Indycar – Round 13 em Mid-Ohio: Newgarden conquista vitória e assume a liderança do campeonato

Grid de largada da 13ªEtapa
Formula Indy – GP de Mid-Ohio

Piloto Equipe Chassi/Motor Tempo Fase
1 Will Power Team Penske Dallara/Chevrolet 1’04.1720 Q3
2 Josef Newgarden Team Penske Dallara/Chevrolet 1’04.3067 Q3
3 Takuma Sato Andretti Autosport Dallara/Honda 1’04.6792 Q3
4 Graham Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing Dallara/Honda 1’04.7959 Q3
5 Helio Castroneves Team Penske Dallara/Chevrolet 1’04.8485 Q3
6 Scott Dixon Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 1’05.1927 Q3
7 Simon Pagenaud Team Penske Dallara/Chevrolet 1’04.3008 Q2
8 James Hinchcliffe Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 1’04.3784 Q2
9 Alexander Rossi Andretti Herta Autosport Dallara/Honda 1’04.4906 Q2
10 Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport Dallara/Honda 1’04.4928 Q2
11 Conor Daly A. J. Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 1’04.8745 Q2
12 Esteban Gutierrez Dale Coyne Racing Dallara/Honda 1’05.0368 Q2
13 Charlie Kimball Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 1’04.9930 Q1
14 Marco Andretti Andretti Autosport Dallara/Honda 1’04.5929 Q1
15 Ed Jones Dale Coyne Racing Dallara/Honda 1’05.0337 Q1
16 Spencer Pigot Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 1’04.6186 Q1
17 Tony Kanaan Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 1’05.3200 Q1
18 Max Chilton Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 1’04.8603 Q1
19 J.R. Hildebrand Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 1’05.3382 Q1
20 Carlos Munoz A. J. Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 1’04.9440 Q1
21 Mikhail Aleshin Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 1’05.2441 Q1

Começava a parte final do campeonato no tradicional pista de Mid-Ohio e era agora que a disputa pelo título iria começar de verdade. A Principio os 4 pilotos da Penske e Scott Dixon com o carro da Chip Ganassi iriam deverão ser os postulantes ao título. A Pole position foi de Will Power com Josef Newgarden largando da segunda posição fazendo a dobradinha da Penske, Que ainda tinha no grid o Brasileiro Hélio Castroneves na 5ªposição e Simon Pagenaud na 7ªPosição. Na segunda fila largam Takuma Sato e Graham Rahal que conseguiram furar o domínio dos favoritos ao título.

Pagenaud e Dixon largam na 2ªFila, Hélio Castroneves larga em 7º. Hinchcliffe, Rossi e Hunter-Reay completaram os 10 primeiros colocados no Grid de Largada.

Largada em Mid-Ohio Will Power manteve a liderança com Newgarden na segunda posição seguido de Sato, Rahal e Castroneves completando os 5 primeiros colocados. Pagenaud ganhou a 6ªposição de Dixon. Alexander Rossi, Hunter-Reay e Hinchcliffe completavam as 10 primeiras posições.

Rahal tentou na terceira volta passar Sato que não aflouxou e manteve sua terceira posição. Marco Andretti passou James Hinchcliffe passando para o 10ºlgar. Newgarden pressionou por muitas e muitas voltas já muito distantes do Sato que segurava Rahal que tinha um desempenho melhor que o piloto Japonês com Hélio Castroneves e Simon Pagenaud logo atrás. Carlos Muñoz na 6ªVolta foi o primeiro a fazer a parada nos boxes, Depois Chilton foi para a sua primeira parada na 7ªVolta. Os pilotos da Dale Coyne Esteban Gutierrez e Ed Jones pararam na 9ª e 10ªVoltas respectivamente.

Na 13ª Volta ao mesmo tempo que Rossi fazia sua parada em uma incrível manobra Josef Newgarden passou Will Power assumindo a primeira posição e abriu a vantagem para Power mostrando que estava com melhor desempenho do seu carro. Na 15ªVolta Rahal consegue passa Sato assumindo a 3ªPosição na 2ªReta do circuito logo após a primeira curva. Volta antes Hunter-Reay, Hinchcliffe e Kimball fizeram a primeira parada nos boxes.

Os primeiros pilotos entre os primeiros colocados a pararem foram Takuma Sato, Hélio Castroneves e Simon Pagenaud na 17ªVolta. Nessa parada o Francês Campeão de 2016 se deu bem enquanto que Sato se deu muitíssimo mal e Castroneves se deu mal. O Japonês perdeu 4 posições e Castroneves perdeu 3 posições.

Na 18ªVolta Hunter-Reay tenta passar Alexander Rossi e acaba rodando e perdendo muitas posições. Na mesma volta Josef Newgarden, Will Power e Scott Dixon foram para os boxes, Com isso Graham Rahal liderou por uma volta até ir para a parada na 19ªVolta.

Newgarden voltou a liderança com uma vantagem de mais de 4 segundos de frente para Power que vinha perseguido pelo Rahal, Depois vem Rossi, Pagenaud, Dixon, Castroneves, Sato, Andretti e Chilton nas 10 primeiras posições.

Dixon vinha em um ritmo de corrida bem lento, Mais bem lento mesmo a ponto de segurar Castroneves e todo mundo que estava logo atrás do piloto Brasileiro (Sato, Andretti e Hunchcliffe) sem melhorar o seu ritmo de corrida só restou para o líder do campeonato ir para os boxes na 33ªVolta para antecipar a sua parada a fim de resolver o problema de rendimento em seu carro. Volta nas últimas posições e compromete a sua corrida se nada de anormal acontecesse até o final.

Após 38 voltas Newgarden na liderança com mais de 3 segundos para Power que ganhou uma folga de 2.5 segundos a frente de Rahal que vinha em terceiro lugar, Depois vinham Pagenaud e Rossi completando os 5 primeiros. Hélio Castroneves estava a 19 segundos atrás de Rossi. Fruto do tempo que ele ficou atrás do Dixon que estava com problemas. A segunda rodada de paradas já tinham começado a 5 voltas antes com  as paradas de Mex Chilton e de Ed Jones.

Kannan que vinha em mais uma corrida ruim foi para os boxes na segunda parada na volta 38. Na Volta seguinte para o Norte-americano Alexander Rossi. Josef Newgarden parou na 41ªvolta para a sua segunda troca de pneus e reabastecimento deixando a liderança com Will Power que parou na volta seguinte. Pagenaud e Hélio Castroneves também foram para os boxes deixando a liderança para Graham Rahal que fez a parada na volta 43. Newgarden volta a liderança e abriu mais de 5 segundos de vantagem para Will Power que estava confortável em 2ºlugar com 3 segundos de frente do Graham Rahal com 1 segundo de diferença para Alexander Rossi em 4º. Simon Pagenaud em 5º com uma vantagem confortável para Castroneves que vinha com seus 2 segundos a frente de Takuma Sato.

Rossi nas primeiras voltas do 3ºsprint de corrida pressionou Rahal em busca do 3ºlugar, Mas logo depois de algumas voltas ele perde rendimento e voltas depois é ultrapassado pelo Simon Pagenaud assumindo a 4ªposição. Scott Dixon em um ritmo de corrida mais fraco, Ainda assim estava em 9ºlugar tentando marcar o máximo de pontos possíveis.

Alexander Rossi vinha perdendo rendimento e começando a perder a diferença para o Brasileiro Hélio Castroneves que poderia acreditar no final da prova sonhar com o 5ºlugar. Não tivemos muita coisa até a chegada da última rodada de paradas nos boxes. Na volta 61 parou o Britânico Max Chilton. Dixon parou na volta seguinte e acabou tendo problemas nos boxes perdendo mais tempo  e prejudicando ainda mais sua corrida que já não vinha muito boa.

Rossi parou na 63ªVolta. Newgarden e Castroneves foram para os boxes na volta 66. Power, Pagenaud e Rahal pararam na volta 67. Segundos depois ocorreu a rodada de Ed Jones provocando a primeira (e única) Bandeira amarela da corrida. Era tudo que os pilotos lá de trás queriam como Castroneves e Scott Dixon principalmente. Nesse meio tempo os pilotos lá de trás foram para os boxes para completarem o tanque e tentarem uma nova parada nos boxes. Spencer Pigot com problemas em sua asa traseira foi para os boxes, Acabou perdendo 1 volta e voltou nas últimas posições.

Relargada na volta 71. Castroneves passou Rossi assumindo a 5ªposição, Mas na volta seguinte Takuma Sato partiu para cima de Rossi e ultrapassando ao piloto da Andretti-Herta e logo em seguida Sato jogou duro para cima do piloto Brasileiro que além de perder a posição para o piloto Japonês como ele perdeu a posição que tinha ganho para Rossi caindo para o 7ºlugar.

Enquanto isso na frente Newgarden abria vantagem para Power que se enrolou com o Fraquíssimo Esteban Gutierrez que ficou como retardatário por algumas voltas na frente do piloto da Penske que estava com Rahal e Pagenaud buscando disputar o 2ºlugar a poucas voltas do final. Scott Dixon a 12 voltas do final ultrapassa Hinchcliffe passando para o 9ºlugar. No final da prova Hinchcliffe perderia o 10ºlugar para o Norte-Americano Conor Daly.

Josef Newgarden foi até o final com mais uma grande exibição conquistando a 3ªVitória da temporada e de quebra o norte-Americano assumiu a liderança do campeonato passando a Scott Dixon que ficou em 9ºlugar e de Hélio Castroneves que ficou em 7ºlugar na classificação do campeonato. Will Power segurou o 2ºlugar. O pódio foi completado pelo piloto da Rahal Letterman Graham Rahal.

Simon Pagenaud fechou a prova em 4ºlugar com Takuma Sato fechando os top 5. Depois vieram Alexander Rossi da Andretti-Herta em 6ºlugar. Hélio Castroneves que poderia ter aproveitado um pouco mais os problemas do Dixon, Mesmo assim ganhou 4 pontos do Dixon com o 7ºlugar. Só que ele não contava com a exibição fantástica do Newgarden na prova.

Scott Dixon salvou um importante 9ºlugar. Nitidamente ele teve problemas de rendimento na corrida. ficou atrás do Ryan Hunter-Reay que teve uma interessante recuperação da rodada que ele teve no 2ºterço de prova ao tentar passar Rossi. Conor Daly terminou em uma digna 10ªposição. E o Tony???

Mais uma vez foi medíocre, Ficou lá atrás o tempo inteiro. Terminou em 16ºlugar. Sua trajetória na Chip Ganassi praticamente acabou. (Isso se a sua trajetória na Indy não esteja no fim) Tá muito fraco mesmo nesse ano o Veterano de 42 anos de idade.

Fotos da Corrida:

image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host

Vídeo da Corrida:

Resultado final da 13ªEtapa do Mundial de Formula Indy
GP de Mid-Ohio – 90 voltas

Piloto Equipe Chassi/Motor Voltas Tempo
1 Josef Newgarden Team Penske Dallara/Chevrolet 90 1h 46:19.5989
2 Will Power Team Penske Dallara/Chevrolet 90 5.1556
3 Graham Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing Dallara/Honda 90 6.3129
4 Simon Pagenaud Team Penske Dallara/Chevrolet 90 6.8807
5 Takuma Sato Andretti Autosport Dallara/Honda 90 7.3092
6 Alexander Rossi Andretti Herta Autosport Dallara/Honda 90 9.0266
7 Helio Castroneves Team Penske Dallara/Chevrolet 90 11.6809
8 Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport Dallara/Honda 90 12.3623
9 Scott Dixon Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 90 18.1857
10 Conor Daly A. J. Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 90 20.5661
11 James Hinchcliffe Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 90 27.3241
12 Marco Andretti Andretti Autosport Dallara/Honda 90 29.9928
13 Charlie Kimball Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 90 31.1248
14 Mikhail Aleshin Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 90 32.5958
15 Max Chilton Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 90 33.1095
16 Tony Kanaan Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 90 36.1997
17 J.R. Hildebrand Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 90 1:00.8248
18 Carlos Munoz A. J. Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 89 a 1 Volta
19 Spencer Pigot Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 89 a 1 Volta
20 Esteban Gutierrez Dale Coyne Racing Dallara/Honda 89 a 1 Volta
21 Ed Jones Dale Coyne Racing Dallara/Honda 88 a 2 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos e Vídeo: Indycar

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *