Newgarden conquista o título da Formula Indy, Pagenaud conquista vitória em Sonoma

Sem sustos e sem a pressão que poderia acabar com Josef Newgarden. Em seu primeiro ano na Formula Indy o norte-americano manteve o controle o tempo inteiro para ficar no segundo lugar e conquistou o título da temporada de 2017. A prova foi vencida pelo Simon Pagenaud que foi audacioso em sua tática que funcionou perfeitamente.

Na largada Newgarden manteve a liderança com Power em 2º. As ultrapassagens aconteceram com Hélio Castroneves superando Simon Pagenaud assumindo o terceiro lugar e de Scott Dixon que ganhou o 5ºlugar de Takuma Sato. Na primeira volta tivemos dois incidentes. Um com James Hinchcliffe que bateu nas primeiras curvas do circuito e com Tony Kannan que teve seu carro danificado fazendo ele perder posições e obrigando o piloto da Ganassi para fazer uma parada nos boxes.

Algumas voltas depois foi a vez de Takuma Sato enfrentar problemas com um pneu furado fazendo ele ir para os boxes e comprometer o que poderia ser uma bela corrida do Japonês que se despedia da Andretti Autosport.

Newgarden abria uma diferença confortável de 2 segundos para Power que tentava de qualquer jeito superar o piloto norte-americano que estava com a mão na taça pela tranquilidade que ele estava tendo na decisão. Enquanto isso Simon Pagenaud não estava tendo um desempenho muito satisfatório nessa disputa. Então ele e a equipe partiram para uma tática arriscada, Com 11 Voltas Pagenaud foi para os boxes trocar de estratégia. (Essa tática iria decidir a corrida)

As primeiras paradas aconteceram para os líderes na 15ªVolta com Alexander Rossi que fez sua primeira parada, Mas ele parou voltas depois ele volta com problemas mecânicos no seu carro acabando com qualquer chance de ser o campeão. Duas voltas depois Josef Newgarden, Will Power e Hélio Castroneves foram para os boxes para a primeira parada nos boxes.

Dixon que tinha parado antes chegou a passar o piloto Brasileiro que acabou dando o troco e voltando a frente do Neozelandês. Daly passou a liderança por duas voltas parando na 21ªvolta. Pagenaud assumiu a liderança e começou a abrir, abrir e abrir diferença volta após volta. Enquanto isso JR Hildebrand acabou colocando Conor Daly para fora praticamente da pista lá parte intermediária da classificação.

Pagenaud fez sua segunda parada na volta 30 com 15 segundos a frente de Newgarden que voltou a liderança. O Francês voltou em 9ºlugar e partiu para cima para que a sua tática continuasse a funcionar. Já lá na frente Newgarden voltou a liderança mantendo boa vantagem para Power que se distanciava do Brasileiro Hélio Castroneves que vinha sendo pressionado por Dixon e por Rahal.

Pagenaud na volta 39 passou Ryan Hunter-Reay e assumiu o 7ºlugar. Castroneves, Dixon e Hunter-Reay pararam na volta seguinte. Na Volta 41 parou Newgarden e Power que chegou muito perto do  líder do campeonato, Mas ao sair dos boxes Newgarden acabou abrindo um pouco e colocou um retardatário entre ele e Power de maneira muito esperta.

Pagenaud volta a liderança com Conor Daly em segundo lugar em bela corrida com o carro da A.J.Foyt. Na volta 45 Graham Rahal foi para cima de Marco Andretti em busca do 6ºlugar e quase conseguiu recuperar essa posição.

O piloto Francês da Penske foi abrindo diferença, Mas por duas vezes acabou passando do ponto na chicane antes de fazer a terceira parada nos boxes já com 25 segundos de diferença para Newgarden. Acabou voltando em 3ºlugar na frente de Castroneves que não tinha ritmo para acompanhar Newgarden e Power e tinha que segurar Scott Dixon da Chip Ganassi.

Pagenaud foi para cima de Power e conseguiu a ultrapassagem, Mas quando chegou  em Newgarden ele esperou a parada do seu companheiro de equipe para dar algumas voltas rápidas e acabar ficando na liderança após a parada dele. Na volta 62 parou Scott Dixon para a última parada, Newgarden e Castroneves pararam na volta 63 e Power e Andretti pararam na volta 64. Pagenaud na liderança a fim de evitar problemas com uma possível bandeira amarela foi para os boxes na entrada da volta 65 e acabou voltando exatamente a frente de Newgarden que tentou passar para a liderança.

Newgarden acabou encontrando resistência do campeão do ano passado que se manteve a frente. O jovem piloto da Penske não precisava dessa posição. O 2ºlugar bastava para ele ser o campeão.

Na parte final de prova apenas uma pequena ameaça com Scott Dixon que passou Hélio Castroneves e assumiu o 4ºlugar partindo para cima de Pagenaud, Newgarden e de Power que acabou sendo o escudeiro da equipe Penske na parte final de prova.

Não havia mais nada a ser feito. Vitória de Simon Pagenaud que garante o vice-campeonato da Formula Indy e Josef Newgarden de forma merecia acabou conquistando o seu primeiro título na Formula Indy. Com 26 anos de idade o Norte-americano iguala o feito de Al Unser jr. Que em 1994 em sua primeira temporada pela Penske acabou sendo o campeão. Foi uma atuação segura e praticamente sem qualquer susto.

Will Power completou o pódio da equipe Penske que ainda teve Hélio Castroneves completando a prova em 5ºlugar. Muito provavelmente o piloto Brasileiro de 42 anos tenha feito sua última temporada completa na Formula Indy. Ele em 2018 deverá mudar de categoria para os protótipos com o carro da Penske. Helinho vai ainda poder disputar as 500 milhas de Indianapolis e continuar seu sonho de ser pela 4ªvez vencedor dessa prova.

Só restou a Scott Dixon ficar com o 4ºlugar e terminar a temporada com um carro muito abaixo da Penske em 3ºlugar no campeonato de Pilotos. Graham Rahal que tinha irrisórias chances de título fechou a corrida em 6ºlugar.

Completando os 10 primeiros tivemos uma boa corrida do Marco Andretti, Ryan Hunter-Reay em 8ºlugar ambos com o carro da Andretti que andou bem em Sonoma, Sebastien Bourdais que fecha o ano em uma boa 9ªposição e Conor Daly que teve uma bela participação na prova fechando os Top 10 para A Foyt. Tony Kannan fechou o seu pior ano na Indy com uma atuação pífia em 16ºlugar a 1 volta do vencedor.

A Formula Indy agora só volta em Março de 2018, É hora de dar Adeus a boa temporada de 2017, aos Kits Aerodinâmicos dos Motores, e ao DW12.

Mas aqui a Indy não acabou aqui. No final dessa semana teremos um anuário da formula Indy Temporada 2017 para vocês baixarem por aqui no Portalsportszone.

Parabéns ao Campeão da Formula Indy – Temporada 2017: Josef Newgarden!

Resultado final da 17ªEtapa do Mundial de Formula Indy
GP de Sonoma – 85 Voltas

pos. piloto Equipe Chassi/Motor Voltas Tempo Grid
1 1 Simon Pagenaud Team Penske Dallara/Chevrolet 85 1h 55:52.6840 3
2 2 Josef Newgarden Team Penske Dallara/Chevrolet 85 a 1.0986 1
3 12 Will Power Team Penske Dallara/Chevrolet 85 a 1.6139 2
4 9 Scott Dixon Chip Ganassi Dallara/Honda 85 a 12.0870 6
5 3 Helio Castroneves Team Penske Dallara/Chevrolet 85 a 22.5022 4
6 15 Graham Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing Dallara/Honda 85 a 23.5289 9
7 27 Marco Andretti Andretti Autosport Dallara/Honda 85 a 23.9788 11
8 28 Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport Dallara/Honda 85 a 24.5140 7
9 18 Sebastien Bourdais Dale Coyne Racing Dallara/Honda 85 a 49.9911 10
10 4 Conor Daly A.J.Foyt Racing Dallara/Chevrolet 85 a 55.6650 13
11 83 Charlie Kimball Chip Ganassi Dallara/Honda 85 a 1:21.0203 15
12 8 Max Chilton Chip Ganassi Dallara/Honda 85 a 1:24.5038 14
13 20 Spencer Pigot Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 84 a 1 Volta 17
14 21 J.R. Hildebrand Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 84 a 1 Volta 20
15 14 Carlos Munoz A.J.Foyt Racing Dallara/Chevrolet 84 a 1 Volta 22
16 10 Tony Kanaan Chip Ganassi Dallara/Honda 84 a 1 Volta 12
17 13 Zachary Claman Rahal Letterman Lanigan Racing Dallara/Honda 84 a 1 Volta 21
18 7 Jack Harvey Schmidt Peterson Dallara/Honda 84 a 1 Volta 19
19 19 Ed Jones Dale Coyne Racing Dallara/Honda 69 Abandonou 18
20 26 Takuma Sato Andretti Autosport Dallara/Honda 62 Abandonou 5
21 98 Alexander Rossi Andretti Herta Autosport Dallara/Honda 60 a 25 Voltas 8
22 5 James Hinchcliffe Schmidt Peterson Dallara/Honda 52 Elétrico 16

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar

Sem categoria

Deixe um comentário