F1 Formula 1 Formula 1 - 2016 Formula 1 - 2017 Fotos Opinião Red Bull 2016 Red Bull 2017 Toro Rosso 2016 Toro Rosso 2017

Kvyat foi destruído desde do Rebaixamento em 2016. Seria a hora de acabar com a manobra do time de 4 carros?

Comprovando a história ridícula e praticamente inacreditável de que um piloto seja demitido após 4 corridas de uma temporada como a Temporada de 2016 aonde ele poderia certamente melhorar. O Caso de Daniil Kvyat (que será substituído pelo Pierre Gasly a principio nas próximas 2 corridas do Mundial de Formula 1) mostra o quanto é nocivo um dono ter duas equipes na Formula 1. Em nome de disputar o título eles aproveitaram uma prova desastrosa do piloto Russo para colocar Max Verstappen, O que é um absurdo protestado por todos praticamente.

Só que com a vitória do piloto Holandês os protestos viraram apoio de forma hipócrita, O que tornou o que era errado passar a ser certo. A partir dai Kvyat se viu totalmente destruído da forma com que fizeram com ele. Não é da noite para o dia que um piloto vai conseguir se recuperar. O Exemplo disso é Felipe Massa que depois do GP da Alemanha de 2010 ele só conseguiu se recuperar na segunda metade da temporada de 2012.

Massa teve 2 anos para se recuperar, Agora o Kvyat vai ter 2 anos para isso? Se depender de Dietrich Mateschitz, Christian Horner, Franz Tost, Helmut Marko e seus asseclas o Russo seria chutado agora mesmo. Agora eles deixar o Russo para correr em 2017: Caso o japonês Nobuaru Matsushita não consiga terminar entre os 3 primeiros lugares na Formula 2, E se não derem na cabeça deles contratar o Kubica.

O que será de Pierre Gasly??? Vai ser bem sucedido ou vai ser destruído no moedor de carne da Red Bull?

O ponto que eu quero chegar é o seguinte. Não é a demissão ou a saída de um piloto que estou questionando. E sim a Red Bull ter 4 carros no Grid mesmo que sejam a equipe Principal e a Toro Rosso 2 equipes, Mas são equipes com o mesmo dono. Um escarnio que aconteceu já na Formula 1 com Flavio Briatore sendo o Chefe de equipe da Benetton e dono da Ligier. (Para pegar os motores da Renault que estavam com o time Francês que foi repassado para o Tom Walkinshaw já que ele não poderia ter uma equipe) Depois disso esse sujeito nefasto como chefe da Benetton, comprou parte da Minardi em 1996. Não conseguindo vender como se esperava e foi demitido da equipe aonde ele trabalhava em 1997 (Se pensa que ele era maquiavélico por causa disso veja Cingapuragate 2008 e você vai ver que ele foi bem pior que isso. 

A Realidade é muito mais Bizarra do que você pensa.

A obrigação da FIA era que essa pratica de uma pessoa ou uma organização não tivesse 2 equipes na Formula 1 ao mesmo tempo. Isso deveria ser proibido para o bem da competição.Quer ter uma segunda equipe: Tenha ela na Formula 2, É mais digno do que ter uma equipe de 4 carros. Seria melhor para formar pilotos e melhoraria a categoria de acesso. E se a a Toro Rosso tiver que fechar? 18 carros no Grid? Paciência. Isso é culpa também da elitização da categoria e do altíssimos custos da categoria que acabaram por deixar o grid com tão poucos carros. Isso só vai mudar quando tivemos verdadeiramente uma redução de custos como:

  • Chassis padronizados para todas as equipes.
  • Redução dos custos dos motores (Que esta bem caro mesmo. Foi isso e outros fatores que fez a Caterham quebrar em 2014 e a Manor quebrar no começo de 2017)
  • Permitir que a mesma equipe tenham carros e patrocinadores diferentes em cada carro.
  • Permitir que uma equipe possa correr um ou algumas corridas da temporada (Sem a obrigatoriedade de fazer a temporada inteira. Também não precisando correr com dois carros, Na formula 1 de 30 anos atrás também não era obrigatório uma equipe correr com 2 carros)
  • Deixar a distribuição das cotas de TV das equipes de Formula 1 mais igualitárias do que esta hoje (Algo que a Liberty Média esta fazendo)

É assim que deve ser feito em uma categoria que até ano passado estava velha e enrugada de tenta coisa velha do senhor Bernie Ecclestone. Espero que essa nova Formula 1 possa mudar essa realidade, E que pilotos como Daniil Kyvat não sejam triturados e jogados para a privada sem dó e nem piedade pelos dirigentes das equipes que comandam o circo da categoria.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Red Bull/Toro Rosso/Formel1mic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.