Lewis Hamilton vence sem dificuldades em Hungaroring

Hamilton teve um dia tranquilo no Circuito de Hungaroring, Largou na frente e não deu chances para Sebastian Vettel que não conseguiu anular a tática da Mercedes.

A prova acabou não tendo muitas movimentações. Na largada, Hamilton e Bottas seguraram as 2 primeiras posições. O Piloto Finlandês segurou Raikkonen e Vettel. O piloto Alemão por fora passou Raikkonen e tentou passar Bottas, Que se segurou na segunda posição.

Hamilton abriu diferença para Bottas que segurava o ritmo a frente Vettel e Raikkonen, Verstappen fez uma bela largada subindo para o 5ºlugar, Com Gasly com a Toro Rosso em uma ótima 6ªposição. Charles Leclerc abandonou a prova após a primeira volta.

Daniel Ricciardo que recebeu um toque e caiu para o 16ºlugar, Começava a sua recuperação, Na 5ªVolta ele já estava em 13ºlugar. Na Volta seguinte passou Stoffel Vandoorne ganhando a 12ªposição.

Na Volta 6, Verstappen perde potência e abandona a prova. Gasly assumiu a 5ªposição. O outro piloto da Red Bull, Daniel Ricciardo teve uma luta duríssima com Fernando Alonso que resistiu o quanto pode a ultrapassagem, Até que ela se tornou inevitável. Grosjean reclamou de uma ultrapassagem que Alonso teria feito no Safety Car Virtual. (Que foi acionado para a retirada do carro de Verstappen)

Ricciardo na volta 14 já estava em 8ºlugar, Passando Hulkenberg e Hartley. Na volta 15, Kimi Raikkonen foi o primeiro a fazer a parada obrigatória, Porém a sua parada foi lenta. Na volta seguinte parou Valtteri Bottas que obteve uma parada bem melhor.

Naquela altura da prova, Hamilton tinha uma boa vantagem para Vettel. Além disso ele fez a melhor volta da prova. Pierre Gasly vinha em 3ºlugar, Mas sem ter parado nos boxes ele virou alvo fácil para Bottas e para Raikkonen. Enquanto isso, Ricciardo já tinha superado a Carlos Sainz ganhando o 7ºlugar.

Na volta 19, Ricciardo foi cima de Magnussen, O piloto da Haas foi o piloto que mais endureceu o jogo em cima do piloto da Red Bull. A ultrapassagem se deu com Ricciardo indo por fora na curva 3 e conseguindo voltar a trajetória para decidir ao seu favor a manobra que lhe rendeu o 6ºlugar.

Hamilton foi para sua parada, Na Volta 26 com 7 segundos de frente para Vettel. Foi uma parada rápida que permitiu a Lewis voltar em 2ºlugar. Vettel com os pneus médios era o líder e precisava aumentar a distância pelo menos o bastante para passar o Bottas.

Aos poucos, Todos os pilotos iriam para os boxes. Na volta 27, Ricciardo ultrapassa sem dificuldades a Gasly e ganha o 5ºlugar.

Lewis Hamilton fazia a volta mais rápida da prova, Com 1:21.968 ele tentava baixar a distância para o seu rival na luta pelo campeonato. Os pneus do piloto Alemão ainda daria para aguentar mais umas 10 a 15 voltas. Kimi Raikkonen baixava a diferença para Bottas. Outro piloto que perdeu tempo nos boxes foi Kevin Magnussen. (Por conta de uma parada lenta da equipe Haas)

Vettel, Ricciardo, Alonso, Vandoorne, Ocon e Stroll ainda não tinham feito parada na metade da prova.

Hamilton vinha tirando diferença para Vettel que acabou perdendo tempo precioso quando foi ultrapassar retardatários. Na volta 40, O piloto da Ferrari foi para a sua parada, Colocar os pneus super macios para a Reta final de prova. Com o tempo perdido nos retardatários, Bottas acabou passando Vettel, Agora para a tática da Ferrari só daria certo se o Alemão passasse rapidamente o piloto da Mercedes.

Porém foi a hora que Bottas segurou muito bem os ataques iniciais de Vettel. Depois disso ele abriu vantagem e dessa forma minando as chances de vitória da Ferrari. Hamilton agradeceu, Ele abria diferença cada vez maior. Quem começava a virar bom rápido era Raikkonen que fez sua segunda parada, Marcando sua melhor volta da prova.

Na volta 45, Ricciardo foi para a sua única parada. Ele ficou por 45 Voltas na pista com os pneus macios. 4 Voltas depois, Stoffel Vandoorne acabou perdendo a tração e deixou a corrida. O Belga vinha fazendo uma boa corrida, em 9ºlugar. O Safety Car Virtual foi acionado, Mas isso acabou sendo acionado por apenas 1 volta. A corrida depois disso voltou a sua normalidade.

Vettel se reaproximava do Bottas para ainda tentar a ultrapassagem para tentar diminuir o prejuízo no campeonato. Nessa briga chegava Kimi Raikkonen. Os pneus de Bottas estavam detonados, Porém o Finlandês fazia tudo que era possível para impedir a aproximação de Vettel.

Parecia que Bottas iria conseguir segurar o 2ºlugar. Até que na volta 65, Vettel arriscou a ultrapassagem sobre Bottas. O Finlandês Segurou depois da primeira curva, Mas o piloto da Ferrari acelerou mais rápido, Se posicionou na frente. Na curva 3 Bottas toca na roda traseira e acabou levando a pior. Raikkonen também ganhou posição, Enquanto que Bottas caiu para o 4ºlugar.

Chegaram a preparar uma parada para Bottas que tentou se segurar no 4ºlugar, Porém Ricciardo vinha muito mais rápido. A 3 Voltas do final, Ricciardo tentou ultrapassagem por fora, E ai o piloto da Mercedes acabou empurrando o piloto Australiano. Danificando o carro dos dois pilotos.

Os comissários acabaram investigando o caso, Certamente Bottas seria punido. Ricciardo tratou de na volta final fazer a ultrapassagem e garantir o 4ºlugar.

Lá na frente, Lewis Hamilton caminhou tranquilo para a 5ªVitória em 2017 e abre mais 7 pontos de diferença para Sebastian Vettel que acabou em 2º após superar Bottas nas voltas final. Kimi Raikkonen, Com 2 paradas completou o pódio em 3ºlugar. Daniel Ricciardo acabou fazendo uma grande corrida, Largar do 12ºlugar chegando a cair ao 16ºlugar e depois disso ele se recuperou até o final da prova. Completando a prova em 4ºlugar. Um grande Resultado para quem não conseguiu entrar entre os 10 no Sábado.

Valtteri Bottas vinha em grande corrida até os dois incidentes que fizeram despencar do 2º para o 5º. Mesmo com a punição de 10 segundos de acréscimo ao seu tempo final de prova a posição acabou sendo a mesma posição.

Pierre Gasly fez um grande final de semana, levou a Toro Rosso-Honda para o 6ºlugar. Tudo que a Red Bull não conseguiu fazer na Hungria acabou sendo recompensado pela filial nesse final de semana. Kevin Magnussen em 7ºlugar leva a Haas ultrapassar a Force India na 5ªposição do Mundial de Construtores.

Fernando Alonso volta a marcar pontos com o 8ºlugar de hoje. Carlos Sainz jr. salvou dois pilotos para a Renault com o 9ºlugar e Romain Grosjean com a Haas fecha a zona de pontuação.

Brendon Hartley acabou ficando em 11ºlugar e deixou a sua melhor chance de marcar pontos escapar diante de seus dedos. Nico Hulkenberg não teve um Grande final de semana, Ficando em 12ºlugar.

Os pilotos da Force India que esta sobre processo de Falência, Com 5 supostos compradores acabaram longe dos pontos. Ocon em 13º e Perez em 14º. Marcus Ericsson com a Sauber, Sirotkin e Stroll com a Williams fecham a classificação.

A Formula 1 vai para as férias de 1 mês. No dia 26 de Agosto teremos a reabertura do campeonato com o GP da Bélgica. No Tradicional circuito de Spa-Francorchamps.

Fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

GP da Hungria de Formula 1 – Temporada 2018

Pos Piloto Equipe Chassi Motor Voltas Tempo Grid
1 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 70 1:37:16.427 1
2 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 70 a 17.123s 4
3 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 70 a 20.101s 3
4 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 70 a 46.419s 12
5 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 70 a 1:00.000s 2
6 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 70 a 1:13.273s 6
7 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 69 a 1 volta 9
8 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 69 a 1 volta 11
9 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 69 a 1 volta 5
10 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 69 a 1 volta 10
11 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 69 a 1 volta 8
12 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 69 a 1 volta 13
13 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 69 a 1 volta 17
14 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 69 a 1 volta 18
15 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 68 a 2 voltas 14
16 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 68 a 2 voltas 19
17 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 68 a 2 voltas 20
2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 49 Câmbio 15
33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 5 Unidade de Potência 7
16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 0 Acidente 16

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Haas/Toro Rosso/Force India/Mclaren

Resultado do 3ºTreino Livre – GP da Hungria

Pos Piloto Equipe Chassi Motor Tempo Voltas
1 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:16.170 16
2 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:16.229 17
3 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:16.373 16
4 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:16.749 17
5 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:16.803 11
6 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:16.946 14
7 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:17.754 17
8 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:18.083 18
9 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:18.084 19
10 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:18.139 22
11 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:18.230 17
12 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:18.252 19
13 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:18.376 19
14 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:18.467 15
15 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:18.512 20
16 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:18.630 17
17 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:18.789 14
18 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:18.842 18
19 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:18.962 18
20 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:19.132 20

Hamilton se supera na chuva e leva pole 77 da sua carreira na Hungria

Lewis Hamilton, Contrariando as expectativas que davam a Ferrari e a Red Bull o favoritismo para a pole position. O piloto Inglês conquistou a pole position, Sob a chuva que caiu no circuito de Hungaroring que caiu no começo do Q2.

O Q1 foi desastroso para os dois pilotos da Force India, Que falência decretada pela Suprema Corte da Inglaterra e esta sobre o controle de um interventor até o final do campeonato. Ainda por cima, Seus pilotos acabaram de fora do Q2. Ocon ficou em 18º e Sergio Perez abre a última fila com Sergey Sirotkin largando na última posição.

Charles Leclerc acabou ficando de fora do treino cedo, Foi eliminado após emplacar seguidamente participações no Q3. Dessa vez o seu companheiro de equipe passou para o Q3. Stoffel Vandoorne acabou sendo o primeiro dos eliminados e vai largar em 16ºlugar

Resultado do Q1:

Pos Piloto Equipe Chassi Motor Tempo
1 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:16.666
2 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:16.940
3 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:17.123
4 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:17.419
5 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:17.526
6 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:17.829
7 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:17.901
8 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:17.905
9 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:18.208
10 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:18.314
11 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:18.429
12 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:18.540
13 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:18.560
14 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:18.577
15 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:18.641
16 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:18.782
17 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:18.817
18 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:19.142
19 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:19.200
20 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:19.301

A chuva caiu exatamente no Começo do Q2. Nessa hora, Apenas Vettel estava com os pneus intermediários. Todos os outros pilotos foram para os boxes trocarem seus pneus seco para os Intermediários. Embolou tudo. Conforme a chuva aumentava a intensidade ficava mais difícil virar um bom tempo.

Daniel Ricciardo acabou se dando mal e não conseguiu colocar o carro da Red Bull entre os 10 primeiros colocados. O vencedor da prova de 2014 terá muito trabalho largando do 12ºlugar. Fernando Alonso na parte final do Q2 acabou não conseguindo superar Romain Grosjean e isso faz a equipe Haas a mais uma vez colocar seus dois pilotos na parte final da classificação.

Nico Hulkenberg também acabou eliminado com o 13ºlugar. Marcus Ericsson e Lance Stroll já era de se esperar a eliminação de ambos. A surpresa total ficou com a classificação de Brendon Hartley para o Q3. Pela primeira vez a equipe Filial de Dietrich Mateschitz coloca seus dois carros na fase final da classificação.

Vettel marcou o melhor tempo, Mas tudo se decidiria no Q3

Classificação do Q2:

Pos Piloto Equipe Chassi Motor Tempo
1 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:28.636
2 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:30.771
3 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:31.178
4 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:31.242
5 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:31.286
6 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:32.081
7 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:32.590
8 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:32.762
9 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:32.968
10 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:33.650
11 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:35.214
12 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:36.442
13 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:36.506
14 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:37.075
15 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ Sem Tempo

Na parte final da classificação, Pista totalmente molhada a disputa ficou entre Ferrari e Mercedes. Raikkonen marcou 1:37.769, Bottas baixou para 1:37.651 e Hamilton superou seu companheiro de equipe, Marcando 1:37.564. Já Vettel não foi nada bem e marcou 1:39.580, Ficando atrás de Max Verstappen, Brendon Hartley ficando em 6ºlugar. Parecia que o Alemão estava sem confiança na pista.

Raikkonen partiu para uma segunda volta e melhorou para 1:37.362, Bottas melhou em 6 décimos seu tempo e Hamilton melhorou quase 1 segundo seu tempo, Baixando para 1:36.648. Já Vettel melhorou sua situação com o 1:37.733. A 6 minutos do final do treino.

Raikkonen se sentia mais a vontade que Vettel. A 3 minutos do final, O Homem de Gelo baixou o tempo de Hamilton para 1:36.186. A pole vinha se encaminhado para as mãos do piloto Finlandês.

Mas ainda tinha 1 minuto para o termino da Classificação. Os pilotos da Mercedes, Vettel e Sainz foram para a pista a fim de melhorar seus tempos.

Valtteri Bottas baixou a marca da pole para 1:35.918, A pole do Finlandês da Mercedes durou poucos segundos. Lewis Hamilton marcou 1:35.658, Quebrou os cronômetros para marcar sua 77ªpole na Formula 1, 9 poles a mais que o Alemão Michael Schumacher e a 12 poles a frente de Ayrton Senna.

Completando a primeira fila larga Valtteri Bottas, em grande forma também. Em uma pista não favorável para a Mercedes acabou o dia de hoje dando uma grande vantagem para a equipe Alemã. Na Segunda fila largam Raikkonen que ficou a frente de Sebastian Vettel que conseguiu superar Carlos Sainz e Pierre Gasly e evitar o vexame de largar atrás de um piloto do meio do pelotão.

Por falar em Sainz e em Gasly. Ambos fizeram um grande treino e largam na terceira fila, Com o piloto da Renault a frente do piloto da Toro Rosso.

Max Verstappen deixou a desejar e larga em 7ºlugar para quem tinha a expectativa de lutar pela pole position, Ao seu lado larga o Neozelandês Brendon Hartley da Toro Rosso que precisa aproveitar essa situação para fazer um bom resultado, Fundamental para o seu futuro na Formula 1. OS dois pilotos da Haas completam os 10 primeiros colocados.

Amanhã, As 10 da manhã teremos a largada da 12ªEtapa do Mundial de Formula 1, Agora com uma grande vantagem para Hamilton. Porém como aconteceu na Alemanha tudo pode mudar e Vettel pode ser o beneficiado.

Fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Grid de largada
GP da Hungria de Formula 1 – Temporada 2018

Pos Piloto Equipe Chassi Motor Tempo Voltas
1 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:35.658 26
2 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:35.918 25
3 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:36.186 26
4 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:36.210 24
5 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:36.743 25
6 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:37.591 25
7 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:38.032 24
8 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:38.128 25
9 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:39.858 24
10 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:40.593 24
11 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:35.214 19
12 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:36.442 21
13 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:36.506 20
14 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:37.075 22
15 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ Sem Tempo 15
16 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:18.782 11
17 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:18.817 13
18 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:19.142 12
19 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:19.200 11
20 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:19.301 12

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Renault/Toro Rosso/Williams/Force India/Sauber

Ferrari de Luto Terá que superar uma nova prova de superação – Comentário dos Treinos Livres de Hoje

A Ferrari teve uma notícia muito triste nessa semana. A Morte de Sergio Marchionne por causa de uma embolia (Após complicações em sua Cirurgia) foi um choque para o Grupo FIAT acabou chocando toda a equipe Ferrari.

Ele era presidente da Ferrari até que em Julho com problemas de saúde. A Ferrari passa por um momento difícil, Depois do Acidente que Vettel sofreu após um erro na 52ªVolta do GP da Alemanha e a perda da Liderança do campeonato a equipe Italiana terá que dar a volta por cima. Vettel esta a 17 pontos atrás de Hamilton e a Ferrari perdeu a liderança para a Mercedes e esta a 8 pontos da liderança.

O GP da Hungria pode ser uma prova favorável para a equipe Italiana, Mas a Red Bull será muito forte no circuito húngaro. Com o melhor chassi do Grid, A equipe Austríaca tem a chance de vencer pela 4ªvez nessa temporada. Já a Mercedes, pelo que vimos nos treinos vai ser difícil que a equipe Alemã consiga a vitória nesse domingo. Primeiro porque, A Mercedes só venceu 2 vezes nos últimos 5 anos. Ambas as vezes com Lewis Hamilton (Em 2013 e 2016) A Vitória do ano passado ficou com Sebastian Vettel com a Ferrari.

A Haas que colocou uma homenagem a Marchionne foi muito bem. Particularmente eu esperava que a equipe andasse um pouco mais atrás, Para mim o melhor carro do meio do pelotão seria a Renault (A Quebra no carro de Hulkenberg no meio do 1ºTreino livre atrapalhou um pouco a equipe Francesa) e quem sabe Alonso com a Mclaren. Porém os resultados de Sexta mostra que o Espanhol vai ter problemas para almejar um bom resultado.

Uma outra equipe que pode ter um bom final de semana é a Toro Rosso que apesar dos problemas que vive com o motor Honda, Tem um chassi muito bom que em uma pista lenta aonde o motor não conta muito, Pode disputar até uma vaga para o Q3 com o Pierre Gasly. Hoje a Sauber chamou a atenção pelas rodadas e exageros de Marcus Ericsson do que pela velocidade.

Amanhã, As 7 da manhã teremos o terceiro treino Livre e as 10 da manhã teremos a Classificação aonde a Red Bull tem alguma chance de fazer a pole, Mas a Ferrari e Mercedes devem brigar para largarem na frente.

Resultado dos Treinos Livres de Sexta-Feira

1ºTreino Livre

Pos Piloto Equipe Chassi Motor Tempo Voltas
1 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:17.613 30
2 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:17.692 24
3 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:17.701 29
4 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:17.948 23
5 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:18.036 28
6 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:18.470 20
7 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:18.975 17
8 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:19.025 14
9 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:19.128 32
10 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:19.187 29
11 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:19.352 30
12 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:19.690 24
13 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:19.841 32
14 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:20.012 33
15 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:20.065 30
16 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:20.151 28
17 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:20.159 27
18 36 Antonio Giovinazzi Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:20.293 31
19 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:20.307 28
20 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:20.697 12

2ºTreino Livre

Pos Piloto Equipe Chassi Motor Tempo Voltas
1 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:16.834 45
2 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:16.908 35
3 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:17.061 36
4 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:17.153 40
5 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:17.587 43
6 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:17.868 46
7 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:18.065 39
8 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:18.495 38
9 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:18.518 43
10 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:18.761 41
11 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:18.850 42
12 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:18.857 38
13 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:18.880 35
14 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:18.913 23
15 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:18.916 41
16 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:19.043 42
17 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:19.137 38
18 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:19.645 45
19 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:19.712 38
20 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:19.770 45

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ferrari/Toro Rosso/Red Bull

Dixon aproveita erro de Newgarden, Vence e abre 62 pontos na liderança do campeonato

Grid de Largada:

pos Piloto Equipe Chassi/Motor Tempo Fase
1 Josef Newgarden Team Penske Dallara/Chevrolet 59.4956 Q3
2 Scott Dixon Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 59.6920 Q3
3 Simon Pagenaud Team Penske Dallara/Chevrolet 59.7630 Q3
4 Will Power Team Penske Dallara/Chevrolet 59.8818 Q3
5 Alexander Rossi Andretti Autosport Dallara/Honda 1’006273 Q3
6 Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport Dallara/Honda 1’006615 Q3
7 Takuma Sato Rahal Letterman Lanigan Racing Dallara/Honda 59.0712 Q2
8 Jordan King Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 59.0862 Q2
9 James Hinchcliffe Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 59.1581 Q2
10 Robert Wickens Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 59.1705 Q2
11 Conor Daly Harding Racing Dallara/Chevrolet 59.3133 Q2
12 Matheus Leist A. J. Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 59.4528 Q2
13 Graham Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing Dallara/Honda 1’14.7769 Q1
14 Marco Andretti Andretti Herta Dallara/Honda 1’00.1721 Q1
15 Tony Kanaan A. J. Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 1’14.9691 Q1
16 Spencer Pigot Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 1’00.1838 Q1
17 Sebastien Bourdais Dale Coyne Racing Dallara/Honda 1’15.1429 Q1
18 Max Chilton Carlin Dallara/Chevrolet 1’00.2694 Q1
19 Rene Binder Juncos Racing Dallara/Chevrolet 1’15.8928 Q1
20 Charlie Kimball Carlin Dallara/Chevrolet 1’00.4313 Q1
21 Ed Jones Chip Ganassi Racing Dallara/Honda Q1
22 Zach Veach Andretti Autosport Dallara/Honda 1’00.5564 Q1
23 Zachary Claman Dale Coyne Racing Dallara/Honda 1’00.6416 Q1

Um final de semana que novamente se desenhava para a equipe Penske que colocou seus 3 carros entre os 4 primeiros colocados. A pole position ficou com o Norte-Americano Josef Newgarden da Penske. Com Scott Dixon da equipe Chip Ganassi dividindo a primeira fila. Na segunda fila, Os outros dois pilotos da Penske: Simon Pagenaud e Will Power, Na terceira fila largam Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay da equipe Andretti Autosport.

Completando os 10 primeiros lugares: Takuma Sato da Rahal, Jordan King da Ed Carpenter, e James hinchcliffe e Robert Wickens da Schmidt Peterson. Os dois pilotos Brasileiros da Foyt tiveram uma classificação bem melhor. Matheus Leist larga em 12º e Tony Kannan em 15ºlugar.

Scott Dixon foi com tudo para cima de Josef Newgarden assim que deu a largada. O piloto da Penske segurou o ataque na reta oposta. Hunter-Reay subiu do 5º para o 3ºlugar. Enquanto que Will Power no final da volta passou Alexander Rossi na raça. Sato se aproveitou e também tomou posição de Power. Mais atrás, Os dois pilotos da Schmidt se tocaram. Quem levou a melhor na briga dos canadenses foi Wickens que ficou a frente de Hinchcliffe.

Rene Binder que estava de volta na equipe Juncos acabou quase batendo no muro da curva 4. Enquanto que Newgarden e Dixon abriam diferença para Hunter-Reay e Power que vinham um pouco mais atrás. Sato, Rossi, Pagenaud que perdeu 4 posições na largada, Wickens, Andretti e Hinchcliffe completavam os 10 primeiros. Kannan estava em 11ºlugar.

Na Volta 10, Hinchcliffe foi para cima de Andretti que segurava a posição. O piloto Canadense estava com mais rendimento que o piloto da Andretti Herta. Enquanto que Dixon tentava chegar em Newgarden. Na 13ªVolta, Ed Jones foi para a primeira parada, Ao sair o piloto dos EAU acaba deixando o motor morreu, Perdendo muito tempo ele acabou voltando para a prova exatamente atrás do líder da prova. Como um piloto pode lutar para não tomar volta na Indy, Jones segura o piloto da Penske e Dixon acabou se aproximando e tornando a briga mais interessante. Claro que isso revoltou a Penske. Uma infelicidade do piloto da Ganassi acabou sendo útil para que o principal piloto chegasse em cima do piloto da Penske.

Os pilotos Canadenses Hinchcliffe na volta 15 e Wickens na volta 16 iriam para 3 paradas nos boxes. Para irem a 2 paradas o piloto tinha que andar entre 20 a 22 voltas no primeiro trecho de prova para ter chance de realizar essa estratégia.

Não foi o caso de Rossi e Andretti que pararam na volta 19. Na volta seguinte parou  o inglês Jordan King que já poderia até tentar a estratégia de 2 paradas, Assim como o Japonês Takuma Sato que parou na volta 21.

Na volta 22, Bourdais roda e isso fez com que Hunter-Reay e Pagenaud fossem para os boxes com medo de uma bandeira amarela, Que não aconteceu já que Bourdais acabou voltando a prova. Com o seu carro soltando pedaços. (A peça que se soltou foi para fora da pista) O piloto da Dale Coyne voltou aos boxes para colocar um novo aerofólio.

Newgarden e Dixon pararam na volta 24, Will Power assumiu a liderança por uma volta até que ele foi para a sua troca. Jordan King com os pneus mais duros assumiu a liderança, Com Graham Rahal em 2º. Newgarden era o terceiro e Dixon vinha perto dele em 4ºlugar.

Spencer Pigot tentou passar Will Power, Por fora. A Audácia do norte-americano vindo do 2ºlugar em Iowa custou caro, Ele foi empurrado pelo piloto da Penske e acabou perdendo posição para Hunter-Reay e para Sato. Na volta 28, Alexander Rossi acabou batendo a asa dianteira no pneu traseiro. Isso quebrou a Asa do norte-americano. Isso não foi tudo, Ryan Hunter-Reay acabou batendo de leve e quebrando sua asa.

Com isso foi acionada a primeira bandeira amarela da prova. Isso comprometeu a tática de King e Rahal que acabaram indo para os boxes e caindo para os últimos lugares. Rossi, Hunter-Reay e Power foram para os boxes. O pior caso foi para o piloto da Penske que além de não ter potência estava com problemas de suspensão, Perdendo inclusive voltas para o líder.

Bandeira verde, Josef Newgarden acabou cometendo o erro que comprometeu definitivamente sua corrida, Dixon se aproveitou e assumiu a liderança. Robert Wickens se aproveitou e subiu para o segundo lugar. Mas se pensa que a confusão acabou. Graham Rahal bate em um carro e acabou causando uma confusão, o Carro de Rossi saltou, Ryan Hunter-Reay bateu no carro do Rahal. Não foi só isso: Max Chilton acabou indo para o Muro, Igualmente aconteceu com o Australiano Will Power, O que fez mais uma vez temos uma bandeira amarela.

Rahal, Newgarden, Power e Rossi foram para os boxes recuperarem seus carros. Já Matheus Leist e a Foyt parou nos boxes para fazer uma tática diferente. Com tudo isso, Os 10 primeiros colocados eram: Dixon, Wickens, Pagenaud, Sato, Andretti, Hinchcliffe, Kannan, Kimball, Daly e Claman de Mello.

Relargada na volta 39, Sato segurava Andretti enquanto que Kannan passou Hinchcliffe e assumiu a 6ªposição. Andretti chegou a passar Sato no meio da Reta oposta. Porém, O Japonês Arriscou tudo e conseguiu reverter a ultrapassagem. Na Volta seguinte o Norte-Americano assumiu o 4ºlugar. Na volta 42, O Austríaco Rene Binder que fazia uma corrida até certinha com uma posição razoável acabou deixando o motor morrer e provocou mais uma bandeira amarela.

Como não tivemos ninguém batendo e indo para o muro, Essa bandeira amarela durou pouco. Na Volta 45 a corrida recomeça, Dixon largou bem enquanto que Wickens ficou mais para Simon Pagenaud que colocou pressão no piloto da Schmidt-Peterson. Porém o francês começou a ser pressionado pelo Marca Andretti, Que definitivamente fazia uma boa exibição em Toronto.

Quem vinha em bela recuperação era Zach Veach, Largando dos últimos lugares ele já estava em 9ºlugar, Pressionando a Charlie Kimball que vinha levando a Carlin para um belo 8ºlugar. Dixon abria volta após volta do Pagenaud. O ritmo de corrida do Neozelandês era impressionante bom. Lá atrás, Josef Newgarden estava em 12ºlugar, Pressionando a Jordan King. Porém era pressionado pelo Alexander Rossi, A situação do piloto da Penske era bem complicada.

Faltava 33 voltas, Ajudado pelas bandeiras amarelas todos poderiam fazer só mais uma parada que já era o bastante para terminar a prova. Sato foi o primeiro a fazer a parada na volta 32. No Caso do Japonês, Teria que tirar o pé e poupar combustível para terminar a prova.

mesmo caso de Ed Jones (Parada na volta 53), Hinchcliffe e Veach (parada na Volta 54), E mesmo com Newgarden e Rossi que fizeram a parada na volta 55 não poderia ser dispensável economizar combustível. O piloto da Andretti passou o piloto da Penske que já não vinha muito bem e ainda por cima tomou ultrapassagem de um adversário direto na disputa pelo campeonato.

Dixon parou na volta 56, Não precisaria poupar muito combustível para terminar a corrida. Pagenaud assume a liderança por uma volta até a sua parada na volta 57, Juntamente com Marco Andretti. Tony Kannan assumiu pela primeira vez a liderança em circuito misto em 2018.

Ao voltar dos boxes, Pagenaud por muito pouco não acabou com sua corrida destruída, Robert Wickens acabou tendo de frear bem em cima evitar um incidente maior com o piloto da Penske. Apenas um toque no que poderia ser um acidente.

Kannan fez a parada ao final da 57ªVolta. Os últimos a pararem foram Charlie Kimball que levou a Carlin a liderar corrida pela primeira vez na Indy Car e Spencer Pigot (Volta 59 e 60) Dixon voltou a liderança da prova. Com 7 segundos a frente de Pagenaud. A vitória estava nas mãos do piloto da Ganassi.

O Brasileiro Matheus Leist parou na volta 65, Sua tática não deu certo e ele voltou em 15ºlugar. Dixon não conseguia se livrar de Hunter-Reay que estava perto da sua parada. Isso fez que Pagenaud tirasse a vantagem do líder e que ele acreditasse que poderia brigar pela vitória. Já Takuma Sato escapou na mesma curva que Newgarden tinha escapado. Com a suspensão quebrada o piloto da Rahal abandonou a prova.

Na Volta 72, Hunter-Reay parou e Dixon passou a andar rápido. Na volta seguinte ele fez a volta mais rápida da prova e aumentou sua vantagem para Pagenaud. Wickens vinha em 3º, Com Marco Andretti em uma ótima corrida em 4º, James Hinchcliffe em 5º, Kimball com seu melhor resultado com a Carlin em 6º, Kannan conquistando o melhor resultado com a Foyt em 7º, Pigot, Veach e Rossi completando os 10 primeiros lugares.

Na reta final de prova, Pigot bateu e abandonou a prova. Newgarden subiu para o 10ºlugar. Enquanto que Zach Veach vinha em uma grande prova de recuperação, Do 22º na largada para o 8ºlugar.

Nas voltas finais, Wickens foi para cima de Pagenaud disputando o 2ºlugar.  Kimball não satisfeito com o melhor resultado do ano vinha na pressão em cima de Hinchcliffe, em busca do 5ºlugar. Dixon administrava sua vitória. Na última volta, Marco Andretti foi para os boxes, Perdendo seu 4ºlugar por causa de 3 litros de combustível. (Calcularam mal o combustível que entrou no carro dele) O que fez ele perder 6 posições.

Dixon conquista sua vitória de número 3 em 2018. Abrindo 62 pontos de Vantagem para Josef Newgarden que ficou apenas em 9ºlugar. O piloto da Chip Ganassi deu um grande passo para conquistar o título de 2018 da Formula Indy, No que seria o seu 5ºcampeonato da sua carreira.

Simon Pagenaud foi o único carro da Penske a fazer uma corrida condizente com  a história da equipe, Segurou os ataques de Robert Wickens ficando com o 2ºlugar. Os Canadenses Robert Wickens e James Hinchcliffe fecharam a prova em 3º e 4ºlugares fazendo um belo papel em sua casa. Um bela prova da Schmidt Peterson.

Charlie Kimball levou a Carlin pela primeira vez ao 5ºlugar na Formula Indy. Das novas equipes certamente é a que melhor se consolidou até agora. Tony Kannan em uma bela corrida largando do 14ºlugar completou a prova em 6ºlugar. Bem diferente da desastrosa prova em Iowa.

Zach Veach se não teve seu melhor resultado do ano, Ele obteve uma das suas melhores corridas do seu ano de estreia. Largando do 22ºlugar ele acabou a prova em 7º e foi o melhor colocado com o carro da Andretti.

Alexander Rossi e Josef Newgarden com os erros que cometeram acabaram em 8º e 9ºlugares, Permitindo que Dixon abrisse mais de uma prova de vantagem para os seus dois mais próximos perseguidores. O Resultado não foi nada bom para os dois, Mas poderia ter sido muito pior.

Marco Andretti ficou em 10ºlugar, Deu pena dele. A Corrida dele foi muito boa, Largando do 14ºlugar seria um belo resultado para o piloto da Andretti-Herta. Matheus Leist ficou em 15ºlugar. Conor Daly que substitui a Gabby Chaves pelo resto da temporada (Fazendo parte do plano da Harding Racing de colocar 2 carros no grid de 2019) fez uma boa corrida e chegou em 13ºlugar.

Nesse Domingo teremos o GP de Mid-Ohio, 13ªEtapa do Campeonato. Com a Volta de Pietro Fittipaldi para as últimas 5 corridas do campeonato.

Fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeo:

Resultado Final do GP de Toronto
12ªEtapa do Mundial de Formula Indy

pos Piloto Equipe Chassi/Motor Volta Tempo
1 Scott Dixon Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 85 1h 37:00.3100
2 Simon Pagenaud Team Penske Dallara/Chevrolet 85 a 5.2701
3 Robert Wickens Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 85 a 6.7753
4 James Hinchcliffe Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda 85 a 18.3362
5 Charlie Kimball Carlin Dallara/Chevrolet 85 a 18.8439
6 Tony Kanaan A. J. Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 85 a 30.4354
7 Zach Veach Andretti Autosport Dallara/Honda 85 a 32.2732
8 Alexander Rossi Andretti Autosport Dallara/Honda 85 a 34.5257
9 Josef Newgarden Team Penske Dallara/Chevrolet 85 a 35.5755
10 Marco Andretti Andretti Herta Dallara/Honda 85 a 38.9089
11 Jordan King Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 85 a 39.3331
12 Ed Jones Chip Ganassi Racing Dallara/Honda 85 a 42.3674
13 Conor Daly Harding Racing Dallara/Chevrolet 85 a 46.5785
14 Zachary Claman Dale Coyne Racing Dallara/Honda 85 a 54.4973
15 Matheus Leist A. J. Foyt Enterprises Dallara/Chevrolet 85 a 59.0749
16 Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport Dallara/Honda 84 a 1 Volta
17 Rene Binder Juncos Racing Dallara/Chevrolet 83 a 2 Voltas
18 Will Power Team Penske Dallara/Chevrolet 83 a 2 Voltas
19 Sebastien Bourdais Dale Coyne Racing Dallara/Honda 83 a 2 Voltas
20 Spencer Pigot Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet 76 Acidente
21 Graham Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing Dallara/Honda 68 a 17 Voltas
22 Takuma Sato Rahal Letterman Lanigan Racing Dallara/Honda 66 Acidente
23 Max Chilton Carlin Dallara/Chevrolet 34 Acidente

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos e Vídeo: IndyCar