Red Bull termina primeiro dia em Mônaco na frente

Se existe a chance real de vitória para a Red Bull essa pista hoje é Mônaco. O tradicional circuito de Monte Claro acaba mostrando as qualidades do Chassi, Muito mais do que a Potência dos motores turbo.

Daniel Ricciardo marcou o melhor tempo nas 2 seções de treinamento em Monte Carlo, Com Verstappen na segunda posição em ambos os treinos. O que pode levar-los a pensar que a Red Bull é favorita a pole e a vitória, Mas não é tão bem assim a coisa. Mercedes e Ferrari tem um motor que para o modo de classificação ganham potência, o que pode suprimir a vantagem da Equipe Austríaca tem com relação ao Chassi.

Pela primeira vez os pneus Hyper macios foram usados na temporada de 2017, Mesmo com os mais aderentes e moles compostos eles se mostrar pneus muito duráveis, tanto é que eles tem um longa duração. Os pilotos da Renault fizeram um belo trabalho na quinta-feira. Chegando a ter o Espanhol Carlos Sainz jr. conseguir o 6ºlugar, Ficando a frente de Valtteri Bottas que não se achou no dia de hoje.

A Mclaren é outra equipe que pode se dar bem e minimizar as deficiências de potência. Stoffel Vandoorne em 8º e Fernando Alonso em 9º são notícias animadoras para um bom final de semana da equipe de Woking. A se destacar dois pilotos que geralmente andam na fila de trás: Brendon Hartley que andou muito bem, ficando nos dois treinos a frente de Pierre Gasly. Algo que geralmente não aconteceu nessa temporada.

O Russo Sergei Sirotkin acaba sendo o segundo destaque do dia, de forma surpreendente. O piloto da Williams (que é um dos dois únicos pilotos que não marcaram pontos no campeonato) levou o carro para o 10ºlugar no 2ºTreino livre e deu um banho em Lance Stroll. Também mostra que o carro da equipe de Sir Frank Williams parece que se comporta um pouco melhor em pistas travadas, apesar do carro ruim.

Amanhã é dia de folga na Formula 1, A programação de Mônaco é diferente das outras corridas. Os 2 primeiros treinos livres são feitos na Quinta ao invés da Sexta.

O Terceiro treino livre vai acontecer no Sábado, A partir das 7 da manhã. E as 10 da Manhã teremos o decisivo treino oficial para o Grid do GP de Mônaco.

Resultado dos Treinos Livres – GP de Mônaco

1ºTreino Livre

pos Pilotos Equipe Chassi Motor Tempo Nº de Voltas
1 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:12.126 36
2 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:12.280 25
3 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:12.480 34
4 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:13.041 40
5 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:13.066 38
6 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:13.456 40
7 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:13.502 39
8 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:13.717 39
9 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:13.943 24
10 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:13.962 40
11 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:14.000 39
12 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:14.034 46
13 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:14.134 38
14 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:14.240 38
15 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:14.291 37
16 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:14.521 39
17 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:14.637 16
18 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:14.782 43
19 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:15.206 39
20 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:18.801 7

2ºTreino Livre

pos Pilotos Equipe Chassi Motor Tempo Nº de Voltas
1 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:11.841 33
2 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:12.035 41
3 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:12.413 42
4 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:12.536 34
5 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:12.543 36
6 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:12.642 38
7 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:13.047 30
8 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:13.077 40
9 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:13.115 42
10 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:13.200 34
11 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:13.222 47
12 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:13.370 39
13 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:13.382 47
14 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:13.410 32
15 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:13.547 44
16 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:13.572 41
17 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:13.575 45
18 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:13.763 37
19 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:14.011 34
20 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:14.173 46

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Red Bull/Ferrari/Toro Rosso/Mercedes/Renault

Ed Carpenter sobrou no Pole Day e garantiu a terceira pole em Indianapolis

pos Piloto Equipe Motor 1ªVolta 2ªVolta 3ªVolta 4ªVolta Média
7 13 Danica Partick Ed Carpenter Chevrolet 229.125 228.974 228.623 228.323 228.090

Danica Partick foi a primeira a buscar a pole position. Ela queria fazer voltas monótonas e acabou fazendo 2 voltas a 228 Milhas de média horária e as 2 outras voltas a 227 milhas. O que deu a média de 228.090 Milhas.

pos Piloto Equipe Motor 1ªVolta 2ªVolta 3ªVolta 4ªVolta Média
9 9 Scott Dixon Chip Ganassi Honda 228.992 228.184 227.255 227.015 227.262

Scott Dixon foi o segundo a entrar, O fato dele entrar na briga pela pole já era uma vitória. A Chip Ganassi mostrou que não tinha carro para disputar a pole position. O que fez o piloto Neozelandês não foi o bastante para passar dos 228 milhas em uma volta se quer. 3 voltas com 227 milhas e a última volta foi em 226 milhas de média horária (A Média de 226.777 Milhas foi a pior volta do Fast Nine) ficando atrás de Danica Partick.

pos Piloto Equipe Motor 1ªVolta 2ªVolta 3ªVolta 4ªVolta Média
4 1 Josef Newgarden Team Penske Chevrolet 228.709 228.005 227.961 227.755 228.405

Josef Newgarden foi o primeiro dos Penske a entrar na pista. O Campeão de 2018 em sua primeira volta já mostrou a sua força com melhor média (228.862 milhas), Porém a sua segunda e terceira volta foram voltas abaixo do esperado. (228.2 e 228.1 Milhas na 2ª e 3ª passagens) A Volta final ele se recuperou um pouco com 228.3 milhas. Mesmo tendo uma tentativa irregular acabou passando a liderança.

pos Piloto Equipe Motor 1ªVolta 2ªVolta 3ªVolta 4ªVolta Média
6 21 Spencer Pigot Ed Carpenter Chevrolet 228.880 228.831 228.429 228.288 228.107

Spencer Pigot, Começou muito bem sua tentativa de pole, Porém ele perdeu desempenho nas outras 3 voltas. A volta de 228.709 milhas foi a sua melhor volta. As outas foram 228, 227.9 e 227.7. Pigot fez o suficiente para superar Partick e Dixon para ficar em 2ºlugar.

pos Piloto Equipe Motor 1ªVolta 2ªVolta 3ªVolta 4ªVolta Média
5 18 Sebastien Bourdais Dale Coyne Honda 228.676 228.430 227.409 228.057 228.142

Sebastien Bourdais com o carro da Dale Coyne foi o 5º a entrar para a disputa da pole position. Dessa vez, O Francês não teve um carro à altura de disputar a pole position. A média de 228 milhas de média em todas as voltas (Sendo a primeira volta a melhor delas com 228.6 milhas) a Média de 228.142 Milhas levou o Francês a 2ªposição.

pos Piloto Equipe Motor 1ªVolta 2ªVolta 3ªVolta 4ªVolta Média
3 12 Will Power Team Penske Chevrolet 228.862 228.286 228.148 228.323 228.607

Will Power, O Australiano fez uma ótima participação, foi o piloto que conseguiu a maior velocidade absoluta do dia com 237 milhas na sua primeira volta que foi uma rapidíssima volta de 228.8 milhas assim como foi a segunda volta. A terceira e a quarta volta acabaram deixando voltas mais lentas (228.4 e 228.2 milhas) A Média foi de 228.607 Milhas, Power passou para a primeira posição.

pos Piloto Equipe Motor 1ªVolta 2ªVolta 3ªVolta 4ªVolta Média
2 22 Simon Pagenaud Team Penske Chevrolet 227.820 227.303 227.149 226.777 228.761

Simon Pagenaud veio logo a seguir. E o Francês que não chamou a atenção no dia de Sábado, Logo na sua primeira volta ele alcançou 229.125 milhas (o primeiro a virar na casa das 229 Milhas de média Horária) depois o campeão de 2016 virou as outras voltas em 228 milhas, cada uma delas perdendo 0.3 milhas de média. Ele fez 228.761 milhas e tomou a liderança das Mãos de Power.

pos Piloto Equipe Motor 1ªVolta 2ªVolta 3ªVolta 4ªVolta Média
1 20 Ed Carpenter Ed Carpenter Chevrolet 228.584 228.305 227.953 227.520 229.618

Ed Carpenter foi para a pista, Em busca da 3ªpole em Indianapolis. O que se pode dizer do dono da casa é que ele foi fantástico. A primeira volta com a média de 230.088 Milhas (A melhor volta do Fast Nine) foi um aviso a todos: Ninguém me tira essa pole position. E nas outras voltas foram todas na média de 229 milhas de média (229.8 – 229.5 e 229.0) todo o público no circuito comemorou a pole provisória do homem que vive na cidade de Speedway. Local do autódromo de Indianapolis.

pos Piloto Equipe Motor 1ªVolta 2ªVolta 3ªVolta 4ªVolta Média
8 3 Hélio Castroneves Team Penske Chevrolet 230.088 229.808 229.519 229.061 227.859

Hélio Castroneves foi o último a tentar a pole position, Algo que seria difícil por causa do temporal de Carpenter. O Brasileiro arriscou ao tentar chegar na média do Carpenter. A primeira volta foi boa, Mas longe do temporal do dono da Carpenter.  As outras voltas seu desempenho acabou piorando muito. (228.1 – 227.2 e 227.0) Helinho ficou com 227.859 Milhas e acabou ficando com o 8ºlugar. Apenas na frente de Scott Dixon.

Já na definição dos outros lugares no Grid de largada. Destaco Tony e Leist pelo excelente trabalho deles. 10º e 11ºlugar com os carros da Foyt que realmente passaram para um patamar melhor na hierarquia da categoria.

Takuma Sato acabou tendo uma boa recuperação e ficou com o 16ºlugar abrindo a 6ªFila. Logo atrás acabou Kyle Kaiser confirmando a bela participação da Juncos Racing que correu no ano passado com 2 carros na pista. Nesse ano com apenas 1 carro parece que o desempenho deu uma melhorada.

Alexander Rossi acabou não tendo uma boa volta, Acabou dando tudo errado na sua passagem, Com isso o vencedor das 500 milhas de Indianapolis de 2016 vai largar apenas em 32ºlugar. Ed Jones também teve uma passagem desastrosa e acabou ficando com o 29ºlugar no grid de largada. Um balde de água fria para o piloto da Ganassi que foi bem do Bump Day.

No caso de James Davison, O dia de domingo foi muito melhor. Da 33ªposição do sábado e a quase eliminação da prova, O terceiro piloto da A.J.Foyt abre a 7ªFila do Grid, Com o 19ºlugar. Amanhã faremos uma avaliação de cada piloto e quais são as chances de cada um de ganhar as 500 milhas de Indianópolis em sua Edição 102.

Grid de largada

pos Piloto Equipe Motor Média/Mph Tempo
1 20 Ed Carpenter Ed Carpenter Chevrolet 229.618 2’36.7818
2 22 Simon Pagenaud Team Penske Chevrolet 228.761 2’37.3696
3 12 Will Power Team Penske Chevrolet 228.607 2’37.4757
4 1 Josef Newgarden Team Penske Chevrolet 228.405 2’37.6151
5 18 Sebastien Bourdais Dale Coyne Honda 228.142 2’37.7965
6 21 Spencer Pigot Ed Carpenter Chevrolet 228.107 2’37.8208
7 13 Danica Partick Ed Carpenter Chevrolet 228.090 2’37.8326
8 3 Hélio Castroneves Team Penske Chevrolet 227.859 2’37.9924
9 9 Scott Dixon Chip Ganassi Honda 227.262 2’38.4076
10 14 Tony Kannan A.J.Foyt Enterprises Chevrolet 227.664 2’38.1278
11 4 Matheus Leist A.J.Foyt Enterprises Chevrolet 227.571 2’38.1922
12 98 Marco Andretti Andretti Herta Autosport Honda 227.288 2’38.3894
13 19 Claman de Melo Dale Coyne Honda 226.999 2’38.5908
14 28 Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport Honda 226.788 2’38.7389
15 23 Charlie Kimball Carlin Chevrolet 226.657 2’38.8304
16 30 Takuma Sato Rahal Lettermann Lanigan Racing Honda 226.557 2’38.9003
17 32 Kyle Kaiser Juncos Racing Chevrolet 226.398 2’39.0119
18 6 Robert Wickens Schmidt Peterson Honda 226.296 2’39.0835
19 33 James Davison A.J.Foyt Enterprises Chevrolet 226.255 2’39.1128
20 59 Max Chilton Carlin Chevrolet 226.212 2’39.1430
21 29 Carlos Muñoz Andretti Autosport Honda 226.048 2’39.2585
22 88 Gabby Chaves Harding Racing Chevrolet 226.007 2’39.2874
23 25 Stefan Wilson Andretti Autosport Honda 225.863 2’39.3889
24 24 Sage Karam Dreyer & Reinbold Racing Chevrolet 225.823 2’39.4171
25 26 Zach Veach Andretti Autosport Honda 225.748 2’39.4696
26 64 Oriol Servia Rahal Lettermann Lanigan Racing Honda 225.699 2’39.5044
27 66 J.R. Hildebrand Dreyer & Reinbold Racing Chevrolet 225.418 2’39.7032
28 7 Jay Howard Schmidt Peterson Honda 225.388 2’39.7245
29 10 Ed Jones Chip Ganassi Honda 225.362 2’39.7433
30 15 Graham Rahal Rahal Lettermann Lanigan Racing Honda 225.327 2’39.7679
31 60 Jack Harvey Michael Shank Racing Honda 225.254 2’39.8193
32 27 Alexander Rossi Andretti Autosport Honda 224.935 2’40.0462
33 17 Conor Daly Dale Coyne Honda 224.429 2’40.4073

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar