 6ºlugar. 1 minuto e 31 segundos atrás de Sainz, Mas de forma tranquila vinha em 6ºlugar, 2 minutos e meio a frente de Sheik Al Qassimi em 7ºlugar. 48 segundos atrás vinha Jakub Pryzgonski que subiu para o 8ºlugar. Boris Garafulic a 12 minutos e 31 segundos do líder subiu para o 9ºlugar. Martin Prokop e Jan Tomanek é que se deram mal nesse setor, Caindo do 8º para o 10ºlugar. Nicolas Fuchs ganhou o 11ºlugar de Vaidolas Zala nesse Setor. Giniel de Villiers estava se recuperando, Já vinha em 14ºlugar. (20 minutos e 1 segundos atrás do 1ºcolocado)

Cyril Despres fez um grande setor e passou de forma impressionante a Peterhansel e por 29 segundos de diferença, Ele junto de David Castera assumiu a primeira posição. Até aqui os dois faziam dobradinha para a Pegueot. Nasser Al-Attiyah vinha em 3ºlugar, 1 minuto e 4 segundos atrás de Despres. Quem vinha também perto era o Argentino Orlando Terranova com seu Mini, 22 segundos atrás do 5 vezes campeão do Dakar nas motos.

Carlos Sainz vinha em 5ºlugar. 4 minutos e 10 segundos atrás de Despres, 3 minutos e 41 segundos do Peterhansel e 3 minutos,6 segundos atrás de Al Attiyah. O Espanhol vinha administrando bem sua posição na liderança. Bernhard Tem Brinke veio bem tranquilo em 6ºlugar, A mais de 4 minutos de vantagem para o Sheik Al Qassimi. O 7ºcolocado do piloto da Pegueot privada estava bem ameaçado. Apenas 2 segundos separa ele de Jakub Pryzgonski da Mini. Nicolas Fuchs superou Garafulic e Prokop e assumiu o 9ºlugar. Com o Chileno em 10ºlugar e o Tcheco se deu mal caindo para o 11º. 20 segundos depois em 12º vinha o Argentino Sebastian Halpern.

Giniel de Villiers vem em 13º, 21 minutos e 1 segundo atrás de Despres.

No 7ºSetor o líder passou a ser o piloto da Toyota Nasser Al-Attiyah, que tirou a diferença em cima dos dois pilotos da Pegueot e assumiu a liderança. 2 segundos a frente de Peterhansel e 16 segundos a frente de Despres. A briga pela liderança estava bem acirrada. Orlando Terranova vinha 1 minuto e 40 segundos em 4ºlugar com o carro da Mini. Logo depois disso vinham Carlos Sainz em 5º (4 minutos e 9 segundos atrás de Peterhansel), Bernhard tem Brinke vinha em 6º 17 segundos depois do piloto Espanhol.

Jakub Pryzgonski e Al Qassimi disputam o 7ºlugar, estavam longe dos primeiros colocados e disputando a posição. Separados por 51 segundos entre o pilotos da Mini e o piloto da Pegueot. Ambos viam a mais de 8 minutos (8 minutos e 41 segundos) do Peruano Nicolas Fuchs com o Bordward em 9º, 1 segundo a frente do Sul-Africano Giniel de Villiers. Que esta tendo uma brilhante recuperação no estágio. Perto dos dois (43 segundos atrás) vinha Martin Prokop em 11º.

Stephan Peterhansel voltou a liderança no Setor seguinte. Abriu 59 segundos a frente de Despres que vinha em 2ºlugar fazendo dobradinha da Pegueot. O piloto Qatari Al Attiyah vinha em 3ºlugar, A 2 minutos e 41 segundos do Líder. O Argentino Orlando Terranova se aproximou muito de Al-Attiyah, 43 segundos atrás do piloto da Toyota em 4ºlugar.

Bernhard Tem Brinke e Michel Perin ficaram mais para trás. Em 6ºlugar a 6 minutos e 43 segundos do líder. Carlos Sainz e Lucas Cruz vinham 28 segundos atrás (e preocupantes 7 minutos e 11 de Peterhansel). Al Qassimi ganhou o 7ºlugar de Pryzgonski mais atrás, Na disputa do 7ºlugar. 8 minutos atrás do Sainz, Mas tranquilos 6 minutos do Giniel de Villiers. O piloto da Toyota passou Fuchs (que perdeu 13 minutos e acabou caindo para o 14ºLugar) e levou o 9ºlugar. Prokop com a Ford, Voltou aos 10 primeiros colocados.

Boris Garafulic com o Mini, Sebastian Halpern com a Toyota e Mikko Hirvonen com a Mini superaram o piloto peruano da Bordward nesse setor.

No 9ºSetor, Continuava Peterhansel/Cottred com seu Pegueot na liderança. Com 1 minuto e 12 segundos de Despres Também de Pegueot. Al Attiyah/Baumel com a Toyota ainda não desistiram da especial. Estavam a 2 minutos e 18 segundos (Diminuíram a diferença em 23 segundos do líder) Em 3ºlugar. O Argentino Terranova perdeu tempo no setor e permitiu a ultrapassagem de Tem Brinke/Perin. Os pilotos da Toyota passaram os Argentinos da mini e assumiram o 4ºlugar.

Carlos Sainz vinha em 6ºlugar, 7 minutos e 20 segundos do seu principal arquirrival na disputa do Dakar (Stephan Peterhansel) Longe do líder na classificação geral vinha a Briga entre a Mini de Jakub Pryzgonski e a Pegueot de Al Qassimi. Nesse estágio o piloto Polonês levou a melhor e ficou a frente, 18 segundos a frente do Sheik e do seu copiloto Xavier Panseri.

Giniel de Villiers com a Toyota e Martin Prokop continuavam em 9º e 10ºlugares. O Chileno Boris Garafulic vinha em 11º, Já a 30 minutos e 53 segundos atrás do líder do Setor.  Atrás do piloto da Mini vinham: O argentino Halpern e o Finlandês Hirvonen em 13ºlugar.

No penúltimo Setor, A liderança continuava nas mãos de Peterhansel. A diferença entre os primeiros colocados mudou pouca coisa. Despres estava a 1 minuto e 3 segundos atrás do Peterhansel e Al Attiyah continuava em 3ºlugar, 2 minutos e 33 segundos. Bernhard ten Brinke ,com seu Toyota parecia que estava com o 4ºlugar assegurado 1 minuto e 45 segundos de frente para Carlos Sainz que continuava na sua especial de cautela máxima. 7 minutos e 7 segundos atrás do líder. Orlando Terranova vinha em 6ºlugar com seu Mini, 55 segundos atrás dos espanhóis.

Pryzgonski despachou Al Qassimi, Abrindo 3 minutos e 41 segundos e praticamente garantiu o 7ºlugar na especial. Giniel de Villiers e Martin Prokop seguravam o 9º e 10ºlugares. Assim como Garafulic e Halpern permaneciam em 11º e 12ºlugares. O Peruano Fuchs ganhou o 13ºlugar do Mikko Hirvonen.

Ao final da Especial, Stephan Peterhansel conquista a vitória. Diminuiu sua desvantagem para  Carlos Sainz e para Nasser Al-Attiyah. Ganhou a posição do Holandês Tem Brinke e foi para o Terceiro lugar. Peterhansel chegou 59 segundos a frente de Cyril Despres fazendo a dobradinha da Pegueot. Nasser Al-Attiyah com 2 minutos e 12 segundos atrás do vencedores.

Bernhard tem Brinke terminou com seu Toyota a frente de Carlos Sainz, Com 2 minutos e 4 segundos de diferença.

O piloto Espanhol e o copiloto Lucas Cruz ficou em 5ºlugar ficando 7 minutos e 4 segundos atrás do Peterhansel. Orlando Terranova ficou com a primazia de ter sido como o melhor carro da Mini, O Argentino junto do Navegador Bernardo Graue acabou 10 minutos atrás. em 6ºlugar. Jakub Pryzgonski como o melhor piloto da Mini na classificação geral confirmou o 7ºlugar. Sheik Al Qassimi conseguiu ficar em 8ºlugar. 1 minuto e 59 segundos do Sul-Africano Giniel de Villiers que acabou fazendo uma boa recuperação. Mas o 23 minutos e 19 segundos que ele tomou do Peterhansel acabou fazendo ele junto do seu copiloto Dirk Von Zitzewitz perdesse o terceiro lugar para o 13 vezes campeão do Dakar.

 

Martin Prokop fecha os 10 primeiros colocados. Boris Garafulic com o Mini,  Sebastian Halpern com a Toyota e Nicolas Fuchs com o Bordward. três sul-americanos que ficaram na porta dos 10 primeiros lugares. (11º, 12º e 13ºlugares respectivamente) Mikko Hirvonen que continua tendo um Dakar difícil. 17ºlugar com esse Mini que é parecido com o Formato do Pegueot. O Caminho da Mini pode sim ser o caminho certo, Mas ainda carece de resistência.

Resultado Final da 8ªEtapa do Dakar 2018
Categorias Carros – Uyuni a Tupiza

POS. Piloto Carro Tempo
1 300 Stephane Peterhansel (França) 3008 DKR PEUGEOT 05h 15′ 18”
Jean Paul Cottrer (França)
2 308 Cyril Despres (França) HILUX TOYOTA + 00h 00′ 49”
David Castera (França)
3 301 Nasser Al-Attiyah (Qatar) HILUX TOYOTA + 00h 02′ 12”
Matthieu Baumel (França)
4 309 Bernhard Ten Brinke (Holanda) HILUX TOYOTA + 00h 05′ 00”
Michel Perin (França)
5 303 Carlos Sainz (Espanha) 3008 DKR PEUGEOT + 00h 07′ 04”
Lucas Cruz (Espanha)
6 307 Orlando Terranova (Argentina) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 00h 10′ 00”
Bernardo Graue (Argentina)
7 312 Jakub Przygonski (Polônia) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 00h 16′ 38”
Tom Colsoul (Bélgica)
8 319 Sheikh Khalid Al Qassimi (EAU) PEUGEOT 3008 DKR MAXI + 00h 21′ 20”
Xavier Panseri (França)
9 304 Giniel de Villiers (África do Sul) HILUX TOYOTA + 00h 23′ 19”
Dirk Von Zitzewitz (Alemanha)
10 311 Martin Prokop (República Tcheca) F150 EVO FORD + 00h 27′ 55”
Jan Tomanek (República Tcheca)
11 317 Boris Garafulic (Chile) ALL4 RACING MINI + 00h 36′ 29”
Filipe Palmeiro (Portugal)
12 331 Sebastian Halpern (Argentina) TOYOTA Hilux + 00h 39′ 42”
Edu Pulenta (Argentina)
13 313 Nicolas Fuchs (Peru) BX7 BORGWARD + 00h 41′ 20”
Fernando Adrian Mussano (Argentina)
14 323 Benediktas Vanagas (Lituania) TOYOTA Hilux + 00h 41′ 36”
Rozwadowski Sebastian (Polônia)
15 334 Peter Van Merksteijn (Holanda) HILUX TOYOTA + 00h 43′ 10”
Maciel Marton (Polônia)
16 349 Vaidotas Zala (Lituânia) TOYOTA Hilux + 00h 49′ 09”
Saulius Jurgelenas (Lituania)
17 305 Mikko Hirvonen (Finlândia) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 00h 51′ 20”
Andreas Schulz (Alemanha)
18 321 Antanas Juknevicius (Lituania) HILUX TOYOTA + 01h 03′ 00”
Darius Vaiciulis (Lituania)
19 365 Erik Wevers (Holanda) BX7 BORGWARD + 01h 04′ 00”
Antono Van Limpt (Holanda)
20 320 Eric Bernard (França) BUGGY BV2 + 01h 04′ 27”
Alexandre Vigneau (França)
21 326 Alejandro Miguel Yacopini (Argentina) TOYOTA Hilux + 01h 04′ 36”
Marco Scopinaro (Argentina)
22 329 Patrick Sireyjol (França) BUGGY LCR30 + 01h 06′ 49”
Francois-Xavier Beguin (Bélgica)
23 343 Jurgen Schroeder (Alemanha) Toyota + 01h 11′ 29”
Maximilian Schroeder (Alemanha)
24 327 Marco Bulacia (Bolívia) MARCO BULACIA + 01h 14′ 21”
Engenio Arrieta (Argentina)
25 342 Philippe Boutron (França) BUGGY + 01h 27′ 26”
Mayeul Barbet (França)
26 330 Jerome Pelichet (França) TOYOTA OVERDRIVE + 01h 45′ 45”
Eugenie Decre (Suíça)
27 347 Tim Coronel (Holanda) JEFFERIES DAKAR RALLY + 01h 46′ 17”
Tom Coronel (Holanda)
28 336 Isidre Esteve (Espanha) SPRINGBOK MD SODICARS + 01h 50′ 26”
Txema Villalobos (Espanha)
29 355 Oscar Fuerter Aldanondo (Espanha) SSANGYONG Tivoli + 02h 08′ 18”
Diego Vallejo (Espanha)
30 366 Martin Maldonado (Argentina) MERCEDES PROTOTIPO COLCAR + 02h 10′ 23”
Sebastian Scholz Vergnolle (Argentina)

Classificação Geral

POS. Piloto Carro Tempo
1 303 Carlos Sainz (Espanha) 3008 DKR PEUGEOT 27h 04′ 00”
Lucas Cruz (Espanha)
2 301 Nasser Al-Attiyah (Qatar) HILUX TOYOTA + 01h 06′ 37”
Matthieu Baumel (França)
3 300 Stephane Peterhansel (França) 3008 DKR PEUGEOT + 01h 13′ 42”
Jean Paul Cottrer (França)
4 309 Bernhard Ten Brinke (Holanda) HILUX TOYOTA + 01h 23′ 00”
Michel Perin (França)
5 304 Giniel de Villiers (África do Sul) HILUX TOYOTA + 01h 37′ 09”
Dirk Von Zitzewitz (Alemanha)
6 312 Jakub Przygonski (Polônia) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 02h 28′ 36”
Tom Colsoul (Bélgica)
7 311 Martin Prokop (República Tcheca) F150 EVO FORD + 02h 43′ 30”
Jan Tomanek (República Tcheca)
8 319 Sheikh Khalid Al Qassimi (EAU) PEUGEOT 3008 DKR MAXI + 02h 55′ 42”
Xavier Panseri (França)
9 334 Peter Van Merksteijn (Holanda) HILUX TOYOTA + 04h 59′ 41”
Maciel Marton (Polônia)
10 313 Nicolas Fuchs (Peru) BX7 BORGWARD + 06h 34′ 09”
Fernando Adrian Mussano (Argentina)
11 331 Sebastian Halpern (Argentina) TOYOTA Hilux + 06h 56′ 35”
Edu Pulenta (Argentina)
12 327 Marco Bulacia (Bolívia) MARCO BULACIA + 08h 08′ 39”
Engenio Arrieta (Argentina)
13 349 Vaidotas Zala (Lituânia) TOYOTA Hilux + 08h 12′ 01”
Saulius Jurgelenas (Lituania)
14 326 Alejandro Miguel Yacopini (Argentina) TOYOTA Hilux + 08h 14′ 09”
Marco Scopinaro (Argentina)
15 318 Lucio Alvarez (Argentina) HILUX TOYOTA + 08h 24′ 25”
Robert Howie (África do Sul)
16 329 Patrick Sireyjol (França) BUGGY LCR30 + 08h 52′ 08”
Francois-Xavier Beguin (Bélgica)
17 321 Antanas Juknevicius (Lituania) HILUX TOYOTA + 08h 57′ 02”
Darius Vaiciulis (Lituania)
18 330 Jerome Pelichet (França) TOYOTA OVERDRIVE + 09h 17′ 30”
Eugenie Decre (Suíça)
19 305 Mikko Hirvonen (Finlândia) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 09h 22′ 52”
Andreas Schulz (Alemanha)
20 320 Eric Bernard (França) BUGGY BV2 + 09h 31′ 57”
Alexandre Vigneau (França)
21 317 Boris Garafulic (Chile) ALL4 RACING MINI + 11h 12′ 33”
Filipe Palmeiro (Portugal)
22 366 Martin Maldonado (Argentina) MERCEDES PROTOTIPO COLCAR + 12h 44′ 22”
Sebastian Scholz Vergnolle (Argentina)
23 336 Isidre Esteve (Espanha) SPRINGBOK MD SODICARS + 14h 02′ 02”
Txema Villalobos (Espanha)
24 342 Philippe Boutron (França) BUGGY + 14h 22′ 01”
Mayeul Barbet (França)
25 343 Jurgen Schroeder (Alemanha) Toyota + 15h 41′ 15”
Maximilian Schroeder (Alemanha)
26 358 Fernando Ferrand Malatesta (Peru) VOLKSWAGEN Amarok + 16h 50′ 20”
Fernando Ferrand del Busto (Peru)
27 344 Jose Antonio Blangino (Argentina) RAPIDO RASTROJERO + 17h 03′ 57”
Fernando Matias Acosta (Argentina)
28 307 Orlando Terranova (Argentina) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 17h 50′ 43”
Bernardo Graue (Argentina)
29 337 Akira Miura (Japão) TOYOTA VDJ200 + 18h 59′ 05”
Laurent Lichtleuchter (França)
30 355 Oscar Fuerter Aldanondo (Espanha) SSANGYONG Tivoli + 19h 15′ 56”
Diego Vallejo (Espanha)

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.