Moto 3 – Classificação em Silverstone
Sob um sol fraco e pista seca, Começava a classificação da moto 3 no tradicional circuito de Silverstone. Parte do céu estava encoberto, Porém o Sol dava as caras.
A Classificação começa com o Italiano Marco Bezzecchi marcando o melhor tempo (2:13.962), Seguido de Arón Canet da Estrella Galícia e do Fabio di Giannantonio com a Gresini.
No 8ºminuto de treino, O Argentino Gabriel Rodrigo baixou o tempo da pole para 2:13,839. O piloto da RBA ficou com a liderança por 20 segundos. Di Giannantonio marcou 2:13.574 e passou para a ponta. Com uns 10 minutos de treinamento a classificação era: Di Giannantonio, Rodrigo, Bezzecchi, Canet, Martin, Masla, Arenas, Suzuki, Bastianini e McPhee.
Aos 13 minutos, Vários pilotos foram para os boxes, Enquanto Canet e Arbolino ficaram na pista. A Insistência de Arbolino da Marinelli foi recompensava. O Italiano marcou 2:14.284 e subiu do 23º para a 6ºlugar.
Na Metade do treinamento, foi agitada a bandeira indicando que a pista estava ficando molhada. A Chuva era fraca e ainda possibilitava aos pilotos melhorarem seus tempos caso desse tempo para a pista secar, Com ainda 20 minutos para o final da Classificação.
O único piloto que vinha melhorando sua volta naquela pista melada era Niccoló Antonelli que acabou caindo na curva 17. A Situação da pista parecia ter piorado. Se continuassem assim, A pole estaria nas mãos de Di Giannantonio.
Tatsuki Suzuki tentou voltar a pista e melhorar seus tempo, Mas o Japonês não conseguiu essa melhora.
A Minutos do final da classificação a pista parecia seca, Não estava mais melada. Todo mundo foi para a tentativa final.
Aron Canet acabou voltando aos boxes e desistindo da briga, Já Gabriel Rodrigo acabou caindo e abandonando a disputa pela pole. Na metade da volta final, Jorge Martin e Marco Bezzecchi dividiram curva na reta dos boxes do circuito da Formula 1. O piloto da PreustelGP levou a pior e acabou caindo. Já o piloto da Gresini acabou seguindo e frente, Não só isso. Com o tempo de 2:13.292 o Espanhol marcou sua 7ªpole position em 12 corridas. Impressionante o piloto Espanhol que é o mais rápido e experiente piloto de ponta da Moto 3.
1 Milésimo atrás, ficou o Espanhol da equipe Dubai Jaume Masla, Foi Seu melhor grid da carreira. Quem completa a primeira fila é o Italiano Lorenzo Dalla Porta da Leopard Racing.
Quem saiu derrotado da Classificação foi o vice-líder do campeonato Marco Bezzecchi que perdeu a chance de largar bem e parte apenas da 11ªposição.
fotos:
Grid de Largada do GP da Inglaterra
Mundial de Motovelocidade – Moto 3
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 88 | Jorge Martin | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | 2’13.292 |
2 | 5 | Jaume Masia | Bester Capital Dubai | KTM | 2’13.293 |
3 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Leopard Racing | Honda | 2’13.313 |
4 | 75 | Albert Arenas | Angel Nieto Team Moto3 | KTM | 2’13.443 |
5 | 21 | Fabio Di Giannantonio | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | 2’13.574 |
6 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 2’13.819 |
7 | 19 | Gabriel Rodrigo | RBA BOE Skull Rider | KTM | 2’13.839 |
8 | 33 | Enea Bastianini | Leopard Racing | Honda | 2’13.885 |
9 | 8 | Nicolo Bulega | SKY Racing Team VR46 | KTM | 2’13.899 |
10 | 42 | Marcos Ramirez | Bester Capital Dubai | KTM | 2’13.940 |
11 | 12 | Marco Bezzecchi | Redox PruestelGP | KTM | 2’13.962 |
12 | 23 | Niccolo Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | 2’14.009 |
13 | 44 | Aron Canet | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 2’14.035 |
14 | 65 | Philipp Ottl | Sudmetal Schedl GP Racing | KTM | 2’14.052 |
15 | 7 | Adam Norrodin | Petronas Sprinta Racing | Honda | 2’14.060 |
16 | 22 | Kazuki Masaki | RBA BOE Skull Rider | KTM | 2’14.140 |
17 | 84 | Jakub Kornfeil | Redox PruestelGP | KTM | 2’14.183 |
18 | 14 | Tony Arbolino | Marinelli Snipers Team | Honda | 2’14.284 |
19 | 17 | John McPhee | CIP – Green Power | KTM | 2’14.311 |
20 | 71 | Ayumu Sasaki | Petronas Sprinta Racing | Honda | 2’14.370 |
21 | 10 | Dennis Foggia | SKY Racing Team VR46 | KTM | 2’14.603 |
22 | 72 | Alonso Lopez | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 2’14.946 |
23 | 77 | Vicente Perez | Reale Avintia Academy 77 | KTM | 2’15.022 |
24 | 41 | Nakarin Atiratphuvapat | Honda Team Asia | Honda | 2’15.058 |
25 | 16 | Andrea Migno | Angel Nieto Team Moto3 | KTM | 2’15.134 |
26 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda | 2’15.171 |
27 | 40 | Darryn Binder | Red Bull KTM Ajo | KTM | 2’15.424 |
28 | 69 | Tom Booth-Amos | Leopard Racing | Honda | 2’15.969 |
29 | 81 | Stefano Nepa | CIP – Green Power | KTM | 2’16.098 |
30 | 20 | Jake Archer | City Lifting RS Racing | KTM | 2’17.227 |
MotoGP
A partir dai começaram os problemas no circuito de Silverstone, O Espanhol Tito Rabat sofreu um grave acidente no FP4, (4ºTreino Livre) acabou sofrendo fraturas múltiplas. O piloto acabou indo para o hospital. (Aonde ele foi submetido a uma cirurgia. Hoje ele esta em tratamento e já conseguiu dar os primeiros passos. Toda a sorte do mundo e recuperação para o piloto da Avintia que esta fazendo um grande trabalho nessa temporada) O treino ficou parado por um tempo, Para que os fiscais de pista removessem todo o excesso de Água na pista.
A situação aconteceu porque colocaram um novo asfalto em Silverstone em Fevereiro. Na Formula 1 que aconteceu na primeira metade de Julho, Os pilotos reclamavam da pista recapeada. Ninguém imaginava que o Asfalto seria tão problemático.
Q1:
Smith melhorou ainda mais sua marca para 2:14.939. A menos de 8 minutos do final, Aleix Espargaró marcou o segundo tempo com 2:18.219, Mais de 3 segundos atrás do primeiro colocado.As condições eram criticas, Depois do acidente de Tito Rabat o treino começou com sol fraco e com a pista molhada. Mesmo assim, Bradley Smith com sua KTM começou a dar as cartas e começou na frente com Loris Baz (substituto de Pol Espargaró) em 2ºlugar. Estava dando tudo certo para a fábrica Austríaca.
Thomas Luthi e Franco Morbidelli viram tempos melhores que o piloto da Aprilla. Com metade do Q1, Smith e Morbidelli estariam classificados, Mas o treino estava bem longe do final, Já que a pista estava melhorando volta após volta.
Xavier Simeon fez 2:17.383 a 5 minutos do final, Essa marca durou 15 segundos, Luthi marcou 2:16.052. Depois disso, Smith, Baz e Espargaró foram para a pista melhorar seus tempos. Mesmo com mais de 1 segundo de diferença, A classificação de Smith para o Q2 estava ameaçada.
Dani Pedrosa foi o primeiro a tomar a 1ªposição, Com 2:14.866 superando o piloto da KTM. Na reta final da classificação Smith, Rinz, Pedrosa e Redding foram para a sua última tentativa. O piloto Inglês da KTM marcou 2:13.340 e garantiu sua vaga no Q2. Depois do cronometro zerado, Morbidelli marcou 2:13.945, Mas foi Rins que acabou levando a segunda vaga, Com 2:13.713. A se destacar o bom trabalho de Franco Morbidelli, Scott Redding e Thomas Luthi que ficaram em 3º, 4º e 5ºlugares. Dani Pedrosa teve mais uma participação Lamentável.
Resultado do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 2’13.340 |
2 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 2’13.713 |
3 | 21 | Franco Morbidelli | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 2’13.945 |
4 | 45 | Scott Redding | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 2’14.171 |
5 | 12 | Thomas Luthi | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 2’14.198 |
6 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda | 2’14.866 |
7 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 2’15.141 |
8 | 76 | Loris Baz | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 2’15.299 |
9 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 2’15.377 |
10 | 17 | Karel Abraham | Angel Nieto Team | Ducati | 2’15.721 |
11 | 19 | Alvaro Bautista | Angel Nieto Team | Ducati | 2’16.106 |
12 | 10 | Xavier Simeon | Reale Avintia Racing | Ducati | 2’16.451 |
13 | 55 | Hafizh Syahrin | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 2’16.483 |
53 | Tito Rabat | Reale Avintia Racing | Ducati | Sem Tempo |
O Q2 começou após quase 50 minutos de paralização devido à falta de condições da pista. Todo mundo foi para a pista ainda úmida para os 15 últimos minutos da classificação.
Bradley Smith estava inspirado, Em uma primeira tentativa de cada piloto marcou o melhor tempo com 2:12.894 contra 2:12.941 de Marc Marquez que vinha em 2ºlugar. Os outros estavam muito atrás.
Ai a 8 minutos do final apareceu o talento de Jack Miller em pista molhada. Com 2:12.173 tomava a pole position das mãos do piloto da KTM. Johann Zarco a 7 minutos e 30 do final marcou o 2ºtempo com 1:21.524. Na metade do Q2. Miller, Zarco e Dovizioso seria a primeira fila do Grid.
A partir dai, Lorenzo e Marquez entraram no jogo. O piloto da Ducati fez 2:12.001 e o líder do campeonato com a Honda marcou 2:12.009. Ao faltar 3 minutos para o final da classificação, O inglês Cal Crutchlow passa para a liderança com 2:11.394. 16 segundos depois, Zarco melhorou seu tempo para 2:11.219 e colocou a Tech 3 na primeira posição.
Miller tenta melhorar seu tempo com os pneus de pista seca. Porém, alguns pontos da pista ainda estavam bem molhadas, impossibilitando ao piloto da Pramac de melhorar seu tempo. Smith marcou o terceiro tempo com 2:11.544 a 16 segundos do final.
Andrea Dovizioso a 1 segundo do final marcou 2:10.314, assumindo a primeira posição com a sua Ducati. A pole poderia estar nas mãos do piloto cerebral da fábrica Italiana. Mas ainda tinha Jorge Lorenzo na pista. O Espanhol que venceu o GP da Áustria fez uma volta espetacular e acabou marcando 2:10.155 e conquista a pole position.
fotos:
Grid de Largada do GP da Inglaterra
Mundial de Motovelocidade – MotoGP
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati | 2’10.155 |
2 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | 2’10.314 |
3 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 2’10.439 |
4 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda CASTROL | Honda | 2’10.615 |
5 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | 2’11.083 |
6 | 9 | Danilo Petrucci | Alma Pramac Racing | Ducati | 2’11.317 |
7 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 2’11.495 |
8 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 2’11.514 |
9 | 43 | Jack Miller | Alma Pramac Racing | Ducati | 2’12.173 |
10 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 2’12.504 |
11 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 2’12.514 |
12 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 2’13.504 |
13 | 21 | Franco Morbidelli | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 2’13.945 |
14 | 45 | Scott Redding | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 2’14.171 |
15 | 12 | Thomas Luthi | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 2’14.198 |
16 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda | 2’14.866 |
17 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 2’15.141 |
18 | 76 | Loris Baz | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 2’15.299 |
19 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 2’15.377 |
20 | 17 | Karel Abraham | Angel Nieto Team | Ducati | 2’15.721 |
21 | 19 | Alvaro Bautista | Angel Nieto Team | Ducati | 2’16.106 |
22 | 10 | Xavier Simeon | Reale Avintia Racing | Ducati | 2’16.451 |
23 | 55 | Hafizh Syahrin | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 2’16.483 |
24 | 53 | Tito Rabat | Reale Avintia Racing | Ducati | Sem Tempo |
Moto 2
No último treino do dia foi o mais movimentado, Com várias e várias trocas de liderança, Começando pelo Italiano Lorenzo Baldassarri da Pons. A pista estava úmida, Mas já sem chuva. Pasini marcou 2:16.599 e tomou a liderança a 36 minutos do final do treino. 30 segundos depois, Alex Marquez baixou o tempo de Pasini. O piloto da Italtrans baixou por duas vezes sua marca, Sendo a última marca de 2:14.279. Dominique Aegerter estava a 14 milésimos atrás, Na segunda posição.
A partir dai começaram os tempos a baixarem, Aegerter, Baldassarri e Lowes chegaram a liderar o treino. A situação estava tão maluca que Romano Fenati e acredite se quiser, Stefano Manzi com a Suter estava disputando os primeiros lugares.
A 18 minutos do final do Treino o grid estava sendo formado dessa Forma: Pasini, Marquez e Iker Lecouna na primeira fila. Xavi Vierge, Lowes e Remy Gardner na segunda fila. Aegerter, Fenati e Miguel Oliveira na terceira fila. Com a pista secando cada vez mais, As voltas baixavam ainda mais. Lecuona a 16 minutos e 20 segundos do final acabou passou a liderança com 2:10.497, Segundos depois, Marcel Schrotter assumiu o segundo tempo com 2:10.604. Enquanto que o piloto da Tasca Simone Corsi acabou caindo e deixando a classificação.
A 13 minutos do final, Schrotter assumiu a primeira posição, Com 2:10.048. Que estava andando muito era o norte-americano Joe Roberts da NTS que chegou a fazer o 4ºtempo. Porém, sua melhor volta foi anulada por ele ter passado do ponto em uma das curvas do circuito.
A 8 minutos do final a pole passa para o Inglês Sam Lowes, com 2:09.827, O primeiro a baixar da casa dos 2 minutos e 10 segundos. Lecuona a 7 minutos do final passou a liderança com Pasini em 2º. Os tempos baixaram na reta final da classificação.
Schrotter a 2 minutos do final assumiu a liderança, Com Francesco Bagnaia em 2º e Pasini em 3º. Schrotter e Alex Marquez tomaram a pole position do piloto da Dynavolt.
A segundos do final, O Australiano Remy Gardner da Tech 3 marcou 2:08.347 passando para o 1ºlugar. Quando parecia que a pole já estava nas mãos do filho do Wayne Gardner, Francesco Bagnaia da equipe VR46 marcou 2:08.153 e acabou levando a pole position.
O piloto Italiano largaria na frente após uma classificação disputada. (Melhor dos três treinos e o melhor do ano da Moto 2) Reny Gardner teve seu melhor grid de largada da sua carreira, Levando a Tech 3 ao 2ºlugar e fechando a primeira fila o Espanhol Alex Marquez.
Marcel Schrotter abriria a 2ªFila com o 4ºlugar, Com Luca Marini em grande momento na carreira com o 5ºlugar e o Francês Fabio Quartararo em 6ºlugar.
Fotos:
Grid de Largada do GP da Inglaterra
Mundial de Motovelocidade – Moto 2
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 42 | Francesco Bagnaia | SKY Racing Team VR46 | Kalex | 2’08.153 |
2 | 87 | Remy Gardner | Tech 3 Racing | Tech 3 | 2’08.347 |
3 | 73 | Alex Marquez | EG 0,0 Marc VDS | Kalex | 2’08.411 |
4 | 23 | Marcel Schrotter | Dynavolt Intact GP | Kalex | 2’08.442 |
5 | 10 | Luca Marini | SKY Racing Team VR46 | Kalex | 2’08.643 |
6 | 20 | Fabio Quartararo | Ego Speed Up Racing | Speed Up | 2’08.756 |
7 | 54 | Mattia Pasini | Italtrans Racing Team | Kalex | 2’08.772 |
8 | 27 | Iker Lecuona | Swiss Innovative Investors | KTM | 2’08.774 |
9 | 22 | Sam Lowes | Swiss Innovative Investors | KTM | 2’08.785 |
10 | 13 | Romano Fenati | Marinelli Snipers Team | Kalex | 2’08.908 |
11 | 97 | Xavi Vierge | Dynavolt Intact GP | Kalex | 2’08.921 |
12 | 7 | Lorenzo Baldassarri | Pons HP40 | Kalex | 2’08.976 |
13 | 5 | Andrea Locatelli | Italtrans Racing Team | Kalex | 2’09.007 |
14 | 36 | Joan Mir | EG 0,0 Marc VDS | Kalex | 2’09.041 |
15 | 40 | Augusto Fernandez | Pons HP40 | Kalex | 2’09.129 |
16 | 41 | Brad Binder | Red Bull KTM Ajo | KTM | 2’09.252 |
17 | 77 | Dominique Aegerter | Kiefer Racing | KTM | 2’09.301 |
18 | 64 | Bo Bendsneyder | Tech 3 Racing | Tech 3 | 2’09.323 |
19 | 66 | Niki Tuuli | Petronas Sprinta Racing | Kalex | 2’09.578 |
20 | 16 | Joe Roberts | NTS RW Racing GP | NTS | 2’09.582 |
21 | 45 | Tetsuta Nagashima | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | 2’09.706 |
22 | 9 | Jorge Navarro | Federal Oil Gresini Moto2 | Kalex | 2’09.838 |
23 | 44 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Ajo | KTM | 2’09.968 |
24 | 62 | Stefano Manzi | Forward Racing Team | Suter | 2’09.994 |
25 | 4 | Steven Odendaal | NTS RW Racing GP | NTS | 2’10.112 |
26 | 52 | Danny Kent | Ego Speed Up Racing | Speed Up | 2’10.285 |
27 | 89 | Khairul Idham Pawi | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | 2’10.888 |
28 | 65 | Josh Owens | Tickhill Labour and Plant | Kalex | 2’11.033 |
29 | 95 | Jules Danilo | Nashi Argan SAG Team | Kalex | 2’11.522 |
30 | 21 | Federico Fuligni | Tasca Racing Scuderia Moto2 | Kalex | 2’12.355 |
31 | 55 | Alejandro Medina | SAG Team | Kalex | 2’12.847 |
32 | 24 | Simone Corsi | Tasca Racing Scuderia Moto2 | Kalex | 2’13.871 |
33 | 18 | Xavier Cardelus | Team Stylobike | Kalex | 2’14.055 |
No Domingo, Chuva em Silverstone.
O que acontece, A pista ficou inviável para a pratica do esporte. Em algumas categorias a direção da prova ficaria obrigando os pilotos a largarem, Mas como é Moto GP, Moto 2 e Moto 3 e o risco é muito maior do que o risco de uma corrida de automóvel ou de monoposto.
A Pista ganhou um novo asfalto, Quando vimos a Formula 1 não imaginaríamos que ela estivesse com esse asfalto ruim. A prova em Julho foi feita sem maiores problemas. Já na MotoGP, A pista se mostrou muito problemática. Os pilotos foram até a direção de prova e decidiram que a prova não iria acontecer.
A decisão foi acertada, Poderia até passar a corrida para o dia seguinte, Porém parece que no dia seguinte era feriado e não teria voluntários suficientes para ter a corrida no dia seguinte. Até por que, poderia ter chuva no dia seguinte.
E achei lamentável a prova não ter sido realizada, Mas prefiro uma prova cancelada do que um piloto hoje dentro de um caixão por causa de uma corrida em um circuito impraticável.
Nesse domingo, Teremos o GP de San Marino no circuito de Mizano. Sem dúvida a prova vai acontecer e teremos uma cobertura especial desse evento.
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP