Vettel conquista vitória em Mônaco e amplia vantagem na liderança do campeonato

Sebastian Vettel usou da tática nos boxes para conquistar a terceira vitória na temporada 2017 da Formula 1. Em um GP de Mônaco que tirando os incidentes de corrida muito pouca coisa aconteceu em um dia de sol em Monte Claro. Na Largada tudo se manteve como estava com Raikkonen na liderança seguido de Vettel, Bottas, Verstappen, Ricciardo, Sainz, Perez, Grosjean que mantiveram suas posições. Quem ganhou nessa largada foi Magnussen que ganhou 2 posições subindo para o 9ºlugar, Já Daniil Kvyat perdeu 2 posições e caiu para o 11ºlugar.

Lewis Hamilton ganhou a posição do Vandoorne subindo para o 12ºlugar. Na primeira volta da corrida Wehrlein e Button foram para os boxes. O piloto da Sauber saiu de forma perigosa dos boxes e com isso acabou punido em 5 segundos que deveriam ser cumpridos na parada do piloto Alemão.

Nas primeiras voltas as Ferrari estavam abrindo diferença. Tanto Raikkonen como Vettel faziam voltas mais rápidas da prova enquanto que Bottas ficava mais para disputar o 3ºlugar com Verstappen e Ricciardo. Mas atrás não havia muitas brigas por posição. A primeira mudança da prova foi a quebra do Câmbio de Nico Hulkenberg que obrigou o piloto da Renault a deixar a corrida.

Na volta seguinte Sergio Perez com um Bico quebrado acabou indo para os boxes antecipando a sua primeira parada nos boxes.

10 voltas depois com a necessidade de se fazer uma parada nos boxes Vettel chegava em Raikkonen indicando que os pneus do finlandês estavam mais desgastados do que os pneus do líder do campeonato. Os dois pilotos da Williams estavam sendo pressionados pelos dois pilotos da Force India na parte de trás da corrida.

 

Na volta 33 Max Verstappen foi o primeiro dos líderes a pararem nos boxes, Bottas parou na volta seguinte e conseguiu voltar a frente do piloto Holandês. O líder da corrida Kimi Raikkonen fez a parada na volta 35.

Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo estavam com a pista livre para tentarem ganhar posições. Principalmente o Australiano iria se dar muito bem nessa já que Bottas e Verstappen estavam presos pelo Carlos Sainz jr. que já estava com os pneus desgastados e com um carro inferior ao carro dos pilotos quem já tinham feito as paradas.

Daniel Ricciardo foi para os boxes na volta 39 e acabou com tranquilidade voltando em 3ºlugar passando tanto a Bottas como Verstappen. O que significava que a tática com o Vettel iria dar certo.

Na volta 40 Vettel foi para os boxes e fez sua para voltando a frente de Raikkonen e assumindo a liderança. Certamente o Homem de Gelo não ficou feliz após as paradas nos boxes. Lewis Hamilton não tinha parado ainda. Ele fez de tudo para diminuir o prejuízo dele na corrida levando a parada até a volta 47 quando finalmente o inglês foi para os boxes para a troca de Pneus e voltar em 7ºlugar ganhando da largada até aquele momento 6 posições.

Depois disso Vettel disparou na liderança com Raikkonen começando a ser pressionado pelo Ricciardo em busca do 2ºlugar. Bottas continuava sendo pressionado pelo Verstappen ao segurar o 4ºlugar para a Mercedes e Sainz jr. via a sua diferença cair demais para Hamilton que buscava ganhar o 6ºlugar em cima do piloto da Toro Rosso.

Na Volta 60 O Alemão Pascal Wehrlein acabou sendo atingido pelo Inglês Jenson Button. O Carro do piloto da Sauber acabou ficando de lado na entrada do túnel (Mesmo local que o Senna bateu em 1988) Dessa forma provocou a entrada do Safety Car juntando todo mundo. Jenson Button também abandonou a corrida.

Massa e Perez aproveitaram o Safety Car para fazer uma parada nos boxes para colocarem pneus novos. Na Volta 65 o Sueco Marcos Ericsson acabou batendo na Saint Devoit quando ele teve a permissão de voltar a volta do líder. Isso fez com que o safety car ficasse um pouco mais na pista até a retirada do carro do piloto Sueco.

Assim que o carro foi retirado a corrida recomeçou na volta 67. Vettel e Raikkonen largaram bem enquanto Bottas pressionava Ricciardo e era pressionado por Verstappen na luta pelo pódio. Stoffel Vandoorne que estava na zona de pontuação acabou batendo na mesma Saint Devoit deixando a prova e deixando a Mclaren ainda zerada no campeonato. Dessa vez só foi necessária uma bandeira amarela no local. A Mclaren do piloto Belga foi retirado em 1 volta apenas.

A Corrida voltava ao normal com Sergio Perez pressionando Daniil Kvyat da Toro Rosso. Em disputa o 9ºlugar, No final da volta 71 O Mexicano tentou passar o Russo na rascasse e acabou batendo no piloto da Toro Rosso que acabou sofrendo com essa batida e acabou abandonando. Já Perez teve de ir para os boxes ficando lá atrás. O único consolo do Mexicano foi fazer a melhor volta da corrida.

Vettel levou o carro com segurança para a sua 3ªVitória na temporada 2017 aumentando a vantagem que era de 6 Pontos passando para 25 pontos de frente para o Inglês Lewis Hamilton que acabou em 7ºlugar atrás de Carlos Sainz jr. que fez um Brilhante trabalho com a Toro Rosso.

Kimi Raikkonen segurou Daniel Ricciardo e ficou na segunda posição com o piloto da Red Bull completando o pódio em 3ºlugar. Valtteri Bottas não conseguiu levar a Mercedes se quer do pódio ficando em 4ºlugar na frente de Max Verstappen.

Sainz jr. levou a Toro Rosso a mais 8 pontos com o 6ºlugar na frente de Hamilton que conseguiu diminuir um pouco os seus prejuízos com o 7ºlugar. Roman Grosjean em uma corrida consistente ficou em 8ºlugar. Felipe Massa em uma corrida também de espera conseguiu se aproveitar dos erros de outros pilotos e salvou 2 pontos importantes para a Williams e Kevin Magnussen fechou a zona de pontuação com o 10ºlugar.

Jolyon Palmer que fez uma corrida que não comprometeu ficou a 1 posição de marcar seu 2ºponto na Formula 1. Esteban Ocon e Sergio Perez ficaram em 12º e 13ºlugares e falharam na missão de marcar pontos para a Force India que deixa de pontuar pela primeira vez na temporada. Apenas Vettel e Hamilton pontuaram em todas as corridas de 2017.

Lance Stroll teve problemas de freio a 7 voltas do final e Daniil Kvyat que deixou a 7 voltas do final acabaram classificados por terem terminado 90% da Prova. Daqui a 2 semanas teremos a Formula 1 cruzando continente e indo para o Canadá com a etapa em Montreal com Vettel na liderança agora com Folga para cima de Lewis Hamilton que agora terá que mostrar reação se quiser ainda disputar o campeonato.

Resultado final do GP de Mônaco
6ªEtapa – 78 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ferrari/Mercedes/Red Bull/Toro Rosso/Haas/Force India

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *