Acidente elimina pilotos da Ferrari e Verstappen e Vitória cai no colo de Lewis Hamilton

Tudo mudou de forma muito rápida em Cingapura de ontem para hoje. Após uma corrida inédita em piso molhado (na sua primeira parte) e com trilho seco na segunda parte. Era um cenário que poderia ser um dia dominante da Ferrari acabou virando em uma vitória de Lewis Hamilton em poucos segundos, que coloca Lewis mais perto do título de 2017. Com 28 pontos de frente para Sebastian Vettel que saiu de Cingapura com um duro golpe psicológico.

O Lance que decidiu a corrida foi na largada, onde Verstappen larga pior que Raikkonen, que de forma audaciosa tentou passar o piloto Holandês que de leve mudou a sua direção e acabou provocando a batida em Raikkonen (que já tem meio carro de frente ao piloto da Red Bull) que perdeu controle do seu carro e acabou batendo no meio do duto de refrigeração do carro de Vettel que roda depois lavar a pista com os fluidos do seu carro nas primeiras curvas do circuito. Verstappen acabou atingindo Fernando Alonso que poderia ter assumido uma boa posição sem essa pancada.

Com tudo isso, claro que o Satefy Car entrou na pista para organizar essa bagunça. Lewis Hamilton que saiu do 5ºlugar na largada assumiu a liderança, com Daniel Ricciardo em 2º e Nico Hulkenberg na terceira posição. Depois vinham nessa ordem: Sergio Perez, Valtteri Bottas que largou muito mal e Jolyon Palmer. A Bandeira amarela durou por 4 voltas com a pista molhada. Na quinta volta, à corrida recomeça, com Bottas tomando ultrapassagem do demitido Jolyon Palmer que assumiu o 5ºlugar. Mais atrás, Fernando Alonso abandona voltas depois, sem um rendimento minimamente decente depois do incidente da largada.

A pista estava em condições críticas, Mas já em processo de secagem. Quem ganhava com isso eram os pilotos com os pneus intermediários que estavam ganhando rendimento na prova. Entre eles estavam Carlos Sainz jr., Daniil Kvyat e Lance Stroll. Já Esteban Ocon, Kevin Magnussen e Felipe Massa estavam começando a perder rendimento com os pneus de chuva pesada.

Na 11ªVolta Daniil Kyvat perde a freada e bate de frente na proteção de pneus da curva 4 para a 5 e provoca a entrada do Safety Car que entra pela segunda vez na corrida. Todos os pilotos aproveitam para colocarem os pneus intermediários com exceção de Felipe Massa que ficou na pista com os pneus de chuva extrema começou a ficar muito para trás e perdeu posições caindo do 9ºlugar na relargada para o 13ºlugar. Sem ritmo de corrida o piloto Brasileiro foi para os boxes na volta 17 para colocar pneus intermediários. (Deveria ter colocado os pneus de pista seca, Se era para fazer essa parada então porque não arriscou os pneus de pista seca para voltar a corrida. O Erro é do piloto e também a equipe poderia ter tido essa audácia de fazer isso.

A pista mesmo sem estar totalmente seca ela vinha melhorando volta após volta com um trilho seco cada vez mais evidente. Hamilton vinha abrindo diferença para Ricciardo que tinha uma enorme vantagem para Valtteri Bottas que vinha com dificuldades no circuito de Marina Bay o fim de semana inteiro. Carlos Sainz jr. Com a Toro Rosso, Nico Hulkenberg com a Renault e Sergio Perez com a Force India eram os melhores do grupo intermediário. Os estreantes Stoffel Vandoorne e Lance Stroll disputava a 8ªposição.

Kevin Magnussen da Haas por chamada da equipe foi para os boxes ser o primeiro a arriscar pneus de pista seca. Na mesma volta parou Felipe Massa com a Williams. A partir dai a expectativa das voltas seguintes para saber se a tática era a correta. Bastou poucas voltas para a tática se mostra acertada. Daniel Ricciardo foi para os boxes na volta 29. Sabendo disso e com uma diferença de quase 10 segundos para o piloto Australiano Hamilton faz a parada na volta seguinte. O piloto da Mercedes voltou a liderança com Ricciardo em segundo, Bottas em 3º, Hulkenberg, Sainz e Perez nas 6 primeiras posições.

Nas voltas seguintes estávamos vendo os pilotos baixarem seus melhores tempos e as voltas mais rápidas vinham caindo volta após volta. Hamilton tinha mais de 15 segundos de diferença para Ricciardo, Tudo indicava uma vitória tranquila até que na volta 39 o Sueco Marcus Ericsson acabou rodando e batendo no muro danificando a sua roda. Com isso provoca huma nova bandeira amarela e com consequência a esse Safety Car na pista a corrida passou para o tempo de corrida. Restava 30 minutos para o termino da prova.

Nico Hulkenberg que vinha tentando alcançar o primeiro pódio da carreira acabou indo para os boxes com problemas em seu carro. Vi umas mangueiras, possivelmente alguma parte que precisava de ar comprimido ou de reprogramação em seu carro. (Isso não iria adiantar, Já que o piloto Alemão acabou abandonando voltas depois)

Relargada a 26 minutos do final da prova. Hamilton, Ricciardo e Bottas se distanciam dos demais enquanto que Sainz jr. E Perez disputam o 4ºlugar seguidos de Jolyon Palmer e de Stoffel Vandoorne.

Já Lance Stroll segurava o 8ºlugar dos ataques de Romain Grosjean, Nico Hulkenberg que deixaria a corrida voltas depois, de Esteban Ocon. Felipe Massa e Kevin Magnussen estavam ficando um pouco mais distanciados da turma.

Na parte final de corrida Hamilton chegou a aparentar algum problema em seu carro que logo ele ou se acostumou com esse problema ou ele foi temporário já que nas voltas finais ele manteve distância segura para Daniel Ricciardo que teve que se cuidar de um pequeno risco que existiria com a aproximação de Valtteri Bottas.

Hamilton conquistou sua 7ªvitória na temporada 2017 e agora tem 28 pontos de frente para Sebastian Vettel que vai querer esquecer esse dia desastroso para ele e a Ferrari que pela primeira vez tem seus dois pilotos abandonando a corrida por acidente na primeira volta. Daniel Ricciardo conquistou o seu 7ºpódio na temporada e consolidando a quarta posição no Mundial de pilotos abrindo 24 pontos de frente para Kimi Raikkonen. Valtteri Bottas completou o pódio com a outra Mercedes.

Carlos Sainz jr. Motivado com a sua ida para a Renault terminou em 4ºlugar, O melhor resultado do Espanhol na Formula 1 chegando na frente de Sergio Perez que vai permanecer na Force India para 2018.

A surpresa do dia foi o inglês Jolyon Palmer que nem de longe realizou uma exibição tão boa como a que ele fez no dia de hoje conquistando o seu melhor resultado justo no final de semana que ele acabou chutado da Renault para 2018, Mas esse desempenho de hoje pode afastar a ideia da equipe Francesa chamar Sainz jr. Para correr no GP da Malásia já daqui a duas semanas.

Stoffel Vandoorne com a Mclaren-Honda alcançou seu melhor resultado na Formula 1 com uma boa corrida chegando no 7ºlugar. Muito na frente de Lance Stroll que acabou conquistando 4 pontos totalmente inesperados para a Williams. Romain Grosjean e Esteban Ocon completaram a zona de pontuação.

Felipe Massa pagou caro pela aposta errada dos pneus e acabou de fora da zona de pontuação ficando em 11ºlugar apenas a frente de Pascal Wehrlein com a Sauber (Se era para chamar esse carro de carro de Formula 1, pelo pífio desempenho do time suíço)

Restando 6 provas para o final do campeonato nada esta decidido, Mas podemos dizer que Hamilton deu sem dúvida um importante passo rumo ao título de 2017. Daqui a 2 semanas teremos o GP da Malásia no circuito de Sepang com Vettel tentando recuperar o prejuízo e Hamilton tentando começar a matar o campeonato a Favor dele.

Resultado final da 14ªEtapa do Mundial de Formula 1
GP de Cingapura – 58 Voltas

Pos. Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Grid
1 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 58 2:03:23.544 5
2 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 58 +4.507s 3
3 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 58 +8.800s 6
4 55 Carlos Sainz Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 58 +22.822s 10
5 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 58 +25.359s 12
6 30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 58 +27.259s 11
7 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 58 +30.388s 9
8 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 58 +41.696s 18
9 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 58 +43.282s 15
10 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 58 +44.795s 14
11 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 58 +46.536s 17
12 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 56 +2 laps 19
20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 50 Unidade de Potência 16
27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 48 Vazamento de óleo 7
9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 35 Acidente 20
26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 10 Acidente 13
14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 8 Acidente 8
5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 0 Acidente 1
33 Max Verstappen Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 0 Acidente 2
7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 0 Acidente 4

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Renault/Toro Rosso

Deixe um comentário