Vettel derrota Hamilton em tática de parada e no ritmo de corrida e vence na Abertura da 68ªTemporada da Formula 1

A Ferrari que saiu de 2016 devastada pela temporada abaixo das expectativas acabou tendo uma pré-temporada muito animadora que se confirmou na classificação de ontem e que hoje definitivamente demonstrou que estão a altura de disputar de igual para igual o campeonato de 2017. Isso graças a uma exibição impecável de Sebastian Vettel que hoje chegou a sua vitória de número 43 em sua carreira. Vitória ganha sobre Lewis Hamilton que marcou a pole position.

Na 1ªlargada acabou ela não valendo,  não tivemos muitas mudanças lá na frente. As 5 primeiras posições foram mantidas com Felipe Massa ganhando a posição do Grosjean que chegou a perder posição para Sainz, Mas conseguiu recuperar o 7ºlugar. Confusão mesmo ficou entre Kevin Magnussen que acabou colocando para fora da pista ele o Sueco Marcus Ericsson e a ele mesmo. Como consequência disso foi que o piloto da Haas que já vinha em um final de semana desastroso acabou tendo de ir para os boxes fazer logo de cara uma parada nos boxes.

Logo de começo Hamilton já começou sendo pressionado por Vettel que parecia conseguir a ultrapassagem, Mas o que se previu dos especialistas de que a ultrapassagem seria mais difícil aconteceu que era a dificuldade de se conseguir uma ultrapassagem aumentar em relação aos últimos anos pela carga aerodinâmica que esses novos carros ganharam em relação a 2016. Mesmo assim o mexicano Sergio Perez no começo da prova conseguiu uma bela ultrapassagem sobre Daniil Kvyat ganhando o 9ºlugar.

Daniel Ricciardo que teve problemas sérios de câmbio na vinda para o Grid de largada acabou largando 3 voltas depois dos outros pilotos. Com a corrida comprometida o dono da casa só largou por que era o GP na sua Casa. Não foi um bom final de semana para o piloto da Red Bull convenhamos.

Hamilton conseguiu abrir uma pequena vantagem nas primeiras voltas após a pressão inicial de Vettel. Mas no decorrer das voltas Vettel começava a andar mais rápido que Hamilton. A Ferrari com pneus mais gastos rendia melhor nesse momento da prova. Na 14ºVolta Romain Grosjean que vinha numa corrida tão boa com a Haas tem seu motor fumando fazendo o Francês ser o primeiro piloto a abandonar a prova.

Na 18ªVolta Lewis Hamilton foi para os boxes fazer a sua parada voltando atrás de Max Verstappen em 5ºlugar. Mal sabia que a partir dai a corrida estaria sendo decidida a prova! Sergio Perez partiu para cima de Carlos Sainz jr. e passou por fora o piloto da Toro Rosso assumindo a 8ªposição.

Sebastian Vettel assumiu a liderança da prova e começou a virar tempos muito rápidos enquanto que Hamilton com os pneus novos não conseguia passar Verstappen que já tinha pneus usados e isso fazia com que Vettel aumentasse a vantagem para Hamilton. Na 22ªVolta o Alemão foi para os boxes fazer a troca de pneus e voltou a pista na frente de Verstappen e de Hamilton e só bastou a Vettel se defender do ataque do piloto da Red Bull. Após isso Vettel começou a abrir diferença para Hamilton. Bottas era o líder da prova até a sua parada na 26ªVolta deixando a liderança para Raikkonen que foi para a parada na volta seguinte.

Com tudo isso Vettel era o líder com 6 segundos de frente para Hamilton que tinha 6 segundos de frente para Bottas. Depois vinham Raikkonen, Verstappen, Kvyat que na metade da corrida era o único que não tinha feito a parada nos boxes. Massa, Perez, Sainz e Alonso que conseguia até o momento colocar a Mclaren que teve uma série de Problemas com o motor Honda em 10ºlugar, Seu companheiro de equipe o Belga Stoffel Vandoorne não conseguia tirar nada da Mclaren. Daniel Ricciardo acabou abandonado a corrida para a tristeza dos torcedores Australiano que esperavam ver o piloto da casa andar entre os primeiros colocados. Naquela altura da prova Marcus Ericsson e Jolyon Palmer também já tinham abandonado a prova.

Hamilton não conseguia tirar a desvantagem para Vettel. O que acontecia era ao contraio, Valtteri Bottas vinha que vinha tirando a vantagem para o tricampeão do mundo de maneira impressionante já que na primeira parte da prova tanto Vettel como Hamilton dispararam na frente do piloto Finlandês que parece que tinha um ritmo melhor de corrida na segunda metade de prova sem duvida. Já Danill Kvyat fez sua parada na 35ªVolta sendo o último a fazer a primeira parada nos boxes. Dessa Forma Felipe Massa voltava ao 6ºlugar. Já Nico Hulkenberg fez uma segunda parada nos boxes. O Companheiro de equipe de Felipe Massa o Canadense Lance Stroll que largou do último lugar teve problemas e abandonou a prova e de uma coisa boa podemos dizer dele: Ele foi corajoso o final de semana inteiro em fazer o que ele fez, Prevejo dificuldades para ele em 2017. Muitas batidas e poucos frutos na sua estreia. A Sorte é que trás um caminhão de dinheiro o que garante ele por muitos anos se quiser na Williams.

Na parte final de prova Enquanto Vettel continuava na frente Bottas praticamente tirou quase toda a diferença sobre Hamilton que teria trabalho para manter o segundo lugar. O mesmo diria para Raikkonen que estava em 4ºlugar e começava a ver Max Verstappen no seu retrovisor querendo a sua posição. Daniil Kvyat com pneus mais novos conseguiu passar Carlos Sainz jr. e foi para cima de Sergio Perez buscando o 7ºlugar na parte final quando Vettel chegou para passar ambos os pilotos que tomaram volta. E depois disso acabou o piloto Russo indo fazer uma segunda parada que certamente não foi planejada por ele fazendo ele perder a chance de disputar o 7ºlugar que acabou o seu companheiro de equipe com a missão de recuperar a posição que estava com a Force India de Sergio Perez.

No final da corrida Alonso resistiu até aonde deu, Mas Ocon e Hulkenberg passaram por ele sem dó do bicampeão que com problemas de suspensão acabou deixando a corrida. Nas voltas finais Vettel abriu 10 segundos de diferença para Hamilton o que era impensável em 2016 para uma Ferrari e garantiu a primeira vitória da temporada e a primeira vitória da Ferrari desde do GP de Cingapura de 2015. Lewis Hamilton certamente frustrado depois da pole position de ontem conseguiu segurar a segunda posição da ameaça de Valtteri Bottas que entre altos e baixos conseguiu fazer um final de semana muito bom chegando em 3ºlugar e deu mostras de que pode incomodar Hamilton nessa temporada, Não só seu companheiro de equipe como também Vettel e Raikkonen.

E por falar no Homem de Gelo ele ficou aquém dos 3 primeiros colocados ficando em 4ºlugar a frente de Max Verstappen que teve de contornar um problema de freios para manter o 5ºlugar e garantir os únicos 10 pontos para a Red Bull. A Volta de Felipe Massa a Formula 1 após sua pequena aposentadoria foi boa dentro da realidade da Williams o Brasileiro cumpriu bem o papel de liderar o time ficando com o 6ºlugar.

Sergio Perez que foi um dos melhores pilotos na prova acabou largando do 11ºlugar e fazendo 2 ultrapassagens sobre os pilotos da Toro Rosso terminou em 7ºlugar resistindo aos ataques de Carlos Sainz jr. que acabou em 8ºlugar ficando na frente de Daniil Kvyat que terminou a prova com uma parada a mais do que a maioria dos outros pilotos. Esteban Ocon estreando na Force India segurou o 10ºlugar marcando seu primeiro ponto da carreira deixando Nico Hulkenberg fora da zona de pontuação em 11ºlugar com a Renault.

O Estreante Antonio Giovinazzi promovido de última hora no lugar de Pascal Wehrlein fez o que era possível com a Sauber ficando em 12ºlugar ficando na frente de Stoffel Vandoorne que não conseguiu tirar nada do Mclaren-Honda no final de semana inteiro. Terminar a corrida para o Belga foi até lucro! Mas o 13ºlugar com a Mclaren é insignificante demais para a história da equipe fundada por Bruce Mclaren.

A próxima etapa acontece daqui a 2 semanas em Xangaí na China com a Ferrari liderando o mundial e a certeza de que podemos ver um grande duelo pelo título em que tudo indica entre Hamilton e Vettel.

Resultado final do GP da Austrália de Formula 1:

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Tempo Grid
1 5 Sebastian Vettel Ferrari SH70 Ferrari 062 1:24:11.670 2
2 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W08 EQ Power+ Mercedes M08 EQ Power+ a 9.975 1
3 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W08 EQ Power+ Mercedes M08 EQ Power+ a 11.250 3
4 7 Kimi Raikkonen Ferrari SH70 Ferrari 062 a 23.393 4
5 33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer a 28.827 5
6 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ a 1:23.386 7
7 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ a 1 Volta 10
8 55 Carlos Sainz jr. Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 a 1 Volta 8
9 26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 a 1 Volta 9
10 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ a 1 Volta 13
11 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 a 1 Volta 11
12 36 Antonio Giovinazzi Sauber C36 Ferrari 061 a 2 Voltas 16
13 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H a 2 Voltas 18
14 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H a 7 Voltas – Abandonou 12
15 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 a 11 Voltas – Abandono 17
16 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ a 17 Voltas – Freios 20
17 3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer a 32 Voltas – Abandono 15
18 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 a 36 Voltas – Abandono 14
19 30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 a 42 Voltas – Abandono 19
20 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 a 44 Voltas – Motor 6

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ferrari/Mercedes/Force India/Mclaren/Haas

Deixe um comentário