Dovizioso faz corrida impecável e conquista a vitória em Mugello

MotoGP – Viñales faz volta voadora, Supera as velozes Ducati e conquista a pole em Mugello

Apesar de toda a forca da Ducati, O espanhol Marevick Viñales não se intimidou com o exercito das motos italianas e conquistou a pole position na casa da Ducati e da Ferrari, Mostrando o grande momento que ele vive em sua carreira.

Um treino que no Q1 teve a presença de Johann Zarco, Danilo Petrucci, Jonas Folher e Cal Crutchlow como os candidatos principais as 2 vagas para o Q2. Desde do começo do da primeira fase os pilotos com as motos da Ducati estavam voando baixo nas retas italianas e mesmo as motos de 2016 e ate a moto do Frances Loris Baz que e de 2015 que chegou a estar em 2ºlugar com Hector Barbera na liderança.

A partir dai Danilo Petrucci com sua Ducati 2017 deu o ar da graça tomando o primeiro tempo dos pilotos das Ducati antigas satélites. Jonas Folger aparecia em 2ºlugar. Enquanto isso somente Johann Zarco não tinha entrado na pista para fazer sua volta.

No final do treino Zarco vindo do segundo lugar na sua casa (Franca) foi fazer sua volta, ao mesmo tempo em que o piloto da tech 3 fez a 3ªmelhor marca o piloto da LCR Honda Cal Cruthlow fez o melhor tempo, Mas no final do treino acabou que Petrucci e Zarco que marcou o melhor tempo do Q1 jogaram o inglês para fora da classificação deixando ele na 13ªposição no grid de largada. Quem decepcionou foi de novo Andrea Iannone com a Suzuki que esta muito abaixo do que ela fez em 2016. Também dessa patética campanha da Suzuki a qualidade de seus pilotos que hoje não e das melhores visto os vários resultados ruins tanto do Iannone como do Syuvain Guintoli que ate se justifica devido ao tempo que ele ficou longe das competições da MotoGP. O mesmo não se pode aplicar a Iannone que seria o piloto a liderar o time Suzuki EcStar e ate agora esta mais no chão do que na pista.

No Q2 em seu começo foi praticamente uma luta particular entre dois pilotos: Danilo Petrucci e Marc Marquez que vinha em sua Honda desafiando o domínio da Ducati no começo do treino que tinham além de Petrucci os dois pilotos de Fabrica (Dovizioso e Lorenzo) e Michele Pirro que esta com uma moto de equipe de testes da Ducati para fazer essa prova do campeonato.

Essa brincadeira entre O piloto da Pramac Ducati e o piloto da Repsol Honda acabou quando Viñales veio acabar com a brincadeira e fez 1.47.271 assumindo a liderança e deixando Petrucci e Marquez para trás, Mas vejam que o piloto da Pramac deu o troco e voltou a primeira posição. Enquanto os pilotos foram para se prepararem para os minutos finais o gladiador do asfalto foi para uma bela volta classificando em 3ºlugar.

Na reta final do treinamento surgiu o piloto da Aspar Martinez Alvaro Bautista que fez a melhor marca e liderou o treino por alguns momentos ate que Petrucci tomou a pole com uma grande volta. Que depois foi cancelada por ele ter cortado alguma parte do circuito. No final do treino Viñales em volta voadora garantiu a pole position com Valentino Rossi ao seu lado na primeira fila e com perspectiva de vencer na sua casa novamente. Completa a primeira fila o piloto da Ducati Andrea Dovizioso.

Na segunda fila larga os pilotos Michele Pirro que fez um grande trabalho na classificação colocando sua Ducati em 4ºlugar na frente de Dani Pedrosa e Marc Marquez da Honda Repsol que depois de uma prova difícil em Le Mans o grid em Mugello não parecia animar muito o time oficial da Fábrica Japonesa.

Jorge Lorenzo não tem muito a comemorar com o 7ºlugar. Visto que Dovizioso e Pirro estavam mais a frente com a mesma moto do Tricampeão do mundo. Álvaro Bautista fez um grande trabalho no dia de sábado visto que ele tem uma Moto já defasada (Ducato de 2016) largando em 8ºlugar e Danilo Petrucci que também fez um belo trabalho com sua Ducati Pramac de 2017 acabou por perder sua melhor volta acabou ficando apenas com o 9ºlugar no Grid de largada.

Tito Rabat em seu melhor treino na MotoGP larga em 10ºlugar na frente de Johann Zarco e Aleix Espargaró que completam a 4ªFila do Grid de largada do GP da Itália.

Grid de largada do GP da Itália do Mundial de MotoGP
Moto GP – Mugello – 6ªEtapa

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo
1 25 Maverick Vinales Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 1’46.575
2 46 Valentino Rossi Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 1’46.814
3 4 Andrea Dovizioso Ducati Team Ducati 1’46.835
4 51 Michele Pirro Ducati Team Ducati 1’46.878
5 26 Dani Pedrosa Repsol Honda Team Honda 1’46.999
6 93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda 1’47.050
7 99 Jorge Lorenzo Ducati Team Ducati 1’47.152
8 19 Alvaro Bautista Pull&Bear Aspar Team Ducati 1’47.167
9 9 Danilo Petrucci OCTO Pramac Racing Ducati 1’47.266
10 53 Tito Rabat EG 0,0 Marc VDS Honda 1’47.282
11 5 Johann Zarco Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 1’47.319
12 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 1’47.475
13 35 Cal Crutchlow LCR Honda Honda 1’47.220
14 8 Hector Barbera Reale Avintia Racing Ducati 1’47.272
15 94 Jonas Folger Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 1’47.305
16 29 Andrea Iannone Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 1’47.625
17 76 Loris Baz Reale Avintia Racing Ducati 1’47.809
18 44 Pol Espargaro Red Bull KTM Factory Racing KTM 1’47.940
19 43 Jack Miller EG 0,0 Marc VDS Honda 1’47.961
20 45 Scott Redding OCTO Pramac Racing Ducati 1’47.975
21 17 Karel Abraham Pull&Bear Aspar Team Ducati 1’48.361
22 22 Sam Lowes Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 1’48.416
23 38 Bradley Smith Red Bull KTM Factory Racing KTM 1’48.594
24 50 Sylvain Guintoli Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 1’48.892

No Domingo antes da prova todos os pilotos e equipe fizeram uma homenagem a Nicky Hayden que faleceu após um acidente aonde ele com sua bicicleta foi atropelado na Itália. Foram 69 segundos de silêncio em referência ao número que ele usou em sua carreira praticamente. Todos os pilotos do Mundial de Motovelocidade em suas motos fizeram homenagens ao campeão do mundo de 2006.

Na largada Valentino Rossi assumiu a liderança deixando para trás Marevick Viñales em 2ºlugar, Jorge Lorenzo em 3º superando a Andrea Dovizioso que caiu para o 4ºlugar. Lorenzo partiu para o ataque logo de inicio buscando acabar com a festa italiana. Primeiro ainda na primeira volta passou Viñales assumindo o segundo lugar e no começo da terceira volta o tricampeão do Mundo passou Rossi assumindo a liderança com a moto da Ducati que era a mais rápida da pista.

Mas a alegria de Lorenzo não durou muito, Logo Valentino Rossi, Marevick Viñales e Andrea Dovizioso ultrapassaram o Espanhol que iria começando a ficar pelo caminho. Assim como Marc Marquez que começou buscando acompanhar a turma dos primeiros colocados, Mas também o piloto da Honda Repsol começou a ficar mais atrás.

Andrea Dovizioso passou a ser o Homem da Ducati para disputar a vitória. O italiano passou Rossi e partiu para cima de Viñales que tinha assumido o primeiro lugar passando Valentino Rossi. Quem vinha muito bem era Danilo Petrucci que vinha com sua Pramac Ducati de 2017 na 4ªposição com Marc Marquez despachando Jorge Lorenzo logo depois perdeu o 6ºlugar para um Fantástico Alvaro Bautista que vinha levando a sua modesta moto da Aspar Martinez Ducati de 2016 a um 6ºlugar passando a Jorge Lorenzo e voltas depois passou Marquez e assumiu a 5ªposição.

Dovizioso passou a ficar algumas voltas a acompanhar Viñales buscando o melhor momento para passar o piloto da Yamaha com Rossi e Petrucci logo atrás formando o bloco que disputava a primeira posição. A 10 Voltas do final Dovizioso na reta passou Viñales assumindo a liderança, No final da mesma volta Petrucci passou o Doutor e escalou para ficar no pódio, Mas Petrucci não estava querendo repetir o resultado de Alexandre Barros que em 2007 fez um pódio em 3ºlugar no mesmo circuito de Mugello e partiu para cima de Viñales.

Enquanto eles brigavam Dovizioso foi aos poucos abrindo vantagem para o Grupo que disputava o segundo lugar. A 8 voltas do final Petrucci passa Viñales tomando o segundo lugar e começou a partir a caça de Dovizioso buscando a vitória com a Pramac que seria algo histórico. Mas isso durou por algumas voltas já que Viñales e Rossi começaram voltas depois a chegarem e voltar a disputa do segundo lugar. A 4 Voltas do final Viñales voltou a 2ªposição que tentou um ataque final em Dovizioso.

Mas o piloto do Ducati nem sentiu a pressão, Manteve uma vantagem segura até o final para conquistar a vitória em casa, 2ªvitória pela Ducati e a 3ª na sua Carreira completando a festa italiana em Mugello. Dovi assumiu a vice-liderança do campeonato após os resultados da corrida italiana. O líder do campeonato Marevick Viñales terminou em 2ºlugar. O pódio foi completado pelo Italiano Danilo Petrucci com a Pramac repetindo o feito de Alexandre Barros em 2007 com a mesma Pramac Ducati.

Valentino Rossi ficou fora do pódio terminando em 4ºlugar. Logo atrás o Espanhol Alvaro Bautista segurou a poderosa Honda de Marc Marquez e completou em 5ºlugar. Chegando aos boxes foi abraçado pela equipe após a brilhante corrida que ele tinha feito deixando Marc Marquez com uma modesta 6ªposição sendo essa a melhor Honda da corrida. Johann Zarco ficou abaixo das expectativas terminando em 7ºlugar chegando na frente de Jorge Lorenzo que começou bem a prova, Mas foi ficando para atrás até o final chegando em 8ºlugar.

Michele Pirro que largou em 4ºlugar fez uma prova muito apagada chegando apenas em 9ºlugar e Andrea Iannone completou os 10 primeiros colocados com a sua Suzuki. Tito Rabat, Scott Redding, Jonas Folger, Hector Barbera e Jack Miller completaram a zona de pontuação sendo os 2 últimos foram favorecidos por causa do acidente no final entre Dani Pedrosa e Cal Crutchlow que disputaram o 11ºlugar. Pedrosa tentando passar Crutchlow acabou caindo e levando junto o piloto da LCR Honda.

Nesse domingo teremos o GP da Catalunha na Espanha abrindo o 2ºterço de campeonato do Mundial de motovelocidade.

Resultado final do GP da Itália do Mundial de MotoGP
Moto GP – Mugello – 6ªEtapa  – 23 Voltas

Pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 4 Andrea Dovizioso Ducati Team Ducati 41’32.126
2 25 Maverick Vinales Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 1.281
3 9 Danilo Petrucci OCTO Pramac Racing Ducati 2.334
4 46 Valentino Rossi Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 3.685
5 19 Alvaro Bautista Pull&Bear Aspar Team Ducati 5.802
6 93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda 5.885
7 5 Johann Zarco Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 13.205
8 99 Jorge Lorenzo Ducati Team Ducati 14.393
9 51 Michele Pirro Ducati Team Ducati 14.880
10 29 Andrea Iannone Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 15.502
11 53 Tito Rabat EG 0,0 Marc VDS Honda 22.004
12 45 Scott Redding OCTO Pramac Racing Ducati 24.952
13 94 Jonas Folger Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 28.160
14 8 Hector Barbera Reale Avintia Racing Ducati 30.676
15 43 Jack Miller EG 0,0 Marc VDS Honda 30.779
16 17 Karel Abraham Pull&Bear Aspar Team Ducati 42.306
17 50 Sylvain Guintoli Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 46.294
18 76 Loris Baz Reale Avintia Racing Ducati 50.731
19 22 Sam Lowes Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 50.740
20 38 Bradley Smith Red Bull KTM Factory Racing KTM 50.897
35 Cal Crutchlow LCR Honda Honda 1 Volta
26 Dani Pedrosa Repsol Honda Team Honda 1 Volta
41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 8 Voltas
44 Pol Espargaro Red Bull KTM Factory Racing KTM 10 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Sem categoria

Deixe um comentário