Treino de Classificação.
Na parte inicial da Classificação, Darryn Binder caiu e não voltou mais a pista, A queda para o Sul-africano foi muito forte. Não pode disputar a prova por causa do ombro esquerdo deslocado.
Jorge Martin a partir dos 30 minutos de trenio passou para a liderança baixando sua marca por 2 voltas seguidas , O Companheiro de equipe Fabio di Giannantonio logo em seguida foi muito rápido e com 1:43.8 tomou a ponta do treino.
Phillip Oettl quebrou os cronômetros virando. 1:46.346, meio segundo a frente de Di Giannantonio e Jorge Martin, O piloto Alemão vinha com a pole position. Com Antonelli tomando e Bezzechhei que superaram Di Giannantonio. Martin cairia para o 7ºlugar, Superado por Bastianini da Leopard Racing e Tatsuki Suzuki da Sic 58.
A 12 minutos do final, Martin volta para a pista e em outra volta voadora ele recupera a pole position. Dessa vez seria difícil para os concorrente superar o 1:46.193 do piloto Espanhol que parece ter a melhor moto da temporada.
Na reta final do treino, Todo mundo foi para a pista para as tentativas finais. Aron Canet deixava a desejar, Em 12º atrás até do seu companheiro de equipe da Estrella Galícia, Alonso Lopez que vinha em um ótimo 6ºlugar.
Tirando alguns bons tempos como foi do Kaito Toba que subiu para o 11ºlugar e de Makar Yurchenko que subiu para o 13ºlugar (Isso depois de uma queda) Só tivemos uma mudança significativa no bloco da frente. O Italiano Fabio di Giannantonio melhorou seu tempo e colocou a outra moto da Gresini na 3ªposição.
Martin confirmou a 3ªpole do ano, E na forma que ele se encontra pode sim o piloto Espanhol buscar sua terceira vitória no ano em 4 corridas. Phillip Oettl larga em 2º e Di Giannantonio completa a primeira fila. Na segunda fila largam Niccolò Antonelli da Sic 58, Marco Bezzecchi da PruestelGP e Andrea Migno da equipe Angel Nieto.
Alonso Lopez da Estrella Galícia, Enea Bastianini e Lorenzo Dalla Porta da Leopard Racing e Tatsuki Suzuki da Sic 58 completaram os 10 primeiros colocados. A Decepção foi Aron Canet que ficou com o 15ºlugar no Grid.
Grid de largada do GP da Espanha – Moto 3
4ªEtapa do Mundial de motovelocidade
pos | nº | Pilotos | Equipe | Motos | Tempo |
1 | 88 | Jorge Martin | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | 1’46.193 |
2 | 65 | Philipp Ottl | Sudmetal Schedl GP Racing | KTM | 1’46.346 |
3 | 21 | Fabio Di Giannantonio | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | 1’46.599 |
4 | 23 | Niccolo Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’46.614 |
5 | 12 | Marco Bezzecchi | Redox PruestelGP | KTM | 1’46.739 |
6 | 16 | Andrea Migno | Angel Nieto Team Moto3 | KTM | 1’46.770 |
7 | 72 | Alonso Lopez | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 1’46.820 |
8 | 33 | Enea Bastianini | Leopard Racing | Honda | 1’46.894 |
9 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Leopard Racing | Honda | 1’46.898 |
10 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’46.905 |
11 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda | 1’46.931 |
12 | 10 | Dennis Foggia | SKY Racing Team VR46 | KTM | 1’46.955 |
13 | 76 | Makar Yurchenko | CIP – Green Power | KTM | 1’46.967 |
14 | 22 | Kazuki Masaki | RBA BOE Skull Rider | KTM | 1’46.969 |
15 | 44 | Aron Canet | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 1’47.037 |
16 | 84 | Jakub Kornfeil | Redox PruestelGP | KTM | 1’47.042 |
17 | 17 | John McPhee | CIP – Green Power | KTM | 1’47.105 |
18 | 42 | Marcos Ramirez | Bester Capital Dubai | KTM | 1’47.181 |
19 | 32 | Ai Ogura | Asia Talent Team | Honda | 1’47.215 |
20 | 19 | Gabriel Rodrigo | RBA BOE Skull Rider | KTM | 1’47.218 |
21 | 14 | Tony Arbolino | Marinelli Snipers Team | Honda | 1’47.230 |
22 | 8 | Nicolo Bulega | SKY Racing Team VR46 | KTM | 1’47.253 |
23 | 71 | Ayumu Sasaki | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’47.261 |
24 | 75 | Albert Arenas | Angel Nieto Team Moto3 | KTM | 1’47.282 |
25 | 5 | Jaume Masia | Bester Capital Dubai | KTM | 1’47.450 |
26 | 52 | Jeremy Alcoba | Junior Team Estrella Galicia 0,0 | Honda | 1’47.484 |
27 | 7 | Adam Norrodin | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’47.632 |
28 | 11 | Livio Loi | Reale Avintia Academy | KTM | 1’47.763 |
29 | 41 | Nakarin Atiratphuvapat | Honda Team Asia | Honda | 1’48.180 |
Um domingo de Sol em Jerez, A beleza do tempo na Espanha escondia uma prova díficl e cheia de surpresas para os 29 pilotos que estavam no Grid.
A largada foi perfeita para os pilotos da Gresini Jorge Martin manteve a liderança e Fábio Di Giannantonio assumiu o segundo lugar. Oettl, Antonelli, Lopez, Bezzecchi, Bastianini, Suzuki, Toba e Canet vinham logo a seguir. Na segunda curva tivemos queda de Dennis Foggia, Lorenzo Dalla Porta e John McPhee.
Ainda na primeira volta, Enea Bastianini tentou passar Suzuki e Bezzecchi de uma só vez, e ao completar a curva quase perde o controle da moto e encontra o chão. Após a primeira volta, Martin na frente buscava abrir vantagem para Di Giannantonio, Oettl e Antonelli. Porém era uma diferença pequena pra o resto do pelotão. Canet, Ramirez e Gabriel Rodrigo foram os pilotos que mais ganharam posições na largada.
Oettl passou Di Gianntonio na entrada da 3ªVolta, Ao mesmo tempo que Alonso Lopes que faz sua 4ªcorrida na Moto 3 não só passou Antonelli como acabou marcando a melhor volta da prova.
Porém o estreante tentou passar Oettl, E acabou tendo de ir para a grama caindo para o 17ºlugar disputando posição com Youchenko e Andrea Migno.
Martin e Di Giannantonio mantiveram no inicio o domínio da prova, Porém Bezzecchi e Bastianini entravam na disputa pela liderança deixando Antonelli e Oettl mais para trás na 5ªvolta da prova. Nessa mesma volta Bezzecchi e Bastianini foram para o ataque e conseguiram tirar a Gresini da liderança. Bastianini era o líder com Bazzecchi em segundo. Martin caiu para o terceiro e Di Giannantonio acabou caindo para o 7ºlugar.
No começo da volta seguinte o piloto Marco Bezzecchi passou Bastianini e assumiu a liderança, mais de 15 pilotos estavam no grande pelotão da frente. Mais uma vez a disputa pela vitória era imprevisível.
Jorge Martin buscou a recuperação, Na volta 8º, O espanhol tentou ir para cima de Bezzecchi, Mas foi Tony Arbolino que foi para cima do piloto da pela liderança. Até que na curva 6, Martin passou a liderança com Bezzecchi, Antonelli e Arbolino nas 4 primeiras posições. No começo da volta seguinte o piloto da Sic58 acabou perdendo 3 posições (Para Oettl, Bastianini e Di Giannantonio)
Na curva 6, Tony Arbolino que largou do 21ºlugar assume a liderança de forma impressionante com Bezzechhi, Martin e Bastianini disputando o 2ºlugar. Os 18 primeiros colocados estavam a apenas 2 segundos de diferença, Era impossivel como essa prova iria acabar. Bastianini assumiu a liderança na metade da 11ªVolta, Porém Phillip Oettl passou a ponta ao começar a volta 12. com Arbolino em 2º e Bastianini caindo para o 3ºlugar.
Na metade da corrida: Oettl, Bastianini, Arbolino, Martin, Bezzecchi, Toba, Di Giannantonio, Canet, Antonelli, Suzuki, Masla, Kornfeil, Ramirez, Youchenko, Sasaki, Rodrigo, Migno e Lopez eram os pilotos que estavam na disputa pela vitória, ou pelo menos no primeiro pelotão.
Martin na volta 13 passa Arbolino e assume o segundo lugar, Atrás do piloto da Marinelli vinha Enea Bastianini e Marco Bezzecchi que vinham de forma agressiva. Aron Canet que largou do 15ºlugar já vinha em 6ºlugar e quase ganhou o 5ºlugar nas mãos do piloto da Leopard Racing. Na volta seguinte Arbolino recuperou a 2ªposição. Faltavam 10 voltas para o final.
Oettl continuava na liderança de maneira segura, Até que a 7 voltas do final Arbolino passou para a liderança, Curvas depois foi Martin que ultrapassou o piloto Alemão. Porém na entrada da curva 6 Oettl voltou a liderança. Martin na sua cola em 2ºlugar, No final dessa Volta Bastianini tomou o segundo lugar de Martin. Essa situação só duraria meia volta, Martin voltou ao 2ºlugar e foi para cima do líder Phillip Oettl.
A cinco voltas do final: Oettl tinha Bastianini, Martin, Arbolino, Canet e Bezzecchi como seus adversários pela vitória.
Até que a menos de 4 voltas do final, Aron Canet que vinha em uma boa corrida de recuperação acabou de maneira desastrada derrubando ele mesmo, Jorge Martin, Tony Arbolino e Enea Bastianini. (Que estava segundos antes na liderança da prova) Manobra totalmente infeliz do piloto da Estrella Galicia, Algo que um favorito ao título dessa temporada não pode fazer de maneira nenhuma.
Quem saiu dessa ileso foi Phillip Oettl que voltou a liderança e Marco Bezzecchi que assumiu o segundo lugar. Kaito Toba vinha em 3º com Fabio Giannantonio, Alonso Lopes que chegou a estar em 18ºlugar e estava em 5º.
O piloto da equipe Sudmetal Schedl GP Racing parecia ter a corrida mão, Porém Bezzecchi vinha com tudo para cima do piloto alemão querendo a segunda vitória da carreira (o 2ºlugar já daria a liderança do campeonato para ele) Já o Japonês Toba tentava de toda a forma manter o pódio. Lopes vinha na sua cola querendo tirar esse pódio.
O piloto da PruestelGP pressionou Oettl de todas as formas até o final, Mas o piloto da Alemanha estava decidido a vencer e aguentou até o final a pressão do piloto Italiano. Foram 91 corridas disputadas para ele finalmente conquistar a primeira vitória de sua Carreira.
Festa alemã em Jerez, algo não muito comum no Mundial de Motovelocidade. Bezzecchi também não poderia reclamar do 2ºlugar. A liderança do campeonato agora estava na suas mãos, Com 8 pontos a Frente de Jorge Martin que ainda estava na vice-liderança do campeonato. O pódio seria completado pelo piloto Espanhol Alonso Lopes que festejou com a torcida o resultado que ele obteve…
… Porém a direção de prova considerou que Lopez e Niccolò Antonelli passaram dos limites da pista e acabaram ambos perdendo 1 posição na classificação. O que deu o pódio para o piloto Marcos Ramirez que levantou a bandeira da Andaluzia mesmo antes de saber da conquista, Após largar da 18ªposição. Lopes ainda ficou com uma ótima 4ªposição. Seguido de Jaume Masla que largou do 25ºlugar para terminar em 5ºlugar e de Tatsuki Suzuki em 6º com a moto da SIC58 Squadra Corse.
Di Giannantonio deixou a desejar e fez uma corrida fraca ao terminar em 7ºlugar, Só não foi pior porque ele ainda chegou ao final da prova, marcando 9 pontos em relação ao campeonato. Jakub Kornfeil, Kaito Toba e Gabriel Rodrigo completaram os 10 primeiros. Toba acabou ficando para trás nas curvas finais. Mesmo assim teve seu melhor desempenho em 1 ano e meio na MotoGP e Gabriel Rodrigo completou as 4 primeiras corridas da temporada.
Essa prova marca os primeiros pontos de Makar Yurchenko que chegou em 14ºlugar, pela primeira vez um piloto do Cazaquistão marca pontos no Mundial de Motovelocidade. Daqui a 2 semanas teremos a 5ªEtapa do Mundial na Categoria Moto 3 em Le Mans – Bugatti.
Resultado Final do GP da Espanha – Moto 3
4ªEtapa do Mundial de motovelocidade
pos | nº | Pilotos | Equipe | Motos | Tempo |
1 | 65 | Philipp Ottl | Sudmetal Schedl GP Racing | KTM | 39’39.799 |
2 | 12 | Marco Bezzecchi | Redox PruestelGP | KTM | a 0.059 |
3 | 42 | Marcos Ramirez | Bester Capital Dubai | KTM | a 3.733 |
4 | 72 | Alonso Lopez | Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 3.515 |
5 | 5 | Jaume Masia | Bester Capital Dubai | KTM | a 3.958 |
6 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 4.000 |
7 | 21 | Fabio Di Giannantonio | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | a 4.033 |
8 | 84 | Jakub Kornfeil | Redox PruestelGP | KTM | a 4.161 |
9 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda | a 4.171 |
10 | 19 | Gabriel Rodrigo | RBA BOE Skull Rider | KTM | a 4.216 |
11 | 23 | Niccolo Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 4.176 |
12 | 71 | Ayumu Sasaki | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 4.264 |
13 | 16 | Andrea Migno | Angel Nieto Team Moto3 | KTM | a 8.166 |
14 | 76 | Makar Yurchenko | CIP – Green Power | KTM | a 8.382 |
15 | 32 | Ai Ogura | Asia Talent Team | Honda | a 27.297 |
16 | 7 | Adam Norrodin | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 27.346 |
17 | 8 | Nicolo Bulega | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 27.574 |
18 | 11 | Livio Loi | Reale Avintia Academy | KTM | a 27.599 |
19 | 41 | Nakarin Atiratphuvapat | Honda Team Asia | Honda | a 27.795 |
20 | 22 | Kazuki Masaki | RBA BOE Skull Rider | KTM | a 37.042 |
33 | Enea Bastianini | Leopard Racing | Honda | a 4 Voltas | |
14 | Tony Arbolino | Marinelli Snipers Team | Honda | a 4 Voltas | |
88 | Jorge Martin | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | a 4 Voltas | |
44 | Aron Canet | Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 4 Voltas | |
75 | Albert Arenas | Angel Nieto Team Moto3 | KTM | a 9 Voltas | |
48 | Lorenzo Dalla Porta | Leopard Racing | Honda | a 22 Voltas | |
10 | Dennis Foggia | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 22 Voltas | |
17 | John McPhee | CIP – Green Power | KTM | a 22 Voltas | |
52 | Jeremy Alcoba | Junior Team Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 22 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP