A Penske acabou massacrando a concorrência na classificação do sábado. Não deixando qualquer chance para algum outro piloto nesse treino.
Com isso o Norte-Americano Josef Newgarden deu um grande passo para ser o campeão em seu primeiro ano na equipe de Roger Penske. Essa pole foi conquistada nos últimos segundos.
Como foi a primeira fase do treinamento no Q1: Newgarden passou na brita em uma das curvas parecendo que esta sentindo a pressão da decisão. Mas depois disso ele marcou o melhor tempo da primeira fase do treino e no final quando Sato tomou o primeiro lugar do jovem piloto da Penske ele segundos depois recuperou a liderança garantindo sua passagem na primeira posição.
Além dele Sato, Rossi, Hunter-Reay, Dixon e Kannan passaram para a segunda fase da classificação.
No Q2: Hélio Castroneves começou na frente com Will Power e Simon Pagenaud seguindo ele. Graham Rahal que estava em último lugar no Q1 a poucos minutos do final acabou fazer uma senhora volta e superou os pilotos da Penske para tomar o primeiro lugar. Na parte final do treinos Power e Pagenaud passaram para os 2 primeiros lugares. Castroneves foi para os boxes aguardar o Q2. Acabou correndo um certo risco que não aconteceu, O Brasileiro ficou em 5ºlugar e classificou para a segunda fase do treino. Já Sebastien Bourdais em sua última volta superou Max Chilton e garantiu a última vaga do Q2.
Classificaram para o Q2: Power, Pagenaud, Andretti, Rahal, Castroneves e Bourdais.
Na segunda fase do treinamento o Japonês Takuma Sato começa muito bem e começa na liderança do treinamento. Para o Francês Simon Pagenaud a situação não ficou muito boa já que ele errou na chicane em uma das voltas e na outra volta ele fez apenas o 8ºtempo. a 4 minutos do final ele estaria de fora da fase final da classificação.
Na parte final os 4 pilotos da Penske melhoraram seus tempos e superaram o Japonês Takuma Sato da Andretti Autosport. Power foi o primeiro, Depois veio Castroneves, Newgarden e no final da classificação o Francês Simon Pagenaud tomou a liderança e classificou em primeiro lugar. Já Scott Dixon ficou no sufoco para classificar já que Alexander Rossi vinha numa volta que poderia superar o Neo Zelandês. Porém na parte final Rossi perde rendimento e só consegue o 8ºtempo o que garantiu o piloto da Chip Ganassi na parte final da classificação.
Classificados para a fase final do Treino: Pagenaud, Newgarden, Castroneves, Power, Sato e Dixon.
Na fase final do treino Pagenaud, Power e Newgarden foram os primeiros a entrarem na pista para fazerem seus tempos. O Francês superou Newgarden e acabou superado por Power nessa primeira parte de treinos.
Foi quando Hélinho foi para a pista realizar sua volta que foi levou ele para a pole position, Mas o treino não estava terminado e Newgarden, Pagenaud e Power foram para a última volta a fim de superar o piloto Brasileiro e de ficar com a pole position.
Josef Newgarden com 1:15.5205 marcou a melhor volta e conquistou a pole position em Sonoma marcando mais um ponto na disputa pelo campeonato. Com 561 pontos contra 557 de Dixon, 538 de Castroneves e 526 de Pagenaud que são os 4 maiores candidatos ao campeonato.
Will Power larga ao lado de Newgarden na primeira fila sendo o franco atirador dessa disputa do título. Na segunda fila largam Simon Pagenaud e Hélio Castroneves que acabam por ficar numa situação difícil em relação a disputa do título já que a Penske tem um carro tão bom para essa prova ambos vão precisar de sorte para terem chances de título.
Pior situação ficou Scott Dixon que larga do 6ºlugar e vai ter uma dura missão para ter alguma chances. Mesmo sendo o vice-líder a 4 pontos do Newgarden vejo Castroneves e Pagenaud no momento com mais chances de título do que o piloto da Chip Ganassi que larga atrás de Takuma Sato que foi muito bem na sua última corrida pela Andretti.
Amanhã teremos uma grande cobertura da prova que decide o campeonato do Mundial de Formula Indy. As 7 e meia da Noite será realizada a última corrida da Temporada de 2017 com 7 pilotos matematicamente na disputa do título. Diretamente 4 deles estão com mais chances.
Amanhã saberemos quem vai ser campeão dessa última temporada do Chassi DW12.
Grid de largada da 17ªEtapa do Mundial de Formula Indy
GP de Sonoma
pos. | Nº | piloto | Equipe | Chassi/Motor | Tempo | Fase |
1 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’15.5205 | Q3 |
2 | 12 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’15.5556 | Q3 |
3 | 1 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’15.6356 | Q3 |
4 | 3 | Helio Castroneves | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’15.8032 | Q3 |
5 | 26 | Takuma Sato | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1’16.2208 | Q3 |
6 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi | Dallara/Honda | 1’16.3978 | Q3 |
7 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1’16.1815 | Q2 |
8 | 98 | Alexander Rossi | Andretti Herta Autosport | Dallara/Honda | 1’16.1934 | Q2 |
9 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara/Honda | 1’16.1968 | Q2 |
10 | 18 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 1’16.5811 | Q2 |
11 | 27 | Marco Andretti | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1’16.8221 | Q2 |
12 | 10 | Tony Kanaan | Chip Ganassi | Dallara/Honda | 1’16.9718 | Q2 |
13 | 4 | Conor Daly | A.J.Foyt Racing | Dallara/Chevrolet | 1’17.1016 | Grupo 1 – Q1 |
14 | 8 | Max Chilton | Chip Ganassi | Dallara/Honda | 1’16.7581 | Grupo 2 – Q1 |
15 | 83 | Charlie Kimball | Chip Ganassi | Dallara/Honda | 1’17.1417 | Grupo 1 – Q1 |
16 | 5 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson | Dallara/Honda | 1’16.9539 | Grupo 2 – Q1 |
17 | 20 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 1’17.2662 | Grupo 1 – Q1 |
18 | 19 | Ed Jones | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 1’17.0231 | Grupo 2 – Q1 |
19 | 7 | Jack Harvey | Schmidt Peterson | Dallara/Honda | 1’17.2722 | Grupo 1 – Q1 |
20 | 21 | J.R. Hildebrand | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 1’17.1602 | Grupo 2 – Q1 |
21 | 13 | Zachary Claman | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara/Honda | 1’17.2814 | Grupo 1 – Q1 |
22 | 14 | Carlos Munoz | A.J.Foyt Racing | Dallara/Chevrolet | 1’17.2507 | Grupo 2 – Q1 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar