Mercado da Formula 1 – Leclerc e Raikkonen trocam de papeis em 2019

O que se previa e o que se desejava, acabou acontecendo. A contratação de Charles Leclerc pela Ferrari da uma mudança não só para o primeiro pelotão da Formula 1 como uma oxigenação para a própria Ferrari.

O piloto Monegasco que faz sua primeira temporada pela Sauber e tem um desempenho notável, Com algumas participações no Q3 e com resultados significativos: Como o 6ºlugar no GP do Azerbaijão. A sua contratação foi concluída em 25 de Junho de 2018 com a assinatura do contrato.

Com a morte do Sergio Marchionne, A Nova direção da Ferrari John Elkann e Louis Camilleri tentaram condicionar a permanência do Raikkonen por mais uma temporada, Mas no dia do GP da Itália, A Ferrari deu a nota de que Kimi Raikkonen não renovaria o seu contrato com a equipe italiana. E nessa Segunda-feira foi confirmado que Leclerc vai correr pela Ferrari em 2019. Logo depois desse anuncio, Kimi Raikkonen confirmou seu retorno a Sauber para correr na equipe suíça pelas próximas 2 temporadas.

Para mim é uma enorme surpresa que Raikkonen queira topar correr de novo pela equipe Sauber, Equipe pela qual ele estreou na temporada de 2001. Uma estreia controversa após uma carreira de apenas 21 corridas em um Carro de Formula Renault e duas corridas de Formula Ford. (23 corridas em carros de Monoposto) Deram a super licença para ele por 4 corridas, Após os bons desempenhos nas primeiras corridas acabaram confirmando sua super licença para o resto da temporada.

Em 2002, ele foi para a Mclaren aonde ele ficou por 5 temporadas, Sendo as temporadas de 2003 e 2005 as melhores dele, Conquistando em ambos o vice-campeonato de pilotos. A Partir de 2007 ele passou a correr pela Ferrari. Em seu ano de estreia acabou conquistando o campeonato com um final de temporada sensacional, Se aproveitando da guerra interna que teve na Mclaren.

Em 2008, Raikkonen teve um ano apagado e ficou longe da disputa do título. Após a temporada de 2009, O piloto Finlandês deixar a Formula 1 e vai correr do WRC por 2 anos, Em 2011, disputa provas pela Nascar. Sua volta foi em 2012 pela equipe Lotus, E foi uma brilhante temporada. Com 18 vezes entre os 10 primeiros colocados, 7 pódios e 1 vitória obtida no GP de Abu Dhabi em 2012. Raikkonen acabou o ano na 3ªposição do campeonato.

O ano de 2013 começou com vitória no GP da Austrália, essa foi sua última vitória. Raikkonen teve um ótimo ano na pista, Mas complicado nos bastidores em relação aos salários. O homem de Gelo acabou acertando sua volta a Ferrari.

Em 2014, Um ano péssimo, Apenas 12ºlugar no campeonato. Em 2015 ele teve um ano melhor e acabou ficando em 4ºlugar com 150 pontos, Porém ele era criticado pela imprensa e desde de já era cogitado outros pilotos para o lugar dele. Em 2016 e 2017 Raikkonen continua sendo questionado pela imprensa sobre a sua permanência na Ferrari. Porém era pedido de Vettel que Raikkonen ficasse na equipe, Até para se evitar que o piloto alemão com status de primeiro piloto tivesse concorrência.

Em 2018, Kimi vem fazendo seu melhor ano pela Ferrari, desde da sua volta a equipe Italiana. Com 164 pontos, 1 pole, 9 pódios e o 3ºlugar no Mundial de Pilotos. Na corrida passada, Raikkonen ficou bem perto da vitória após fazer um iluminado final de semana em Monza, Marcando a pole position e liderando a maior parte da prova. A Vitória escapou de suas mãos devido ao excessivo desgaste dos seus pneus na segunda metade de prova.

Com a sua ida a Sauber, Kimi que tem nesse momento 287 participações em Grandes Prêmios certamente vai superar o recorde de participações em provas de Formula 1 obtido por Rubens Barrichello desde do GP da Turquia de 2008 até hoje. O piloto Brasileiro que correu entre 1993 até 2011 teve 326 participações.

O que muda com essas 2 contratações é que agora a Ferrari tem seus dois pilotos Fechados para 2019. Nesse momento Além da Equipe Italiana, Mercedes, Red Bull, Mclaren e Renault fecharam suas duplas para 2019. Resta confirmar Lance Stroll e Sergio Perez na Racing Point. Resta 2 vagas na Haas, 1 Vaga na Sauber, 2 vagas na Toro Rosso e 2 Vagas na Williams.

Mercado de Pilotos para 2019:

Equipes Piloto 1 Piloto 2
Mercedes Lewis Hamilton (Inglaterra) Valtteri Bottas (Finlândia)
Ferrari Sebastian Vettel (Alemanha) Charles Leclerc (Mônaco)
Red Bull Max Verstappen (Holanda) Pierre Gasly (França)
Renault Nico Hulkenberg (Alemanha) Daniel Ricciardo (Austrália)
Haas Kevin Magnussen (Dinamarca)* VAGO
Racing Point Lance Stroll (Canadá)* Sergio Perez (México)*
Toro Rosso VAGO VAGO
Mclaren Carlos Sainz jr. (Espanha) Lando Norris (Inglaterra)
Sauber Kimi Raikkonen (Finlândia) VAGO
Williams VAGO VAGO

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Sauber/Ferrari/Lotus

Preview – Grande Prêmio de Sonoma

A Decisão da Formula Indy – Com pontuação dobrada, 4 pilotos tem chances de título. Os dois principais pilotos que disputam o campeonato são Scott Dixon com 598 pontos e com Alexander Rossi com 569 pontos. Com chances pequenas estão na disputa ainda Will Power com 512 pontos e Josef Newgarden com 511 pontos.

Vejam as chances de cada 1 para o título: (Não contando com pontos extras)

Scott Dixon

Será campeão com o 2ºlugar, Independente do Resultado de Rossi.
Será campeão com o 3º, 4º, 5º, 6º e 7ºlugares se Rossi não vencer.
Será campeão com o 8º e 9ºlugar desde que Rossi não chegue em 1º ou em 2º.
Será campeão com o 10ºlugar se o Rossi não chegar ao pódio.
Será campeão com o 11º e 12ºlugares se o Rossi ficar do 5ºlugar para trás
Será campeão com o 13º e 14ºlugares se o Rossi ficar do 6ºlugar para trás
Será campeão com o 15º e 16ºlugares se o Rossi ficar do 7ºlugar para trás
Será campeão com o 17º e 18ºlugares se o Rossi ficar do 8ºlugar para trás
Será campeão com o 19º e 20ºlugares se o Rossi ficar do 9ºlugar para trás
Será campeão com o 21º e 22ºlugares se o Rossi ficar do 10ºlugar para trás
Será campeão com o 23º e 24ºlugares se o Rossi ficar do 11ºlugar para trás
Será campeão com o 25ºlugar se o Rossi ficar do 12ºlugar para trás
Mesmo se Dixon não largar, ele vai ser o campeão se Rossi não conseguir chegar em 13ºlugar para frente (Do 14ºlugar para trás)
Dixon não participando do evento, Ele será campeão se Rossi não ficar entre os 15 primeiros colocados.

Alexander Rossi

Será campeão se vencer e Dixon não chegar em 2ºlugar.
Sé ficar em 2ºlugar, Dixon não poderia chegar de 7ºlugar para a frente. O Neozelandês precisa chegar do 8ºlugar para trás para Rossi ser o campeão.
Se ficar em 3ºlugar, Dixon não poderia chegar de 9ºlugar para frente. O Neozelandês precisa chegar do 10ºlugar para trás para Rossi ser o campeão.
Se ficar em 4ºlugar, Dixon não poderia chegar de 12ºlugar para frente. O Neozelandês precisa chegar do 13ºlugar para trás para Rossi ser o campeão.
Se ficar em 5ºlugar, Dixon não poderia chegar de 14ºlugar para frente. O Neozelandês precisa chegar do 15ºlugar para trás para Rossi ser o campeão.
Se ficar em 6ºlugar, Dixon não poderia chegar de 16ºlugar para frente. O Neozelandês precisa chegar do 17ºlugar para trás para Rossi ser o campeão.
Se ficar em 7ºlugar, Dixon não poderia chegar de 18ºlugar para frente. O Neozelandês precisa chegar do 19ºlugar para trás para Rossi ser o campeão.
Se ficar em 8ºlugar, Dixon não poderia chegar de 20ºlugar para frente. O Neozelandês precisa chegar do 21ºlugar para trás para Rossi ser o campeão.
Se ficar em 9ºlugar, Dixon não poderia chegar de 22ºlugar para frente. O Neozelandês precisa chegar do 23ºlugar para trás para Rossi ser o campeão.
Se ficar em 10ºlugar, Dixon não poderia chegar de 24ºlugar para frente. O Neozelandês precisa chegar do 25ºlugar para trás para Rossi ser o campeão.
Se ficar em 11º e 12ºlugares, Dixon não pode largar para Rossi ser o campeão.

Will Power e Josef Newgarden

Precisam vencer e torcer para Dixon não chegue além do 24ºlugar e que Rossi não passe do 10ºlugar.

Lista de pilotos inscritos para a última etapa da Formula Indy 2018:

Piloto País Equipe Motor
4 Matheus Leist Brasil A.J.Foyt Enterprises Chevrolet
14 Tony Kannan Brasil A.J.Foyt Enterprises Chevrolet
26 Zach Veach EUA Andretti Autosport Honda
27 Alexander Rossi EUA Andretti Autosport Honda
28 Ryan Hunter-Reay EUA Andretti Autosport Honda
98 Marco Andretti EUA Andretti Herta Honda
23 Charlie Kimball EUA Carlin Chevrolet
59 Max Chilton Inglaterra Carlin Chevrolet
9 Scott Dixon Nova Zelandia Chip Ganassi Racing Honda
10 Ed Jones EAU Chip Ganassi Racing Honda
19 Pietro Fittipaldi Brasil Dale Coyne Racing Honda
39 Santino Ferrucci EUA Dale Coyne Racing Honda
18 Sebastien Bourdais França Dale Coyne Racing Honda
20 Jordan King Inglaterra Ed Carpenter Racing Chevrolet
21 Spencer Pigot EUA Ed Carpenter Racing Chevrolet
8 Patricio O’Ward México Harding Racing Chevrolet
88 Colton Herta EUA Harding Racing Chevrolet
60 Jack Harvey Inglaterra Michael Shank Racing Honda
15 Graham Rahal EUA Rahal Letterman Lanigan Racing Honda
30 Takuma Sato Japão Rahal Letterman Lanigan Racing Honda
5 James Hinchcliffe Canadá Schmidt Peterson Motorsports Honda
6 Carlos Muñoz Colômbia Schmidt Peterson Motorsports Honda
1 Josef Newgarden EUA Team Penske Chevrolet
12 Will Power Austrália Team Penske Chevrolet
22 Simon Pagenaud França Team Penske Chevrolet

Como foi a prova no ano passado:

Vídeo: IndyCar

Matéria do ano passado:

Newgarden conquista o título da Formula Indy, Pagenaud conquista vitória em Sonoma

Previsão do tempo para os 3 dias em Sonoma.(Fonte: https://www.accuweather.com)

Sexta-feira

Sábado

Domingo

Curiosidades:

Como seria a classificação com a pontuação antiga da Formula Indy (20-16-14-12-10-8-6-5-4-3-2-1)

Pos Piloto Pontos
1 Scott Dixon 200
2 Alexander Rossi 179
3 Will Power 145
4 Josef Newgarden 137
5 Ryan Hunter-Reay 130
6 Robert Wickens 111
7 James Hinchcliffe 98
8 Simon Pagenaud 96
9 Sébastien Bourdais 84
10 Graham Rahal 82
11 Takuma Sato 77
12 Ed Jones 56
13 Spencer Pigot 46
14 Marco Andretti 46
15 Zach Veach 40
16 Ed Carpenter 31
17 Charlie Kimball 31
18 Tony Kannan 28
19 Hélio Castroneves 8
20 Carlos Muñoz 7
21 Pietro Fittipaldi 6
22 Jordan King 4
23 Matheus Leist 3
24 Max Chilton 3
25 J.R.Hildebrand 2
26 Zachary Claman DeMelo 1
27 Jack Harvey 1

Dixon só precisaria marcar mais 2 pontos para confirmar o título, Ou então, O Norte-Americano Alexander Rossi não conseguir a pole e também não conseguir marcar o ponto do maior número de voltas. A pontuação de hoje permite temos a disputa do título em aberta.

Sistema de Pontuação da Formula Indy hoje :

posição Pontuação Normal Pontuação Dobrada
50 100
40 80
35 70
32 64
30 60
28 56
26 52
24 48
22 44
10º 20 40
11º 19 38
12º 18 36
13º 17 34
14º 16 32
15º 15 30
16º 14 28
17º 13 26
18º 12 24
19º 11 22
20º 10 20
21º 9 18
22º 8 16
23º 7 14
24º 6 12
25º 5 10
Não larga x 5
Pole 1 1
Volta liderada 2 2
Maior número de voltas na liderança 1 1

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar