A Honda dominou em Jerez e a Repsol Honda fez a dobradinha, a novidade foi que Pedrosa conquistou a pole position em uma grande volta superando o Tricampeão Marc Marquez que acabou perdendo tempo em uma parcial e dessa forma perdendo a pole position
No Q1 Andrea Iannone dominou esse treino liderando a maior parte do tempo da repescagem, Quando ele saiu da zona da classificação na parte final acabou o piloto da Suzuki fazendo um belo tempo classificando na primeira posição. O outro classificado estava sendo Andrea Dovizioso com a Ducati, Mas o italiano não conseguiu melhorar e foi superado primeiro por Danilo Petrucci da Pramac Ducati e depois superado por Aleix Espargaró com a Aprilla que acabou com a segunda vaga para a fase final.
Mesmo não se classificando para o Q2 os pilotos da KTM Pol Espargaró e Bradley Smith fizeram um belo trabalho e colocam as motos austríacas em dignas 15ª e 16ª posições respectivamente. O piloto Japonês Takura Tsuda que substitui Alex Rins ficou a 1 décimo atrás de Sam Lowes que esta fazendo um ano fraquíssimo com a Aprilla a visto o que faz Aleix Espargaró.
Resultado do Q1:
Pos. | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | 1’38.919 |
2 | 41 | Aleix Eepargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’38.942 |
3 | 9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP17 | 1’39.090 |
4 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati Desmosedici GP17 | 1’39.255 |
5 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’39.282 |
6 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’39.321 |
7 | 19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP16 | 1’39.462 |
8 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | 1’39.564 |
9 | 17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP15 | 1’39.678 |
10 | 76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP15 | 1’39.824 |
11 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP16 | 1’39.906 |
12 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’40.213 |
13 | 12 | Takuya Tsuda | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | 1’40.386 |
No Q2 Marquez ficou a maior parte do tempo com a pole position com Pedrosa logo atrás em segundo e Viñales sendo a única oposição diante das Honda. Iannone em 4º com a Suzuki vindo do Q1 fazia um belíssimo trabalho, A ciclística da Suzuki ajudava o piloto Italiano. Já a Ducati tinha em campo apenas Lorenzo que fazia o que era possível com o 5ºlugar e Scott Redding com a moto de 2016 andando em 8ºlugar.
Na parte final da classificação Cal Crutchlow fez o terceiro tempo fazendo a Honda dominara primeira fila. Dani Pedrosa e Marc Marquez foram para a pista buscarem a pole e a segundos do final Pedrosa com 1:38.249 assumiu a ponta. Marquez foi para a sua volta decisiva e nos três primeiros setores tinha o melhor tempo e provavelmente iria levar a pole, Mas uma derrapada foi o bastante para Marquez ficar centésimos acima de Pedrosa que conquista a 1ªpole da temporada.
Marc Marquez que venceu o GP das Américas larga em 2º e Cal Crutchlow que foi atacado por uma abelha que entrou no macacão do piloto Inglês no final do Treino acaba completando a primeira fila e a não ser que ele morra envenenado por uma possível picada até amanhã (Uma possibilidade bem remota de acontecer)
Marevick Viñales é o primeiro homem não Honda no grid largando em 4ºlugar com a Yamaha e esta disposto a dar a volta por cima depois da queda em Austin. Andrea Iannone com a Suzuki se aproveitou bem da ciclística da moto Japonesa e vindo do Q1 vai largar em 5ºlugar com o Francês Johann Zarco completando a segunda fila com a Tech 3 Yamaha.
O líder do campeonato Valentino Rossi não foi bem e ficou longe de disputar a pole position. No final melhorou seu tempo, Mas foi o bastante apenas para largar em 7ºlugar e abrir a terceira fila que terá os pilotos Jorge Lorenzo como o melhor piloto da Ducati em 8ºlugar e Jonas folger com a segunda Tech 3 Yamaha completando a terceira fila.
Miller da Marc VDS, Redding da Pramac Ducati e Aleix Espargaró com a Aprilla completam os 12 primeiros e formam a Quarta fila com o piloto Australiano e o Espanhol caindo no final do Treino. Amanhã as 9 da Manhã teremos a largada da primeira corrida da fase europeia da MotoGP em Jerez de la Fronteira.
Grid de largada do GP da Espanha do Mundial de Motovelocidade
MotoGP – Jerez de la Fronteira
Pos. | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’38.249 |
2 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’38.298 |
3 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda | Honda RC213V | 1’38.453 |
4 | 25 | Maverick Viñales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | 1’38.677 |
5 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | 1’38.744 |
6 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha YZR-M1 | 1’38.861 |
7 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | 1’38.908 |
8 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati Desmosedici GP17 | 1’38.910 |
9 | 94 | Jonas Folger | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha YZR-M1 | 1’39.108 |
10 | 43 | Jack Miller | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | 1’39.125 |
11 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP16 | 1’39.152 |
12 | 41 | Aleix Eepargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’39.400 |
13 | 9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP17 | 1’39.090 |
14 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati Desmosedici GP17 | 1’39.255 |
15 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’39.282 |
16 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’39.321 |
17 | 19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP16 | 1’39.462 |
18 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | 1’39.564 |
19 | 17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP15 | 1’39.678 |
20 | 76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP15 | 1’39.824 |
21 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP16 | 1’39.906 |
22 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’40.213 |
23 | 12 | Takuya Tsuda | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | 1’40.386 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP