GP do Brasil de 1991

Pilotos Inscritos:

1 Ayrton Senna (McLaren MP4/6 -Honda 3.5 V12 – Goodyear)
2 Gerhard Berger (McLaren MP4/6 -Honda 3.5 V12 – Goodyear)
3 Satoru Nakajima (Tyrrell 020 -Honda 3.5 V10 – Pirelli)
4 Stefano Modena (Tyrrell 020 -Honda 3.5 V10 – Pirelli)
5 Nigel Mansell (Williams FW14 -Renault 3.5 V10 – Goodyear)
6 Riccardo Patrese (Williams FW14 -Renault 3.5 V10 – Goodyear)
7 Martin Brundle (Brabham BT59Y -Yamaha 3.5 V12 – Pirelli)
8 Mark Blundell (Brabham BT59Y -Yamaha 3.5 V12 – Pirelli)
9 Michele Alboreto F(ootwork A11C -Porsche 3.5 V12 – Goodyear)
10 Alex Caffi (Footwork A11C -Porsche 3.5 V12 – Goodyear)
11 Mika Häkkinen (Lotus 102B -Judd 3.5 V8 – Goodyear)
12 Julian Bailey (Lotus 102B -Judd 3.5 V8 – Goodyear)
14 Olivier Grouillard (Fondmetal FA1ME -Ford Cosworth DFR 3.5 V8 – Goodyear)
15 Mauricio Gugelmin (Leyton House CG911 -Ilmor 3.5 V10 – Goodyear)
16 Ivan Capelli (Leyton House CG911 -Ilmor 3.5 V10 – Goodyear)
17 Gabriele Tarquini (AGS JH25 -Ford Cosworth DFR 3.5 V8 – Goodyear)
18 Stefan Johansson (AGS JH25B -Ford Cosworth DFR 3.5 V8 – Goodyear)
19 Roberto Moreno (Benetton B190B -Ford HB 3.5 V8 – Pirelli)
20 Nélson Piquet (Benetton B190B -Ford HB 3.5 V8 – Pirelli)
21 Emanuele Pirro (Dallara BMS-191 -Judd 3.5 V10 – Pirelli)
22 J J Lehto (Dallara BMS-191 -Judd 3.5 V10 – Pirelli)
23 Pierluigi Martini (Minardi M191 -Ferrari 3.5 V12 – Goodyear)
24 Gianni Morbidelli (Minardi M191 -Ferrari 3.5 V12 – Goodyear)
25 Thierry Boutsen (Ligier JS35 -Lamborghini 3.5 V12 – Goodyear)
26 Érik Comas (Ligier JS35 -Lamborghini 3.5 V12 – Goodyear)
27 Alain Prost (Ferrari F1-91 -Ferrari 3.5 V12 – Goodyear)
28 Jean Alesi (Ferrari F1-91 -Ferrari 3.5 V12 – Goodyear)
29 Éric Bernard (Lola LC91 -Ford Cosworth DFR 3.5 V8 – Goodyear)
30 Aguri Suzuki (Lola LC91 -Ford Cosworth DFR 3.5 V8 – Goodyear)
31 Pedro Matos Chaves (Coloni C4 -Ford Cosworth DFR 3.5 V8 – Goodyear)
32 Bertrand Gachot (Jordan 191 -Ford HB 3.5 V8 – Goodyear)
33 Andrea de Cesaris (Jordan 191 -Ford HB 3.5 V8 – Goodyear)
34 Nicola Larini (Lambo 291 -Lamborghini 3.5 V12 – Goodyear)
35 Eric van de Poele (Lambo 291 -Lamborghini 3.5 V12 – Goodyear)

Pré-Classificação:

1. J J Lehto (Dallara / Judd) 1’19.540
2. Andrea de Cesaris (Jordan / Ford) 1’20.150
3. Bertrand Gachot (Jordan / Ford) 1’20.184
4. Emanuele Pirro (Dallara / Judd) 1’20.567
5. Eric van de Poele (Lambo / Lamborghini) 1’21.919
6. Nicola Larini (Lambo / Lamborghini) 1’22.944
7. Pedro Matos Chaves (Coloni / Ford) 1’23.231
8. Olivier Grouillard (Fondmetal / Ford) 1’23.951

Grid de largada

1 Ayrton Senna (McLaren/Honda) 1’16.392
2 Riccardo Patrese (Williams/Renault) 1’16.775
3 Nigel Mansell (Williams/Renault) 1’16.843
4 Gerhard Berger (McLaren/Honda) 1’17.471
5 Jean Alesi (Ferrari) 1’17.601
6 Alain Prost (Ferrari) 1’17.739
7 Nelson Piquet (Benetton/Ford) 1’18.577
8 Mauricio Gugelmin (Leyton House/Ilmor) 1’18.664
9 Stefano Modena (Tyrrell/Honda) 1’18.847
10 Bertrand Gachot (Jordan/Ford) 1’18.882
11 Eric Bernard (Lola/Ford) 1’19.291
12 Emanuele Pirro (Dallara/Judd) 1’19.305
13 Andrea de Cesaris (Jordan/Ford) 1’19.339
14 Roberto Moreno (Benetton/Ford) 1’19.360
15 Ivan Capelli (Leyton House/Ilmor) 1’19.517
16 Satoru Nakajima (Tyrrell/Honda) 1’19.546
17 Aguri Suzuki (Lola/Ford) 1’19.832
18 Thierry Boutsen (Ligier/Lamborghini) 1’19.868
19 J J Lehto (Dallara/Judd) 1’19.954
20 Pierluigi Martini (Minardi/Ferrari) 1’20.175
21 Gianni Morbidelli (Minardi/Ferrari) 1’20.502
22 Mika Häkkinen (Lotus/Judd) 1’20.611
23 Erik Comas (Ligier/Lamborghini) 1’21.168
24 Gabriele Tarquini (AGS/Ford) 1’21.219
25 Mark Blundell (Brabham/Yamaha) 1’21.230
26 Martin Brundle (Brabham/Yamaha) 1’21.280

Não Classificou para a corrida:

27 Alex Caffi (Footwork/Porsche) 1’22.190
28 Stefan Johansson (AGS/Ford) 1’22.432
29 Michele Alboreto (Footwork/Porsche) 1’22.739
30 Julian Bailey (Lotus/Judd) 1’23.590
31 Eric van de Poele (Lambo/Lamborghini) 1’21.919
32 Nicola Larini (Lambo/Lamborghini) 1’22.944
33 Pedro Chaves (Coloni/Ford) 1’23.231
34 Olivier Grouillard (Fondmetal/Ford) 1’23.951

Senna Conquista maior vitória na Carreira em Interlagos

Os Olhos do mundo inteiro estavam em Interlagos para a 2ªEtapa do Mundial de Formula 1, a disputa pela pole foi muito intensa, as Williams mostraram força no Treino até que Senna na sua última volta conseguiu tirar a pole de Ricardo Patrese e Nigel Mansell e desse modo conquistar mais uma pole em sua carreira. as Ferraris ficaram na 3ªFila, As Benetton acabaram fazendo tempos muito modestos, no nível dos pilotos de equipes médias. e Gugelmin fez um treino espetacular com o 8ºlugar de Leyton House-Ilmor Na Quinta fila tínhamos a Tyrrell de Modena e Gachot de Jordan a briga pelo 5ºlugar. Um Fato Triste nessa corrida é ver as Duas Brabham-Yamaha largando da última fila, era deprimente ver um time que foi a 8 anos atrás campeão com Nelson Piquet, nessa situação.

Depois dos pilotos partirem para a volta de apresentação, a expectativa para a largada era grande, foram apenas 10 a 15 segundos de coração na boca, mas Senna faz Belíssima largada. Patrese acaba não largando bem e Mansell assumia a 2ªPosição, a partir dai começava uma guerra entre a Mclaren de Senna e a Williams de Mansell, uma terrível batalha em Interlagos. Para Aguri Suzuki e Gabriele Tarquini a corrida acabou na primeira volta da corrida, uma pena. Piquet foi outro que largou bem e ganhou a posição de Prost, e Alesi assumiu a 4ªPosição. Senna completa a primeira volta em primeiro, com Mansell em 2º, Patrese em 3º, Alesi em 4º, Berger em 5º e Piquet em 6º.

Mansell já vinha pra cima de Senna e impôs um ritmo bem forte para lutar pela liderança da corrida, Patrese já ficava longe para disputar com Senna e Mansell. As Williams queriam mostrar as Mclarens que estavam a altura de disputar vitórias junto com a Mclaren de Senna e de Berger. Na volta 5 a diferença de Senna para Mansell era de 1 Segundo e 3 Décimos. Patrese esta em 3], Alesi e Berger colados em 4º e 5º e Piquet em 6º tinha a estratégia de Duas paradas, Prost em 7] e depois uma boa briga no Grupo Intermediário Entre Modena, Gugelmin, Gachot, De Cesaris, Moreno. Classificação após 5 Voltas: Senna (6:53.240), Mansell (a 1.399), Patrese (a 5.719), Alesi (a 8.084), Berger (a 9.473), Piquet (a 11.806).

Nas primeiras voltas Senna buscava a vantagem de 3 Segundos que sempre ele dizia que dava tranquilidade para ele, a Vantagem chegou quase aos 3 Segundos, Mas Mansell imprimia um ritmo forte e dessa forma não deixava Senna abrir. Mauricio Gugelmin abandonava a corrida com problemas físicos, o extintor de incêndio da Leyton House explodiu provocando queimaduras a Gugelmin.

Classificação após 11 Voltas: Senna (15:03.872), Mansell (a 2.369), Patrese (a 9.254), Alesi (a 13.562), Berger (a 15.187), Piquet (a 20.135), Martin Brundle foi o primeiro a ser retardatário, Senna perde um pouco de tempo, enquanto Mansell não perde tempo, a vantagem de Senna caiu para apenas 2 Segundos. Depois de 15 voltas o Rendimento da Williams era impressionante, mas Senna tinha os retardatários seria uma bela arma pra distanciar de Senna. Nakajima na Volta 13 rodou e abandonou a corrida. Na Volta 17 Prost faria a primeira troca entre as equipes Grandes, Na mesma volta Capelli também abandonava a corrida com problemas na caixa de Câmbio da Leyton House, Outro que abandona a corrida era Stefano Modena com a Tyrrell-Honda, e seria uma ameaça muito grande para as Benetton na luta pelos pontos.

Classificação após 20 voltas Completadas: Senna (27:24.604), Mansell (0.745), Patrese (14.523), Alesi (22.203), Berger (25.102), Piquet (29.164), Mansell chegava de forma perigosa em Senna até podendo começar a lutar pela liderança da corrida com Senna, Na Volta 22 finalmente Mansell se aproximou de vez de Senna, Mas a esperança era 2 retardatários em que Senna conseguisse ganhar tempo em cima de Mansell e afugentar ele Conseguiu deixar Boutsen entre eles, mas nada adiantou, Mansell já se recuperou e voltou a estar em cima de Senna. Era a Pressão da Williams que se mostrava mais equilibrada que a Mclaren-Honda. Mas na Volta 24 para 25 Mansell foi para os Boxes, e a Williams trabalhou de forma rápida, mas o carro de Mansell morreu e demorou pra sair, resultado 14 Segundos nos boxes e perda de tempo na corrida. Tudo que o Senna queria na Vida era isso naquele momento. Mansell voltou em 4º Atrás de Alesi e na Frente de Gerhard Berger. Na Volta 26 Senna faz sua parada, e simplesmente foram precisos 6.93 que deixaram Senna com muita vantagem para Mansell a partir que todos os que não trocaram os pneus, pararem, Senna ficaria com no mínimo uns 7 segundos na frente de Mansell. Patrese que não tinha feito a Troca aparecia em 2º, com Alesi em 3º.

A Classificação após 27 voltas era essa: Senna (37:21.339), Patrese (3.243), Mansell (8.047), Alesi (12.123), Berger (13.407), Piquet (17.284). Senna procurava passar os retradatalhos de Forma rápido para ter mais tranqüilidade, Patrese vai aos boxes, a Troca os Pneus foi rápida, 7.58, Berger Também Troca os Pneus. Alesi foi o último dos primeiros a pararem nos boxes, Somente Piquet não trocou os pneus, Piquet teria essa estratégia, não pensando em parar para troca de pneus. Senna tinha 8 segundos de diferença para Mansell após a volta 30, Mas Mansell estava fazendo a vantagem despencar, só em uma volta caiu em 8 décimos essa diferença. Piquet estava em 3º, Mas Patrese voava pra cima de Piquet, a Diferença já estava em 3 Segundos apenas, essa era a consequência da estratégia de Não trocar os pneus. Também valeu para Moreno isso, mas ele estava apenas na 7º, 8ª posição, Na Volta 35 Patrese usou a força de seu carro, Chassi e Motor e passou Piquet com o os pneus já desgastados., Eric Bernard que vinha bem na corrida abandonou com problemas no Radiador, Com 35 Voltas a Classificação era a seguinte: Senna (46:53.376), Mansell (6.876), Patrese (28.928), Piquet (29.066), Prost (35.770), Alesi (39.903). Blundell também deixava a corrida com problemas no problemático motor Yamaha V12. 16 pilotos estavam vivos na corrida até aquele momento. Alesi em 7º tentava aproximação em cima de Berger que era o 6ºcolocado.

Na Volta 38 Prost parava para uma segunda troca de pneus, uma tentativa de Subir na corrida, ou por que os pneus de Prost estavam se desgastando rápido demais., Mansell vinha diminuído volta após volta a diferença para Senna 4.343 era diferença entre os dois, nas duas voltas seguintes Senna perdia mais um segundo a diferença agora era de 3.2 Segundos, Mansell chegava de vez em cima de Senna, Piquet estava lutando para manter a estratégia dele na corrida, mas tinha Berger perto dele para lugar pelo 4ºlugar.

Volta 41: Senna – Mansell – Patrese – Piquet – Berger – Alesi – Prost – Moreno – Gachot. Esses eram os 9 primeiros colocados. Depois da Volta 41 Senna só tinha 2.970 de vantagem para Mansell, Alesi partia também para mais uma troca de pneus, nenhuma novidade, a troca foi ótima 6.46 Segundos, como é sempre tradicional para a Ferrari. Na Volta 42 Senna aumentava a vantagem para 3.4 Segundos, isso com muito esforço para manter a ponta. Berger passa Piquet com os pneus desgastados no na reta dos boxes na entrada do S do Senna na volta 43. Senna estava acelerando muito e conseguia através da maior agilidade pra passar os retardatários conseguia aumentar a vantagem para Mansell.

Na Volta 46 Piquet ira para os Boxes para uma imprevista parada, mas estava impossível fazer a corrida com o mesmo pneu, A Estratégia foi por água a baixo com isso. Senna colocava 3 retardatários em cima de Mansell, e nessa hora Senna acelerou tudo e fez a vantagem subir para 7.777 segundos e a Williams estava já pronta para uma parada de troca de pneus, Na Volta 49 Martini abandonava a corrida por causa de uma rodada, erro dele.

Na Volta 51 Mansell foi para os Boxes para a Segunda parada, 9.53 e por pouco Mansell não leva o mecânico junto, Mclaren estava pronta para uma Troca, pois Mansell viria com tudo pra cima de Senna com os pneus Desgastados. Moreno também foi para trocar os pneus Pirelli, Senna tinha 34 segundos na Frente de Mansell, mas agora dependia dele se ele queria manter na pista com os pneus nas últimas ou ir para uma parada? Essa era a questão da corrida. Mansell na Volta 52 virou 1:20.5, Senna 1:23. era bastante preocupante esse tempo de Senna em relação aos tempos de Mansell, pois isso seria mais que suficiente para Mansell chegar e passar Senna, Comas abandonou a corrida com problemas no motor Lamborghini V12, Senna estava com problemas para segurar o carro, mas a chuva começava a chegar e já tinha um pouco de chuva caindo na pista, mas chove pouco, Senna Fazia pressão para o Diretor de Prova para terminar a corrida.

Tudo isso restado 15 voltas para o Final, Senna tinha 23 segundos na Frente de Mansell, mas Mansell baixava 2 segundos por volta praticamente. era um desempenho fantástico. a Mclaren tirou os pneus para trocar, Senna ou desistiu de fazer a troca ou pediu os pneus de pista Molhada. a Chuva diminuía e depois apertava,. mas não o bastante para molhar a pista totalmente, a Pista estava era úmida, melada.

Mas Restando 12 voltas para o Final da corrida Mansell Roda, no S do Senna, ele volta a corrida, mas o Câmbio já tinha quebrado, Fim de corrida para o Leão, que deu um show, mas acabou fora da corrida de novo. Senna agora tinha uma vantagem de 40 segundos na Frente de Patrese, agora eram 11 voltas para Senna administrar a corrida. Mas o drama da corrida ainda estava por vi, o maior de todos os problemas. Com 60 voltas, o que poderia impedir a vitória de Senna em Interlagos, uma vitória quase certa.

A 10 Voltas do Final a Lotus-Judd de Mika Hakkinen se aproximava de Senna e andava junto da Mclaren-Honda V12, Na Volta 61 Senna virou 1:27 com Patrese virando 1:23, algo estava estranho, Senna não iria diminuir o seu ritmo de corrida de forma tão gritante assim, a Única justificativa que poderia se ter, o altíssimo desgaste dos pneus de Senna, mas algo que o público não sabia era que o Câmbio de Senna estava enfrentando problemas, as marchas já começavam a não entrar, e as voltas ficavam mais e mais lentas, na volta 65 Senna virava 1:28.3, e Patrese virava 1:21.3, Gachot a poucas voltas do Final Abandonava a corrida após boa corrida. Senna virava de novo 1:28 e Patrese 1:22. O carro de Senna já demonstrava sérios problemas, estava lento a diferença era de 14.080, mas caia assustadoramente.

Na Volta 67, Senna fazia 1:25 Mas Patrese virou 1:21.4, 4 Voltas para terminar a corrida, Patrese vinha com tudo pra cima de Senna, que agora tinha que mostrar o seu enorme talento em conduzir um carro com problemas. a 3 Voltas do Final Patrese diminuía de 9 para 5 Segundos, restando 3 Voltas para o Final de Corrida era um verdadeiro Drama de Senna para tentar a vitória, na Volta 69 Senna conseguia 1:24 contra 1:25, 4 Segundos na Frente de Patrese eram 8 kilometros, os mais difíceis da Carreira dele.

Na Última volta era um verdadeiro martilho para Senna e a torcida, 4 kilometros, um pouco mais de 4 kilometros para concretizar um sonho que estava sendo alimentado a 7 anos, em sua 8 corrida no Brasil, Senna queria a consagração diante de sua torcida.

O Final esta nesse vídeo, a Emoção não deixa eu falar o que aconteceu! Meu comentário final é Esse: Simplesmente Ayrton Senna do BRASIL!!!!!

Resultado Final do GP do Brasil de 1991

Melhores voltas da Corrida:

Nigel Mansell (Williams / Renault) 1’20.436
Alain Prost (Ferrari / Ferrari) 1’20.635
Ayrton Senna (McLaren / Honda) 1’20.841
Jean Alesi (Ferrari / Ferrari) 1’20.991
Gerhard Berger (McLaren / Honda) 1’21.125
Nélson Piquet (Benetton / Ford) 1’21.280
Riccardo Patrese (Williams / Renault) 1’21.330
Roberto Moreno (Benetton / Ford) 1’22.473
Mika Häkkinen (Lotus / Judd) 1’22.613
Pierluigi Martini (Minardi / Ferrari) 1’22.887
Bertrand Gachot (Jordan / Ford) 1’23.051
Andrea de Cesaris (Jordan / Ford) 1’23.144
Gianni Morbidelli (Minardi / Ferrari) 1’23.161
Éric Bernard (Lola / Ford) 1’23.270
Stefano Modena (Tyrrell / Honda) 1’23.424
Ivan Capelli (Leyton House / Ilmor) 1’23.580
Érik Comas (Ligier / Lamborghini) 1’23.587
Mauricio Gugelmin (Leyton House / Ilmor) 1’23.669
Emanuele Pirro (Dallara / Judd) 1’23.808
Thierry Boutsen (Ligier / Lamborghini) 1’23.873
J J Lehto (Dallara / Judd) 1’24.420
Satoru Nakajima (Tyrrell / Honda) 1’25.053
Martin Brundle (Brabham / Yamaha) 1’25.319
Mark Blundell (Brabham / Yamaha) 1’26.224

Vídeo da Corrida:

Fotos:

View post on imgur.com

Fonte das Fotos: Formel1mic, Bestlap
Texto: Deivison da Conceição da Silva

Sem categoria

Deixe um comentário