Formula 1 Formula 1 - 1986 Fotos História

GP da Bélgica de 1986

Senna Saia de Spa Líder do campeonato

Senna Saia de Spa Líder do campeonato

Grid de largada:

1 Nelson Piquet (Williams/Honda) 1’54.331
2 Gerhard Berger (Benetton/BMW) 1’54.468
3 Alain Prost (McLaren/TAG) 1’54.501
4 Ayrton Senna (Lotus/Renault) 1’54.576
5 Nigel Mansell (Williams/Honda) 1’54.582
6 Teo Fabi (Benetton/BMW) 1’54.765
7 René Arnoux (Ligier/Renault) 1’55.576
8 Keke Rosberg (McLaren/TAG) 1’55.662
9 Michele Alboreto (Ferrari) 1’56.242
10 Patrick Tambay (Lola/Ford) 1’56.309
11 Stefan Johansson (Ferrari) 1’56.496
12 Martin Brundle (Tyrrell/Renault) 1’56.537
13 Johnny Dumfries (Lotus/Renault) 1’57.462
14 Thierry Boutsen (Arrows/BMW) 1’57.612
15 Riccardo Patrese (Brabham/BMW) 1’57.612
16 Alan Jones (Lola/Ford) 1’57.815
17 Jacques Laffite (Ligier/Renault) 1’58.238
18 Philippe Streiff (Tyrrell/Renault) 1’58.603
19 Andrea de Cesaris (Minardi/Motori Moderni) 1’59.960
20 Jonathan Palmer (Zakspeed) 2’00.148
21 Marc Surer (Arrows/BMW) 2’01.320
22 Alessandro Nannini (Minardi/Motori Moderni) 2’01.354
23 Huub Rothengatter (Zakspeed) 2’03.842
24 Piercarlo Ghinzani (Osella/Alfa Romeo) 2’05.092
25 Christian Danner (Osella/Alfa Romeo) 2’06.219

Mansell finalmente brilha em 86 e vence em Spa

Na 5ªEtapa da Temporada, a disputa pelo titulo estava disputada, com Prost líder, Senna em 2º, Piquet, Rosberg e Mansell logo em seguida. Mas a disputa da pole foi fantástica, As Benettons apareciam na disputa pela pole, Alem das favoritas Williams, Mclarens e da Lotus de Ayrton Senna. Nelson Piquet conquistou a Vespa, que Berger diz ter perdido depois do Treino oficial de Sabado.

Na Largada, Berger e Prost se tocam, Vários pilotos se enroscaram na confusão. Quem se deu bem nessa confusão foi Piquet, Senna e logo depois Mansell e Johansson, os outros ficaram na Confusão. Tambay acabou fora da corrida, seu carro foi atingido e sua suspensão quebrou, Berger e Prost perderam tempo, Prost acabou com o seu spoiler quebrado. Ambos foram aos boxes, No Final da primeira volta Piquet já disparava na liderança, enquanto isso o trabalho na Mclaren para trocar o Spoiller do carro de Alain Prost. Demoram, mas deixaram Prost ainda na mesma volta do Líder, Mansell na volta 3 passou Senna e assumiu a 2ªPosição. Parecia que as Williams estavam com a corrida na mão, seria um domínio dos carros de Frank Williams, Classificação após 2 Voltas: Piquet, Mansell, Senna, Johansson, Dunfries e Laffite. Para Berger ele depois de 2 voltas nos boxes acabou voltando a pista, mas sem chances de pontuação. Os Dois primeiros abandonos foram da Dulpa da Osella, Danner e Ghinzani, no Segundo bloco de Corrida tinha varios carros, Dumfries, Jones, Laffite, Boutsen, Alboreto, Brundle, Streiff, Arnoux e um pouco mais atrás Teo Fabi, as Benetton foram muito prejudicadas na manobra na Largada. Com 2:01.558 Piquet já tinha a melhor volta da corrida na Volta 4. Piquet dispara, enquanto isso Jonathan Palmer iria aos boxes com a patética Zakspeed com o seu motor Turbo Caseiro. No Final da volta 5, Mansell cometeu um erro e perdeu posições para Senna e Johansson Enquanto isso Dumfries, Jones, Laffite, Alboreto, Rosberg, Brundle, Boutsen, Streiff, Arnoux, todos eles brigavam pela 5ªposição. Enquanto isso Prost tentava fazer sua corrida de Recuperação.

Mas Sem Dúvida Mansell começava a Tirar a distância a Johansson e Senna para recuperar a hegemonia da Williams nessa corrida. Piquet já tinha 9 Segundos na Frente de Senna, sobrava Piquet na Frente, Keke Rosberg tem problemas no seu carro e abandona a corrida, não era um bom domingo para a Mclaren. Dumfries abandonava a corrida, na Volta 8, na mesma Volta Thierry Boutsen também deixava a corrida com sua Arrows-BMW (com um motor desses, a Arrows fazia fiasco). A Classificação na volta 9 era Piquet, Senna, Johanasson, Mansell, Alboreto e Laffite, Brundle, Jones, Arnoux, Fabi, Alboreto fazia uma brilhante recuperação na corrida. Prost em 17ºLugar a mais de um minuto e 30 segundos do líder da corrida.

Streiff rodou na pista, e acabou na terra, tanto que a TV deu um destaque para mostrar a rodada dele dentro do cockpit de Streiff, voltou para a corrida, mas longe de qualquer chance de um bom resultado. Na Volta 12 Piquet continuava liderando a corrida, tinha praticamente uma reta na Frente de Senna, Johansson e Mansell,

Mansell chega no Johansson pela luta pelo 3ºlugar, ele precisava de um bom resultado para manter-se na Ferrari, apesar dele fazer os únicos 3 pontos no ano para o time vermelho, ele estava ameaçado de perder o emprego na Ferrari. Streiff foi para os Boxes e voltou à corrida. Já Prost já estava em 16ºlugar, na Frente só de Alessandro Nannini com a Minardi, ele estava a 1 minuto e 41 segundos atrás de Piquet, e Depois de 2 Voltas de briga pelo 3ºlugar, Mansell finalmente consegue a ultrapassagem e assumia o 3ºposto, e agora Mansell tinha como o alvo na mira Ayrton Senna que tinha pouca vantagem sobre Mansell. Piquet parecia tranqüilo na liderança, mas o Turbo do seu carro falhou, Piquet foi aos Boxes e no final da volta 16 e abandonou a corrida. Com isso Senna assumia a ponta da corrida, Mas teria Mansell na cola da sua Lotus-Renault, Johnasson ficava em 3ºlugar na espera por alguma coisa que acontecesse com os pilotos na Frente para herdar alguma coisa, As Ferraris estavam tendo um desempenho muito bom em Spa. Enquanto isso Prost já começava a subir na Corrida, já estava em 13ºlugar, Prost fez na volta 16 a melhor volta na corrida 2:01.395, E já estava na Cola de Surer para tomar a 12ªColocação do Suiço da Arrows, que Prost não teve a menor dificuldade em passar, e estava perto do De Cesaris que logo tinha passado também. Senna tinha somente 2.3 Segundos na Frente de Mansell, Apesar do Seu Lotus esta com desempenho inferior ao Desempenho de Mansell Senna lutava pela ponta, Enquanto isso Arnoux enfrentava problemas na sua parada e era outro que saia da briga por pontos, com isso Prost agradece, Ele já estava em 9ºlugar. Já era bem possível o Francês marcar algum ponto na corrida. A Classificação após 19 voltas era: Senna, Mansell, Johansson, Alboreto, Brundle, Jones, Laffite e Fabi os oito primeiros colocados.

Mansell foi para os Boxes, com 7 Segundos na sua parada ele volta a corrida, Brilhante troca de Pneus do Time Inglês para Mansell, a Lotus teria que caprichar para manter Senna na Frente, Brundle da Tyrrell também foi para fazer sua parada nos boxes, Fabi teve que trabalhar muito pra voltar a corrida após sua parada, seu motor queria morrer de qualquer jeito, Senna foi para os Boxes, e a Lotus trabalhou bem, mas 1 Segundo e meio mais lento que Mansell, isso foi o suficiente para Mansell assumir a 2ªposição, por que Johansson não tinha parado e era o lider da corrida, comprovando o ótimo desempenho da sua Ferrari na pista belga, Prost também foi fazer sua parada, e manteve a 9ªposição, logo atrás tinha, De Cesaris com a Minardi-Motori Moderni.

Classificação apos 22 Voltas: Johansson (45.25.550), Mansell (7.219), Senna (11.256), Alboreto (13.518), Laffite (47.715) e Brundle (52.908). Johansson no final da Volta 22 Foi para os Boxes, e fez uma belíssima troca de Pneus, voltou em 4ºlugar, pois não tinha vantagem suficiente para voltar na Frente nem do Alboreto que estava em 3º, Mas Alboreto não tinha trocado os pneus, faltava ele para fazer sua parada. Apesar de Mansell ter o melhor carro, Senna fazia a melhor volta da corrida 2:00.66 na volta 25, Rothengatter ira aos boxes trocar os pneus, mas a troca demorou um pouco mais, ele teve problemas na sua parada. Já Arnoux, foi aos boxes, mas acabou a corrida para o Francês com seu Ligier com problemas de motor. O Mesmo aconteceu com Martin Brundle que foi aos boxes para abandonar, só que com problemas no Câmbio. Nannini e Rothengatter também iriam abandonar na corrida, com isso eram apenas 14 carros na corrida. Numa corrida era extremamente desgastante. Senna buscava brigar com Mansell pela Vitória, e estava a menos de 3 segundos de Mansell. a Classificação na volta 29 era: Mansell, Senna, Alboreto, Johansson, Laffite e Jones, os 6 primeiros, mas Prost já vinha em 7ª diminuindo a distância sobre Jones.

Enquanto isso Berger também voava na pista, o Benetton-BMW era um grande carro para essa pista, mas a largada complicou de forma decisiva a corrida de Fabi e Berger pelos pontos. Patrese iria aos boxes também, mas a troca foi lenta, mas Patrese estava lá atrás, o time veio só com um carro, o carro 8 não veio devido a morte de Elio de Angelis, não acharam o substituto para o Time. Com isso correram só com um carro. Prost já estava a 10 segundos atrás de Alan Jones na briga pelo 6ºlugar. Na Volta 31 Mansell continuava líder, mas Senna sempre acompanhava por perto Mansell, e só eles dois estavam lutando pela vitória, Já que Alboreto e Johansson estavam muito longe em 3º e 4º, Johansson ira diminuindo a diferença para Alboreto para lutar pelo pódio, mas era um grande dia para a Ferrari que estava marcando 7 pontos. Com um carro ruim que eles tinham, era um grande negócio. Jones foi para a sua para nos Boxes, com isso Prost já estava em 6ºlugar. Deixando Jones em 7º e Fabi em 8º Uma Fantástica reação do piloto da Mclaren-Porsche, agora era meio difícil tirar o 5ºlugar de Laffite já que ele tinha 30 segundos atrás do Veterano Laffite. Restando 9 Voltas para o Final da corrida Mansell ainda via perto Ayrton Senna no seu retrovisor, ambos negociaram ultrapassagens, Jonathan Palmer fazia uma parada confusa, ele tinha que trocar os pneus, com seu Zakspeed ele corria em 14ªlugar, longe de um resultado mais decente. E a 8 Voltas do Final da corrida Johansson e Alboreto brigavam pelo pódio, e não tinha essa de jogo de equipe na Ferrari, mas tinha que se ter cuidado, caso um toque dos dois, a Ferrari jogaria fora tudo de bom que fez na corrida e daria o pódio a Laffite e mais pontos ao Prost. De Cesaris Fazia grande corrida, mas o combustível acabou para ele a 8 voltas do Final e o Italiano teve que parar, mas fez uma brilhante corrida com a Minardi com o potentíssimos motores motori moderni. Faltando 4 voltas para o final da corrida Mansell ainda na Frente e Senna estava mais preocupado em terminar a corrida, com isso o Brasileiro com a Lotus-Renault começou a economizar combustível. Mansell não parecia já ter tranquilidade em relação ao seu tanque, Stefan Johansson passou Alboreto e assumiu o 3ºlugar. Faltando 3 voltas do Final: Mansell, Senna, Johansson, Alboreto, Laffite, Prost, Jones, Fabi, Surer e Patrese eram os 10 primeiros colocados. Restando 2 voltas para o Final da corrida Jones parava por pane seca, após uma bela corrida com seu Lola-Ford, mostrando que talento ainda estava nele, só faltava mais carro. Mas ainda não tinha acabado Surer na última volta acabou perdendo a roda de seu carro, ele teve de ir aos boxes colocar novos pneus Mas o seu carro morreu, e ficou parado, e quase eles empurraram o carro de Surer, isso quase desclassificou o Suiço da Arrows-BMW. Mansell ganhou com boa vantagem, e conquistava a sua 1ªvitória em 1986. Ayrton Senna controlou seu combustível e Chegou em 2ºlugar, e assumia a liderança do Campeonato, e Depois veio as Duas Ferrari,

Johansson em 3º e Alboreto em 4º numa grande corrida da Ferrari nesse ano. Laffite e Prost completaram em 5º e 6º. Uma corrida desgastante e cheia de alternativa teve dois vencedores, Mansell e Senna. Mansell vencia a primeira no ano e ficava na Frente de Piquet na Classificação no Campeonato, e Senna voltava à liderança do Campeonato.

Resultado do GP da Bélgica de 1986

Fotos:

Fontes: Formel1mic, Bestlap

Texto; Deivison da Conceição da Silva

Patrocínio:
planatina_projeto_gif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.