F1 Ferrari 2017 Force India 2017 Formula 1 Formula 1 - 2017 Fotos Haas 2017 Mclaren 2017 Mercedes 2017 Red Bull 2017 Renault 2017 Sauber 2017 Toro Rosso 2017 Williams 2017

Hamilton vence duelo na Espanha e se aproxima de Vettel na liderança, Wehrlein leva Sauber aos primeiros pontos.

Um belíssimo duelo no circuito espanhol que envolveu duelo de posição, estratégia e muito talento entre os dois principais pilotos na disputa pelo título acabou sendo vencida pelo Inglês Lewis Hamilton. Uma corrida bastante digna para a Formula 1 depois de uma apática prova em Sochi.

Na largada Vettel assumiu a liderança, Mas não ficou só resumido nessa ultrapassagem os primeiros metros, Nesses primeiros metros na primeira curva Bottas, Raikkonen e Verstappen praticamente dividem a primeira curva. Bottas acabou sem intenção batendo em Raikkonen que bateu em Verstappen. Tanto o piloto da Ferrari como da Red Bull quebraram a suspensão e tiveram que deixar a prova.

Felipe Massa na disputa com Fernando Alonso pelo 6ºlugar acabou empurrando o Espanhol para a brita, nesse toque o piloto da Williams acabou furando o pneu perdendo muito tempo tendo de ir para os boxes para trocar os pneus logo após a primeira volta. Kvyat e Palmer foi para os boxes para uma parada antecipada.

Com tudo isso Vettel estava na liderança com Hamilton logo a seguir e Bottas em um terceiro lugar sem mostrar qualquer rendimento a altura para disputar liderança com os 2 primeiros colocados, Ricciardo em 4º e os dois carros da Force India Sergio Perez e Esteban Ocon completando os 6 primeiros colocados. Destaque do começo da prova era uma bela disputa entre Magnussen e Sainz jr. pela 8ªposição em um belíssimo duelo de posição com o dinamarquês se defendendo muito bem dos ataques do piloto da casa.

Na 13ªVolta os dois pilotos da Mclaren fizeram a primeira troca de pneus da prova em termos normais. Era o começo das paradas nos boxes. Na volta 15 parou Sebastian Vettel deixando a liderança para Lewis Hamilton que esticou a sua parada nos boxes por várias voltas até a sua parada na volta 22. Nesse meio tempo os pilotos Carlos Sainz jr. e Kevin Magnussen que foram para os boxes na 14ªvolta acabaram disputando posição com vantagem para o piloto da Haas, Sainz jr. tentou passar o escandinavo e acabou indo para a grama quase perdendo o controle do carro. O Lance foi para investigação, Mas nada aconteceu nessa investigação do caso.

Sebastian Vettel foi para cima de Valtteri Bottas que assumiu a liderança, Na primeira tentativa na 25ªVolta de ultrapassagem o Alemão tentou a ultrapassagem e o Finlandês segurou a liderança nessa posição enquanto isso Hamilton que voltou 8 segundos atrás do Vettel e de Bottas diminuía a diferença se aproveitando dessa disputa de posição.

Vettel só conseguiu a ultrapassagem na volta 26 assumindo a liderança da prova, Na volta seguinte foi a vez de Lewis Hamilton passando Bottas sem qualquer resistência do piloto Finlandês que era um dos dois pilotos que não tinham parado nos boxes. O outro piloto que não tinha feito parada nos boxes era o Alemão Pascal Wehrlein que miraculosamente estava na zona de pontuação com o fraquíssimo carro da Sauber com o motor Ferrari de 2016.

Bottas fez a parada na volta 28 e na volta seguinte fez a melhor volta da corrida. Enquanto Vettel abria 6 segundos de vantagem para Hamilton com os pneus mais macios contra os pneus médios. Felipe Massa continuava sua luta inglória para tentar marcar algum ponto depois de ter tido furo de pneu no começo da prova. Na volta 34 Massa passou Vandoorne que ainda tentou voltar por dentro e se choca roda com roda com o carro do piloto Brasileiro. O Belga quebra a suspensão e acaba abandonando a prova provocando um Safety Car virtual o que faz os pilotos terem de manter uma velocidade reduzida enquanto o carro do piloto da Mclaren era retirado da brita da primeira curva. Nisso os pilotos aproveitam para fazerem uma parada nos boxes. Entre eles destaco Pascal Wehrlein e Daniil Kvyat que se aproveitaram da parada para estarem em boas posições em disputa de zona de pontuação.

Na volta 36 Hamilton vai para os boxes colocar os pneus macios o que poderia indicar 3 paradas para o piloto da Mercedes. Na Volta seguinte Vettel parou nos boxes para colocar os pneus médios e quando voltou aos boxes Vettel e Hamilton se tocam e o piloto da Ferrari voltou na liderança. Valtteri Bottas na volta 38 quebra o motor e abandona o que fez Daniel Ricciardo assumir o 3ºlugar com Sergio Perez em 4º, Ocon em 5º e Nico Hulkenberg em 6ºlugar.

Hamilton partiu para a pressão em cima de Vettel e na volta, foram 5 voltas tentando a ultrapassagem sobre Vettel ele finalmente consegue a ultrapassagem na 44ªVolta e assume a liderança, Mas ai a dúvida com o Vettel certo de que iria para 2 paradas o piloto da Mercedes precisava ou andar rápido para fazer uma 3ªparada ou então poupar os pneus para levar os seus pneus macios até o final da prova.

Hamilton preferiu levar os pneus com cuidado até o final da prova dando uma volta rápida uma volta e na outra maneirando para poupar os pneus já que eles teriam de durar quase 30 voltas para cumprir a meta para a vitória. E com o decorrer das voltas a tática da Mercedes funcionou e a vantagem foi aos poucos aumentando fazendo o piloto da Ferrari ficar sem escolha e praticamente condenado a ficar no 2ºlugar e uma imensidão de diferença para Daniel Ricciardo que via a Red Bull muito longe a mais de 1 minuto atrás dos líderes.

Na reta final de corrida Daniil Kvyat e Kevin Magnussen disputam o 9ºlugar, O piloto da Toro Rosso que fez excelente prova passou Magnussen que tentou voltar a posição e se toca com o Russo e se dar mal furando o pneu tendo de fazer mais uma parada nos boxes e perdendo a chance de marcar ponto para a Haas que teve em Grosjean indo para o 10ºlugar como uma sobreguarda fazendo o time Norte-americano manter o ponto solitário na Catalunha.

No final o Inglês Lewis Hamilton driblou a tática de Vettel e conquistou a segunda vitória na temporada 2017 diminuindo a diferença de 13 para 6 pontos de desvantagem para Vettel que mantém a liderança do campeonato chegando na segunda posição em um grande duelo pela corrida e pelo campeonato mundial de Formula 1. Um apagado Daniel Ricciardo sem ter o que fazer e pelas desistências de 3 adversários diretos pelos primeiros lugares acabou herdando o pódio em 3ºlugar (primeiro na temporada) chegando a 1 minuto e 15 segundos do vencedor o que esta dando uma dor de cabeça enorme para Adrian Newey que ver o projeto da Red Bull em 2017 naufragar na busca pelo título.

Para a Force India uma corrida maravilhosa, Mesmo sendo zombada pelos carros Rosa Sergio Perez em 4ºlugar e Esteban Ocon em 5º podem ficar orgulhosos do desempenho fazendo a equipe indiana ser a única equipe a marcar pontos com seus dois pilotos em todas as provas do campeonato. Nico Hulkenberg fez uma corrida discreta levando o seu Renault ao 6ºlugar o que já é de longe o melhor resultado do ano para o piloto Alemão.

Pascal Wehrlein leva a Sauber aos primeiros pontos na temporada. seria o 7ºlugar se não tivesse sido punido em 5 segundos o que fez Carlos Sainz jr. subir uma posição após ficar metade da prova tentando passar o piloto da Sauber que marca seus primeiros 4 pontos na temporada, Já o piloto da Toro Rosso conquista mais 6 pontos importantes para a filial da Red Bull que teve uma excelente corrida do Russo Daniil Kvyat que largou do 19ºlugar e levou o carro até o 9ºlugar marcando 2 pontos.

Romain Grosjean sem o mesmo destaque de Magnussen levou o carro da Haas até o final fechando a zona de pontuação em 10ºlugar. Marcus Ericsson foi levando a outra Sauber e por pouco não completou um belo final de semana do time mais miserável em 2017 ficando em 11ºlugar.

Fernando Alonso teve um dia complicado, Mas mesmo assim ficou até o final da prova e mesmo sem pontuar terminou de uma forma digna em 12ºlugar com a Mclaren-Honda que passa definitivamente ao último lugar sendo a única a não ter feito nenhum ponto em 2017. Felipe Massa teve um dia bem difícil remando até o final para entrar na pontuação o que acabou não acontecendo. O 13ºlugar é consequência do furo de pneu no começo da prova o que é bem ruim para a Williams que ver o 4ºlugar nos construtores cada vez mais distante já que Lance Stroll fez uma corrida terrivelmente ruim ficando em 16ºlugar sem ter tido ocorrências ficando atrás de Kevin Magnussen com a Haas que teve de fazer uma parada com um pneu furado e do fraquíssimo Jolyon Palmer com a Renault (A Mesma que faz 6ºlugar com Nico Hulkenberg)

A próxima prova do campeonato é o GP de Mônaco aonde teremos mais um capítulo da disputa pelo título que vai ficar mesmo entre Hamilton e Vettel principalmente com os abandonos de Bottas e Raikkonen no dia de Hoje. Alonso vai para os Estados Unidos correr as 500 Milhas de Indianapolis e Button pega a carroça laranja da Mclaren. Isso tudo daqui a duas semanas.

Resultado Final do GP da Espanha de Formula 1
66 Voltas – 5ªEtapa

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Grid
1 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 66 1:35:56.497 1
2 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 66 a 3.490 2
3 3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer 66 a 1:15.820 6
4 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 65 a 1 Volta 8
5 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 65 a 1 Volta 10
6 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 65 a 1 Volta 13
7 55 Carlos Sainz jr. Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 65 a 1 Volta 12
8 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 65 a 1 Volta 15
9 26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 65 a 1 Volta 19
10 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 65 a 1 Volta 14
11 9 Marcos Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 64 a 2 Voltas 16
12 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 64 a 2 Voltas 7
13 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 64 a 2 Voltas 9
14 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 64 a 2 Voltas 11
15 30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 64 a 2 Voltas 17
16 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 64 a 2 Voltas 18
77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 38 Motor 3
2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 32 Acidente 20
33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer 1 Suspensão 5
7 Kimi Raikkonen Ferrari SF70H Ferrari 062 0 Suspensão 4

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Force India/Sauber/Toro Rosso/Williams

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.