O Francês Johann Zarco sobre condições difíceis conquistou a pole position em cima de Marc Marquez que ficou a maior parte do tempo na primeira posição. O Espanhol acabou arriscando entrar na pista com os pneus de pista seca, Mas acabou não conseguindo melhora dos seus tempos e acabou não só perdendo posição para Zarco como perdeu posição para Petrucci.
No Q1 tudo indicava que Marevick Viñales iria se classificar de maneira fácil para o Q2, Porém, Não foi isso que aconteceu. Pelo contraio, O Domínio foi dos pilotos da KTM. Primeiro foi com o Espanhol Pol Espargaró que na primeira parte do treino marcou o melhor tempo com o Espanhol Alvaro Bautista, da Aspar Martinez em 2ºlugar. Deixando de fora o Inglês Cal Crutchlow da LCR Honda e do Viñales com a Moto da Movistar Yamaha em 4ºlugar.
Viñales foi para a pista buscar uma volta rápida para classificar. No entanto, foi atrapalhado em sua melhor volta e acabou segundos depois ele perdeu o segundo lugar para o Bradley Smith fazendo a dobradinha da KTM.
Viñales e Crutchlow acabam não conseguindo superar os pilotos da KTM, Ainda por cima perderam posição para Loris Baz. Ao final do Q1 passaram os dois pilotos da fábrica Austríaca.
Resultado do Q1:
pos | Nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’55.258 |
2 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’55.844 |
3 | 76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’55.862 |
4 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’55.916 |
5 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda | Honda | 1’55.952 |
6 | 19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 1’56.292 |
7 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’56.668 |
8 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’56.771 |
9 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’56.903 |
10 | 17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 1’57.144 |
11 | 7 | Hiroshi Aoyama | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’57.157 |
12 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati | 1’57.787 |
13 | 21 | Katsuyuki Nakasuga | Yamalube Yamaha Factory Racing | Yamaha | 1’57.861 |
14 | 31 | Kohta Nozane | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 2’01.730 |
No Q2 Marquez de cara fez um tempo assombroso em cima de todos os outros concorrentes a pole position sobre chuva. Colocando praticamente 2 segundos no resto do pelotão. Parecia que a pole já tinha dono em Motegi.
Petrucci, Zarco e Lorenzo eram seus mais próximos seguidores até a metade do treinamento, Valentino Rossi tentou andar com os pneus de pista seca sobre o piso altamente molhado até a metade do Treino. Seus tempos estavam sendo 15 segundos mais lento do que os tempos de Marc Marquez. Restando pouco tempo para o final Rossi foi para os boxes e colocou os pneus de pista molhada.
Vendo essa tentativa frustrada de Rossi dos pneus de pista seca, Marc Marquez foi para o final do treino e colocou os pneus de pista seca. Enquanto outros pilotos foram com os pneus macios de chuva. No final do Treino (restando 3 minutos) Pol Espargaró marcou o segundo tempo, Mas ainda longe da Formiga Atomica que ainda não estava conseguindo virar rápido o bastante para melhorar seu tempo com os pneus de pista seca.
A 1 minuto para o final do Treino Johann Zarco com os Macios de chuva acabou superando Marquez e levando a pole position. Danilo Petrucci da Pramac Ducati também superou o líder do campeonato e larga em 2º e Marquez que acabou perdendo a pole por causa de uma aposta errada acabou segurando o último lugar da primeira fila.
Na segunda fila será totalmente espanhol com Aleix Espargaró que leva a sua Aprilla para uma 4ªposição, Jorge Lorenzo com a Ducati oficial em 5ºlugar e o Dani Pedrosa (Recordista de vitórias em Motegi).
A Dupla da KTM liderada por Bradley Smith (Que esta confirmado para 2018) larga em 7º e 8ºlugares e estão a frente de Andrea Dovizioso que larga em 9ºlugar. O vice-líder do campeonato assim como Viñales vão ter de andar muito para disputar a vitória na prova de logo mais na Madrugada de Sábado para Domingo. (4 da manhã do Horário de Verão que começa a vigorar hoje)
Completando os 12 primeiros colocados: Alex Rins, Andrea Iannone e Valentino Rossi que não conseguiu melhorar sua posição no Grid.
Grid de Largada do GP do Japão
Motegi – 15ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – MotoGP
pos | Nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 1’53.469 |
2 | 9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati | 1’53.787 |
3 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | 1’53.903 |
4 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’53.947 |
5 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati | 1’54.235 |
6 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda | 1’54.342 |
7 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’54.872 |
8 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’54.906 |
9 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | 1’55.064 |
10 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’55.483 |
11 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’55.617 |
12 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’57.786 |
13 | 76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’55.862 |
14 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’55.916 |
15 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda | Honda | 1’55.952 |
16 | 19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 1’56.292 |
17 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’56.668 |
18 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’56.771 |
19 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’56.903 |
20 | 17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati | 1’57.144 |
21 | 7 | Hiroshi Aoyama | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’57.157 |
22 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati | 1’57.787 |
23 | 21 | Katsuyuki Nakasuga | Yamalube Yamaha Factory Racing | Yamaha | 1’57.861 |
24 | 31 | Kohta Nozane | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 2’01.730 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP