Na largada Jorge Martin e Bo Bendsneyder largaram bem, Mas foi o Tailandês Nakarin Atiratphuvapat da Honda Asia Team quase assumiu a liderança. Martin manteve a liderança com Joan Mir, Bendsneyder, Tatsuki Suzuki, Atiratphuvapat, Marco Bezzecchi, Adan Norrodin e Romano Fenati são os 8 primeiros colocados nas primeiras curvas.
Bendsneyder no começo da prova pressionava Martin na liderança enquanto que Mir era pressionado por Tatsuki Suzuki pelo terceiro lugar e o Malaio Adam Norrodin em uma belo começo de prova vinha em 5ºlugar colado nos 4 primeiros lugares. Fabio Di Giannatonio que vinha em uma corrida de recuperação acabou caindo até de maneira perigosa na chicane que leva a Reta do boxes e abandonou levando com ele o italiano Enea Bastianini para o chão.
Na 5ªVolta Martin passava do ponto da curva e foi para fora da pista perdendo a liderança para o Holandês Bo Bendsneyder para a alegria da torcida que estava em Assen, Mas essa alegria durou pouco. Romano Fenati assumiu a liderança. Mas curvas depois Bendsneyder e Fenati trocavam ultrapassagens enquanto que Joan Mir estava na espera em 3ºlugar.
Jorge Martin se recuperou e assumiu a liderança na volta 9 passando Bendsneyder, Mir e Fenati. Enquanto os pilotos do primeiro grupo (Martin, Fenati, Mir, Suzuki, Norrodin e Bendsneyder) disputavam posição o segundo Grupo liderado pelo Aron Canet vinha chegando mais próximo dos lideres e vinha levando com ele Marcos Ramirez, Jules Danilo, Gabriel Rodrigo e John McPhee.
Logo Canet e seus seguidores chegaram na disputa na metade da corrida e já vinha pressionando Tatsuki Suzuki e Adam Norrodin. Nesse meio tempo Bo Bendsneyder que tinha liderado a corrida estava nesse momento no 11ºlugar.
Quem subiu muito foi Marcos Ramirez que assumiu o segundo lugar e entrou na disputa pela vitória chegando a assumir a liderança a 5 voltas do final. Na volta seguinte o Escocês John McPhee assumiu a liderança no final da 19ªVolta ao mesmo tempo Martin tocou com o Ramirez e acabou saindo da pista de novo e caindo para o 11ºlugar.
Mir voltou a liderança com McPhee e Jules Danilo seguindo o piloto da Leopard. Até a volta final Mir liderava a prova com McPhee em 2º e Canet em 3º. Na volta final o piloto da Estrella Galicia passou nas segunda metade da volta final John McPhee e nas curvas finais passou Joan Mir que foi caindo de posição nas voltas finais. Romano Fenati tentou no final passar Canet, Mas o Espanhol segurou a liderança e venceu com apenas com apenas 35 milésimos de segundo para Fenati que acabou em 2ºlugar após largar do 15ºlugar. Completou o pódio o Escocês John McPhee que veio do 19ºlugar na Largada com a Moto da British Talent Team. Joan Mir foi o grande derrotado do dia. De uma possível vitória ele caiu na última volta chegando apenas em 9ºlugar deixando a vantagem dele cair ainda para confortáveis 30 pontos, Mas é uma queda considerável para a vantagem que ele tinha antes da prova em Assen.
No final da corrida Adan Norrodin acabou caindo a 2 curvas do final, Pena porque o piloto Malaio fazia uma grande corrida. A metros do final da corrida o piloto da casa Bo Bendsneyder acabou caindo e deixando de pontuar por alguns metros.
Dos que terminaram a corrida Jorge Martin com 2 erros graves acabou a prova em 4ºlugar. Jules Danilo fez uma bela corrida, O Companheiro da Rivacold ficou em 5ºlugar. Seguido de Marcos Ramirez, Gabriel Rodrigo da Argentina que fez um belo trabalho ficando em 7ºlugar, Tatsuki Suzuki, Mir e Bulega completaram os 10 primeiros lugares. a Diferença dos 9 primeiros colocados foi de menos de 1 segundo o que mostra a completa e mais absoluta competitividade da categoria iniciante do Mundial de Motovelocidade.
Resultado final do GP da Holanda
Moto 3 – 22 Voltas – 8ªEtapa do Campeonato
pos | nº | Piloto | Equipe | País | Tempo | Grid |
1 | 44 | Aron Canet | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | 38’20.364 | 6 |
2 | 5 | Romano Fenati | Marinelli Rivacold Snipers | Honda NSF250RW | a 0.035 | 15 |
3 | 17 | John McPhee | British Talent Team | Honda NSF250RW | a 0.117 | 19 |
4 | 88 | Jorge Martin | Del Conca Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | a 0.310 | 1 |
5 | 95 | Jules Danilo | Marinelli Rivacold Snipers | Honda NSF250RW | a 0.532 | 14 |
6 | 42 | Marcos Ramirez | Platinum Bay Real Estate | KTM RC250GP | a 0.594 | 23 |
7 | 19 | Gabriel Rodrigo | RBA BOE Racing Team | KTM RC250GP | a 0.651 | 12 |
8 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | a 0.679 | 10 |
9 | 36 | Joan Mir | Leopard Racing | Honda NSF250RW | a 0.980 | 7 |
10 | 8 | Nicolo Bulega | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | a 6.972 | 3 |
11 | 65 | Philipp Ottl | Südmetall Schedl GP Racing | KTM RC250GP | a 8.196 | 25 |
12 | 58 | Juan Francisco Guevara | RBA BOE Racing Team | KTM RC250GP | a 9.200 | 29 |
13 | 40 | Darryn Binder | Platinum Bay Real Estate | KTM RC250GP | a 10.746 | 27 |
14 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | a 10.890 | 26 |
15 | 71 | Ayumu Sasaki | SIC Racing Team | Honda NSF250RW | a 10.920 | 22 |
16 | 12 | Marco Bezzecchi | CIP | Mahindra MGP3O | a 16.249 | 5 |
17 | 84 | Jakub Kornfeil | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot MGP3O | a 16.344 | 13 |
18 | 41 | Nakarin Atiratphuvapat | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | a 16.479 | 4 |
19 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | a 33.845 | 31 |
20 | 6 | Maria Herrera | AGR Team | KTM RC250GP | a 34.172 | 16 |
21 | 11 | Livio Loi | Leopard Racing | Honda NSF250RW | a 34.338 | 18 |
22 | 4 | Patrik Pulkkinen | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot MGP3O | a 48.171 | 20 |
7 | Adam Norrodin | SIC Racing Team | Honda NSF250RW | 1 Volta | 11 | |
64 | Bo Bendsneyder | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 1 Volta | 2 | |
31 | Raul Fernandez | Mahindra Gaviota Aspar | Mahindra MGP3O | 2 Voltas | 30 | |
33 | Enea Bastianini | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | 8 Voltas | 17 | |
48 | Lorenzo Dalla Porta | Mahindra Gaviota Aspar | Mahindra MGP3O | 8 Voltas | 24 | |
14 | Tony Arbolino | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 15 Voltas | 8 | |
96 | Manuel Pagliani | CIP | Mahindra MGP3O | 16 Voltas | 9 | |
21 | Fabio Di Giannantonio | Del Conca Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | 19 Voltas | 21 | |
28 | Ryan van de Lagemaat | Lamotec Lagemaat Racing | KTM RC250GP | 20 Voltas | 28 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP