Indycar – 500 milhas de Pocono : Will Power em uma incrível recuperação conquista vitória em Pocono

Grid de Largada:

Pos Piloto Equipe Chassi/Motor Tempo
1 Takuma Sato Andretti Autosport Dallara/Honda 1’21.9526
2 Simon Pagenaud Team Penske Dallara/Chevrolet 1’22.0437
3 Charlie Kimball Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 1’22.0536
4 Tony Kanaan Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 1’22.1874
5 Will Power Team Penske Dallara/Chevrolet 1’22.3092
6 Alexander Rossi Andretti Herta Dallara/Honda 1’22.3338
7 Graham Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing Dallara/Honda 1’22.5313
8 Gabby Chaves Harding Racing Dallara/Chevrolet 1’22.5612
9 Scott Dixon Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 1’22.6376
10 Max Chilton Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 1’22.6644
11 Ed Jones Dale Coyne Racing Dallara/Honda 1’22.7340
12 James Hinchcliffe Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 1’22.7372
13 Esteban Gutierrez Dale Coyne Racing Dallara/Honda 1’22.8377
14 Josef Newgarden Team Penske Dallara/Chevrolet 1’22.8597
15 Sebastian Saavedra Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 1’22.9712
16 Marco Andretti Andretti Autosport Dallara/Honda 1’23.0254
17 Conor Daly A. J. Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 1’23.3471
18 Carlos Munoz A. J. Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 1’23.6762
19 J.R. Hildebrand Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 1’23.7256
20 Helio Castroneves Team Penske Dallara/Chevrolet
21 Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport Dallara/Honda
22 Ed Carpenter Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet

Chegamos a última corrida de oval de longa distância, As 500 milhas de Pocono foi uma bela corrida aonde um piloto que praticamente ficou fora da disputa se recuperou brilhantemente e chegou a vitória. A pole position ficou com o Vencedor das 500 milhas de Indianapolis Takuma Sato. Com Simon Pagenaud com a Penske largando em 2ºlugar. Na segunda fila larga Charlie Kimball e Tony Kannan ambos da Chip Ganassi. Will Power da Penske e Alexander Rossi da Andretti-Herta largam na terceira fila.

O Líder do campeonato Josef Newgarden iria largar em 14ºlugar. Scott Dixon largava em 9ºlugar. Já Hélio Castroneves bateu no treino e acabou tendo de largar na 20º a frente apenas de Ryan Hunter-Reay que só foi liberado para correr horas antes da corrida e de Ed Carpenter.

Sato na largada manteve a liderança, Tony Kannan acabou pulando muito bem ganhando as posições do Pagenaud e de Rossi ganhando a 2ªposição e Rossi subiu para o terceiro lugar. A Grande largada foi a do Brasileiro Hélio Castroneves que ganhou 10 posições subindo para o 10ºlugar. No final da primeira volta Tony Kannan passa por Takuma Sato assumindo a liderança da prova enquanto que Sato começou a ficar para trás. Outro que fez bela recuperação foi Josef Newgarden que partiu do 14ºlugar para o 7ºlugar.

Nas primeiras voltas Kannan e Rossi abriram distância para Will Power que subiu para a terceira posição. Enquanto isso Sebastian Saavedra e Gabby Chaves (Que estava fazendo a última prova dele em 2017 pela equipe Harding. Na 12ªVolta Alexander Rossi passou a liderança superando o piloto Brasileiro. Power tentava se aproximar dessa disputa pela liderança. Dos candidatos ao título estavam Dixon em 6º, Newgarden em 8º e Castroneves em 12º. O pole position Takuma Sato vinha em uma paupérrima 15ªposição. A disputa vinha vindo ainda sem grandes intensidades até que Esteban Gutierrez foi para o muro na volta 22 provocando a primeira bandeira amarela (Foi a última aparição do Mexicano, Ainda bem. Pois ele é ruim de doer)

Todo mundo aproveitou para fazer uma parada nos boxes. Alexander Rossi saiu dos boxes em primeiro com Power, Kannan, Dixon, Hinchcliffe,Hunter-Reay que partiu do 21ºlugar para a 6ªposição e Graham Rahal. Enquanto isso Carlos Muñoz e Max Chilton tiveram problemas e ficaram mais tempo nos boxes com problemas nas partes aerodinâmica. Já Gutierrez parou no boxes e não voltou mais a corrida.

Na volta 27 tivemos a relargada e com uma impressionante largada Tony Kannan voltou a liderança passando Rossi e Power. Alexander Rossi perdeu posições, caiu em pouco tempo para o 6ºlugar sendo ultrapassado por Hinchcliffe e Rahal.

Dixon começava a aparecer na prova, Voltas depois ele passa Kannan e assume a ponta enquanto que Hinchcliffe passava para a 3ªposição. Na 32ªVolta o piloto da Schmidt Peterson James Hinchcliffe passou Kannan assumindo a 2ªposição, Rossi tentava voltar a disputa pelas primeiras posições, Já Power caiu para o 9ºlugar.

Após 39 voltas Dixon continuava líder a 3 décimos de frente para Hinchcliffe, 8 décimos de Kannan e 1.3 segundos de Newgarden completava os 4 primeiros colocados. Rossi, Rahal, Pagenaud, Andretti, Power, Castroneves, Hunter-Reay e Hildebrand completavam os 12 primeiros colocados.

Rossi passa Newgarden assumindo a 4ªposição. O piloto da Penske perderia posição para Graham Rahal caindo para o 6ºlugar, Mas na volta seguinte o líder do campeonato de 2017 da o troco e volta para os Top 5. Dixon estava mantendo a liderança, Já Kannan perdeu a terceira posição para Rossi que estava voltando a disputa das primeiras posições. O Brasileiro da Chip Ganassi perderia o 4ºlugar para Newgarden que em relação ao campeonato se via boa situação na corrida, Mas no campeonato a liderança de Dixon era preocupante. Pois ao terminar dessa forma o Neozelandês tomaria a liderança do campeonato a 3 corridas do final da temporada.

Hinchcliffe perdeu o segundo lugar para Rossi e perderia a 3ªposição para Newgarden na 51ªVolta. 3 voltas depois Dixon foi para os boxes sendo o primeiro a realizar a segunda parada nos boxes. A partir dai foram 5 voltas de rodada de paradas nos boxes. Após essas paradas Dixon e Rossi mantiveram as 2 primeiras posições. Hinchcliffe, Newgarden, Kannan, Power, Pagenaud, Andretti vinham a seguir.

Rossi passou Dixon e assumiu a liderança, Mas tudo isso poderia ir por água abaixo devido a um pedaço de plastico ou de papel que se agarrou na suspensão do carro dele e que se entrasse na refrigeração de seu carro poderia tirar o piloto da Andretti-Herta da corrida prematuramente. Voltas depois Will Power com a asa dianteira arrastando na pista acaba deixando ele ficar lento e sendo ultrapassado por todos os pilotos. Só restou para o piloto da Penske ir para os boxes resolver esse problema, Power perdeu uma volta em relação aos lideres e estava praticamente fora da corrida se nada de anormal na corrida.

Dixon, Hinchcliffe e Rossi disputavam a primeira posição na 72ªVolta com Pagenaud em 4ºlugar seguindo os três um pouco mais afastado. Hélio Castroneves vinha em 9ºlugar logo a frente de Newgarden. Power em 21º estaria praticamente saindo da disputa do campeonato com esse resultado. Já Castroneves não vinha tendo destaque no final de semana inteiro e até esse momento também não se destacou. (A Não ser pela largada que ele fez)

Dixon abriu a 3ªRodada de paradas nos boxes deixando Rossi na liderança, Mas essa liderança não durou muito não, James Hinchcliffe ultrapassou o norte-americano e pela primeira vez liderou a prova. Na volta seguinte Rossi deu o troco e voltou ao primeiro lugar. Na volta 87 parou Rossi e na 88 parou Hinchcliffe. Depois das paradas Dixon continuou na liderança com 3.2 segundos a frente de Pagenaud que vinha em segundo. Rossi caiu para o 3º, Hunter-Reay em corrida impressionante já vinha em 4º, Depois Vinham Andretti, Rahal e Kannan. O piloto da Schmidt-Peterson foi muito mal na sua parada, Passou do ponto aonde ele tem de parar e a equipe teve de colocar o carro no lugar para realizar a troca de pneus e reabastecimento.

Kannan e Newgarden passavam Marco Andretti e se aproximavam os 5 primeiros lugares. Power estava na volta do líder, Mas a 19 segundos do líder e iria para a parada voltas depois. Ou seja, ainda tinha uma situação muito complicada.

Dixon tentou quebrar o vácuo para fugir na frente, Mas Rossi, Hunter-Reay e Rahal não deixaram que o Neozelandes conseguisse isso. Na Volta 98 o piloto do carro 98 Alexander Rossi ultrapassa Dixon voltando a liderança da prova. Duas voltas depois Hunter-Reay passou Rossi e assumiu a liderança exatamente na metade da corrida.

Na 102ªVolta Muñoz, Power e Hinchcliffe foram para a curva 1 praticamente lado a lado disputando posição. Pior para o piloto Canadense que perdeu essas posições e por muito pouco não bateu no muro o que certamente acabaria com sua corrida, Em consequência disso Hinchcliffe perdeu várias posições indo para os últimos lugares.

Voltas depois Rossi voltava a liderança e abri 6 décimos do Hunter-Reay. Sato ocupava uma modestíssima 13ªposição. Entre os 5 primeiros lugares 4 tinham motores Honda (Rossi, Hunter-Reay, Dixon e Rahal) Apenas Newgarden tinha motores Chevrolet em 5ºlugar.

Na volta 112 Dixon vai para os boxes para a 4ªRodada de paradas começar. Certamente teríamos além dessa para mais duas paradas nos boxes até o final da prova. Rossi, Henter-Reay, Rahal pararam na volta 115 … Durante as paradas Sebastian Saavedra acabou encostando no muro e provocou mais uma bandeira amarela. A turma que não tinha parado antes da bandeira amarela tiveram que esperar os boxes abrirem para fazerem a paradas (entre eles Castroneves e Newgarden que saíram na frente do restante da turma) Após as paradas Hunter-Reay assumiria de novo a liderança com Rahal, Kannan, Dixon, Pagenaud, Rossi, Muñoz, Carpenter, Daly e Castroneves nas 10 primeiras posições. Newgarden vinha na 11ªposição. Power que tinha recuperado a volta sofreu uma avaria na asa traseira e teve de ir para os boxes reparar esse grande problema no carro.

Relargada na volta 122 e Kannan pela terceira vez na prova larga de forma impressionante e volta a liderança da prova, Logo atrás Rahal no final da volta passou Kannan. A partir dai os dois começaram a se reversar na primeira posição. Na volta 125 Hinchcliffe toda em Hildebrand e ambos foram para o Muro provocando mais uma bandeira amarela o que certamente faria os pilotos precisarem de apenas mais duas paradas de maneira definitiva até o final da prova. Power foi mais uma vez para os boxes fazer reparos no seu carro.

Nova Relargada na volta 132 com Kannan tentando resistir a ultrapassagem de Rahal que acabou levando a melhor e voltando a liderança. E voltou se a fazer o jogo entre ele e o Kannan de um trocar liderança com outro a cada volta se revezando na liderança. Alexander Rossi da Andretti-Herta e Hunter-Reay da Andretti Autosport estavam acompanhando o reversamento por perto. Ambos são ultrapassado pelo Neozelandês Scott Dixon que tentava entrar nessa disputa pela vitória quando a corrida chegava nas suas últimas 50 Voltas. Três voltas depois Hunter-Reay deu o troco em Dixon voltando a terceira posição.

Hélio Castroneves vinha em 5ºlugar em seu melhor momento da corrida que ficou resumido a ficar disputando lugar na região da 10ªposição. Dixon vai para os boxes na volta 149 para o começo da penúltima rodada de paradas nos boxes

A 49 Voltas do final Rahal, Kannan e Pagenaud pararam para a penúltima parada deixando Ryan Hunter-Reay na liderança até a volta 154 quando o piloto da Andretti vai para os boxes. Power assumiu a liderança e começou a fazer voltas bem rápidas até a sua parada na volta 161 (Isso se deve as paradas extras que ele fez para reparar danos no seu carro) Essa tática acabou dando certo e Power assumiu a liderança com uma grande vantagem de mais de 4 segundos de vantagem. Um pulo do gato do piloto da Penske que provavelmente quebrou o vácuo dos outros pilotos. Algo inimaginável para o piloto que ficou quase 2 voltas de desvantagem e tendo problemas de asas dianteiras e traseiras.

Dixon e Rossi em segundo e terceiro lugares tentaram se puxarem um passando o outro para se aproximarem do Will Power. Tony Kannan em 4ºlugar ficou um pouco para trás. Sato foi para os boxes na volta 171 tentando uma tática diferente apostando em uma bandeira amarela, Mas ele acabou tomando volta dos lideres o que colocou essa tática por água baixo. Depois de 10 voltas após a parada de Power a diferença entre o australiano e o Dixon e Rossi começava a cair de 4.3 segundos para 2.8 segundos.

Dixon a 24 voltas do final acabou indo para a última parada nos boxes, Estava aberta a rodada final de paradas nos boxes. E depois das paradas Power continuou na liderança com uma vantagem menor do que tinha para Rossi e Kannan disputando a segunda posição. A medida que a corrida acabaria os pilotos se aproximaram de Power. Kannan acabou levando uma fechada de Rossi e começou a perder rendimento sendo ultrapassado pelo Norte-Americano Josef Newgarden.

O piloto da Penske passou para o segundo lugar e veio com força para disputar a vitória com o seu companheiro de equipe Will Power que nas voltas finais começou a fazer um movimento diferente para defender a liderança indo para a curva 3 para 4 indo bem por dentro. Essa tática era arriscada, Mas estava dando certo. Na Volta final Newgarden tentou arriscar ir para a mesma linha de Power no que acabou não dando certo.

Após uma corrida aonde ele tinha ficado de fora da prova com 1 volta atrás dos lideres o Australiano Will Power levou sua 29ªVitória da carreira e a 3ª na temporada entrando na disputa pelo título a 3 corridas do final do campeonato. Josef Newgarden completou a corrida em segundo e abriu distância na liderança do campeonato para Scott Dixon, Hélio Castroneves e de Simon Pagenaud. O pódio foi completado pelo Norte-Americano Alexander Rossi da Andretti-Herta.

Simon Pagenaud no final da prova cresceu bastante, Ganhou a posição de Tony Kannan e acabou ficando em 4ºlugar chegando perto da briga pela vitória. O Brasileiro Tony Kannan que fez uma bela prova acabou ficando um pouco no final terminando em 5ºlugar.

Scott Dixon e Hélio Castroneves ficaram em 6º e 7ºlugares e ficaram um pouco mais distantes do líder do campeonato. Enquanto o Neozelandês acabou caindo um pouco no final da prova após liderar por uma boa parte da corrida. O Brasileiro teve um dia difícil com um carro que não era o melhor carro do dia da Penske (Foi o pior entre os pilotos da Penske) acabou salvando um resultado médio. Após uma corrida difícil e com problemas físicos devido ao acidente na classificação Ryan Hunter-Reay chegou em 8ºlugar.

Graham Rahal acabou caindo muito na parte final e ficou em 9ºlugar e Carlos Muñoz da A.J.Foyt fechou os 10 primeiros colocados. O pole position Takuma Sato acabou em uma corrida muito abaixo do esperado ficando em 13ºlugar. A 3 provas do final o Norte-Americano Josef Newgarden começava a se despontar como o principal candidato ao título da temporada de 2017 do Mundial de Formula Indy.

Resultado final das 500 milhas de Pocono
14ªEtapa do Mundial de Formula Indy

Pos Piloto Equipe Chassi/Motor Voltas Tempo
1 Will Power Team Penske Dallara/Chevrolet 200 2h 43:16.6005
2 Josef Newgarden Team Penske Dallara/Chevrolet 200 a 0.5268
3 Alexander Rossi Andretti Herta Dallara/Honda 200 a 0.7112
4 Simon Pagenaud Team Penske Dallara/Chevrolet 200 a 0.8770
5 Tony Kanaan Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 200 a 2.9056
6 Scott Dixon Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 200 a 3.3544
7 Helio Castroneves Team Penske Dallara/Chevrolet 200 a 3.7273
8 Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport Dallara/Honda 200 a 4.0833
9 Graham Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing Dallara/Honda 200 a 4.6884
10 Carlos Munoz A. J. Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 200 a 6.9330
11 Marco Andretti Andretti Autosport Dallara/Honda 200 a 9.4607
12 Ed Carpenter Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 200 a 10.4503
13 Takuma Sato Andretti Autosport Dallara/Honda 200 a 11.2388
14 Conor Daly A. J. Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 200 a 19.8050
15 Gabby Chaves Harding Racing Dallara/Chevrolet 200 a 20.6790
16 Charlie Kimball Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 200 a 24.4523
17 Ed Jones Dale Coyne Racing Dallara/Honda 200 a 25.0689
18 Max Chilton Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 129 Mecânico
19 J.R. Hildebrand Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 124 Acidente
20 James Hinchcliffe Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 124 Acidente
21 Sebastian Saavedra Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 114 Acidente
22 Esteban Gutierrez Dale Coyne Racing Dallara/Honda 23 Acidente

Fotos:

Vídeo:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos e Vídeo: Indycar

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