Hamilton conquista vitória em solo chines que foi palco de uma bela corrida

Lewis Hamilton na 2ªEtapa do campeonato deu o troco em cima de Sebastian Vettel em uma corrida de belos momentos de brigas e ultrapassagens numa pista molhada mas já em processo de secamento. Foi o bastante para todos os pilotos com exceção de Carlos Sainz jr. começaram a prova com pneus para chuva.

Na Largada Hamilton manteve a liderança com Vettel e Bottas em 2º e 3ºlugar. Quem fez bela largada foi Daniel Ricciardo que ganhou posição em cima de Kimi Raikkonen. Quem largou brilhantemente foi Max Verstappen que ganhou várias posições na largada. Lance Stroll acabou levando um toque de Sergio Perez e indo para a grama o que fez o jovem de 18 anos abandonar a corrida em meia volta.

Com isso o Safety Car virtual foi acionado e aproveitando isso Sebastian Vettel e outros pilotos foram para os boxes. Apenas Hamilton, Bottas, Ricciardo, Raikkonen e Verstappen não tinham feito a parada nos boxes nessa SCV. Quando o SCV foi desativado a corrida recomeça na 4ªVolta e nessa mesma volta o italiano Antonio Giovinazzi acabou batendo de novo praticamente no mesmo local que ele bateu ontem o que provocou a entrada do Safety Car no circuito. Com isso os primeiros colocados que não tinham feito a parada acabaram por ir aos boxes. Depois das paradas Hamilton continuava líder com Ricciardo em 2º, Raikkonen em 3º Verstappen em 4º, Bottas e Vettel completando os 6 primeiros colocados.

Antes da Relargada o piloto Valtteri Bottas acabou rodando e perdendo várias posições deixando Vettel em 5ºlugar. Na relargada O Holandês Max Verstappen partiu para cima de Raikkonen e antes mesmo de ser permitida o acionamento da asa móvel o piloto da Red Bull fez a ultrapassagem sobre o campeão de 2007 assumindo o 3ºlugar. Mais atrás Sergio Perez passou de maneira feroz a Felipe Massa e logo depois a Daniil Kvyat ganhando posições com a Force India. Já Felipe Massa com a Williams foi caindo e caindo na prova mostrando que a Williams não tinha o melhor desempenho na chuva.

Já na frente Verstappen partiu para cima de seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo, Foi uma disputa por que durou algumas voltas até que o jovem piloto de 19 anos acabou passando Riccardo assumindo o segundo lugar e partindo para cima de Lewis Hamilton. Verstappen de começo começou a tirar diferença para Hamilton que foi obrigado a aumentar o ritmo de prova para resistir a pressão d0 piloto da Red Bull. Já Ricciardo ficava para trás tendo de aguentar a pressão de Raikkonen que era muito pressionado pelo Vettel que tentava de todo o jeito abrir caminho para evitar que Hamilton e Verstappen fugissem. A Se destacar que o Espanhol Carlos Sainz jr. conseguiu acompanhar por perto a essa disputa e em certos momentos estava até tendo a impressão de que o piloto Espanhol da Toro Rosso iria chegar nessa disputa das primeiras posições da prova.

Mas Vettel precisou de muita paciência para passar Raikkonen que estava com alguns problemas de Motor como ele alegava. Na 20ªVolta ao mesmo tempo que Daniil Kvyat acabou deixando a prova por problemas mecânicos Vettel finalmente conseguiu a ultrapassagem sobre Raikkonen assumindo o 4ºlugar.

Em poucas voltas Vettel partiu para cima de Ricciardo conseguindo a ultrapassagem de maneira mais fácil assumindo o terceiro lugar e com a pista já mais seca o piloto da Ferrari iria chegar mais rápido em Verstappen que começaria a sentir as deficiências do motor Renault e do carro com relação ao carro da Ferrari de Vettel. Mais atrás Bottas estava já fazendo a sua recuperação na prova passando Perez, Magnussen e Alonso já assumindo o 7ºlugar. Aliás Alonso vinha fazendo uma prova heroica devido a todas as deficiências do Motor Honda que ainda não acertou desde da sua volta a Formula 1 em 2015.

Vettel partiu para cima de Verstappen que estava com os pneus em situação crítica. Apesar dos esforços do piloto da Red Bull não deu para o Holandês que acabou cometendo um erro e com isso facilitou a vida de Vettel que assumiu a 2ªposição.

Logo após o erro Max Verstappen acabou sendo o primeiro dos grandes a fazer a 2ªparada nos boxes na 29ªVolta e voltou andando rápido e ultrapassou Valtteri Bottas ganhando o 5ºlugar. Ricciardo foi o segundo a fazer a parada nos boxes enquanto isso a Mercedes e Hamilton pensavam em andar com os pneus até que o piloto da Mercedes foi para os boxes fazer a parada para levar o carro até o final e com uma boa diferença para Vettel que parou antes de Hamilton. Raikkonen foi o último dos líderes a parar e logo depois da parada ele partiu para cima de Sainz que não deu muita resistência para o piloto da Ferrari que voltava para o 5ºlugar, Logo depois seria Bottas que passaria o piloto da Toro Rosso que estava com os pneus bem desgastados.

Antes disso o Espanhol Fernando Alonso que vinha bem colocado na Zona de pontuação com a Frágil Mclaren até que na 35ªVolta (Mesma volta Vettel fez sua parada nos boxes) um problema na homocinética e abandonou a corrida. Após as paradas Hamilton apenas administrou a diferença para Vettel que tentou usar a maior qualidade da Ferrari que é o ritmo de corrida com os pneus mais gastos em relação com a Mercedes.

A briga do final da prova ficou resumida para na disputa pelo pódio entre Verstappen e Ricciardo ambos com a Red Bull que já perdia rendimento em uma pista mais seca. A Disputa foi até o final e Verstappen segurou a posição na tentativa final ganhando o pódio. Hamilton levou o carro até a 1ªVitória na temporada e a 54ª da sua carreira e com o segundo lugar de Vettel que chegou a 6 segundos atrás do vencedor faz com que o campeonato vai para o Bahrein com os dois pilotos empatados na liderança com 43 pontos ganhos cada um.

Verstappen completou o pódio com Daniel Ricciardo em 4º. O piloto Holandês largou da 16ªposição para conquistar o pódio. Já Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas chegaram perto dos pilotos da Red Bull, Mas não conseguiram ir além do 5º e 6ºlugares e deixaram a desejar em relação aos seus companheiros de equipe.

Carlos Sainz jr. fez grande corrida com a Toro Rosso e em condições complicadas por muito pouco não brigou pelos primeiros lugares. Com a pista ficando mais seca não resistiu aos carros mais rápidos, Mas foi o melhor do resto ficando em 7ºlugar. Kevin Magnussen foi um piloto que se deu bem nessa prova e tendo no final ultrapassado Sergio Perez levando o 8ºlugar e os primeiros pontos da Haas em 2017 que tem um carro melhor do que na temporada passada. Perez e Ocon garantiram o 9º e 10ºlugares salvando os últimos lugares na zona de pontuação.

Romain Grosjean em final de semana acidentado ficou de fora dos pontos em 11ºlugar ficando na frente de Nico Hulkenberg que teve um desempenho decepcionante ficando em 12ºlugar após largar entre os 10 primeiros colocados com o carro da Renault. Jolyon Palmer ficou em 13º. Felipe Massa não conseguiu extrair desempenho nenhum da Williams e ao final ficou em uma vexatória 14ºposição o que preocupa a equipe de Frank Williams que tem agora Toro Rosso e Force India na frente tendo que contar só com um piloto para marcar pontos.

Mas bem longe de ser competitivo o Sueco Marcus Ericsson ficou em 15ºlugar que era o possível para um piloto da Sauber hoje. Semana que vem teremos a 3ªEtapa do Mundial de Formula 1 no circuito de Sahkir no Bahrein com o campeonato empatado entre Vettel e Hamilton com os mesmos 43 pontos.

Resultado Final da 2ªEtapa do Mundial de Formula 1
GP da China

Pos. Piloto Equipe Chassi Motor Voltas Tempo Grid
1 Lewis Hamilton 44 Mercedes F1 W08 EQ Power+ Mercedes M08 EQ Power+ 56 1:37:36.158 1
2 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF70H Ferrari 062 56 a 6.250 2
3 Max Verstappen 33 Red Bull RB13 TAG Heuer 56 a 45.192 16
4 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB13 TAG Heuer 56 a 46.035 5
5 Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF70H Ferrari 062 56 a 48.076 4
6 Valtteri Bottas 77 Mercedes F1 W08 EQ Power+ Mercedes M08 EQ Power+ 56 a 48.808 3
7 Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 56 a 1:12.893 11
8 Kevin Magnussen 20 Haas VF-17 Ferrari 062 55 a 1 Volta 12
9 Sergio Perez 11 Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 55 a 1 Volta 8
10 Esteban Ocon 31 Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 55 a 1 Volta 18
11 Romain Grosjean 8 Haas VF-17 Ferrari 062 55 a 1 Volta 19
12 Nico Hulkenberg 27 Renault R.S.17 Renault R.E.17 55 a 1 Volta 7
13 Jolyon Palmer 30 Renault R.S.17 Renault R.E.17 55 a 1 Volta 20
14 Felipe Massa 19 Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 55 a 1 Volta 6
15 Marcus Ericsson 9 Sauber C36 Ferrari 061 55 a 1 Volta 14
16 Fernando Alonso 14 Mclaren MCL32 Honda RA617H 33 a 23 Voltas 13
17 Daniil Kvyat 26 Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 18 a 38 Voltas 9
18 Stoffel Vandoorne 2 Mclaren MCL32 Honda RA617H 17 a 39 Voltas 15
19 Antonio Giovinazzi 36 Sauber C36 Ferrari 061 3 a 53 Voltas 18
20 Lance Stroll 18 Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 0 a 56 Voltas 10

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Toro Rosso/Sauber/KMagnussenBR

Sem categoria

Deixe um comentário