Hamilton conquista vitória com Facilidade em Montreal

Matéria da Classificação: Hamilton chega a pole 65 e se iguala ao Senna em número de poles.

Lewis Hamilton conseguiu uma marca história no sábado, Após um treino dominado pelo piloto da Mercedes que arrasou no momento decisivo marcando um tempo espetacular sendo o tempo de 1:11.459 o novo recorde do Circuito Gilles Villeneuve.

No Q1 Hamilton e Bottas ficaram nas 2 primeiras posições no Q1 disputando tempo numa disputa particular da Mercedes. A Ferrari foi a única equipe a não usar pneus ultra macios guardando esse jogo para a parte final do treino ou para a corrida. Raikkonen e Vandoorne na tentativa de melhores tempos encostaram no muro. No final do treino a 1 minuto do final o Alemão Pascal Wehrlein acabou rodando e batendo na entrada da primeira curva do circuito provocando o final do Treino.

O próprio piloto que bateu (Wehrlein), Ericsson, Magnussen, Stroll e Vandoorne foram eliminados. De Volta a formula 1 o Espanhol Fernando Alonso praticamente encostou no muro para colocar a Mclaren no Q2.

Classificação do Q1:

No Q2 em seu começo viu Force India de Ocon e Perez e a Williams de Felipe Massa liderar o treino até que Hamilton acabou com a brincadeira fazendo o melhor tempo com folga em cima dos outros. Carlos Sainz jr. rodou no mesmo lugar que o piloto da Sauber tinha rodado no Q1, Mas dessa vez não ocorreu uma batida e o Espanhol pode continuar na batalha.

Os pilotos da Mercedes, Ferrari e Red Bull estavam praticamente assegurados para o Q3. Restando 4 vagas que estavam nas mãos de Massa, Perez, Ocon e Hulkenberg. Sainz e Kvyat ainda tinham chances de superarem esses pilotos e entrarem no Q3. Alonso com a sua Mclaren-Honda que andou a 370 km/h em Indianapolis agora tinha que andar quase 20 km menos de reta do que a Williams de Felipe Massa. Não tinha qualquer chance de classificar para o Q3.

No final o quadro não se alterou dos 10 primeiros lugares e com Hulkenberg melhorando o seu tempo foi fatal para qualquer piloto de tentar tirar alguém dos 10 primeiros lugares. Kvyat, Alonso que ainda consegue o 12ºlugar, Sainz, Magnussen e Palmer que já fez muito em ir para o Q2.

Classificação do Q2:

No Q3 o inglês Lewis Hamilton mostrou toda a sua categoria quebrando a banca desde da sua primeira volta baixando o tempo para casa do 1 minuto e 11 segundos enquanto que Bottas, Raikkonen e Vettel ficaram na casa do 1 minuto e 12 segundos. Com quase 4 décimos de tempo a favor do inglês era praticamente impossível que a pole fosse para outro piloto que não fosse Hamilton.

Vettel tentou uma segunda tentativa praticamente isolado na pista a 4 minutos do final e conseguiu o 2ºlugar a 4 milésimos de Hamilton. No final os favoritos foram para a pista destronar o inglês, Mas o que se viu foi outra volta fantástica de Hamilton que derrubou os cronômetros para 1:11.459 melhorando em 3 décimos o seu tempo confirmando a pole position de número 65 da carreira. Igualando a Ayrton Senna em poles e ficando a 3 de Michael Schumacher. No final do treino na hora da entrevista no começo do Circuito os pilotos Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Valtteri Bottas o inglês aparece com o capacete de Ayrton Senna que é o ídolo de Hamilton no Esporte. Mais um momento emocionante para aquele que intitulo o piloto do povo ver ele sendo saudado por todos e ele retribuindo esse carinho todo.

O líder do campeonato Sebastian Vettel larga em 2ºlugar com a Ferrari que não terá uma missão fácil de deter a Mercedes nesse circuito já que o traçado de muitas retas favorece a equipe alemã. Os Finlandeses Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen largam na 2ªFila e os pilotos da Red Bull com Max Verstappen na frente de Daniel Ricciardo na 3ªFila.

Felipe Massa com a Williams foi o melhor piloto do resto mostrando forma do time inglês em traçados rápidos como de Montreal. Perez e Ocon colocam a Force India em boas 8ª e 9ªposições e Nico Hulkenberg representa com honra a Renault fechando os Top 10 no grid de largada.

POS. Piloto Equipe Chassi Motor Tempo Fase
1 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:11.459 Q3
2 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:11.789 Q3
3 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:12.177 Q3
4 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:12.252 Q3
5 33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer 1:12.403 Q3
6 3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer 1:12.557 Q3
7 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:12.858 Q3
8 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:13.018 Q3
9 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:13.135 Q3
10 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:13.271 Q3
11 26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:13.690 Q2
12 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:13.693 Q2
13 55 Carlos Sainz Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:13.756 Q2
14 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 1:13.839 Q2
15 30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:14.293 Q2
16 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:14.182 Q1
17 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:14.209 Q1
18 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 1:14.318 Q1
19 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 1:14.495 Q1
20 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:14.810 Q1

A Corrida

O que poderia ter sido um corrida pra lá de competitiva acabou sendo um passeio de Lewis Hamilton e das Mercedes em Montreal, Uma vitória fácil para os carros prateados que começou na largada quando Hamilton largou muito bem e Vettel largou mal perdendo 2 posições. Para Verstappen que pulou de 5º para o 2ºlugar de maneira impressionante e Bottas que ficou na 3ªposição.

Nas primeiras curva do Circuito Carlos Sainz jr. espreme Romain Grosjean que toca no piloto Espanhol que perde o controle do seu carro e atinge o Brasileiro Felipe Massa que não tinha nada com a História. Resultado disso foi que ambos abandonaram a corrida e o Safety Car foi acionado. Grosjean foi para os boxes para trocar seu bico devido a completa impudência do piloto da Toro Rosso. Danill Kvyat que acabou não conseguindo ir para a volta de apresentação acabou conseguindo partir sem partir dos boxes, Mas acabou indo para a sua posição normalmente e largando da mesma 11ªposição. (Claro que seria Punido, Até Desclassificado por isso)

Na relargada Hamilton abriu diferença para Verstappen que tinha Bottas perto em 3º e Vettel em 4º segurando todo mundo, Sua asa quebrou quando o Holandês da Red Bull passou por ele e por isso o piloto da Ferrari perdeu rendimento e precisou fazer uma parada logo no começo da corrida. E para piorar Raikkonen erra, quase bate e ainda perdeu a 5ªposição para Perez.

Na Volta 11 Max Verstappen acaba parando com problemas em seu carro, o motor parou do nada e isso fez com que o piloto da Red Bull deixasse a prova. Safety Car virtual acionado. Nisso ninguém poderia aumentar a velocidade e nem passar ninguém, Isso foi que fez Magnussen o que ocasionou uma punição para o Escandinavo da Equipe Haas.

Na volta a corrida Hamilton continuou líder com Bottas em 2º, Ricciardo em 3º, Perez, Raikkonen, Ocon nas 6 primeiras posições. Com a Punição que Kyvat teve de cumprir que foi um Drive Turorgh (Eu imaginaria até que ele levasse uma desclassificação pelo erro que cometeu) Fernando Alonso estava já em 7ºlugar. Mais atrás destaco a corrida combativa de Lance Stroll que tinha a responsabilidade de levar a Williams para os pontos e ele mostrou serviço passando Vandroone e depois passando Nico Hulkenberg passando para a zona de pontuação. Sebastian Vettel também estava em plena recuperação ganhando posições mais atrás e se aproximando da zona de pontuação.

Na frente pouca coisa se modificou até a hora das paradas, Raikkonen foi o primeiro, Depois Ricciardo fez a parada arriscando colocar os pneus médios (Os Mais duros) para terminar a corrida. Perez e Bottas foram os próximos a fazerem à parada. Os Únicos que não estavam fazendo a parada eram Hamilton e Ocon que estavam nas duas primeiras posições. O Francês sem dúvida queria dar o pulo do gato e assumir o terceiro lugar.

Ocon fez a parada e voltou atrás de Raikkonen, Hamilton fez a parada e voltou na liderança. Bottas, Ricciardo, Perez, Raikkonen, Ocon e Vettel estavam nas 7 primeiras posições.

Mais atrás Stroll buscava depois de sua parada a recuperação na corrida passando seus adversários um a um. Disputando com Alonso, com Palmer, com Grosjean. Finalmente em uma corrida bem competitiva desse garoto que começa a dar sinais de evolução mesmo. Danill Kvyat mesmo com a punição que sofreu no começo da prova estava na zona de pontuação mostrando competitividade do piloto Russo.

Enquanto que tudo na frente estava decidido, Em 3ºlugar Daniel Ricciardo estava segurando os pilotos da Force India que viam as chances de pódio crescerem. Raikkonen e Vettel foram para uma segunda parada nos boxes para buscarem rapidez no final da prova.

A tática da Ferrari poderia dar muito certo para buscar o pódio, Mas dai tivemos polêmica: Raikkonen erra a curva e deixa Vettel passar caindo para o 7ºlugar. Pode ser que tenha sido um erro, Mas pode ter o Homem de Gelo errado e permitido ao Vettel a ultrapassagem sem suspeita de jogo de equipe. Depois disso Raikkonen ficou lento com problemas no carro (Ou então simulando problemas) Vettel partiu para cima de Perez e Ocon que estavam em um confronto violento pelo 4ºlugar deixando Ricciardo ficar mais tranquilo em 3ºlugar.

Vettel partiu para o ataque para cima de Ocon na volta 65 conseguiu a ultrapassagem sobre o francês que tentou resistir, Mas perdeu a curva 1 e teve de vazar ela perdendo rendimento e perdendo posição para Perez e Vettel. A 2 Voltas do final Vettel passa Perez e consegue a 4ªposição.

Danill Kvyat na volta 55 com problemas na Roda deixou a corrida e Fernando Alonso a 2 voltas do final abandonou quando estava próximo de marcar o primeiro ponto da Mclaren na temporada de 2017 A Unidade de Potência da Honda Falhou (Parece piada que isso é Unidade de potência para a Formula 1)

Lewis Hamilton foi tranquilo para a 3ªVitória na temporada reduzindo a diferença que Vettel tem na liderança do campeonato. Hoje foi o dia do piloto Inglês que fez um final de semana impecável. Final de semana também perfeito da Mercedes com uma corrida segura de Valtteri Bottas que acabou em segundo lugar.

Daniel Ricciardo obteve êxito em sua tática de pneus mais duros levando a Red Bull pela terceira vez seguida ao pódio. Nada mal para um carro que não tem a potencia que precisava para disputar as primeiras posições. Sebastian Vettel após uma corrida em seu começo desastrosa acabou se recuperando bem e por pouco não conseguiu um lugar no pódio. O Alemão continua líder do campeonato, Mas o 4ºlugar não ajudou muito. Pois a diferença para Hamilton caiu para 12 pontos.

Sergio Perez e Esteban Ocon acabaram brigando para ver quem ficava com o pódio e acabaram ficando em 5º e 6ºlugares consolidando o 4ºlugar no Mundial de Construtores para a Force India que sem medo de errar vai ficar nessa posição no Campeonato, Não vejo uma equipe que poderia reagir a ponto de superar a equipe Indiana que tem uma equipe excelente com um orçamento limitadíssimo.

Raikkonen não foi feliz hoje e ficou apenas em 7ºlugar. Não da para entender do porque a Ferrari Renovou o seu contrato para 2018. Nico Hulkenberg fez uma corrida correta com a Renault levando 4 pontos com o 8ºlugar.

Lance Stroll fez uma bela corrida e finalmente mostrou que pode ser útil para a Williams. Num dia em que Massa nada pode fazer sendo envolvido em um acidente absurdo aonde Sainz foi considerado culpado e perde 3 posições no GP do Azerbaijão (No meu modo de entender, 3 posições de punição é pouco. 10 posições deveria ser no mínimo.) Acabou o Canadense em sua casa fazendo os primeiros pontos da sua carreira com o 9ºlugar. Romain Grosjean levou a Haas para mais um pontinho na temporada 2017 com o 10ºlugar.

Outra vez no Vácuo dos pontos Jolyon Palmer ficou em 11ºlugar. Kevin Magnussen que teve um inicio impressionante, Mas ficou só nisso ficando em 12ºlugar.

Marcos Ericsson com a Sauber conseguiu a proeza (Nem tanto) de ficar na frente de Stoffel Vandoorne que já começo a desconfiar que ele esta sem motivação ou ele era mais marketing do que talento já que ele não consegue fazer frente ao Alonso e até perde para outros pilotos com carros inferiores ao dele.

Pascal Wehrlein ficou em 15ºlugar (Não foi o final de semana dele) Só não ficou em último porque Fernando Alonso ficou ainda classificado em 16ºlugar.

Daqui a 2 semanas teremos a 8ªetapa do Mundial de Formula 1 no Circuito de Baku no Azerbaijão aonde  Hamilton recuperado no campeonato busca continuar a recuperação e Vettel busca a volta por cima na volta ao território europeu.

Pos piloto Equipe Chassi Motor Voltas tempo
1 Lewis Hamilton 44 Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 70 1h 33:05.154
2 Valtteri Bottas 77 Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 70 19.783
3 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB13 TAG Heuer 70 35.297
4 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF70H Ferrari 062 70 35.907
5 Sergio Perez 11 Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 70 40.476
6 Esteban Ocon 31 Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 70 40.716
7 Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF70H Ferrari 062 70 58.632
8 Nico Hulkenberg 27 Renault R.S.17 Renault R.E.17 70 1:00.374
9 Lance Stroll 18 Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 69 1 Volta
10 Romain Grosjean 8 Haas VF-17 Ferrari 062 69 1 Volta
11 Jolyon Palmer 30 Renault R.S.17 Renault R.E.17 69 1 Volta
12 Kevin Magnussen 20 Haas VF-17 Ferrari 062 69 1 Volta
13 Marcus Ericsson 9 Sauber C36 Ferrari 061 69 1 Volta
14 Stoffel Vandoorne 2 Mclaren MCL32 Honda RA617H 69 1 Volta
15 Pascal Wehrlein 94 Sauber C36 Ferrari 061 68 2 Voltas
16 Fernando Alonso 14 Mclaren MCL32 Honda RA617H 66 Unidade de Potência
Daniil Kvyat 26 Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 54 Roda
Max Verstappen 33 Red Bull RB13 TAG Heuer 10 Bateria
Carlos Sainz 55 Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 0 Acidente
Felipe Massa 19 Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 0 Acidente

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Force India/Sauber/Williams/Mclaren

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *